sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curtinhas da Libertadores - Oitavas de final

Flamengo 1 X 0 Corinthians

O 1 X 0 não foi um resultado brilhante para os rubro-negros. A chuva atrapalhou as duas equipes. O campo ficou sem condições de jogo, principalmente na primeira etapa, foi ai que Micheal recebeu dois cartões amarelos e saiu de campo. Quem pensava em uma vitória corintiana, se enganou, o time alvinegro manteve a postura defensiva. O Flamengo seguia melhor, com os dois laterais jogando bem, o time da Gávea sentiu pouco a falta de um meia.

Vágner Love mais uma vez se esforçou muito e sempre voltava para compor o meio-campo. Vinícius Pacheco entrou bem, do outro lado o meio-campo parecia perdido e Elias – jogando mais adiantado – não rendeu. O gol veio num golpe de sorte, Juan entrou rápido na área e recebeu falta de Moacir, pênalti. Adriano bateu e marcou, mas não comemorou.

No jogo de São Paulo o Corinthians poderá tranquilamente reverter a vantagem do Flamengo. Porém se repetir a péssima apresentação do Maracanã, será muito difícil uma classificação paulista. Outro fator que dificultou para o time de Parque São Jorge foi a exibição de Ronaldo, muito abaixo das expectativas. Porém Mano garante que não o colocará no banco, pois ele está acima do nível dos outros.

Palpite: Flamengo

Alianza Lima 0 X 1 Universidad de Chile
Os chilenos deram um importante passo rumo a próxima fase - AFP

A La U, que na primeira fase foi o calcanhar de aquiles rubro-negro, deu um importante passo ao vencer os peruanos no Perú. O bom time chileno que conta com jogadores selecionáveis, dificilmente perde a classificação no Chile. Gol do argentino Rivarola.

Palpite: Universidad de Chile

Chivas Guadalajara 3 X 0 Vélez Sarsfield

O time mexicano, que ano passado foi eliminado da competição pelos problemas com a gripe suína em seu país voltou forte para 2010. O Chivas que conta com vários jogadores selecionáveis, e mesmo sem contar com eles, que já estão treinando com a seleção (Grande diferencial dos mexicanos para a Copa do Mundo).

Falei tudo isso para dizer que não é surpresa ao Simplificando Futebol a boa vitória do “Rebanho Sagrado” por 3 X 0 em Guadalajara. Os gols foram marcados por Omar Bravo, duas vezes e Reynoso, batendo penal com o meia Zapata no gol (O goleiro Montoya foi expulso ao cometer a penalidade).

Palpite: Chivas (MEX)

Once Caldas 0 X 0 Libertad

Os paraguaios conseguiram um bom empate na Colômbia. O Libertad segurou uma pressão exercida pelo campeão da Libertadores de 2004, que sabia da necessidade de conquistar um bom resultado dentro do Palogrande. Porém ninguém conseguiu bater os paraguaios nessa edição da Taça Libertadores.

O Libertad por ser um bom time deverá deixar o Once Caldas já nessa fase, mas “Os Blancos” dariam trabalho mais para frente.

Palpite: Libertad (PAR)

Universitario 0 X 0 São Paulo

O time do Perú é muito fraco, e o fato do jogo ter sido 0 X 0 mostra que o tricolor também não tem mostrado muito futebol. A melhor chance do jogo foi criada por Marlos que falhou na hora de passar para Washington marcar.
Alex Silva que fez boa partida, ainda conteve Ricky, que esteve próximo de agredir o árbitro - Ag. Reuters

O feio para o São Paulo foi o escandalo que Richarlyson deu ao ser expulso, diga-se de passagem, ele foi corretamente expulso. Mesmo jogando mal, o tricolor paulista deve avançar para as quartas, mas tem que apresentar mais futebol.

Palpite: São Paulo

Cruzeiro 3 X 1 Nacional (URU)

No Mineirão Thiago Ribeiro foi o dono da festa. Com três gols na primeira etapa o camisa onze chegou a artilharia da competição. Regueiro fez o gol dos uruguaios na segunda etapa.

O time do Nacional conta com jogadores experintes e no Uruguai a história será outra, mas o bom resultado conquistado pelo time celeste em Belo Horizonte deve garantir mais um brasileiro nas quartas de final da Taça Libertadores da América.

Palpite: Cruzeiro.

San Luis (MEX) 0 X 1 Estudiantes

O time de Véron jogou sem alguns de seus principais jogadores e mesmo assim bateram o San Luis. O atual campeão da TLA vem forte na edição de 2010, porém divide os esforços com o Campeonato Argentino, o que deve atrapalhar, mas não nessa fase.

O San Luis mostrou que não é adversário a altura de enfrentar o Estudiantes. Depois da eliminação por culpa da gripe suína, o time mexicano deve cair agora. Mesmo sem se esforçar muito o time de La Plata passa de fase.

Palpite: Estudiantes

Banfield (ARG) 3 X 1 Internacional

No Florencio Sola em Banfield na grande Buenos Aires, o time argentino pulo na frente do Internacional, que de positivo só leva o golaço de Kléber. O colaroda sofreu na Argentina, além de não conseguir impor seu jogo, o time comandado por Jorge Fossati pode dizer que foi prejudicado pela arbitragem. O treinador uruguaio ainda foi atingido por um objeto jogado da arquibancada, sabem o que é pior, garanto que nada ocorrerá com o estádio do Banfield.
Fossati sabe que terá trabalho depois do Inter sofrer três gols na Argentina - Globoesporte.com

O gol marcado pelo lateral-esquerdo Kléber além de ter sido belo, tem muito valor. É aquela história gol fora de casa vale mais. Para passar pelo Banfield, o Inter precisará de muito apoio de sua torcida e de vontade de seus jogadores, mas eu acredito que o ambiente no Beira-rio ajudará o colorado a passar de fase.

Palpite: Internacional


Abraço a todos

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O homem que faltou ao Barça

Ontem o Barcelona fez de tudo para furar o muro montado por Mourinho e pelos jogadores nerazzurri. Revivendo Helenio Herrera a defesa foi a principal preocupação interista. Mas o que faltou ao barça? Messi estava em campo, Xavi o líder em assistências em La Liga também, o centroavante Ibrahimovic, o iluminado Pedro também. Não faltava nada ao esquadrão blaugrna, certo? Não, errado.

Iniesta não estava em campo. Mas ele não é um mero coadjuvante? Não de forma alguma. Andrés Iniesta foi o homem que faltou ao Barcelona, com bons passes, iteligência incomum, dribles e velocidade, o camisa oito seria o cara ideal para o jogo da quarta-feira no Camp Nou.

Touré, Busquets e Keita pouco contribuiram na armação de jogadas blaugranas. Iniesta seria esse jogador que juntamente com Xavi poderia dar um passe diferente e conseguir um drible. O fato de ser um jogador imprevisível seria importante fator para quebrar a barreira criada pela defesa nerazzurra. Mas Iniesta não jogou por culpa de uma lesão muscular.
Iniesta comemora o gol contra o Chelsea na temporada passada - The Sun

Lembrando que foi o camisa oito que marcou o gol da classificação na semifinal do ano passado. Jogo contra o Chelsea no Stamford Bridge, tento anotado no finalzinho da partida, gol que decretou a eliminação dos Blues. Com Iniesta em campo a Espanha ganhou a Euro 2008, sem ele foi eliminada pelos Estados Unidos na Copa das Confederações. Fez ou não fez falta? Iniesta é indispensável.

Abraço a todos

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Uma Inter guerreira e perfeita bate o Barcelona

Jogando no Camp Nou com quase, ou até mais de 90 mil pessoas o Barça precisava do apoio de seus adeptos para vencer a Internazionale de José Mourinho. É isso mesmo, os nerazzurri que nessa temporada já foram acusados de anti-futebol, de pragmatismo e muitas vezes eram dados como desclassificados. Porém deixaram o poderoso Chelsea nas oitavas e depois a surpresa CSKA nas quartas.

Os blaugranas apresentavam o futebol arte, Messi vivia um estado de graça. A vitíma nas oitavas foi o Sttugart e nas quartas, um empate e uma vitória, mas acima de tudo dois shows do esquadrão catalão. O chaveamento dava que Inter e Barcelona se encontrariam nas semis, e os espanhóis ainda teriam a vantagem de decidir em casa. Seria o último jogo da Inter na UCL da atual temporada, um time que já estava garantido na final da Coppa Italia, mas que nos últimos suspiros da Serie A perdia fôlego e se encontrava em segundo lugar.

Porém veio a primeira partida no Guiseppe Meazza, para a surpresa de todos que começou jogando futebol foi a Inter. O Barcelona mantinha a bola, mas atacar era com os nerazzurri. O primeiro gol de Pedro para o visitantes parecia um acidente de percurso, e realmente foi. Depois do “susto”, deu Inter e por 3 X 1, com um gol impedido de Milito, mas ficou claro que os italianos poderiam ter feito mais.

Finalmente volto ao dia de hoje, mas deixo claro que ainda farei alguns flashbacks. Um mosaico maravilhoso recebeu as duas equipes. No começo o desenho está definido, Barcelona atacaria e a Inter concentraria seus esforços em sua forte defesa.
Mourinho aplude ironicamente a expulsão de Thiago Motta - AP Photo

A preferência pela defesa foi intensificada quando Motta foi expulso. O brasileiro dominou a bola e a protegeu, abrindo os braços, e sua mão direita pegou no rosto de Busquets. O volante desabou, mas se entregou, ao cair com as duas mãos sobre o rosto, porém já no chão o espanhol tira as mãos da face para ver se o árbitro acreditou no lance, e Frank De Bleeckere acreditou.

O barça tentava, mas pouco assustava os italianos, a exceção foi feita em uma jogada de Pedro e outra de Messi, que Júlio César o parou brilhantemente.

A primeira metade do jogo havia passado, faltavam 45 minutos para que o sistema ultradefensivo armado por “The Special One” Jose Mourinho tivesse o resultado esperado. A tática adota pelo português lembrava o Catenaccio, consagrado pela “Grande Inter” dirigida pelo pai de Massimo Moratti, Angelo Moratti e treinada pelo vitorioso Helenio Herrera. Equipe campeã europeia e mundial em 1964 e 1965. Mas o Catenaccio previa o contra-ataque que a equipe nerazzurra não apresentou no Camp Nou.

O domínio blaugrana apenas aumentou no segundo tempo, mas a eficiência defensiva nerazzurra cresceu dessa mesma forma. Messi tentou, e em um ótimo passe dele, Bojan perdeu a melhor chance do barça. Livre e na pequena área o jovem atacante falhou. Lúcio e Maicon foram bem hoje, porém a Inter teve em Cambiasso e Samuel que foram os melhores da defesa nerazzurra.
Piqué e seu golaço de centroavante - Getty Images

Messi não era o jogador de outrora, longe de fazer uma partida como a contra o Arsenal. Mas o argentino não deixa de ser o melhor do mundo, e foi ele quem iniciou a jogada do gol de Piqué. “La Pulga” passou a Xavi, o maestro espanhol enfiou bola para o zagueiro, que mais uma vez fez papel de atacante. O camisa três marcou um gol que poucos fariam, dominou e girou sobre Cordoba e Júlio César. Faltava um gol e aproximadamente 12 minutos para que o barça se classificasse.

Imaginem o que foi o final da partida, só deu Barcelona, Júlio salvou mais duas tentativas. E o pior o árbitro anulou um gol blaugrana. Jogada em que a bola bateu na mão de Touré, a defesa nerazzurra parou o ataque do barça, não, resultado gol de Bojan, que depois foi anulado. Talvez, não nem fosse acontecer o gol, mas o belga errou, a bola apenas tocou no braço (Junto ao corpo) do volante.

A última chance de gol dos donos da casa veio em um escanteio cobrado curto, Daniel Alves jogou na área e Lúcio afastou. Depois disso os donos do Camp Nou foram os visitantes, foi o árbitro apitar o final da partida que o banco interista invadiu o campo para festejar.
Mourinho explodiu com o apito final - Getty Images

Mourinho foi um dos que mais comemorou – lembrando que o português iniciou sua carreira de treinador como auxiliar técnico de Louis Van Gaal no Barcelona em 1999. O treinador português saiu em disparada em direção ao outro lado do campo, em suas mãos estava o número um. Victor Valdés interpretou como provocação isso, e tentou conter “Mou”, que nem deu atenção e continou sua festa.

Cambiasso – O melhor jogador do mundo que não irá a Copa – desabou no chão, visivelmente emocionado e também muito exausto. Maicon após trocar a camisa com Dani Alves tinha seu rosto coberto por lágrimas. Lúcio, Chivu e Samuel, caíram no gramado juntos, a missão de ambos estava cumprida. Eto’o abraçou seus ex-companheiros e hoje jogando muito mais preocupado com a marcação mostrou que Guardiola fez errado ao falar que não contava mais com ele.

A reposta do Barcelona a comemoração interista, “Cant del Barça” (Hino do clube) muito alto no som do estádio e sistema de irrigação do Camp Nou ligado, detalhe: Só onde se concentravam os nerazzurri. E o Ibra, não fez nada na primeira partida e hoje também não, parece que ninguém mais sente a saída de “Il Genio” da Itália.

A união que o grupo da Inter passou foi emocionante, até Balotelli foi saudado pelos companheiros. Os abraços e o semblante dos atletas mostravam comprometimento e que o grupo está fechado para a conquista desse título.

Agora a Inter (A equipe não chegava a final da Champions desde 1972) segue podendo conquistar a tríplicie coroa, seria a primeira vez que isso ocorreria com um time italiano. O Bayern é muito forte e tentará atrapalhar o sonho nerazzurro no Santiago Bernabéu. José Mourinho e Louis Van Gaal podem ser o terceiro treinador da história a conquistar o título da UCL por times diferentes.
Zanetti dá carrinho e pará Messi - Ag. Reuters

Javier Zanetti que já pensa em aposentadoria, poderia terminar sua carreira podendo levantar a taça mais importante da Europa e quem sabe depois conquistar o mundo. Grazie, Il Capitano!

Forza Inter e abraço a todos

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os selecionáveis - Ataque

Atacantes

Adriano (Flamengo) – Mal no jogo do meio de semana contra o Caracas, partida muito apagada, teve poucas chances e essas oportunidades não aproveitou. Aparenta estar cada dia mais longe da África.

Robinho (Santos) – É coadjuvante no time do peixe, vem fazendo certos lances bonitos, mas na hora da decisão pouco tem feito.

Nilmar (Villareal) – Marcou mais um gol pelo Villareal e segue como artilheiro do time em La Liga com onze gols.
 O camisa dez do Sevilla fez ótima exibição e em um dos seus gols homenagiou o companheiro Dragutinovic, que não se lesionou e não irá a Copa - Ag. EFE

Luís Fabiano (Sevilla) – Marcou dois gols, um de cada forma, o primeiro mostrando muito oportunismo e o segundo o belissimo tento. Participou muito bem da partida, se mexeu, chamou o jogo, finalmente se mostra 100% recuperado da lesão. Agora é o quinto maior artilheiro da história do clube andalúz.

Alternativas:

Grafite (Wolfsburg) – Além de ser coadjuvante de Dzeko, no último jogo contra o Freiburg esteve mal.

Alexandre Pato (Milan) – O atacante segue machucado e dificilmente se recuperará para estar pronto para a Copa.

Hulk (Porto) – Foi bem na goleada portista por 5 X 0 sobre o Setúbal. Porém não marcou gol.

Abraço a todos

Os selecionáveis – Meio-campo

Volantes

Felipe Melo (Juventus) – Suspenso não jogou no final de semana.
Gabriel e Gilberto Silva com a taça de campeão da Copa da Grécia - Twitter

Gilberto Silva (Panathinaikos) – Campeão do Campeonato Grego e agora conquistou a Copa da Grécia. O volante deverá ter um bom tempo de descanso até a Copa, para um jogador na idade pode ser bastante importante.

Kléberson (Flamengo) – Banco do Flamengo no meio de semana, entrou dez minutos e jogou algo próximo do nada.

Josué (Wolfsburg) – É titular no atual campeão da Bundesliga e capitão do clube. No último jogo contra o Freiburg recebeu cartão amarelo aos 90 minutos de partida e está suspenso para a próxima partida.

Alternativas:

Denílson (Arsenal) – Está lesionado na virilha e não jogou no final de semana.

Lucas (Liverpool) – Foi reserva, mas jogou um pouco e o suficiente para dar uma assistência, contribuindo assim para a vitória dos Reds sobre o Burnley por 4 X 0. O Liverpool segue na briga por uma vaga na UEFA Champions League.

Elias (Corinthians) – É o “motorzinho” do meio-campo corinthiano, segue em destaque na Libertadores com os desarmes e sempre apareçendo na frente.

Willians (Flamengo) – No jogo contra o Caracas pela Libertadores o volante voltou a fazer um bom trabalho na defesa, mas o principal foram as apariçoes na frente, que há tempos não fazia.

Hernanes (São Paulo) – Jogou boa parte do jogo do tricolor paulista contra o Once Caldas. Mostrou bons passes e apareceu bem nas cobranças de faltas.

Renato (Sevilla) – Na derrota para o Getafe, o médio-volante além de marcar tem tido destaque na parte ofensiva, no 4-4-2 Ortodoxo do time andalúz ele é um dos volantes. Mas tem mais liberdade para criar e chegar a frente.

Thiago Motta (Inter) – O volante da Internazionale foi um dos homens que parou o argentino Messi na terça-feira no jogo válido pela Champions League. O camisa 8 nerazzurro foi muito bem, pois não é qualquer um que cumpre tal missão como ele e Cambiasso (Outro que ainda não tem presença garantida na Copa do Mundo, abre o olho Maradona) conseguiram.

Sandro (Internacional) - Regular como sempre, foi destaque enquanto o inter esteve bem - na primeira etapa, depois caiu junto com o time. (Contribuiu Bruno Cassali)

Meias

Ramires (Benfica) – Jogou bem contra o Olhaense, vem fazendo o papel de meia-direita a mesma posição que ocupa na seleção brasileira. Jogando assim quase fez um gol, mas ainda insisto prefiro Ramires como 2° volante.

Elano (Galatasaray) – Titular no Galatasaray, atuação comum, bons passes e as bolas paradas (Principal marca dele na seleção brasileira).
 Kaká voltou ao Real e marcou - Ag. EFE

Kaká (Real Madrid) – Voltou a atuar depois de 45 dias parado para se recuperar de uma pubalgia. Entrou no segundo tempo e marcou um gol, e foi o tento da vitória. Essa volta é muito importante, pois a Copa está ai e o nosso principal jogador finalmente está voltando a ter ritmo de jogo.

Júlio Baptista (Roma) – Ficou no banco de reservas durante todo o jogo contra a Sampdoria.

Alternativas:

Ronaldinho (Milan) – Apagado, mas é mais um – como Thiago Silva – que sofre com a baixa qualidade do elenco rossonero. Até tentou, lutou, chamou o jogo, mas só conseguiu produzir uma assitência para o gol único do seu time, o Milan na derrota por 3 X 1 para o Palermo no Renzo Barbera.

Paulo Henrique Ganso (Santos) – O Maestro do peixe, ajudou o time na virada sobre o Santo André na primeira partida da final do Campeonato Paulista.

Diego (Juventus) – Tenho muita simpatia pelo futebol do armador bianconero, porém há tempos não o pedia na seleção, pois não fazia atuações que justificassem isso. No domingo a história foi diferente, ele foi o cara da Vecchia Signora deu uma assitência para Iaquinta e sofreu um pênalti, que Del Piero converteu. E mais, em nenhum momento se escondeu do jogo, a bola o procurava. Cresce no momento certo, será que o professor está de olho nele?

Abraço a todos

Os Selecionáveis – Defesa

Goleiros

Júlio Cesar (Inter) – É o melhor do mundo mesmo. Na terça foi bem no confronto contra o Barcelona, pouco exigido, mas quando testado ajudou os nerazzurri. Sábado jogou contra a Atalanta e depois de tomar um gol logo no início, não teve mais com o que se preocupar.

Victor (Grêmio) - Quando foi necessária sua intervenção, foi muito bem como sempre. Falhou em um lance, mas foi salvo pelo lateral edilson

Doni (Roma) – Segue sendo reserva de um brasileiro no gol da Roma. Não tenho o que comentar.

Alternativas:

Gomes (Tottenham) – Apesar da derrota contra o Manchester e dos três gols tomados no encontro, o brasileiro foi bem. O ex-jogador do Cruzeiro foi bem. Nos dois pênaltis cobrados por Giggs quase chegou na bola e salvou em outras ocasiões de gol.

Diego Alvés (Almería) – Segue fazendo temporada com grande destaque na Espanha, após esse ano em grande destaque, um gigante europeu deve ser o seu destino. Quem sabe jogando e mantendo o nível em um time maior, Diego não consiga uma vaga na seleção verde e amarela.

Laterais

Maicon (Inter) – Melhor lateral-direto do mundo, decidiu e foi um dos melhores em campo no jogo da UCL contra o Barcelona. Saiu machucado da partida, e não esteve em campo contra a Atalanta, mas deve ser um dos onze titulares nerrazzurri no Camp Nou.

Daniel Alves (Barcelona) – Titular na Champions e suspenso em La Liga. Na competição europeia não teve uma noite boa e foi anulado por Zanetti. Sua pior semana desde quando começei a acompanhar.

Michel Bastos (Lyon) – O Lyon não jogou no final de semana, mas na quarta-feira enfrentou o Bayern na Allianz Arena, nesse jogo o brasileiro foi reserva. Entrou no segundo tempo, mas teve pouco tempo para mostrar seu futebol. Nesses minutos em campo atuou como meia, quase ponta e recebeu um cartão amarelo.

Gilberto (Cruzeiro) – O atleta celeste jogou como Meia na partida do Cruzeiro pela Libertadores e já não atua com o destaque de outros tempos.

Alternativas:

Roberto Carlos (Corinthians) – Muito bem na Libertadores, atacando e marcando com muita qualidade. E o melhor é que atua na posição, o que na lateral-esquerda da seleção não tem sido comum. Seria um dos meus laterais na Copa, nem que o levasse para ser reserva. Tem mostrado muita liderança dentro do elenco corinthiano.
 Marcelo voltou a ser destaque no Real Madrid - Ag. EFE

Marcelo (Real Madrid) – Marcelo segue jogando bem. O destaque é a sua força ofensiva, mas como já falei por aqui tem ido bem na defesa.

André Santos (Fenerbahçe) – Foi titular no Fenerbahçe, atuou como lateral-esquerdo, mas dificilmente deve ir a Copa, não tem feito nada exepcional para atrair a atenção de Dunga.

Zagueiros

Thiago Silva (Milan) – Tem sofrido, e muito com o seu time. O Milan vai muito mal, no último domingo esteve na derrota por 3 X 1 para o Palermo. Thiago tem corrido por dois e tentando arrumar o erro dos outros, fazendo assim que fique exposto.

Luisão (Benfica) – Depois de um tempo no departamento médico, o zagueiro voltou a ação na goleada por 5 X 0 sobre o Olhaense. Como visto a defesa não teve muito trabalho na partida. Luisão apareceu bem em algumas ocasiões para cabecear bolas em direção ao gol adversário. Seu clube, o Benfica está próximo do título da Liga Sagres.

Lúcio (Inter) – Mais uma vez ele foi um monstro na Uefa Champions League, anulou boa parte dos ataques executados pelo Barcelona. Porém se desgastou muito e foi poupado no jogo de sábado contra a Atalanta.

Juan (Roma) – A sua equipe perdeu a ponta no final de semana e tomou uma virada, em casa da Sampdoria. Mas a participação do ex-jogador do Flamengo foi boa, com a tradicional técnica nos desarmes foi bem. O primeiro gol dos adversários pode ser considerado falha de Juan, pois ele estava na entrada da área, quando na verdade deveria estar na pequena área, onde ocorreu o tiro para o gol.

Alternativas:

Alex (Chelsea) – Titular no Chelsea na sua goleada por 7 X 0, é líder na Premier League e vem mantendo a regularidade e o bom futebol.


Abraço a todos

A perseguição continua

 Texto postado no Blog do Lédio Carmona - http://migre.me/zKLi


Na Espanha, a disputa pelo título segue dura. O Barcelona tem apenas um ponto de vantagem sobre o Real Madrid. As últimas quatro rodadas ainda reservam boas dispustas por vagas na Champions League (Valencia, Mallorca, Sevilla e Villareal) e pela artilharia (Messi – 27 e Higuaín – 25).

O Barcelona mesmo atuando com time misto e com Messi jogando apenas 40 minutos conseguiu vencer. Os blaugranas bateram o Xerez por 3 X 1 – Jéffren, Henry e Ibrahimovic marcaram – e o sueco ainda deu uma assistência para o francês. Sem “La Pulga” o time catalão cai muito de produção.


Os merengues foram ao estádio La Romareda e venceram os donos da casa, o Zaragoza. O Real abriu o placar com Raúl e com sete minutos de segundo tempo o adversário teve um jogador expulso. Parecia que a vida ficaria fácil para o vice-líder de La Liga, mas pouco tempo depois aconteceu o empate. Kaká entrou faltando 15
minutos, depois de 45 dias parado. Foi o brasileiro o autor do gol da virada, o tento que deixa o time da capital um ponto atrás do Barcelona.

A vantagem em pontos é blaugrana, mas o Real tem a vantagem de só disputar o Campeonato. O Barcelona ainda joga a Uefa Champions League e jogará a segunda partida da semifinal contra a Inter necessitando de uma vitória por dois gols de diferença. Caso seja eliminado na competição europeia, os catalães terão de se recuperar psicologicamente para seguir na briga pelo título de La Liga, pois tem jogos contra candidatos a Champions e longe do Camp Nou. É a única chance do Real bater o Barça.


Barcelona – Villareal (f), Tenerife (c), Sevilla (f) e Valladolid (c).

Real – Osasuna (c), Mallorca (f), Athletic Bilbao (c) e Málaga (f).

Abraço a todos

domingo, 25 de abril de 2010

Passe genial de Di María

Ángel Di María é mais um dos argentinos que passa por ótima fase e irá a Copa do Mundo da África. Para comprovar o bom momento, vejam a assitência que o craque deu para Oscar Cardozo marcar seu terceiro gol na goleada do Benfica por 4 X 0 sobre o Olhaense. Tal vitória deixa os encarnados a um ponto do título.



Lance mágico aos 3 segundos, e para nossa sorte é repetido diversas vezes.


Abraço a todos

sábado, 24 de abril de 2010

Manchester segue forte na briga

O Tottenham chegou a Manchester após bater os seus rivais londrinos, Arsenal e Chelsea. Com esses resultados os Spurs mantinham a quarta colocação e consequentemente a vaga para Uefa Champions League. Porém bater o United em Old Trafford não tem sido tarefa fácil aos londrinos – São 21 anos sem vencer no estádio Red Devil.

O Manchester United adotou o 4-2-3-1, Fletcher e Scholes dando mais atenção a defesa e na linha de armação, Nani no flanco esquerdo e Valencia na direita. Giggs jogava centralizado, mas tinha liberdade para encostar em Berbatov no ataque.

Os visitantes alinhavam com um 4-4-2 ortodoxo. O jogo manteve o nível da Premier League, muito equilibrio. A primeira chance de gol demorou 28 minutos para aparecer e foi do Tottenham, um chute de Pavlyuchenko. Depois dessa oportunidade, o Manchesgter impôs o mando de campo e por diversas vezes parou em Gomes, o goleiro brasileiro vem em ótima fase.
Giggs bateu e marcou dois pênaltis - AFP

Gols só no segundo tempo. Logo aos 13 minutos o criticado, Berbatov fez ótima jogada pela esquerda, ao chegar na área passou de calcanhar para Evra ser derrubado por Ekotto, pênalti. Ryan Giggs cobrou e marcou. Não demorou muito para o Tottenham empatar. Bale cobrou escanteio na cabeça de King, o zagueiro subiu mais que Carrick e empatou a partida.

O gol dos Spurs foi um acidente de percurso, pois o United seguia sendo o dono do jogo. A virada veio em bela jogada. Fletcher tocou para Macheda que enfiou a bola para Nani, o português avançou e encobriu Gomes. No final da partida o dominio do Manchester resultou em mais um pênalti. Nani entrou na área e foi empurrado pelo hondurenho Wilson Palacios. Na cobrança, mais uma vez o Mister Manchester, Ryan Giggs, que dessa vez cobrou no lado esquerdo de Gomes.
Nani comemora seu golaço - Ag. Reuters

O Manchester volta a liderança na Premier League e agora torce contra o Chelsea para conquistar o quarto título seguido, seria a primeira vez que isso aconteceria na Inglaterra. A boa notícia para o Tottenham é que o meia-direita Aaron Lennon da seleção inglesa voltou a jogar. O camisa sete não entrava em campo desde 28 de dezembro de 2009 e agora ajudará seu time na briga pela vaga na UCL.

Abraço a todos

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Inter, quase perfeita, conseguiu vencer o Barça

O Guiseppe Meazza viveu mais uma noite decisiva pela Uefa Champions League. A Inter recebia o melhor time do mundo, o Barcelona. Time de Messi, Ibrahimovic, Daniel Alvés e Xavi. Um grande esquadrão. Mas parecia que o mundo do futebol havia se esquecido que do outro lado estaria a Internazionale. Tetracampeã italiana, com craques de nível mundial e “The Special One”, José Mourinho no banco.

Os nerazzurri montaram um esquema muito interessante. Um 4-2-3-1, Cambiasso e Thiago Motta ficaram na primeira linha média, e focando na marcação de Messi. A linha que contava com três atletas alinhava com, Pandev na esquerda, mais direcionado a marcação. Sneijder centralizado, dava o primeiro combate e era o principal jogador da armação nerazzurra. O camaronês vinha na direita e sempre encosta em Milito no comando de ataque.

O Barcelona atuou com um esquema semelhante ao nerazzurro. Com um 4-2-3-1, na parte mais recuada do meio-campo estavam Touré e Xavi. Na linha mais onfensiva estavam Keitá na esquerda, Messi mais centralizado e Pedro na direita, os últimos mais soltos no apoio. E Ibrahimovic jogou como centroavante.

A partida começou muito equilibrada, a Inter dava destaque a marcação e o Barcelona, como sempre, ficava muito com a bola. Os donos da casa apostavam nas bolas enfiadas a seus homens de frente. Os nerazzurri começaram melhor, mas quem abriu o placar foi o Barça. Em jogada do ex-interista, Maxwell. O brasileiro deixou para trás, Maicon e Lúcio e rolou para Pedro, o jovem criado nas canteras blaugranas, bateu e abriu o placar para os visitantes.

Sneijder marca o gol de empate da Inter - AFP

A Inter não sentiu o gol, seguiu fazendo seu jogo. Marcando e apostando em contra-ataques. Mas agora os nerazzurri pressionavam mais os culés. Não demorou para o time italiano chegar ao empate. Maicon iniciou a jogada passando para Eto’o, que passou para Milito. O argentino em um ato, que demonstrou o espírito de equipe e nada de individualismo passou para Wesley Sneijder marcar.
Maicon mais uma vez foi destaque nerazzurro - AP Photo

O intervalo chegou e o segundo tempo prometia ser mais quente. José Mourinho, sem dúvidas pediu para a Inter voltar disposta a matar a partida no início. Pandev iniciou a jogada do segundo gol. O macedônio enfiou bola para “El Principe” Milito, que passou para Maicon na pequena área, que ainda teve tempo de dominar e mandar para o fundo do gol.
Milito é cumprimentado por José Mourinho, o argentino saiu de campo exausto e foi ovacionado pela torcida nerazzurra - AP Photo

Para fechar a vitória dos nerazzurri e dar uma vantagem maior aos italianos. Surgiu mais um desarme de Thiago Motta, o brasileiro roubou bola de Xavi, passou ao camaronês Eto’o. O camisa nove cruzou a Sneijder, que de cabeça serviu Milito, que em impedimento mandou a bola para o gol defendido por Valdés.

Ainda houve tempo para Balotelli entrar e dar dois chapéus em um mesmo lance, chutar mal uma bola relativamente fácil e ser repreendido pelos torcedores interistas. Para provar que tem gênio difícil, “Super Mario” respondeu as vaias e teve uma crise com aqueles que deveriam lhe apoiar. Eto’o apazigou essa crise, e com gestos pediu que a torcida diminuísse as vais contra o jovem.

A Inter vai para o Camp Nou com uma boa vantagem, mas por outro lado devemos saber que o Barcelona pode fazer dois gols nos nerazzurri. A equipe nerazzurra fez uma partida que beirou a perfeição, para se classificar, não poderá ter uma atução em um nível muito abaixo do que fizeram hoje.

Abraço a todos

Os selecionáveis - Ataque

Atacantes

Adriano (Flamengo) – Participou da final da Taça Rio e teve uma discreta. Perdeu um pênalti no final, que poderia levar seu time a prorrogação.

Robinho (Santos) – Não se escondeu no jogo da Vila e fez boa partida contra o tricolor paulista. Repito, o Brasil fez bem ao ex-jogador do Manchster City.

Nilmar (Villareal) – Participação discreta na vitória de seu time. No Villareal ele tem atuado como segundo atacante assim como faz na seleção brasileira.

Luís Fabiano comemora seu gol de cabeça no final de semana - AFP

Luís Fabiano (Sevilha) – Fez gol no final de semana, está voltando ao seu ritmo de jogo conhecido. A lesão atrapalhou bastante o atleta.

Alternativas:

Grafite (Wolfsburg) – Marcou gol na derrota de seu time, mas volto a falar, o “cara” do Wolfsburg é o bósnio Dzeko.

Alexandre Pato (Milan) – Segue machucado em sua coxa direita, deve ter desistido de ir a Copa do Mundo. Além do dentro de campo, tem problemas em sua vida pessoal, mas o “Simplificando o Futebol” não entrará nessa parte.

Hulk (Porto) – Mais uma vez marcou e ganhou força na reta final para a Copa do Mundo.

Abraço a todos

Os selecionáveis – Meio-campo

Volantes

Felipe Melo (Juventus) – O médio-volante bianconero fez boa partida contra a Inter na sexta-feira. Mas o que ve preocupando em relação ao jogador criado no Flamengo, é o nervosismo. Mais uma vez Felipe Melo recebeu um cartão amarelo.

Gilberto Silva (Panathinaikos) – Mesmo campeão na Grécia ele segue jogando, no final de semana atuou toda a partida.

Kléberson (Flamengo) – Ficou no banco de reservas no vice campeonato da Taça Rio. Está se firmando na condição de reserva do Flamengo.

Josué (Wolfsburg) – Foi mais uma vez capitão dos Lobos, dessa vez na derrota de 4 X 2 sofrida para o Weder Bremen. Atuação comum se compararmos a útlima partida, na qual até deu bons passes e fez alguns desarmes.

Alternativas:

Denílson (Arsenal) – Não acompanhei sua participação nesse final de semana.

Sandro (Internacional) – Não esteve muito bem na partida contra o Pelotas, jogo válido pela final da Taça Fábio Koff. (Contribuiu Bruno Cassali)

Lucas (Liverpool) – Participou do jogo pela Premier League. Atuou de forma mais defensiva, dando liberdade para Steven Gerrad. Vem crescendo perto da Copa.

Elias (Corinthians) – Não jogou no fim de semana e mais uma vez teve destaque na partida pela Libertadores da América.

Willians (Flamengo) – É um jogador incansavel, mas tem pecado na parte ofensiva, outrora ponto em que também se destacava.

Hernanes (São Paulo) – Atuação apagada, não teve o mesmo destaque que teve no primeiro jogo da final.

Renato (Sevilha) – Não recebi informações da atuação de Renato.

Thiago Motta (Inter) – É o “cara” nos últimos jogos, jogou contra a Fiorentina de forma defensiva e teve grande destaque. Não participou do encontro com a Juventus por estar suspenso.

Meias

Ramires (Benfica) – Foi Banco no jogo do benfica, em Portugal alterna paridas como titular e outras como reserva.

Elano (Galatasaray) – Atuou bem no último jogo do Galatasaray, participou bem da parte ofensiva, o que sempre combro dele.
Kaká segue longe dos trabalhos com bola - Ag. EFE

Kaká (Real Madrid) – O Meia do Real Madrid segue com a pubalgia, já começa a preocupar para a Copa do Mundo.

Júlio Baptista (Roma) – Mais uma vez foi reserva no jogo da Roma. Claudio Ranieri chegou a substiuir meias, mas não foi o brasileiro o escolhido para entrar.

Alternativas:

Ronaldinho (Milan) – Não se escondeu na partida, mas não produziu muito.

Paulo Henrique Ganso (Santos) – Ditou o ritmo da goleada do Peixe sobre o São Paulo. Defendo que Ganso vá para a Copa, pois seu futebol é bastante semelhane ao de Kaká, mas vejo um diferencial positivo para o jovem, seu passe é melhor.

Abraço a todos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os selecionáveis – Defesa

Goleiros

Júlio Cesar (Inter) – Foi pouco exigido nas duas partidas disputadas pela Inter nessa semana. Nem Fiorentina, nem Juventus bateram o camisa um verde e amarelo.

Victor (Grêmio) – Não teve culpa no gol do Avaí no jogo válido pela Copa do Brasil. No final de semana o Grêmio não joga, pois o tricolor foi eliminado da disputa pela taça Fávio Koff.
Doni não jogou e Julio Sérgio pegou pênalti, Dunga estaria convocando o goleiro romano errrado? - Globoesporte.com

Doni (Roma) – Mais uma vez viu seu time jogar do banco de reservas. O titular é outro brasileiro, Julio Sérgio que faz ótima temporada e pegou pênalti contra a Lazio.

Alternativas:

Gomes (Tottenham) – Brilhou no meio de semana e nesse sábado. Posso afirmar que caso os Spurs não tivessem o brasileiro em campo, não conseguiriam as vitórias sobre Arsenal e Chelsea. Não entendo como Dunga o deixa de fora.

Diego Alvés (Almería) – Não teve muito trabalho contra o Deportivo La Coruña, mas segue mostrando toda a sua qualidade.

Laterais
Maicon marcou um golaço contra a  Juventus e foi o craque da partida. - AFP

Maicon (Inter) – Jogou bem contra a Fiorentina na terça, em jogo válido pela Coppa Italia. Na sexta foi o dono do jogo contra a Juventus. Fez o primeiro gol, que foi um golaço e iniciou a jogada do segundo gol.

Daniel Alves (Barcelona) – Participou do clássico catalão. Antes de ser expulso, fazia atuação discreta, jogou mais na defesa, pouco apoiou.

Michel Bastos (Lyon) - Michel Bastos foi apenas coadjuvante no empate entre Bordeaux 2x2 Lyon. Nos primeiros instantes de partida ele até acertou um forte chute, mas nada que assustasse muito o goleiro adversário. Isso tudo pode ter sido influência do esquema tático que o Lyon utilizou. Jogou com cinco (isso mesmo, cinco) meias. Dois de ligação e três de velocidade. Talvez essa embolação toda pode ter ofuscado o brilho do brasileiro, que volta e meia se destaca na Ligue1. (Por Filipe Frossard Papini, do BrasiLyonnais).

Gilberto (Cruzeiro) – Foi reserva no jogo contra o Ipatinga (Os titulares foram poupados), entrou no intervalo e pouco fez. No meio de semana pela Libertadores, iniciou e deu a assitência para o gol de Thiago Ribeiro.

Alternativas:

Roberto Carlos (Corinthians) – O Corinthians não jogou no final de semana, mas na Libertadores RC vem se destacando, já acho que poderia voltar a seleção.

Kléber (Internacional) – Não foi visto no Beira-Rio, fez partida apática. Nada que mereça destaque. (Contribuiu Bruno Cassali)
Marcelo mais uma vez fez boa partida pelo Real Madrid - Ag EFE 

Marcelo (Real Madrid) – É o dono da lateral-esquerda merengue, muito forte no ataque e indo bem na defesa.

André Santos (Fenerbahçe) – Partida comum no clássico contra o Besiktas, tem ficado mais na defesa, apoiando só “na boa”.

Zagueiros

Thiago Silva (Milan) – Atua em uma defesa fraca, pois Nesta não vem sendo seu companheiro. Por isso tem que jogar muito, e vem fazendo isso.

Luisão (Benfica) – Suspenso, não jogou no final de semana.

Lúcio (Inter) – O capitão verde e amarelo é hoje o melhor zagueiro do mundo. Sobrou contra a Juventus.

Juan (Roma) – Participou bem do clássico contra a Lazio, nossos zagueiros estão entre os dez melhores do mundo.

Alternativas:

Miranda (São Paulo) – Fez pênalti no jogo de ontem e não fez boa partida. A Copa foi chegando, o camisa cinco caiu de produção, deu a Deus a África. Na próxima semana seu nome não estará mais aqui.

Alex (Chelsea) – Vem muito bem no Chelsea, fez mais uma boa partida. Dessa vez, participou do jogo contra o Tottenham. É favorito para ficar com a vaga de zagueiro da lista extra.

Abraço a todos

domingo, 18 de abril de 2010

Sete passos para o título

Este foi o meu primeiro texto publicado no blog de Lédio Carmona, veja lá - http://bit.ly/aokuua


O Bayern de Munique recebeu, na manhã desse sábado, o Hannover 96 na Allianz Arena. Os donos da casa não foram bons anfitriões. Aplicaram um 7 X 0, sem ressalvas e contando com atuações inspiradas de Olić e de Arjen Robben.

Para chegar a tal placar, os bávaros adotaram seu esquema tático habitual, o 4-2-3-1. Van Bommel e Schweinsteiger na marcação, Ribéry com liberdade pela esquerda e Robben fazendo o mesmo papel na direita. No ataque, Thomas Müller e Olić revezavam.

O croata Olić comemora um de seus gols, ao seu estilo, ou seria ao estilo Arshavin -AFP

Os líderes demoraram 22 minutos para abrir o placar. Olić foi o primeiro a balançar as redes. Oito minutos depois a estrela da partida brilhou. Robben recebeu lançamento e com categoria jogou a bola por cima do goleiro adversário, um golaço. O Hannover já esperava ir aos vestiários com dois de desvantagem, mas Thomas Müller marcou mais um para os donos da casa. Intervalo de jogo com o 3 X 0.

Enganou-se aquele que pensou que Robben e cia iriam diminuir o ritmo de seu jogo. Com cinco minutos, o holandês encontrou T. Müller que dividiu com o goleiro, mas na sobra Olić marcou o seu oitavo gol na Bundesliga. Um minuto mais tarde foi a vez de Robben. O camisa dez recebeu ótimo lançamento de Lahm e tirou a bola do goleiro, 5 X 0 com 50 minutos de jogo.

Thomas Müller foi o terceiro jogador do Bayern a alcançar o segundo tento na partida. Em tabela com Olić, ele recebeu assistência de calcanhar do croata e mandou para as redes. Ainda houve tempo para o sétimo gol dos bávaros, e foi dele, Robben. Em jogada que invadiu a área pela esquerda e jogou para dentro.

A vitória de hoje foi um grande passo para o sexto título do Bayern nessa década. Para ser campeão basta aos bávaros manterem os dois pontos de vantagem que tem sobre o Schalke 04, nas últimas três partidas da Bundesliga. Pela forma que o Bayern vem se apresentando, o título deve ficar em Munique e não seria loucura dizer que os alemães são fortes candidatos a uma vaga na final da Champions League.

Abraço a todos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

“Derby della Italia” deixa a Inter líder

Um clássico agitou a Itália e a reta final da Serie A. Inter e Juventus se enfrentaram no Guiseppe Meazza em Milão. Estádio cheio, muita rivalidade e clima de decisão. Jogo tenso, os nerazzurri lutando pelo título e a vecchia signora querendo se aproximar da birga pela última vaga na Champions League.

A Inter entrou com o tradicional 4-3-3, no meio-campo, Thiago Motta e Cambiasso mais atrás e Sneijder encostando-se ao trio ofensivo. Composto por Pandev e Eto’o pelas pontas, sempre invertando os seus posicionamentos e no centro jogava o artilheiro Milito, 19 gols no Campeonato Italiano. A Juve vinha com um 4-4-2 em losango, variando para um 4-2-3-1, quando Del Piero deixava o ataque e compunha o meio. O trequartista dos biaconeri foi Diego.

O ambiente tenso que cercava o “Derby della Italia” foi colocado dentro de campo. Os times começaram sem muito foco no gol. E a violência, imperou no início da partida, ficava claro o nervosismo das duas equipes. Samuel, Thiago Motta, Felipe Melo, Sissoko, receberam o cartão amarelo em um espaço de onze minutos da primeira etapa. Aos 39 minutos, Sissoko, “conquistou” seu segundo cartão e recebeu a expulsão. A maioria das punições veio depois de jogadas, violentas ou de reclamações infantis.
 Sissoko faz falta em Eto'o, depois de sua expulsão a Inter teve mais espaço para jogar - Ag. Reuters

 A Inter chegou bem ao ataque no primeiro tempo. Mas falhava no último passe, Sneijder fazia partida apagada e atrapalhava o desempenho dos nerazzurri. Diego e Delpi – este enquanto esteve em campo, saiu para a entrada de Poulsen que por sua vez foi compor o meio no lugar de Sissoko – tentavam as jogadas pelo lado bianconero.

A segunda etapa prometia muito espaço para o melhor ataque da Serie A. Os nerazzurri foram para cima, mas falhavam no último passe. As finalizações também eram realizadas com falhas. A Juventus com um jogador a menos caiu muito de produção, Iaquinta e depois, Amauri ficavam sozinhos brigando com a melhor defesa do campeonato.

A partida seguia no zero. Mas a Juventus cometeu falta bem próxima à área do gol defendido por Buffon. Sneijder bateu, Milito brigou com a defesa da Juve e após a bola ser afastada, surgiu o golaço. Maicon matou a bola na coxa direita, tirou Amauri com um chapéu, ajeitou mais uma vez na coxa, soltou a pancada com a perna destra e marcou o gol. Buffon nem teve chance de chegar a bola.
Maicon e Sneijder, o brasileiro foi o nome da partida - AFP

Depois do tento, o lateral brasileiro, mostrou certa emoção. Beijou a aliança e chegou ao meio-campo, bateu no símbolo da Inter e apontou em direção as tribunas, de onde o presidente Massimo Moratti assite as partidas do time nerazzurro.

A Internazionale ainda teve mais chances. Eto’o perdeu um gol incrível, livre, isolou a bola dentro da área, detalhe que Milito o acompnhava e caso o camaronês tivesse exercido essa opção, era quase certo que “El Principe” faria seu vigésimo gol na Lega Calcio. Balotelli quase surpreendeu Buffon com uma cobrança de falta na trave.

Mas a Inter fez seu segundo gol. Maicon fez mais uma boa jogada pela direita e passou a Milito. O argentino abriu bola para Muntari dentro da área, o ganês chutou mal com a canhota, mas na pequena área, Eto’o completou e marcou o segundo tento nerazzurro.

A Inter volta a liderança da competição, posição que ocupou por vinte e seis rodadas. O atual primeiro posto depende de um empate no clássico de Roma, no domingo, onde a Roma, que está a dois pontos da líder enfrentará a sua rival Lazio, que briga para não cair.

Destaco a participação dos brasileiros tanto pela Inter como pela Juve. Lúcio, Maicon, Thiago Motta, Felipe Melo (Se deixarmos de lado o cartão amarelo que recebeu) e Diego fizeram boas partidas.

Abraço a todos

Racismo, BASTA!

Mais uma vez, apareço para falar de rascismo, e isso dentro do esporte mais democrático do mundo. Aquele no qual qualquer um pode participar, não precisa ser rico, nem ser branco, também não importa a religião escolhida, a única coisa necessária é o talento.

O futebol não merece ser ilustrado com atitudes tão condenáveis. O negro não é pior que ninguém. Dessa vez, o protagonista da atitude foi o bom zagueiro alviverde, Danilo. Ele e o jovem, Manoel, passaram o jogo se estranhando. Cusparada e cabeçada foram alguma das cáricias trocadas entre os atletas.

O capitulo mais triste da história foi, quando o Atlético teve um escanteio no ataque. Após a cobrança, nova confusão e Manoel, encarrou o adversário. Mas no que ele foram separados pelos companheiros, Danilo soltou a seguinte frase – “Seu macaco do ca.....”.

Jamais alguém pode se referir a outra pessoa dessa forma. O atleta do Palmeiras, que já conta com certa rodagem no futebol, deveria saber que o esporte e o mundo são feitos através da diversidade. Manoel no final do jogo, assumiu que em um lance chegou a pisar em Danilo. E falou - "O Danilo cuspiu em mim e me chamou de macaco. Ser chamado de macaco é a pior coisa que tem".

Danilo poderá ficar de fora do jogo da volta. Uma atitude que parece ser correta. Pois, um crime como esse não poderia passar impune pela esfera do esporte. Uma boa suspensão e um trabalho comunitário para o zagueiro do Palmeiras seria uma ótima atitude a ser tomada.

Outros casos –

Balotelli, na Inter já sofreu muito preconceito vindo, principalmente, das torcidas de Juventus e Roma. A primeira chegou a estender uma faixa – “Não há negros italianos”, concluo que Palermo não faz parte da Itália (Balotelli nasceu na cidade siciliana).

Mas a torcida nerazzurra não é “boazinha”, jogando fora de casa contra o Messina. Os milaneses vairam e insultaram o lateral/volante/zagueiro Marc Zoro. Jogador nascido em Costa do Marfim. Na época, a partida foi paralisada e os jogadores interistas pediram o silêncio de sua torcida e o respeito ao rival do dia.

Samuel Eto’o, mesmo sendo uma estrela mundial também foi vitíma de atitudes nazistas. Jogando pelo Barcelona, sempre que pegava na bola o camaronês ouvia barulhos de macacos. Mas o camisa nove blaugrana, naquela época, respondeu com um golaço de cobertura, e ironicamente comemorou imitando um macaco. Não me lembro do adversário, não vou chutar, pois como a acussão é grave, ninguém mereçe receber essa “honraria”.

No Brasil, Antônio Carlos Zago contra Jeovânio, teve tal atitude em 2006 e o argentino Desábato jogando pelo Quilmes na Libertadores de 2005, cometeu o crime contra o atacante do tricolor paulista Grafite.


Situações que o mundo do futebol não pode tolelar mais, temos que colocar um basta nisso. “Let’s Kick the racism out of the football”. Que tais situações não se repitam, fico muito decepcionado quando acontecem essas coisas.

Abraço a todos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cristiano Ronaldo propaganda do Banco Espírito Santo

Veja a propaganda de Cristiano Ronaldo para o banco Espírito Santo, nela ele mostra a sua expectativa para a Copa do Mundo e divulga a Conta Rendimento - Com as iniciais CR. Além disso a propaganda faz um tabelinha com a música do momento - I Gotta Feeling do Black Eyed Peas.




A dica foi da amiga twitteira - @andrea_ariani


Abraço a todos

terça-feira, 13 de abril de 2010

Os selecionáveis - Ataque

Atacantes

Adriano (Flamengo) - Não joga já a alguns jogos. Está com uma lombalgia, deve voltar na final da Taça Rio, contra o Botafogo no domingo.

Robinho (Santos) - Não fez gol contra o São Paulo, mas roubou a bola que resultou no ataque do segundo gol. Está longe de ser aquele jogador quer surgiu no peixe e que jogou bem em seu iníco no Real Madrid. Mas ele vem se recuperando.

Nilmar (Villareal) - Mais um atacante que não fez gol. Jogou quase toda a partida.

Luís Fabiano (Sevilha) - Ficou 90 minutos em campo e não foi muito bem. Mas tem crédito, pois fica claro que ainda está se recuperando de lesão.

Alternativas:

Grafite ao centro, é coadjuvante de Dzeko a direita - Globoesporte.com

Grafite (Wolfsburg) - O atacante marcou no final de semana, mas é coadjuvante do bósnio Dzeko.

Alexandre Pato (Milan) - Segue machucado e fazendo falta para a equipe rossonera. Deve ficar fora da Copa.

Hulk (Porto) - Dunga falou que o atacante do Porto tem chances de estar na Copa. Deu uma assistência no final de semana.


Abraço a todos

Os selecionáveis – Meio-campo

Volantes

Felipe Melo (Juventus) - Participou do jogo contra o Cagliari. Nas últimas partidas tem apresentado nervosismo e nesse jogo recebeu cartão amarelo.

Gilberto Silva (Panathinaikos) - Jogou no final de semana e comemorou o título nacional de seu clube. Foi titular.

Kléberson (Flamengo) - Muito mal contra a Universidade de Chile no meio de semana. No domingo contra o Vasco foi reserva, entrou e nada fez.

Josué (Wolfsburg) - Foi capitão do time, teve atuação boa, inclusive deu alguns bons passes e lançamentos. Surpreendeu-me.

Alternativas:

Denílson (Arsenal) - Não jogou bem contra o Barcelona, teve que marcar Messi e falhou em lances capitais, no segundo tempo melhorou, mas no geral foi mal. No final de semana o Arsenal não jogou, jogará na quarta contra o Tottenham.

Lucas (Liverpool) - Foi reserva no empate em 0 X 0 com o Fulham.

Elias (Corinthians) - O Corinthians não jogou nesse final de semana, pois já está eliminado do Campeonato Paulista.

Willians (Flamengo) - Titular nos dois jogos do Flamengo nessa semana. Foi bem nos dois jogos. Mas caiu a sua produção ofensiva, que era outro destaque em seu futebol. Frente ao Vasco recebeu o cartão amarelo, coisa que precisa diminuir, caso ele queira alçar voos mais altos.

Hernanes (São Paulo) - Fez gol pelo São Paulo e volta a ser pedido para a seleção. Mas no jogo do tricolor contra o Santos jogou como meia e não na volância.

Renato (Sevilha) - Bateu a falta que resultou no primeiro gol de seu time. Renato vem jogando bem, tanto defensiva quanto ofensivamente.

Thiago Motta (Inter) - Não participou do jogo da Inter nesse final de semana. Deve participar do jogo de hoje contra a Fiorentina, válido pela Coppa Italia.

Meias

Ramires (Benfica) - Os encarnados não jogaram no final de semana. Na terça-feira pegam o Sporting Lisboa, clássico recheado de rivalidade.

Elano (Galatasaray) - Foi mais uma vez titular na Turquia. Segue atuando de forma burocrática. Muitos lançamentos, passes, mas nada muito agudo. Ainda recebeu um cartão amarelo.

Kaká (Real Madrid) - Segue sofrendo com a pubalgia. Não jogou contra o Barcelona, mas não tem feito falta aos Merengues.

Júlio Baptista (Roma) - Foi reserva contra a Atalanta, jogo em que a Roma assumiu a ponta da tabela da Serie A.


Alternativas:

Ronaldinho (Milan) - Não se escondeu contra o Catania, mas não foi decisivo como sempre é esperado dele. Jogando assim, as chances de ir a Copa são minímas.

Paulo Henrique Ganso (Santos) – Não esteve tão bem no clássico contra o São Paulo. Mas é o meia brasileiro que vive melhor fase.


Abraço a todos

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os Selecionáveis – Defesa

Goleiros

Júlio Cesar (Inter) - Foi bem contra a Viola. Mas não vem brilhando como fazia antes. Isso preocupa, pois pela seleção sempre foi muito exigido, então se ele não voltar a fase em que estava perfeito, poderá atrapalhar.

Doni (Roma) - Segue no banco da Roma, o titular é o brasileiro Júlio Sérgio, o arqueiro vem muito bem no gol giallorossi.

Victor (Grêmio) - Não jogou, pois o tricolor gaúcho foi eliminado do segundo turno do campeonato estadual.

Alternativas:

Gomes (Tottenham) - Fez boa partida pela FA Cup, mesmo tomando dois gols do Portsmouth.

Diego Alvés (Almería) - Sigo falando, seria interessante ter o jovem goleiro na Copa do Mundo. Pois creio que em 2014 ele será o titular, portanto seria interessante que ele fosse a África para ganhar experiência.

Laterais

Maicon (Inter) - Boa participação no empate nerazzurro, deu o passe para o gol do argentino Diego Milito.

Daniel Alves (Barcelona) - Começou o “El Classico” atuando na ponta-direita e não teve destaque ofensivo. Depois voltou para a lateral e manteve o nível. Partida bastante comum, mas vem mostrando poder defensivo, coisa que antes era muito criticado.

Michel Bastos (Lyon) - Foi poupado e não atuou pelo Lyon no fim de semana. Quando joga vai de meia ou ponta.

Gilberto (Cruzeiro) - Jogou como meia contra o Ipatinga, fez isso sem brilho.

Alternativas:

Roberto Carlos (Corinthians) - Não jogou, pois o alvinegro está fora das semifinais do Paulistão.

Kléber (Internacional) - Foi titular no jogo do Internacional contra o Ypiranga-RS. Dá impressão que seu melhor momento já passou.

Marcelo (Real Madrid) - Boa partida, mas atuou na meia. Teve bastante liberdade, sem obrigações defensivas conseguiu certo destaque nos merengues.

André Santos (Fenerbahçe) - O Fener não jogou nessa rodada do Campeoanto Turco.


Zagueiros

Lúcio (Inter) - O zagueiro interista participou bem da partida de seu clube contra a Fiorentina. Mas não esteve no nível em que costuma estar.

Thiago Silva (Milan) - Partida boa e sofreu com a má atuação de Favalli, pois o brasileiro atuou pelo lado esquerdo da defesa. No segundo tempo a defesa rossonera foi pouco exigida.

Luisão (Benfica) - Não jogou no final de semana, mas na terça deve jogar contra o Sporting. O zagueiro brasileiro vem se recuperando de uma lesão na coxa esquerda.

Juan (Roma) - Não jogou contra a Atalanta por estar lesionado

Alternativas:

Miranda (São Paulo) - O zagueiro do tricolor fez partida regular, mas no gol decisivo do clássico falhou, Durval cabeceou em suas costas.

Alex (Chelsea) - Os Blues venceram o Aston Villa por 3 X 0 na FA Cup. Alex foi pouco exigido, mas quando isso ocorreu o zagueiro brasileiro se portou bem.


Abraço a todos

Os Selecionáveis - Esclarecimento

As postagens a partir de hoje serão dividas pelo setor do campo que os jogadores atuam – Defesa, Meio e Ataque. Abordarei os vinte três convocados para o amistoso contra a Irlanda, pois são eles que devem estar na Copa. Mas além deles, o Simplificando o Futebol falará de alguns jogadores que vem se destacando e que poderiam fazer parte da lista final de Dunga.

Para conseguir acompanhar todos os atletas conto com o apoio de amigos, a maioria deles estudantes de jornalismo como eu, ou Doentes por Futebol.

Ao todo serão 43 jogadores que o Simplificando o Futebol acompanhará, acompanhem!

Abraço a todos

sábado, 10 de abril de 2010

Na Alemanha, briga entre Bayern e Schalke

Na Bundesliga a briga pelo título segue acirrada. Nesse sábado o Schalke 04 jogou, mas perdeu por 4 X 2 para o Hannover 96. Portanto a visita do líder Bayern de Munique a BayArena seria a chance para abrir 3 pontos em relação aos azuis-reais.

Mesmo vindos de um confronto muito acirrado contra o Manchester United pela Champions League, os Bávaros que começaram na frente. Escalados em um 4-4-2 ortodoxo, apostando em Ribéry pela esquerda e Robben pela direita. Assustavam a zaga do Leverkusen, que hoje não contava com seu jogador mais experiente, Hyypiä.

O time da casa se estabilizou na partida. Com isso conseguiu equilibrar a partida. O jovem Toni Kroos e o suiço Barnetta tomaram conta do meio-campo. Porém o time das aspirinas esbarrava em más atuações de seus atacantes, Kießling e Derdiyok. Mas quem desperdiçou as melhores chances do Leverkusen foi Barnetta. Duas bolas em que finalizou mal, depois de receber livre. A primeira na trave e a segunda fraca para a defesa de Butt.

O intervalo fez bem para as duas equipes. Os times voltaram mais acesos e com a clara intenção de marcar. Os bávaros pularam na frente. Castro cometeu pênalti sobre Ribéry. O holandês cobra e coloca o Bayern na frente, com seis minutos de segundo tempo. Mas o Leverkusen logo repondeu. Toni Kroos bateu falta na trave e a bola sobrou para Kießling que passou para Castro ir às redes. Igualdade no placar com onze minutos de segundo tempo.

A partida seguiu equilibrada até o final, porém nenhum dos times conseguiu o gol da vitória. O resultado mantém o clube de Munique na liderança, porém os bávaros poderiam ter três pontos de vantagem e agora só tem um. Para o Leverkusen, ou seria Neverkusen, as atenções se voltam para a manutenção da terceira colocação – Dá vaga a Champions 2010/11, pois o título ficou quase impossível. São cinco rodadas para ser declarado um campeão na Alemanha.

Abraço a todos

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pré-jogo - Real Madrid X Barcelona

O Santiago Bernabéu receberá o “El Classico” nesse sábado, Real Madrid e Barcelona, podem decidir a La Liga antecipadamente. É chance que os galáticos tem de vencer um campeonato nessa temporada. Já que na Uefa Champions League o time já ficou pelo caminho e o pior, pode ver os Blaugranas fazendo a festa em seu estádio.

A atmosfera decisiva em La Liga. Pois os dois times estão empatados com 77 pontos e o confronto decide a liderança. Por enquanto o Real seria o campeão, pelo fato desse critério só valer a partir de quando tivermos as duas partidas realizadas (O primeiro jogo teve vitória Blaugrana por 1 X 0 com gol de Ibrahimovic).
O Santiago Bernabéu deve estar lotado para "El Classico"

Os times no primeiro semestre brigavam pelo posto de melhor time do mundo, mas hoje o Real não pode almejar tal condição, por culpa da má campanha na UCL. Por outro lado, no Campeonato Espanhol, os merengues vem com o melhor início de segundo turno da história do clube. Com onze vitórias nos onze jogos disputados e com média de 3.54 gols por partidas.

O dominío dos protagonistas do “El Classico” é incrível, o que prova isso são os 77 pontos conquistados nas 30 partidas que ambos disputaram. Um recorde para a Liga Espanhola. E mais, a vantagem de 21 pontos sobre a forte equipe do Valência, a terceira colocada.

A última vez que os Culés visitaram os Blancos foram visitantes “mal-educados”. Aplicaram sonoros 2 X 6, com dois gols de Messi e belas atuações de Henry e Xavi. Na época, o Barça trilhou caminho tranquilo para o seu décimo nono título espanhol.

As equipes:
Kaká dificilmente entrará em campo para enfrentar o Barcelona - Ag. EFE

Os clubes irão a campo completinhos, o único porém está no Real Madrid, pois Kaká ainda não está 100% recuperado da pubalgia. Ibrahimovic que não esteve presente no confronto frente ao Arsenal nessa terça pela Champions League poderia voltar ao Barça, mas Guardiola preferiu não incluir ele na lista para o jogo. Abidal desfalcará o Barcelona, voltou de lesão e se machucou novamente.

São os Blaugranas que tem um time mais claro. Devem jogar com seus tradicionais 4-3-3. Victor Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué, Maxwell; Touré, Xavi, Iniesta; Messi (Esse flutua entre o meio e a ponta), Pedro e Bojan.

A equipe de Manuel Pellegrini deve levar a campo; Casillas; Sergio Ramos, Albiol, Garay, Marcelo; Xabi Alonso, Guti (Afirmou que esse será o último clássico), Van der Vaart e mais uma vaga para ser decidida entre – Granero, L. Diarra, M. Diarra e Gago. No ataque a dupla que conta com 42 gols no campeonato, Cristiano Ronaldo e Higuaín.

Números que impressionam:

Os protagonistas do “El Classico” e de La Liga provam isso através dos números. Juntos os rivais já levaram mais de 2 milhões de torcedores nessa temporada. E mantêm as melhores médias de público, o Barcelona tem 80.641 e o Real Madrid tem 69.200.

Seus craques também sobram nos rankings individuais. Messi lidera as assistências com nove passes para gol, depois vem Banega do Valência, um intruso nesse quesito. Mas entre os terceiros colocados apresentam-se dois merengues, Van der Vaart e Marcelo e dois barcelonistas, Xavi e Daniel Alves.
Todos com sete passes decisivos.

Depois do show contra o Arsenal, Messi está pronto para jogar em Madrí - Ag. EFE

Falando de gols, também vemos o dominío dos candidatos ao título. “La Pulga” é o líder, com 26 gols, mas é seguido de perto pelo companheiro de seleção Higuaín que já fez 24. Mais uma vez o intruso vem de Valência, David Villa. Depois as coisas voltam ao normal, Cristiano Ronaldo anotou 18 tentos e Ibrahimovic tem 15.

Motivos não faltam para ficarmos de olho nessa partida, que será transmitada pelo Pay-per-view do Campeonato Espanhol da Sky e na ESPN HD, como são poucos que tem acesso a esses canais, comentarei a partida em meu twitter: http://twitter.com/PedroSpiacci. Agradeço a audiência pessoal, e já ia me esquecendo o meu palpite é vitória do Barcelona e que Ibrahimovic marcará um gol.

Abraço a todos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os selecionáveis

Hoje inicio uma nova forma de postar por aqui “Os Selecionáveis”. Falarei de um por um, comentários breves sobre suas atuações.

Goleiros –

Júlio Cesar: Não teve muito trabalho nos últimos jogos, quando exigido foi bem.

Doni: Mais uma vez foi banco de Julio Sérgio, é inaceitável ele ainda estar na seleção.

Victor: Deve ser nosso terceiro goleiro na África, é muito “correto” no gol gremista.

A opção: Gomes vem em ascenção no Tottenham, pegou dois penais no final de semana. Já está na hora de assumir a vaga de Doni.

Defesa –

Lúcio e Maicon: Jogadores não atuaram no final de semana pela Inter, mas contra o CSKA fizeram uma partida regular, nada de especial como sempre esperamos, mas tiveram atuação regular.

Daniel Alves: Não jogou no final de semana, mas voltou nesta terça-feira contra o Arsenal, teve atuação apagada.

Luisão: Jogou e foi titular o jogo todo do Benfica frente ao Naval, no começo do jogo a defesa encarnada não foi bem, mas depois se estabilozou. Destaque foram suas subidas a área, onde sempre assusta a defesa adversária.

Thiago Silva: Foi titular no difícil jogo do Milan e teve atuação regular.

Michel Bastos: Para variar não atuou como lateral, mas foi bem fazendo gol pelo Lyon.

Marcelo: Não assisti, mas comentam que fez boa partida.

André Santos: Vi parte do jogo, onde André não participou ativamente.

Gilberto: Mais uma vez jogou como meia e não fez grande partida.

As Opções: Kléber, o lateral-esquerdo do Inter não foi relacionado para a última partida do colorado. Destaco-o, pelo fato de ter subido de produção, acho que volta a ser forte candidato a Copa. Roberto Carlos, depois de um período de adaptação no Brasil o lateral corinthiano cresceu e se permite sonhar com a presença na Copa do Mundo.

Volantes –

Felipe Melo: Mais uma vez o volante juventino não fez uma boa partida, mostrou falta de confiança e nervosismo. Jogador com esse perfil, pode causar problemas em uma Copa do Mundo.

Gilberto Silva e Kléberson: Ambos não atuaram, mas não por deficiência técnica. O primeiro que atua na Grécia, onde não foram relizadas partidas. O segundo foi poupado como todos titulares do seu clube, o Flamengo.

Lucas: Foi titular no Liverpool mais uma vez, mas não vem tendo boas atuações.

Josué: Só atuou no primeiro tempo e de forma discreta.

As opções: Renato, volante do Sevilla que vem em ascenção, tem sido eficiente na defesa e tem aparecido bem no ataque. Thiago Mota, o volante interista cresceu com a sua equipe nesse final de temporada. Lembrando aquele jogador que surgiu no Barcelona, com poder ofensivo e bom poder de marcação.

Meias –

Kaká: O “cara” da seleção verde e amarela segue lesionado e não vem fazendo falta ao Real Madrid.

Júlio Baptista: É mais um brasileiro que vem sendo banco na capital italiana, no último jogo não entrou em campo.

Ramires: Dunga considera meia, já eu penso nele como segundo volante. Contra o Naval entrou no segundo tempo e teve atuação bastante discreta.

Elano: Não assisti, mas vem se recuperando de lesão.

Ronaldinho: Atuação comum contra o Cagliari. Para ser convocado o jogador do Milan terá que fazer atuações espetaculares, por isso não creio que vá para a Copa.

Ataque –

Nilmar: Fez um gol.

Luís Fabiano: Fez gol e deu uma assistência, voltou a jogar bem depois da lesão, pois havia feito duas partidas fracas.

Robinho: Voltou de lesão e sobrou contra o São Caetano, o Brasil faz bem a seleção.

Adriano: Foi poupado como os titulares do Flamengo.

Grafite: Deu um passe para um dos gols de Dzeko.

Pato: Segue no departamento médico, deve ficar de fora da Copa.


Então é isso pessoal, semana que vem eu volto com – Os selecionáveis

Abraço a todos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A decadência do futebol paranaense

O futebol paranaense vai de mal à pior. Coritiba e Paraná na segunda divisão do Brasileirão, Atlético teve dificuldades para se manter na elite do futebol brasileiro e o Londrina, outrora quarta força do estado, amarga a Divisão de Acesso no estadual e não passou da segunda fase na Série D do ano passado.

Na Copa do Brasil, nesse meio de semana, o Paraná teve pouco a comemorar. O Paraná Clube foi derrotado pelo Sport Recife, 1 X 0. O clube paranaense desperdiçou um pênalti. O Outro time de Curitiba que ficou para trás foi o Coritiba, e também não soube colocar para dentro a penalidade. A terceira perdida em três jogos, nesse aspecto, Marcelinho Paraíba faz muita falta.

Além disso, o jogador dos cabelos descoloridos seria uma alternativa ao estilo de jogo do Coritba. Pois o alviverde se baseia na velocidade de Marcos Aurélio, Rafinha e Renatinho, com o paraibano teria uma alternativa de jogo. Isso falta aos clubes paranaenses, elenco e variações.

O tricolor da Vila Capane deve ter dificuldades na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, está fora da Copa do Brasil e perdeu seu jogador destaque no ano passado – Rafinha – e para piorar ele foi para o rival Coritiba. Problemas a vista.

O Londrina foi outro paranaense que já ficou pelo caminho. E pior o Tubarao parou na primeira fase, com duas derrotas e no jogo de volta não pode nem jogar na cidade. Os dois estádios estavam sem condições para o jogo. Agora o alviceleste foca na Divisão de Acesso do Campeonato Estadual, a parceira Universe já trouxe 12 jogadores para essa disputa e manteve 14 atletas do naufrágio na competição nacional. E o Londrina vem de novo comandante, o ex-jogador Célio Silva. É esperar para ver.

O futebol paranaense segue na Copa do Brasil, com o Atlético que eliminou o Sampaio Corrêa. Mas o Furacão não vem bem no Paranaense e não vejo grandes perspectivas de que o rubro-negro passe mais uma fase. Pegará o Palmeiras, que já estará focado apenas na competição nacional.

Corinthians Paranaense é outro que segue na Copa do Brasil e deixou para trás o Ceará, time que está na Primeira divisão. Mas o chaveamento também foi ingrato com o time do Eco-estádio, o antigo Malutrom e J. Malucelli pegará o forte Vasco da Gama.
Cenas da barbárie no Couto Pereira após o rebaixamento do Coritiba em 2009

O futuro do futebol paranaense não prevê boas notícias. O Campeonato, conta com um regulamento, no minímo diferente e que facilita o trabalho dos grandes. O fortalecimento dos paranaenses passa pelo fortalecimento do estadual, mas não sei se teremos isso em um futuro próximo.

Abraço a todos

domingo, 4 de abril de 2010

Primeiro gol de Ibson na Rússia



O seu time, o Spartak Moscou empatou com o Tomsk por 2 X 2. O primeiro gol do ex-flamenguistas na Rússia veio com a ajuda de outro craque verde e amarelo, o ex-jogador do Inter, Alex. O camisa 12 arrematou de longe e com a perna esquerda, no rebote Ibson conseguiu empurrar para dentro.

O camisa 7 vem jogando bem na Rússia, caso não estivesse atuando lá, talvez pudesse ser um dos volantes para a Copa do Mundo. Mas jogadores que vão para o leste europeu sabem que indo para lá podem ter jogado fora a chance de seleção, e é o que parece ter acontecido com Ibson e seu companheiro em Moscou, Alex.

Abraço a todos