sexta-feira, 28 de maio de 2010

Glória infinita para a Inter

Três títulos em uma temporada isso que 09/10 reservou para os adeptos nerazzurri. Porém algo especial aconteceu, além das conquistas caseiras de Coppa Italia e Serie A (Quinta consecutiva), a Inter após 45 anos voltou a ser a equipe número um na Europa.
 O abraço dos comandantes, José Mourinho cumpriu a sua missão - Inter.it

A última conquista da UEFA Champions League havia sido em 1963/64 e 64/65. Time que contava com o mago Helenio Herrera como treinador, que na conquista atual foi lembrado por José Mourinho, quando o treinador luso reviveu o esquema tático ultradefensivo: catenaccio.

Porém a maior semelhança, entre a “Grande Inter” e o time que conquistou a primeira tríplice coroa da história do futebol italiano, está na sala da presidência. No bicampeonato, Angelo Moratti era o presidente. O sobrenome não é mera coencidência, Massimo Moratti - atual presidente e dono da Interazionale desde 1995 – é o quarto filho do comandante da “Grande Inter”.

A difícil classificação

Uma campanha que não começou bem na Europa e a temporada já se desenhava para dominar nacionalmente sendo apenas um coadjuvante em ambito europeu. A estreia no Giuseppe Meazza colocou os nerazzurri frente ao esquadrão blaugrana, que havia vencido todas as competições disputadas no ano anterior e tinha Messi – O melhor do mundo.

Uma Inter covarde em casa, totalmente preocupada com a defesa. O jogo também marcou o reencontro de Ibrahimovic e Eto’o com suas antigas equipes. A equipe nerazzurra arrancou um 0x0, que mantinha os indícios de uma temporada sofrivél. Na Rússia contra o Rubin Kazan um 1x1, voltando para a Itália enfrentaria o Dynamo de Kiev. Depois de estar perdendo por 2x0, a equipe conseguiu o empate com gols de Samuel e Stankovic.

Com esses resultados a Internazionale confirmava os indícios, não conseguiria voltar a ser europeia. Porém a equipe resurgiu em Kiev, mesmo começando perdendo com um gol do antigo rival Sevchenko (Ex-jogador rossonero). A virada da Inter veio com gols de Milito aos 40 minutos da segunda etapa e o gol mais chorado da equipe na competiçao. Depois de muita confusão, Sneijder de carrinho colocou a bola na rede aos 44 minutos.

O jogo de volta contra o Barça foi um desastre, os nerazzurri não conseguiram segurar a força blaugrana. Resultado: 2x0. Na última rodada a Inter teria em casa o confronto direto pela segunda vaga do grupo com o Rubin Kazan. Foi lá que a nova estrela da Beneamata ocupou o posto de protagonista. Balotelli surgiu com uma assistência de letra para Eto’o abrir o placar e depois fez o segundo, um golaço em uma cobrança de falta de longa distância.

Vencer ou voltar para casa

Agora classificada a Inter teria um grande desafio, mais uma vez um clube inglês nas oitavas. O Chelsea seria o adversário da vez, nas duas temporadas anteriores Liverpool em 2007/08 e Manchester United em 2008/09 eliminaram o clube italiano nessa fase da competição.
 A festa de Sneijder e Javier Zanetti com a comissão técnica em Stamford Bridge - AFP

Porém dessa vez a história foi diferente, gols de Milito e Cambiasso com Kalou descotnando colocaram os nerazzurri na frente dos blues. Mas ainda haveria o jogo em Stamford Bridge, a vantagem interista não era tão grande e poderia ser facilmente revertida pelo líder da Premier League.

Mas aquilo que Lúcio e Maicon chamaram de “a grande virada da Inter”, aconteceu. José Mourinho armou a equipe em um 4-3-3 clássico, com Pandev e Eto’o nas pontas e Milito como centroavante. A equipe nerazzurra não passou grandes sustos e Sneijder foi mágico, deu dois ótimos passes para cada atacante da Inter. Foi “El León indomable” o homem a decidir a partida. 0 X 1 com gol de Eto’o e vaga assegurada.

Um desafio um pouco mais fácil se desenhava nas quartas. A zebra da competição, o CSKA. No primeiro jogo em Milão a Inter dominou a partida e deu a impressão que venceria a hora em que quisesse. E mais uma vez o gol só foi aparecer com um passe de seu camisa dez e com finalização de Diego Milito.

Em Moscou seguiu o mesmo ritmo, mas o artilhero nerazzurro da vez foi Wesley Sneijder em cobrança de falta. 2 X 0 no placar agregado, mas uma notícia não muito boa para a torcida interista. A equipe teria que encarrar o Barcelona, a melhor equipe do mundo e que tinha em seu elenco o melhor jogador do mundo, Lionel Messi e vinha fazendo ótima campanha na competição.

A Grande batalha
Maicon anota um gol muito importante para a Inter - AFP

A “grande virada” já havia sido realizada. E no Giuseppe Meazza a história foi outra, o Barça até abriu o placar com jogada de Maxwell que Pedro completou. O 1 X 0 para os visitantes era um resultado ilusório. O empate surgiu em um passe de Eto’o pela direita, Milito rolou e Sneijder marcou.
A virada apareceu em um contra-ataque da Beneamata, Thiago Motta passou para Diego Milito, que esperou a ultrapassagem de Maicon para tocar pro lateral verde e amarelo marcar. O gol que deu a grande vantagem para a Inter, começou na direita e Sneijder desviou de cabeça para “El Principe”, em impedimento marcar o 3 X 1.
Eto'o comemora a classificação na sua antiga casa - Ag. Reuters

No Camp Nou a partida prometia ser difícil e com a expulsão de Thiago Motta a Inter teve que mudar seu estilo de jogo. Se posicionou apenas na defesa, relembrando o esquema ultradefensivo Catenaccio. Esquema tático criado e utilizado por Helenio Herrera no bicampeonato mundial da Internazionale em 1964 e 1965 que priorizava a defesa e o contra-ataque. Mas na Catalunha Mourinho não seguiu os ensinamentos do argentino, fez de seu jeito, abidicando totalmente do ataque.

Mourinho adotando essa postura mostrou o porque de ser “The Special One”. A ideia que colocou em campo deu certo, o Barcelona conseguiu furar o bloqueio só por duas vezes. Na primeira vez Piqué recebeu passe de Xavi, em ligeiro impedimento. O zagueiro se comportou como um atacante, e cortou Cordoba e Júlio César em um só drible e bateu para o gol livre.

A segunda vez, Piqué chutou e Samuel afastou para a bola explodir na mão de Y. Touré e se oferecer para Bojan marcar o gol. Tento posteriormente anulado, pelo toque de mão, porém não julguei a atitude como correta, pois a bola bateu na mão e foi totalmente involuntário.
 Os nerazzurri foram recebidos por 5 mil pessoas no Aeoroporto Malpensa, Mourinho foi o mais assediado - Ag. Reuters

Vencer para fazer história

Muita coisa estava envolvida na final disputada no Santiago bernabéu. Os dois times chegavam a decisão como aspirantes a triplíce cora. Com o objetivo de repetir o Celtic de 1966/67, PSV Eindhoven de 1987/88, Manchester United 1998/89 e o Barcelona da temporada anterior.

A atmosfera era impressionante, vários ex-jogadores das duas equipes estavam no Santiago Bernabéu. As torcidas deram um show, a torcida do Bayern fez um mosaico com as cores o clube. Os nerazzurri fizeram um espetáculo maior ainda, utilizando-se de faixas e um mosaico também composto por bandeiras, que misturava o símbolo da Champions, com o da Inter e ainda nos lados, a bandeira italiana. E depois ainda chegaram 15 mil bandeiras para completar a festa.

Com a bola rolando, a equipe nerazzurra jogou como sempre. Deixou o Bayern ficar com a bola, mas sem sofrer uma pressão muito grande. Robben, o craque bávaro na competição pouco produziu na final de sábado. Mourinho mais uma vez teve méritos nisso, Chivu e Zanetti foram escalados pelo lado esquerdo nerazzurro – onde o dez do Bayern costuma atuar. Além disso, Cambiasso também voltava seus olhos para o craque holandês.

Para marcar seus dois tentos na partida, a Inter apostou em uma de suas principais caracteristícas – os contra-ataques. O primeiro surgiu em um lançamento do goleiro Júlio César, que Milito escorrou para Sneijder. O holandês esperou o momento certo para passar a bola ao companheiro, “El Principe” bateu por cima de Butt. Na comemoração o argentino já mostrava emoção, que posteriormente seria aumentada.
Diego Milito comemora o gol na final da Champions - Inter.it

O segundo estouro da torcida nerazzurra veio com Sneijder dominando uma bola e rapidamente passando para Eto’o. O camaronês conduziu a bola e logo a lançou para Diego Milito. O camisa 22 da Inter tinha a marcação de Van Buyten, porém ele não tomou conhecimento do belga. Após entortar o marcador, ele bateu para o gol e marcou. Na comemoração as lágrimas escorreram pelo seu rosto, o título estava cada vez mais perto.

Depois disso a equipe italiana só teve o trabalho de segurar as últimas tentativas do Bayern, que mesmo com mais atacantes não conseguiu penetrar no “Muro de Glórias” (Apelido dado ao sistema defensivo da Inter após o jogo contra o barça).

Glória infinita

O apito final de Howard Webb foi o último passo para a glória infinita. A alegria foi imensa de jogadores, comissão técnica e dos torcedores presentes no Bernabéu, uns choravam, já outros corriam sem destino, pulavam e festejavam com a torcida. Isso porque, foram 45 anos, pelo menos duas gerações, que viram a Inter sair do foco na Itália.

Pós-década de 60, os nerazzurri viram o seu maior rival ganhar cinco Champions, oito Campeonatos Italianos, enquanto a Inter conseguiu apenas 3 Copas UEFA e dois italianos. Com o “Calciocaos” que enfraqueceu Milan e Juventus parecia que a equipe de Appiano Gentile voltaria a dominar, porém isso só aconteceu na Itália. Fora dela a Inter ainda via o Milan tendo mais sucesso, mas a temporada 2009/10 mudou isso.

Antes de serem coroados como melhores da Europa, os jogadores interistas fizeram algo maravilhoso. Montaram um corredor, composto por eles mesmos, quandos os bávaros passaram por lá foram aplaudidos e cumprimentados. Uma das cenas mais emocionantes da decisão.
Javier Zanetti se emociona com o título - Inter.it

A consagração nerazzurra logo veio, um a um foram receber as merecidas medalhas. A fila foi puxada por Massimo Moratti, o importantíssimo presidente. O último era o incrédulo “Il Capitano” Javier Zanetti, atleta que na partida contra o Bayern completou seu jogo de número 700 com a camisa nerazzurra.
Momento de glória para "Il Capitano" - Inter.it

Após 15 anos finalmente tinha chegado o dia dele levantar a taça mais desejada da Europa. Quando Platini foi entregar a taça a Zanetti, o argentino balançou a cabeça como se não acreditasse no que ocorria. Mais um momento emocionante da premiação.

Mourinho segurava a bola da final como se fosse a sua taça. O português que já sabia que esse seria seu último jogo no comando da Inter se emocionou muito. Já na partida contra o Siena, que decidiu o título da Serie A, “The Special One” mostrou seu lado emotivo. Nos vestiários, Mou abraçou cada jogador, eles retribuiram cantando a música em homenagem ao treinador.

O treinador especial diz que sai da Inter em busca de desafio, e também pelo fato de nunca ter se adaptado ao extra-campo italiano. José Mourinho que com a conquista pela Inter tornou-se o quarto técnico a ganhar a UCL por dois times diferentes, e na coletiva de despedida disse desejar ser o primeiro a ganhar por três.

A Inter só tem a agradecer ao treinador português, que fez a equipe retornar às glórias internacionais.

Na volta a Milão os jogadores da Beneamata foram recebidos por aproximadamente 50 mil pessoas no Giuseppe Meazza. Um dos mais festejados foi Diego Milito, e com toda a razão. O atacante argentino foi o primeiro jogador na história a marcar gols em todas as decisões que deram a tríplice coroa a seu clube, e não satisfeito com isso, ele marcou todos os gols. Contra a Roma no Olimpico na final da Coppa Italia, no Siena no jogo que valeu a Serie A e a doppietta na final da UCL.

A Inter comandada por Moratti e Mourinho, com Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel, Zanetti; Thiago Motta, Cambiasso; Pandev, Sneijder, Eto’o; Diego Milito em campo e contando com os importantes reservas Toldo; Santon, Materazzi, Cordoba, Chivu; Muntari, Mariga, Stankovic; Balotelli já está na história. A grande dúvida é se o time conseguirá se manter no topo.


Abraço a todos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O adeus do Imperador

 Adriano comemora um de seus 35 gols pelo Flamengo - Fábio Mota

 Adriano deve voltar a Itália, como informou ontem na parte da noite o globoesporte.com. O provável destino é a capital romana e a sua futura equipe deve ser a Roma.

O que falar da situação. O Flamengo estava sujeito a isso desde o início. Adriano só voltou ao Brasil por ter as facilidades que só o Rio lhe permitia ter. Os exemplos de atrasos e faltas em treinamentos foram muitos, punição, não houve, mas a alegria voltou a imperar.

Adriano foi o artilheiro do Brasileirão com 19 gols, além dos tentos no campeonato nacional, o Imperador balançou as redes 16 vezes entre estadual e Libertadores. Porém a “queda” já estava desenhada, o patrocinador havia decidido parar de pagar o sálario, ficava claro, segurar o camisa dez da Gávea era uma missão para gladiadores. Como bancar os vencimentos de um atleta que tanto recebia? Impossível.
Mosaico em homenagem a Adriano em sua estreia com gol contra o Atlético-PR - Globoesporte.com

Porém os rubro-negros não podem reclamar do Imperador. Após 17 anos e com ele sendo o protagonista o Flamengo voltou a conquistar o título brasileiro. Sem contar o dinheiro que a equipe da Gávea recebeu com a presença dele no elenco.

Agora é hora do tradicional “vida que segue”. O Flamengo fica no Brasil e Adriano volta para a Itália, com objetivo de retomar seu posto de Imperador. Não creio que será fácil, mas o jogador já vinha mostrando mais futebol e disposição após a convocação de Dunga. Potencial o atacante tem de sobra.


Abraço a todos

sábado, 22 de maio de 2010

Curtinhas da Libertadores - Quartas de final (Volta)

Libertad 2 X 0 Chivas Guadalajara

Mais uma vez o Chivas fez seu papel dentro de casa, o 3 X 0 em Guadalajara praticamente selou a passagem às semifinais. Foi o mesmo que ocorreu na fase anterior contra o Vélez.

O roteiro no Paraguai seguiu o ar de dramaticidade semelhante a disputa realizada na Argentina. O “Rebanho Sagrado” dessa vez teve mais dificuldades, a equipe paraguaia abriu o placar aos 19 minutos com o zagueiro Roman. O segundo tento dos Repolleros, veio aos 22 minutos com Maciel fazendo de cabeça.

Mais um gol dos donos da casa levaria o jogo a prorogação. Porém, mais uma vez o Chivas segurou a pressão e garantiu a vaga. A equipe mexicana segue forte para conquistar o título. Lembrando que o “Rebanho Sagrado” alcançou às semis sem cinco de seus titulares que estão com a seleção mexicana. Na próxima fase eles retornarão e ajudarão a equipe (Exceção feita a Javier Hernández, atacante já vendido ao Manchester United).

Classificado: Chivas Guadalajara

Universidad de Chile 1 X 2 Flamengo

Clima quente, apimentado pelas declarações de que o ataque do Flamengo seria o “Império do Colesterol”. Para o jogo a escolha do pequeno e acanhado Estádio Santa Laura com capacidade para pouco mais de 20 mil pessoas. Resultado: bancadas lotadas e pressão total sobre o Flamengo.

O time brasileiro precisando da vitória e por dois gols de diferença dominou a primeira etapa. Porém não chegava ao gol, em um contra-ataque La U assutou em uma bola que explodiu no travessão do goleiro Bruno. O troco veio com a mesma moeda, uma bomba de Léo Moura, que também parou no travessão. No final da primeira etapa Kléberson tocou para Adriano, que de bicleta mandou para o meio da área onde Vágner Love desviou para as redes.

Na descida para o intervalo o time rubro-negro sentiu o que é a Libertadores. Os torcedores chilenos atiraram bolas de golfe e moedas nos flamenguistas que desciam ao vestiário. Por fim, o time do Flamengo só conseguiu acessar o vestiário defendidos por escudos da polícia.
 Montillo marcou um golaço e já foi oferecido ao Fla - Ag. Reuters

No segundo tempo o Fla seguiu em cima de La U, porém quem marcou foi a Universidad de Chile. O craque argentino Montillo, teve espaço e enquanto a defesa rubro-negra foi abrindo ele progrediu, mas na entrada da área com ótima visão ele encobriu o goleiro Bruno.

O Flamengo ainda conseguiu recuperar a vantagem no jogo. Léo Moura rolou de calcanhar para Adriano marcar com uma bomba de esquerda. Porém o 2 X 1 não adiantava ao Fla. No final do jogo Willians foi expulso. Com o apito final do árbitro ficou a impressão que os rubro-negros demoraram muito para incorporar o espírito da Libertadores, e quando o fizeram não dava mais tempo.

Classificado: Universidad de Chile

São Paulo 2 X 0 Cruzeiro

Um Morumbi lotado e pulsante dava o clima de Libertadores. O jogo tinha tudo para ser ótimo, com o Cruzeiro jogando em cima do São Paulo, pois o time celeste precisava de vencer por 2 X 0 para levar a partida para decisão por pênaltis. Porém com um minuto de partida Kléber foi expulso. O atacante cruzeirense dominou uma bola e disparou para o ataque, mas fez seu movimento caracteristíco abriu os braços e acertou o rosto de Richarlyson. Ricky aproveitou-se disso e desabou, resultado: Vermelho para Kléber.
Hernanes vibrou muito com o primeiro gol tricolor - AFP

Com um jogador a menos o time mineiro até tentou, mas produziu pouco, quase nada. O São Paulo mostrou a sua força no futebol sul-americano. O tricolor paulista ainda conseguiu a vitória. O primeiro gol veio em boa jogada de Junior Cesar pela esquerda, que cruzou para Hernanes marcar.

O segundo gol foi anotado por Dagoberto. O atacante recebeu passe de cabeça de Fernandão, o camisa 25 dominou no peito e encobriu o goleiro Fábio, um golaço. O Cruzeiro foi desclassificado pela péssima partida em casa, com a expulsão de Kléber nada pode tentar no Morumbi.

Classificado: São Paulo

Estudiantes 2 X 1 Internacional

Junto com o jogo do Flamengo, essa sem dúvidas foi a grande partida das quartas. A partida foi disputada no estádio do Quilmes, mais um daqueles estádios/caldeirão típicos da Argentina.

 Clima de rivalidade entre os hermanos D'Alessandro e Verón -AFP

A torcida Pincha, não lotou o estádio, mas fez uma bonita festa. E a equipe argentina tratou de fazer os gols que precisava para se classificar. Foi Verón que levou o Estudiantes ao primeiro gol. “La Brujita” lançou González, que com calma anotou o tento. O grande detalhe ficou por conta do passe do craque argentino, um pouco atrás da linha média ele jogou para o atacante que estava na entrada da área. Gênio.

Um minuto depois, em uma cobrança de lateral no campo ofensivo pelo lado esquerdo. Enzo Pérez recebeu o passe ajeitou e mandou a bomba, um golaço que surpreendeu a todos, inclusive ao goleiro Abbondanzieri. Jogo resolvido no primeiro tempo? Não.

O Inter ainda tinha fichas para gastar. E fez aquilo que foi chamado de “Copeirada Monstra”. Aos 44 minutos do segundo tempo, Andrezinho achou Giuliano, que bateu e marcou o gol da classificação colorada. Depois da partida houve muita violência e o “quebra-pau”, que costuma acontecer na “charmosa” Libertadores.

Detalhe do gol: “Eu vi a bola no pé do Andrezinho, e senti que seria uma oportunidade de gol, eu nem vi o goleiro simplesmente chutei”, foi o que disse Giuliano. Isso ocorreu por haver uma fumaça branca na frente do goleiro Orión, que atrapalhou o arqueiro. Mas a fumaça foi jogada pelos hinchada pincha.
Classificado: Internacional

Abraço a todos

quinta-feira, 20 de maio de 2010

As crises de Professor Belluzzo

O dirigente Belluzzo, que por enquanto pouco fez pelo Palmeiras - Gazeta Esportiva

A era Luiz Gonzaga Belluzzo no Palmeiras tem sido simplesmente um desastre. Desde que o economista assumiu o comando de seu clube do coração, ele não conseguiu manter no futebol o prestígio conquistado na economia.
 
Vanderlei Luxemburgo, Jorginho, Muricy Ramalho, Antônio Carlos Zago e agora, o interino Parraga. E títulos? Não, isso não aconteceu ainda na era Belluzzo. Na verdade, a equipe alvi verde esteve muito perto do título no Brasileirão de 2009, porém no final o Palmeiras perdeu força e o mais incrível, ficou fora até da Libertadores.
Marquinhos e Robert as duas últimas vitímas da limpa no Palmeiras - Ag. Estado

Voltando aos nomes do início do parágrafo anterior, será que toda essa bagunça do Palmeiras era culpa do técnico? Creio que não seja. O time de Palestra Itália vive muito mal no extra-campo, tais problemas resultaram na saída não só de treinadores como também de jogadores. Vágner Love, Maurício Ramos, Obina, e os três últimos Robert, Diego Souza e Marquinhos.

É complicado dizer de quem é a culpa. Mas a soma de todos os problemas acabou gerando essa enorme “bola de neve” alvi verde. Vamos a eles:

Adiministração:

A parceiria Traffic e Palmeiras tinha tudo para dar certo, a empresa logo trouxe jogadores como Henrique, Diego Souza e Keirrison. O primeiro atleta logo teve destaque e se mandou para o Barcelona, a parceira não fez força para segura-lo no Palestra. O atacante Keirrison começou bem 2009, porém na primeira prospota, que coincidiu com sua queda de rendimento a Traffic mais uma vez liberou o atleta. Na época o Palmeiras ficou sem um atacante de área.

Fica claro que a diretoria palmeirense sem a Traffic tem um poder de investimento muito baixo em relação as outras equipes. A empresa até já ajudou a equipe na contratação de jogadores (Diego Souza é um exemplo), porém o seu foco é investir em jovens e ganhar dinheiro ao vendê-los. Portanto sempre que um jovem da Traffic se destacar no Palmeiras, na primeira proposta interessante, a empresa o venderá.

Outro problemas que não era comum ao Palmeiras nos últimos anos, mas que reapareceu na gestão Belluzzo foram os salários atrasados. Há quem diga que o atraso dos vencimentos não influi no desempenho dentro de campo, eu afirmo que isso tem influência sim. E na panela de pressão alvi verde, os três meses de atraso foi mais um fator da derrocada palmeirense.

Torcida:

Os adeptos alvi verdes são daqueles mais fanáticos no Brasil, na reta final do Brasileirão 2009 em que a equipe sucumbiu, o Palestra Itália teve bons públicos. Na maior parte dos jogos, a torcida apoiou o tempo, porém o time não alcançou a posição esperada.

Os torcedores, até certo ponto com razão, resolveram cobrar, o que é direto de todos aqueles que pagam ingresso. O grande problema foi a ação inpensada de alguns deles, falo dos três que atacaram Vágner Love, quando o jogador estava em um banco. Esse episódio contribuiu muito para a saída do artilheiro do amor, que hoje é o artilheiro do Flamengo na temporada.

Diego Souza também está saindo do Palmeiras, parte pela ação da torcida. Dessa vez a culpa dos integrantes da famosa “turma do amendoim” do Palestra Itália. O melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2009 começou a temporada em baixa e a torcida o vaiando a cada vez que saia de campo.
Diego Souza se irrita com as vaias da torcida - Ag. Lance

O problema é que normalmente o desempenho dos meias-atacantes depende do resto do time. Diego Souza é um ótimo jogador, mas é inconstante e atuando ao lado de jogadores de um nível técnico mais baixo seu futebol ficou prejudicado. E a torcida deixa claro que não entende isso.

Elenco Fraco:

Marcos; Vítor, Léo, Danilo, Gabriel Silva; Pierre, Edinho, Cleiton Xavier, Lincoln, Ewerthon e Paulo Henrique. Não seria uma equipe no minímo regular, sim, mas o futebol atualmente não se resume a onze jogadores, ainda mais se eles não formarem um bom time e sim um time regular.

O futebol tem sido muito mais elenco, coisa que passa longe do Palmeiras. É fato que para retomar as conquistas o alvi verde terá que abrir os cofres, pois do jeito que está e com os jogadores que já estão no Palestra Itália, não haverá um treinador que faça esse time palmeirense jogar e retomar o caminho dos títulos.

Futuro:

O próximo treinador que pode ser, Adilson Baptista, ou qualquer outro e talvez possa até ser o nome dos sonhos da diretoria, Felipão (Que espera a Copa do Mundo e dá prioridade a times europeus). Qualquer um deles terá que sentar com a diretoria e exigir contratações, pois caso contrário, por mais eficiente que o treinador seja não conseguirá levar o time a nenhum lugar.

Abraço a todos

domingo, 16 de maio de 2010

A Inter é Penta

A festa

Nesse post vou tratar da última rodada do Italiano, o texto de resumo da Serie A virá depois. Com isso explicado, vamos falar do final de semana na Velha Bota.

Ronaldinho samba em seu primeiro gol - AFP

Primeiramente me sinto obrigado a falar do Milan. Foi sensacional o clássico entre Milan e Juventus, os donos da casa aplicaram um 3 X 0 e Ronaldinho deu Show. Antonini abriu o placar e também abriu o espaço para o brilho de R80. O craque “esquecido” por Dunga, roubou uma bola, errou o passe, mas conseguiu recupera-lá e tocou para Pato. O camisa sete passou novamente a Ronaldinho, que com classe colocou no canto, na comemoração, a tradicional sambadinha.

No segundo, o camisa 80 rossonero recebeu cruzamento da esquerda dominando a bola e com um toque colocou longe do alcançe do goleiro juventino. Mas o jogo não foi espetacular pelo o que acontenceu dentro de campo e sim pelo show da torcida rossonera.
 Antonini ergue Leonardo - Ag. Reuters

Os adeptos milanistas deram um show nas despedidas de Leonardo, Favalli e de Dida. Os últimos foram homenagiados pelo treinador ao serem substituidos e consequentemente serem ovacionados. A festa para Leo foi ainda maior, um incontavel número de faixas foram estendidas, Antonini após marcar o seu gol foi até o técnico e o levantou e no final da partida ele ainda foi conduzido pelos seus comandados ao meio do campo, de onde recebeu mais aplausos.

O vice

A Roma perdeu o título, mas ganhou seu jogo hoje. Enfrentou o Chievo em Verona, e venceu por 2 X 0, gols de Mirko Vucinic e Daniele De Rossi, um chute muito forte de fora da área.

Totti chora a perda do Scudetto - Ag. Reuters




O título

Zanetti com a taça - AFP

Tinha que ser através de um gol dele, Diego Milito. O “El Principe” nerazzurro, que veste a camisa vinte e dois fez o seu 22° gol na campanha do penta. Zanetti arrancou de trás e passou para o compatriota marcar, “Il Capitano” também fez por merecer a assistência decisiva para o penta.

A vitória no Artemio Franchi serviu apenas para coroar uma temporada perfeita da equipe de Milão. Lembrando que falam muito que a Inter é retranqueira, mas os números mostram outra coisa. Melhor ataque, melhor defesa, maior média de público e menos derrotas.

Vídeo da festa pós-jogo:



Abraço a todos

sábado, 15 de maio de 2010

Curtinhas da Libertadores – Quartas de final (Ida)

Chivas Guadalajara 3 X 0 Libertad

Jogando em casa o Chivas procurou fazer o mesmo que fez diante do Vélez, ou seja, garantir a classificação a próxima fase no jogo dentro de casa. O mais incrível é que o placar também foi o mesmo alcançado diante dos argentinos: 3 X 0.
Omar Bravo, dois gols e um recado para Grace - Ag. Reuters

O destaque da partida foi ele, Omar Bravo autor do primeiro e do último gol da partida. Além de marcar duas vez, o camisa 17 do rebanho sagrado participou do lance que resultou no tento anotado por Vazquez. Os mexicanos jogaram melhor o tempo e o placar refletiu isso.

O atacante que não é titular seguro a pressão de substituir a três atletas, Javier Hernández vendido ao Manchester United e a dois atacantes que fazem parte da pré-lista de El Tri para a Copa do Mundo, Bautista e Alberto Medina.

Acho muito difícil que os Repolleros consigam reverter esse placar no Paraguai. O pênalti perdido por Gamarra, na verdade defendido por Sánchez fará toda a diferença em favor da equipe mexicana.

Palpite: Chivas (MEX)

Flamengo 2 X 3 Universidad de Chile

Todos os ingressos vendidos com antecedência, atmosfera perfeita para uma vitória do Flamengo. Mas a história tem que começar no hotel em os rubro-negros se concentram. O time da Gávea, simplesmente deixou de lado o planejamento e chegou 30 minutos antes do apito inicial ao Maracanã, nada de aquecimento.

O resultado veio em campo, com 24 minutos de partida a Universidad de Chile já tinha dois gols de vantagem. Tentos anotados por Victorino e Olarra, em falha do goleiro Bruno. E os chilenos ainda perderam algumas boas chances de ampliar a partida.
Adriano marcou e foi um dos mais lúcidos do Fla - Vipcomm

O Flamengo descontou através de Adriano. O camisa dez recebeu cruzamento do convocado Kléberson e desviou para o gol de cabeça. Na base do abafa o rubro-negro ainda perdeu algumas oportunidades, mas sempre deixando o contra-ataque a disposição de La U. Já nos acréscimos um lance deu alento a torcida que estava no Maracanã, Iturra deu um carrinho por trás em Willians e foi expulso.

Porém no início do segundo tempo Los Chunchos trataram de colocar fim a reação rubro-negra. Montillo fez jogada pela esquerda e cruzou, Álvaro Fernández empurrou a bola para as redes. O Fla ainda tentou marcar um gol, mas sem nenhuma organização, até Juan arriscou de longe e a bola desviou na zaga e enganou o goleiro. 3 X 2 placar final no Maracanã.

Para piorar a situação rubro-negra, La U terá os seus cinco jogadores selecionados pra Copa, exeção feita a Iturra expulso no jogo do Maracanã. A situação do Fla fica mais difícil se lembrarmos que o time jogou contra o seu adversário da próxima quinta-feira três vezes e não os venceu em nenhuma oportunidade. Mas os brasileiros só precisam acertar uma partida, que são melhores que os chilenos, é possível se classificar.

Palpite: Flamengo (BRA)

Cruzeiro 0 X 2 São Paulo

São Paulo sem realizar bons jogos durante o ano, Cruzeiro em boa fase, apesar do acidente no Campeonato Mineiro. O jogo se desenhava para o lado azul-celeste, mas como já diriam os mais antigos – “Futebol é futebol, tudo pode acontecer.” Ricardo Gomes voltou a adotar o esquema com três zagueiros, mas não se utilizando do 3-5-2 habitual e sim de um 3-4-2-1.

Isso mesmo, atrás Richarlyson compunha a linha de zaga. Os primeiros quatro meias eram Cicinho com ala-direito e Júnior César pela esquerda, além dos dois volantes, Jean mais preso e Hernanes com mais liberdade. Isolado na frente estava Fernandão, mas a grande diferença ficou por conta da escalação de Marlos e Dagoberto como meias-atacantes soltos pelos flancos.
Fernandão foi o "cara" da vitória tricolor - Ag. Lance

A qualidade técnica de Fernandão prevaleceu. O jogador vindo do Goiás, deu um passe de primeira para Marlos passar a Dagoberto, que livre marcou o primeiro. O toque do novo camisa 15 do Morumbi foi genial. O segundo passe teve uma quantidade mágica superior a do primeiro, disputou no corpo com os marcadores e deu um toque de calcanhar e detalhe, de primeira. Hernanes finalizou e ampliou.

O Cruzeiro teve chances espetaculares, Rogério Ceni executou algumas boas defesas e em alguns lances tinha a sensação de que não era para o time mineiro marcar. Guerrón chutou e Júlio Cesar salvou em cima da linha e o mais incrível, um arremate de Roger que bateu nas duas traves.

O tricolor paulista praticamente se garantiu na próxima fase da Taça Libertadores. Mas temos que lembrar que dificilmente o Cruzeiro terá tanta falta de sorte na próxima quarta-feira. Mas o passo dado pelo São Paulo foi enorme, acho difícil que haja alguma mudança no classificado.

Palpite: São Paulo (BRA)

Internacional 1 X 0 Estudiantes

Torcida cantando o tempo todo, foi isso que se viu no Beira-Rio. Os adeptos colorados estiverem de parabéns, mas o time em campo não correspondia. Os onze escolhidos por Fossati até tentavam, mas faltava algo.

Os donos da casa ficavam com a bola, rodava ela de um lado para o outro, mas esbarravam no paredão Pincha (Apelido dos adversários). E o maior agravante, D’Alessandro, Andrezinho, Kléber e Sandro que tem bons chutes de média distância não pensavam em testar o goleiro Orión.
Verón é a esperança do Estudiantes pra reverter o resultado - Ap. Photo

A jogada que mais se repetiu foi a de lançarem bolas para Walter, mas o jovem atacante não ganhava uma de Frederico Fernández. Assim ficava difícil. E do outro lado estava o atual campeão do torneiro continental, do experiente Verón. Era “La Brujita” que ditava o ritmo quando os argentinos tinham a bola, candência e até certa preguiça. Afinal empate sem gols fora de casa era um ótimo placar para o Estudiantes.

Quando tudo parecia que ficaria em 0 X 0, Andrezinho tem uma falta pra cobrar. O outrora décimo segundo jogador dos colorados colocou a bola para Sorondo desviar para o gol. Pronto, estava feito 1 X 0, uma boa vantagem para segurar em La Plata, mas o Estudiantes podem reveter isso na Argentina. É um dos confrontos mais abertos. Se eu fosse Fossati colocaria o time para atacar, pois se só se defender não conseguirá a classificação, mas duvido que o uruguaio fará isso.

Palpite: Estudiantes (ARG)

Abraço a todos

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Revista Doentes Por Futebol #4

Amigos, peço lincença para uma auto-promoção. Falarei da Revista Doentes Por Futebol #4. Edição na qual participei muito ativamente. Escrevi as colunas: Análise tática com a análise da Internazionale, a já tradicional Jogo do Mês falando de Manchester United 3 X 2 Bayern, a Coluna Mágico abordando Wesley Sneijder o camisa dez nerazzurro e ainda desvendei alguns mistérios do PVC, pois afinal como Ele Sabe de Bola.

Além disso fiz uma matéria na Futebol Europeu, ao falar da queda dos ingleses e a volta do equilibrio no torneios continentais. Na Futebol Brasileiro fiz as análises do Atlético Paranaense e do Flamengo para o início do Campeonato Brasileiro. Por final mais uma vez contribui na matéria de capa sobre os dez melhores jogadores brasileiros da década, falei de Cafú, Roberto Carlos e o melhor de todos - Ronaldinho Gaúcho.


Para fazer o download da revista, basta abrir a página abaixo:
http://www.mediafire.com/?imto4dnomhl
Quando a página abrir, clique em: "Click here to start download.."


A Revista Doentes por Futebol é uma iniciativa de colaboradores, oriundos de uma comunidade do Orkut que detém o mesmo nome. Não temos publicidade e ninguém recebe pelo que escreve. É tudo feito por colaboradores.
Por incrível que pareça, a Revista Doentes Por Futebol chega à sua quarta edição cada vez mais elaborada, graças ao bom trabalho feito por nossos colaboradores e às críticas construtivas que recebemos para melhorar - cada vez mais - o nosso trabalho.

Nesta edição, falaremos da expectativa para o início do Campeonato Brasileiro e como os times se prepararam para ele. A queda dos ingleses na Liga dos Campeões - e como esta hegemonia foi quebrada -, a ótima fase do Bayern, que volta a ser o gigante bávaro também em toda a Europa, e a reação espetacular da Roma no Campeonato Italiano também serão abordadas nessa edição. Também faremos um prognóstico das quartas-de-finais da Libertadores após os emocionantes jogos das oitavas.

A coluna departamento médico abordará a lesão que vem tirando o sono de muitos jogadores de futebol e do técnico Dunga: a pubalgia.

Por que Paulo Vinícius Coelho, o PVC, conhece tudo de bola? Você vai descobrir quais são os seus segredos.

Como Wesley Sneijder, que foi facilmente descartado do Real Madrid, virou destaque na Inter e vem sendo o cérebro do time milanês, também é destaque na nossa quarta edição.

Por fim, vamos relembrar a Copa União e a sua importância para melhorar o futebol brasileiro.
Bruno Galdino Sant'ana, idealizador e editor da Revista "Doentes por Futebol"


Sigam também o TWITTER da revvista comandado por Filipe Frossard Papini http://twitter.com/RevistaDPF

Espero que baixem e repassem aos amigos, boa leitura.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Premier League 2009/10

Campeão: Chelsea – 86 pontos

Vice-campeão: Manchester United – 85 pontos

UEFA Champions League: Chelsea, Manchester United, Arsenal e Tottenham

UEFA Europa League: Machester City e Aston Villa

Rebaixados: Burnley, Hull City e Portsmouth

Subiram da Championship: Newcastle United e West Bromwich Albion

Playoffs pra ver quem sobe para a Premier League: Blackpool X Cardiff City, jogo único no dia 22 de maio em Wembley.

Craque: Rooney (Manchester United) - (Foto: Ag. Reuters)

Artilheiro: Drogba (Chelsea) – 29 gols

Vice-artilheiro: Rooney (Manchester United) – 26 gols


Líder em assistência: Frank Lampard (Chelsea) – 14 passes para gol

Melhor media de público: Manchester United – 74.864 espectadores por jogo

Uma temporada diferente na terra da rainha, não, os integrantes do Big Four não deixaram de serem protagonistas da Premier League 2009/10. A grande mudança esteve no desempenho deles na UEFA Champions League, muito abaixo em relação a anos anteriores. E claro o crescimento do Manchester City.
Tévez deixado de lado no United foi ao City para brilhar - Ag. Reuters

Começarei falando dos Citizens. O novo rico fez um temporada de afirmação e “roubou” craques do Big Four. Adebayor e Kolo Touré vieram dos Gunners, Tévez trocou de Manchester, além de enfraquecer rivais pela vaga na UCL, como no caso da compra de Lescott do Everton.

O início da disputa não mostrava muitas novidades, Manchester, Arsenal e Chelsea se colocando como principais candidatos ao troféu. O Liverpool já entrava em crise, a venda de Xabi Alonso unida as lesões de jogadores importantes em campanhas passadas deixavam os Reds longe dos primeiros lugares.

Em um momento, ficava claro para o blogueiro que o Arsenal deixariam para trás a alcunha de time do futuro. Porém, não foi isso que ocorreu, United e Chelsea surgiram e assumiram o posto de gigantes, que tem sido nas últimas temporadas.

O primeiro a ficar na ponta e dar sinais de título foram os Blues, com Drogba em fase espetacular o marfinense conduzia o time a vitórias atrás de vitórias. Mas em Manchester estava Rooney, que em um segundo momento assumiu o posto de craque da Premier League. Com o papel de ocupar o posto de protagonista, outrora de Cristiano Ronaldo, o shrek não sentiu o peso e colocou os Red devils na ponta faltando pouco para o final da temporada.

A briga pelo título era interessante, mas a disputa por vagas nos torneios continentais era igualmente atraente. Tottenham, Manchester City, Aston Villa e o Liverpool viviam a expectativa da conquista da vaga para disputar as fases preliminares da UEFA Champions League 2010/11.
 Gerrard em um dos maus momentos do Liverpool no Campeonato - Ag. Reuters

A volta de Fernando Torres e o crescimento de Aquilani colocavam os Reds como um dos favoritos a vaga. Porém faltava elenco para conseguir lidar com as lesões, reta final da UEFA Europa League e a luta pela quarta vaga. O time da terra dos beatles sucumbiu no final e acabou em sétimo lugar, colocação que o deixa fora de qualquer disputa em nível continental. Para a próxima temporada, o time terá que investir em vários nomes para dar profundidade ao elenco.

O Manchester City também teve um crescimento assobroso no final e a vaga foi dada como quase certa. Tévez seguia em boa fase, Adebayor passou a marcar com mais frequência, Wrigth-Phillips, Bellamy e Adam Johnson acertando os flancos dos Sky Blues.

O Aston Villa mesmo com a qeuda no final, segurou a vaga na UEL. Um prêmio bastante interessante para o time que disputou com rivais com muito mais investimento. O agravante é que o Villa ainda se dividiu com a disputa da Carling Cup na qual saiu com o vice-campeonato ao perder para o Manchester United.

Porém todas essas equipes esbarraram no Tottenham. Uma equipe bastante interessante e que apostou no ataque para chegar aonde chegou. O crescimento defensivo também foi destaque na reta final dos Spurs. O goleiro brasileiro Gomes, executou alguns milagres nas últimas partidas. Essa quarta vaga para a Champions é merecida.
 Nasri, mais um dos lesionados do Arsenal - Ag. Reuters

Voltando a briga pelo título, as lesões (Tem sido comuns nos últimos anos) e os problemas na defesa atrapalharam o time do norte de Londres. Porém o terceiro lugar – uma posição a frente da alcançada na temporada passada, acabou sendo bom para os Gunners. Um time que assustou a todos, ao apresentar velocidade no toque de bola, troca de passes e jogadores habilidosos. Acabou atrás apenas de Chelsea e Manchester United, mas que conta com perspectivas melhores para o ano que vem.

O United chegou a ser o líder, porém os Blues atropelaram na reta final. Com renascimento de Malouda, a melhora de Lampard o time passou por cima dos adversários. Nos últimos dez jogos os comandados do “retranqueiro” Carlo Ancelotti, perdeu apenas para o Tottenham e empatou com o Balckburn, os dois jogos longe do Stamford Bridge. Nessas dez partidas marcou 38 gols e sofreu 6 tentos. E na arrancada, ainda goleou por três vezes, 7 X 1 contra o Aston Villa, 7 X 0 no Stoke City e 8 X 0 no Wigan.
A equipe do Chelsea comemora o título da Premier League - Ag. Reuters

Se alguém contesta o Chelsea, veja os números: 6 vitórias em 6 jogos contra os integrantes do Big Four, segunda melhor defesa da EPL, melhor ataque da “era moderna” do Campeonato Inglês com 103, o artilheiro Drogba com 29 tentos anotados e o jogador que mais deu passes para gol, Lampard com 14 passes decisivos.

A quem ainda procura algo para contestar o incontestável Chelsea, lembrem-se que o time ainda decidirá a FA Cup contra o Portsmouth, em Wembley, no próximo dia 15, e é favorito.

Abraço a todos

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 de Dunga

Goleiros: Júlio César (Internazionale - ITA), Gomes (Tottenham - ING) e Doni (Roma - ITA)

Laterais-direitos: Maicon (Internazionale - ITA) e Daniel Alves (Barcelona - ESP)

Laterais-esquerdos: Gilberto (Cruzeiro - BRA) e Michel Bastos (Lyon - FRA)

Zagueiros: Lúcio (Internazionale - ITA), Juan (Roma - ITA), Luisão (Benfica - POR) e Thiago Silva (Milan - ITA)

Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos - GRE), Felipe Melo (Juventus - ITA), Josué (Wolfsburg - ALE) e Kléberson (Flamengo - BRA)

Meias: Elano (Galatasaray - TUR), Ramires (Benfica - POR), Kaká (Real Madrid - ESP) e Júlio Baptista (Roma - ITA)

Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla - ESP), Nilmar (Villareal - ESP), Robinho (Santos - BRA) e Grafite (Wolfsburg - ALE)

O técnico Dunga convocou nessa terça-feira 23 jogadores para a Copa do Mundo na África do Sul. A lista final veio muito semelhante a do último amistoso contra a Irlanda no Emirates Stadium. As mundanças são a volta de Luís Fabiano, que à época estava machucado para a saída de Adriano. Além de Victor que não irá como terceiro goleiro e sim Gomes.

Os laterais-esquerdos que jogam como meia, Gilberto já faz tempo atua só como meia-armador, por outro lado Michel Bastos joga como ponta ou meia pelos lados. Os médios-volantes da seleção são apenas jogadores comuns, mas dentre eles destaco Felipe Melo e Kléberson. O volante juventino mostra descontrole até em entrevistas como a de hoje, na qual questinou PVC se ele era jornalista, o comentarista da ESPN respondeu no mesmo nível e perguntou ao Felipe, você é jogador? pois eu sou jornalista. O volante verde e amarelo desligou o telefone.

O volante do Flamengo se machucou ano passado, voltou de lesão para o banco do rubro-negro. A atual temporada chegou e o titular na seleção de 2002 iniciou jogando mal e mais uma vez foi para o banco. E está no grupo.

De resto a seleção não tem grandes coisas a serem questionadas. Existem jogadores melhores que Grafite, Elano, Ramires (Como meia), existem, mas estes são do grupo do Dunga, não teria como tirar.

Não poderia deixar de falar que Doni, Kléberson, Júlio Baptista são reservas em seus clubes.

Primeira Copa que creio que não torcerei como apoiei em anos anteriores.


Abraço a todos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os Selecionáveis – A convocação

O Simplificando o Futebol acompanhou nesses últimos meses mais de 50 jogadores que considerou selecionáveis, analisando os desempenhos deles a cada semana e sempre procurando bem informar o leitor.

Hoje, um dia antes da convocação do técnico Dunga, posto a convocação que resultou do trabalho de análises dos jogadores.

Goleiros: Júlio César (Internazionale - ITA), Gomes (Tottenham - ING) e Victor (Grêmio - BRA)

O melhor goleiro do mundo não poderia ficar de fora, o goleiro dos Spurs vive um grande momento na Inglaterra e Victor tem tido destaque no bom ano gremista.

Laterais-direitos: Maicon (Internazionale - ITA) e Daniel Alves (Barcelona - ESP)

Hoje são os dois melhores jogadores na posição do mundo, incostestáveis.

Laterais-esquerdos: Marcelo (Real Madrid - ESP) e Michel Bastos (Lyon - FRA)

O madrilenho aprendeu a marcar na Espanha e manteve a força ofensiva. O jogador do Lyon vem em boa fase e fazendo gols na França, mesmo sem jogar na lateral no clube, na seleção quando atuou na posição teve boas participações.

Zagueiros: Lúcio (Internazionale - ITA), Juan (Roma - ITA), Thiago Silva (Milan - ITA) e Luisão (Benfica - POR)

O camisa seis nerazzurro é o melhor zagueiro do mundo, o jogador romanista superou os problemas fisícos e manteve o bom futebol, o rossonero mesmo com a má fase do time consegue jogar bem e o zagueiro encarnado substituiu Juan a altura quando foi preciso.

Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos - GRE), Thiago Motta (Internazionale - ITA), Renato (Sevilla - ESP) e Ramires (Benfica - POR)

O médio-volante que conquistou dois títulos na temporada na Grécia merece estar na Copa não só pela experiência e liderança, mas pelo bom futebol que apresentou na caminhada para a África do Sul. O camisa oito nerazzurro melhorou absurdamente nos últimos meses seria um pecado ele não ter uma oportunidade. Renato segue sereno no Sevilla, tendo boas participações na defesa e no ataque, como Elano também tem uma boa bola parada.

Ramires merece ser analisado separadamente. O segundo volante do Cruzeirense foi destaque no time de Minas atuando mais recuado do que atua atualmente na seleção e no Benfica. Por isso eu o levaria a Copa, com a intenção de utilizá-lo como segundo volante.

Meias: Kaká (Real Madrid - ESP), Paulo Henrique Ganso (Santos - BRA), Júlio Baptista (Roma - ITA) e Ronaldinho (Milan - ITA)

Kaká não viveu bons momentos pelo Real Madrid, porém vale apostar em sua técnica para a Copa. O meia santista está claramente mais maduro, e seu futebol apareceu mais esse ano, o jogador do Real precisa de um bom reserva, Ganso é esse “cara”. Júlio Baptista mesmo sendo um reserva na Roma é um nome bastante importante, pelo fato de sempre ter ido bem na seleção e desempenhar várias funções em campo.

Ronaldinho voltou, não. Não foi para tanto a temporada do jogador, mas foi BEM melhor do que os anos anteriores. Ele com uns 50% de sua vontade, técnica e habilidade é melhor do que a maioria que está por ai.

Atacantes: Robinho (Santos - BRA), Luís Fabiano (Sevilla - ESP), Nilmar (Villareal - ESP) e Adriano (Flamengo - BRA)

Robinho voltou ao Brasil para ser coadjuvante no peixe, mas voltou a seleção marcando dois gols contra Irlanda, não há mais dúvidas, com a camisa verde e amarela ele é o cara. O fabuloso se machucou, mas mesmo assim voltou marcando e foi o artilheiro do Sevilla em La Liga. Nilmar também teve uma lesão e terminou como principal marcador do seu clube no Campeonato Espanhol.

Adriano, artilheiro e melhor jogador do Brasileirão segundo a ESPN/Placar através do prêmio bola de prata. Nesse ano gols foram poucos, muitos deles em penais. Mas porque ainda apostar no Imperador, que dá sinais de cansaço do futebol? O ano passado provou que ele é capaz, o medo de colocar ele entre os 23 é de que realmente ele tenha desistido de ser jogador.

Time titular (4-2-3-1): Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Marcelo; Gilberto Silva, Thiago Motta; Kaká, Robinho, Ronaldinho; Luís Fabiano.

Na segunda linha do meio-campo, Kaká atuaria centralizado um pouco mais atrás em relação a Robinho na direita e Ronaldinho na esquerda.

Suplentes: Diego Alvés (Almería - ESP), Alex (Chelsea - ING), Roberto Carlos (Corinthians - BRA), Josué (Wolfsburg - ALE), Denílson (Arsenal - ING), Carlos Eduardo (Hoffenheim - ALE) e Grafite (Wolfsburg - ALE)

O goleiro vive ótimo momento e seria bom já ir se acostumando ao ambiente da seleção. O campeão inglês pelos blues é o quinto melhor zagueiro brasileiro hoje. RC cresceu no timão e por experiência seria uma boa. Josué fez boa temporada pelos lobos. Denílson caiu um pouco no final e se lesionou, mas tirando o baile que tomou de Messi ele teve um bom ano.

Os dois últimos foram bem na Bundesliga, porém seus times não repitiram o sucesso do ano anterior. O ex-gremista é o “cara” nos azuis e Grafite junto com Dzeko comanda os lobos.


Então é isso, abraço a todos

domingo, 9 de maio de 2010

Bundesliga 2009/10

Campeão: Bayern Munique

UEFA Champions League: Bayern Munique, Schalke 04 e Werder Bremen

UEFA Europa League: Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund e Stuttgart

Rebaixados: Bochum e Hertha Berlim

Subiram da Bundesliga II: Kaiserlautern e St. Pauli

Playoff para ver que fica na Bundesliga: Nuremberg X Augsburg

Craque: Arjen Robben (Bayern de Munique) - (Foto: Getty Images)

Artilheiro: Dzeko (Wolfsburg) – 22 gols.

Vice-artilheiro: Kiessling (Bayer Leverkusen) – 21 gols.

Líder em assistência: Mesut Özil (Werder Bremen) e Misimovic (Wolfsburg) – 12 passes para gol.

Melhor média de público: Borussia Dortmund – 76.656 espectadores por jogo.

"Salva de Prata" vai para Louis van Gaal - Ag. EFE

Mais uma vez Bayern, é isso ai, pela vigéssima segundo vez na história é o time de Munique que levanta a “Salva de Prata”. O título que não veio de forma tranquila. Os bávaros não tiveram um bom início de campeonato, mas haviam boatos de que Robben estava sendo contratado, se o holandês chegasse o time cresceria.

Na quarta rodada o carequinha holandês chegou a Munique. O Bayern enfrentava o Wolfsburg, que chegava a esse campeonato defendendo o título conquistado na temporada anterior. Porém o novo camisa dez bávaro marcou dois e o time de Mumique conquistou a vitória. À época o Leverkusen começava a se destacar.

Foi o time das aspirinas que primeiro se destacou na competição, no primeiro turno não soube o sabor de uma derrota sequer. Com Kiessiling fazendo muitos gols e o time jogando bem em um 4-4-2 ortodoxo. Porém o peso de nunca ter conquista uma Bundesliga começou a aparecer. O apelido Neverkusen voltou a ecoar por toda Alemanha. O Bayern que aparecia no retrovisor também já assustava.

O copeiro e forte Bayern com uma equipe também armada em 4-4-2 apareceu na ponta e deixou claro que seria um dos principais candidatos ao título. O Schalke também cresceu no final, o teuto-brasileiro Kevin Kuranyi desandou a marcar gols. Inclusive foi ele o autor dos dois tentos contra o Leverkusen, na casa do adversário.

O próximo jogo seria contra o Bayern na Veltins-Arena, a chance que os azuis-reais precisavam para se concretizar na ponta. Porém esqueceram de avisar aos rivais, resultado: 1 X 2 para o time da Báviera. A partir daí os bávaros se colocaram em seu papel, o de gigante na Alemanha.
Ao fazer 7 X 0 no Hannover e vendo o Schalke tropeçar em seus adversários, o Bayern teve a certeza de que seria o campeão da Bundesliga.
 Van Bommel ergue a "Salva de Prata" - Ag. AFP

O forte sistema ofensivo dos bávaros foi o grande destaque na conquista. Ribéry e Robben que tiveram atuações exelentes pelos flancos. Thömas Muller o grande achado de Louis van Gaal e Olić que superou Mario Gómez e se tornou um titular absoluto do time na Bundesliga. A “Salva de Prata” ficou em boas mãos, e foi erguida no Estádio Olímpico de Berlim por Van Bommel – o primeiro estrangeiro a capitanear os bávaros.

Abraço a todos

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Em Roma a festa é da Inter

Elenco nerazzurro comemora o sexto título da Coppa Italia, aquela que pode ser a primeira taça da tríplicie coroa - AFP

A partida final da Coppa Italia estava marcada para o Olimpico e seria disputada em partida única. A Roma chegava a ela depois de derrotar Triestina, Catania e a Udinese na semifinal com um vitória por 2 X 0, e uma derrota em Udine por 1 X 0. O time de Milão vinha com 100% aproveitamento, batendo o Livorno, a Juventus e a Fiorentina, todos por um gol de diferença. A partida decisiva dessa temporada seria o quinto confronto entres as equipes disputando a taça nos últimos seis anos da competição.
A faixa em homenagem a Totti, em uma de suas exibições.

A festa estava pronta para o time da capital, torcida cantando o hino, mas Totti ficaria no banco e como já dizia a faixa sempre presente no Olimpico “No Totti, no party”. O lado nerazzurro do confronto, Mourinho mandou a campo todos os seus titulares, exeção feita a Lúcio. Sneijder mesmo com um problema muscular foi para o jogo.

Os dois times iniciaram a partida buscando o gol, porém os arqueiros brasileiros em grande fase seguravam as principais chances. A participação de Seneijder na partida durou pouco, o holandês foi logo substituido por Balotelli, que entrou em campo muito vaiado. Com a saída de seu camisa dez a Inter passou a atuar em contra-ataques.
 Milito marca, cena comum na temporada para "El Principe" - AFP

Júlio César e Júlio Sérgio impediam que o placar saísse do zero. O camisa um verde e amarelo tinha mais trabalho. O tento único da partida veio com “El Principe” Milito, o argentino recebeu passe de Thiago Motta e contra quatro defensores romanistas conseguir arrematar forte e cruzado para bater o camisa 27 da Roma.

A partir de ter conseguido o resultado os nerazzurri recuaram e conseguiram seguram o ataque – Já com Totti em campo. O goleiro interista fez mais algumas defesas e o zagueiro brasileiro ainda perdeu um gol incrível. Mas o placar do Olimpico se manteve inalterado.
Totti recebe o cartão vermelho após jogada violenta - AFP

O Final da partida foi repleto de confusões. A primeira delas foi iniciada com Balotelli, mas engana-se quem pensa que foi o nerazzurro o homem a perder o equilibrio emocional. O capitão romano, Totti não aceitou a boa jogada que “Super Mario” fazia pelo lado esquerdo de ataque, antes que o interista chegasse à área, o dez da Roma acertou um chute por trás. Foi expulso e nem reclamou, esse lance mostra o desequilibrio emocional do craque romanista.

Após o apito final, Taddei ainda agrediu Muntari, os dois jogadores já haviam se estranhado durante a partida. Ainda houve tempo para torcedores da casa invadirem o campo e tentarem agredir os novos campeões da Coppa Italia.

A festa foi feita no próprio gramado e com os quase 6.500 tifosi nerazzurri presentes em Roma. O “Il Capitano” interista levantou o troféu e o hino – Pazza Inter foi entoado no Olimpico. O destaque na comemoração foi a comemoração de Balotelli, um dos mais alegres do grupo. Nos vestiários a festa foi continda, mostrando que a Inter está forte e preparada em todos os quesitos para a conquista da primeira tríplicie coroa de um time da velha bota.

Abraço a todos

Um duelo de gigantes

O palco estava pronto, a torcida estava lá, porém o Pacaembú e qualquer outro estádio ficaria pequeno para o tamanho do duelo entre Corinthians e Flamengo. A torcida corinthiana se uniu ao projeto Libertadores no centenário, quebrou as vaidades, cantou junta e formou um só coro, comandado por apenas uma bateria.
 Bruno com seu uniforme dourado ofuscou Adriano - Terra.com
 
O alvinegro de Parque São Jorge começou no ritmo de seus adeptos, o Flamengo não conseguia prender a bola. Um gol dos donos da casa era questão de tempo. Logo abriu o placar, Danilo cruzou e David – o melhor da defesa do Fla nos últimos jogos – desviou a bola para o gol. 1 X 0 para o Corinthians, Ronaldo participava bem da partida, Adriano jogava mal. Tudo levava a crer que o
exercíto corinthiano levaria a classificação.

A vantagem foi aumentada com uma jogada de Dentinho e que Ronaldo cabeceou para o fundo do gol. 2 X 0 um placar favorável ao Timão, seria hoje o nosso dia, era o que pensavam os torcedores corinthianos. Porém do outro lado estava um Flamengo abatido, sem conseguir segurar a bola e criar chances, ficava claro, aquela quarta-feira seria o dia do Corinthians.

Veio o intervalo, seria Rogério Lourenço o homem capaz de mudar a mentalidade do Flamengo? Era improvável, o time jogava mal. No banco Kléberson e Petkovic poderiam entrar em campo, pois eram os dois atletas que tinham a qualidade de prender a bola. Ambos vivem má fase técnica e fisíca. Como os rubros-negros poderiam conquistar a vitória?

Na camisa? Na torcida? No grito? Na tradição? Não, sem chances o Corinthians também é grande, a torcida no Pacaembú era alvinegra, as camisas são igualmente pesadas. Kléberson entrou em campo, incrivelmente entrou bem, seriam os deuses do futebol querendo mudar o futuro das maiores torcidas do Brasil na Libertadores?

Com quatro minutos Vágner Love surgiu e abriu o placar para o Flamengo. O gol do artilheiro do amor deixava o clube carioca perto da vaga. Mas ainda faltavam mais de 40 minutos para o apito final. Seria o Fla um clube com os predicados para segurar a pressão corinthiana? Essa é uma pergunta que ficou sem resposta. O gol pesou para os donos da casa, era um peso de 100 anos de história.

Poderia ter sido pior, os visitantes quase ampliaram o placar. Adriano seguiu apagado. A vantagem de não tomar um gol era que o time poderia acreditar até o fim. Um gol daria a classificação ao timão. Mas esse tento nunca saiu, ficou entalado na garganta dos mais de 30 mil corinthianos que estavam no Pacaembú e outros milhões no Brasil e no mundo.

A atitude da torcida da casa foi bem digna, aplaudiu o time, chorou, é claro, pois esse era o objetivo do ano. Dessa vez não houve invasão, não havia razão para isso. O time jogou bem, mostrou raça e o mais importante honrou o manto alvinegro.
Elias e Dentinho choram a eliminação no vestiário - Terra.com

Andrez Sanchez resumiu bem – “Hoje tem que chorar sim, mas amanhã é trabalhar pois no final de semana começa o Brasileirão” e garantiu que o trabalho continua “O Mano nem se discute, ele fica”. Atitude correta, talvez tenha faltado um pouco de coragem, mas não está tudo errado. Com o elenco que foi montado o alvinegro tem chances de chegar ao título brasileiro, ou pelo menos uma nova vaga a Libertadores.

Deve ser lembrado que do outro lado estava o Flamengo. O time da Gávea soube vencer o confronto. O crescimento do time no segundo tempo foi enorme, mas a virada ocorreu na vontade, na camisa e na raça. Bruno salvou uma falta cobrada por Chicão, defesa incrível. O camisa um rubro-negro afirmou “Quando o Flamengo chega é difícil segurar”.

Esse deve ser o sentimento de seus adversários a partir de agora. O Flamengo já superou o primeiro colocado no geral da primeira fase do torneio sul-americano, quem duvida que mais uma vez eles podem chegar?

Abraço a todos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Os selecionáveis - Ataque

Atacantes

Adriano (Flamengo) – Marcou o gol do Flamengo na vitória contra o Corinthians em jogo da Libertadores. O atacante além de converter o pênalti, se movimentou e quase fez o segundo em uma boa cabeçada.

Robinho (Santos) – Atuação bastante apagada, com alguns erros inclusive um que resultou em gol do Santo André, porém participou dos dois gols do peixe.

Nilmar (Villareal) – Perdeu muitas chances, mas foi o jogador que mais assustou o Barcelona.

Luís Fabiano (Sevilla) – Marcou um gol de artilheiro e ainda sofreu um pênalti. O fabuloso depois de um tempo se recuperando da lesão vinha melhorando e muito com o ritmo de jogo. Porém o camisa nove verde e amarelo teve de substituido com um problema no tornozelo.

Alternativas:

Grafite (Wolfsburg) – Mais uma semana sem marcar na Alemanha e segue na coadjuvancia de Dzeko.

Alexandre Pato (Milan) – O camisa sete rossonero segue machucado, creio que é quase impossível que tenha uma sequência de jogos pré-Copa, portanto sua ida a África fica bastante comprometida.

Hulk (Porto) – Não teve grande destaque, mas mostrou vontande. Sempre voltando ao meio-campo e correu muito.

Abraço a todos

Os selecionáveis – Meio-campo

Volantes

Felipe Melo (Juventus) – Não fez grande partida contra o Catania, não comprometeu. Mostrou aquela violência de sempre, acertou o rosto de um rival, porém não foi punido. Mas um lance no jogo de domingo me irritou mais que esse. Na frente da área de seu time, o volante da seleção brasileira deu um passe de letra, jogada que não simplificou a saída de bola, tanto que depois o goleiro Buffon foi obrigado a isoloar a pelota. Jogada totalmente desnecessária.

Gilberto Silva (Panathinaikos) – Ganhou dos títulos na Grécia e foi titular no Panathinaikos, já está de férias pois a temporada já acabou por lá.

Kléberson (Flamengo) – Nem no banco esteve no jogo de Flamengo e Corinthians válido pela Taça Libertadores da América, não estava lesionado, o seu desempenho o tirou do time e agora do banco.

Josué (Wolfsburg) – Estava suspenso no final de semana.

Alternativas:

Denílson (Arsenal) – Machucado, desfalcou os Gunners nessa segunda-feira.

Lucas (Liverpool) – Boa partida na quinta pela UEFA Europa League, já no domingo contra o Chelsea sofreu juntamente com o time do Liverpool.

Elias (Corinthians) – Jogando mais avançado contra o Flamengo e com a ajuda da chuva que caiu no Maracanã, simplesmente sumiu.

Willians (Flamengo) – Correu muito na partida da Libertadores, apareceu bem na defesa e no ataque, além de não ter cometido as faltas bobas que vinha cometendo.

Hernanes (São Paulo) – O São Paulo jogou mal contra o Universitario do Perú, Hernanes tentou em alguns remates de fora da área e participou bem nas trocas de bola tricolor.

Renato (Sevilla) – No 4-4-2 Ortodoxo do Sevilla é um dos volantes, aquele que tem mais liberdade. Bateu um escanteio que resultou no gol de Luís Fabiano, vem tendo destaque na parte ofensiva também, pois seu poder defensivo já era conhecido.

Thiago Motta (Inter) – Injustamente expulso no jogo da UCL contra o Barcelona, já pela Serie A fez ótima partida contra a Lazio, marcou um gol de cabeça e marcou e ajudou muito na saída de bola no meio-campo.

Meias

Ramires (Benfica) – Atuação fraca, manteve o nível de futebol que vem apresentando na Europa. Recebeu um cartão amarelo.

Elano (Galatasaray) – Foi substituido no primeiro tempo da vitória do Galatasaray, pois tomou uma pancada.

Kaká (Real Madrid) – Procurou o jogo, conseguiu criar oportunidades junto com Cristiano Ronaldo e executou dribles. Ainda vem recuperando o ritmo de jogo, poderia ter arriscado mais ao gol e foi substituído por Benzema na segunda etapa.

Júlio Baptista (Roma) – Ficou no banco de reservas e entrou no final do segundo tempo, não vale ser analisado.

Alternativas:

Ronaldinho (Milan) – Voltou a atuar bem pelo Milan, o melhor em campo na vitória rossonera sobre a Fiorentina, foi ele quem bateu e converteu o penal que deu os três pontos ao Milan.

Paulo Henrique Ganso (Santos) – Gênio, o melhor meia verde e amarelo nos dias de hoje. Na final contra o Santo André ainda mostrou uma maturidade incrível, foi muito inteligente. O passe de letra para o segundo gol de Neymar foi algo mágico.

Um ponto um pouco negativo foi a hora que seria substituido e não aceitou isso. Mostrou uma insubordinação, mesmo que Dorival estava fazendo errado em tirá-lo do jogo. Pois bem, ele ficou e protagonizou outra bela cena. No final da partida, cavou um escanteio para o peixe, porém nenhum de seus companheiros subiu pra cabeçar, PH apenas rolou a bola para frente e com isso queimou mais alguns minutos.

Diego (Juventus) – Depois da ótima participação no final de semana passado, no jogo de domingo contra o Catania, Diego pouco produziu e foi muito marcado.

Abraço a todos

Os Selecionáveis – Defesa

Goleiros

Júlio César (Inter) – Defendeu as três oportunidades blaugranas na semifinal da UEFA Champions League. No Domingo frente a Lazio mais uma vez foi bem, porém pouco exigido.

Victor (Grêmio) – Cometeu pequena falha no gol do Internacional pela final do Gauchão, pulou um pouco atrasado. De resto, boa partida.

Doni (Roma) – Está lesionado.

Alternativas:

Gomes (Tottenham) – Não sofreu gols na vitória do Tottenham, vive um ótimo momento e hoje estaria com os Spurs na próxima Champions League.

Diego Alves (Almería) – Tomou dois gols na derrota de seu time, mas durante a temporada foi importante para deixar o Almería tranquilo na primeira divisão. Os amigos sabem que o Blog defende a convocação de Diego, no lugar de um dos goleiros que não seja o Júlio César, para dar experiência ao titular em 2014, o Simplificando o Futebol consideraria isso um acerto maravilhoso de Dunga.

Laterais

Maicon (Inter) – Partida mágica no quesito defensivo contra o Barcelona, muito enficiente na marcação. No domingo contra a Lazio uma assistência, mas uma partida fraca jogando mais como um meia.

Daniel Alves (Barcelona) – Contra a Inter na quarta-feira não produziu nada, mas no sábado deu uma assistência na vitória do Barcelona sobre o Villareal. Para variar foi bem na parte ofensiva. O bom desempenho tranquiliza, principalmente se levarmos em conta as últimas exibições do lateral blaugrana.

Michel Bastos (Lyon) – Jogo toda a partida contra o Bayern na terça-feira pela Champions League, atuou como ponta, buscando os dois lados. Produziu algo próximo do nada, no final da partida atuou como lateral, mas pouco tempo nada que permita uma análise. No final de semana contra o Montpéllier atuou na ponta direita e foi o autor do gol de seu time, em lançamento do goleiro Lloris, aproveitou falha da zaga e marcou.

Gilberto (Cruzeiro) – Não jogou no final de semana e não acompanhei seu desempenho no jogo da Libertadores da América.

Alternativas:

Roberto Carlos (Corinthians) – Mesmo com toda a chuva no Maracanã, foi o melhor do alvinegro, mas não teve muito destaque.

Marcelo (Real Madrid) – Mais uma boa partida do lateral. Na parte ofensiva foi perfeito, inclusive marcou um gol de centroavante de cabeça, na defesa tirou o último ataque do Osasuna. Levou um cartão amarelo.

André Santos (Fenerbahçe) – Teve boa atuação na partida contra o Eskisehirspor, se nada sobrenatural acontecer será campeão turco.

Zagueiros

Thiago Silva (Milan) – É o melhor jogador da defesa rossonera, fez mais uma boa atuação contra a Fiorentina. Se acontecer uma reformulação no Milan, é um dos jogadores que não poderá sair.

Luisão (Benfica) – Foi derrotado juntamente com seu time no Estádio do Dragão contra o Porto por 3 X 1, mas ele quem marcou o gol de honra da equipe.

Lúcio (Inter) – Junto com Samuel simplesmente foi perfeito contra o Barcelona. Não há o que falar dele, só atuações perfeitas, hoje é o melhor jogador do mundo. Participou bem do jogo frente a Lazio.

Juan (Roma) – Falhou em um lance, fez uma falta mais dura, mas de resto uma exibição muito boa. Está 100% recuperado dos problemas fisícos que teve no final do ano passado.

Alternativas:

Alex (Chelsea) – Cresceu junto com o Chelsea na fase final da English Premier League. Tem sido um monstro na defesa dos Blues. No jogo desse domingo contra o Liverpool teve pouco trabalho, mas quando exigido correspondeu.

Abraço a todos