terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 19

O talento espanhol começa a aparecer, maltrada por ter perdido na estreia, mas hoje mostrou que não pode ser descartada, principlamente por ter um jogador especial no ataque. No outro jogo do dia, não houveram muitas oportunidades de gol, porém emoção não faltou com a disputa de pênaltis.

Paraguai 0x0 Japão (Pênaltis: 5x3)

Gols, só nos pênaltis

Era difícil que aparecesse um gol, a partida não mostrou grandes oportunidades para nenhuma das duas equipes. O Paraguai de Gerardo Martino entrou escalado de forma errada. O treinador argentino sacou H. Valdez para colocar mais um meia, abidicando do esquema 4-3-3, mesmo que com essa organização tática Valdez, quando sem a bola compunha o meio-campo.

O Japão de Takeshi Okada mantinha os japoneses no 4-1-4-1, tendo Honda como único homem no ataque. Os samurais azuis davam a bola para o adversário, não queriam jogar. A ideia era conseguir matar a partida em uma bola área, ou uma falta ou até em um drible de Honda.

O erro na escalação do treinador da Albirroja atrapalhou o desempenho da equipe. O único grande lance da primeita etapa veio em uma jogada de Lucas Barrios, que conseguiu girar sobre a bola e ficar livre para chutar, porém o arremate não foi dos melhores.

A partida seguiu o mesmo ritmo, quase nada de mudanças. O treinador dos Guaraníes arrumou seu equivoco inicial e colocou H. Valdez em campo. O jogador fez a função já executada em outras partidas, era o ponta-esquerda, mas voltava para compor a linha média. O time paraguaio melhorou e ainda assim o jogo seguiu fraco, sem oportunidades. No total cada time chutou no gol adversário seis vezes, todavia, perigo aos goleiros J. Villar e Kawashima, não houve.
Paraguaios comemoram sua classificação nas penalidades máximas - FIFA.com

Não haveria como, somando a seleção paraguaia que vive a sina de nunca ter marcado em uma partida de oitavas de final em Copas, manteve a escrita. E o Japão que não tinha muito interesse em marcar, não tinha como dar em outra coisa: Decisão por penais:

PAR: Barreto (Gol), Lucas Barrios (Gol), Riveros (Gol), H. Valdez (Gol) e O. Cardozo (Gol)
JAP: Endo (Gol), Hasebe (Gol), Komano (No travessão) e Honda (Gol).

Agora classificado o Paraguai vai como azarão frente a Espanha, mas poderá até surpreender. O jogo de hoje também serviu para provar que o time precisa atuar no 4-3-3 mesmo. Mas que de toda a forma, a batalha contra os espanhois será muito difícil de ser vencida.


Espanha 1x0 Portugal

O homem que decide

Dos cinco gols na Copa do Mundo anotados pela Espanha, quatro foram marcados por David Villa. Ele mais uma vez foi decisivo.

A seleção de Vicente del Bosque veio armada no 4-2-3-1, com Villa na meia esquerda, Xavi centralizado e Iniesta aberto pela direita e Torres atuando centralizado no ataque. Já o time de Carlos Queiroz voltava a atuar no 4-3-3 e tinha uma referência no ataque, na partidade disputada no Green Point, Hugo Almeida ocupou essa posição.

A postura espanhola era a mesma das outras partidas, posse de bola e dominio do jogo, mas com dificuldades para fazer o gol e para penetrar na defesa adversária. A seleção lusa mantinha proposta semelhante a do jogo contra o Brasil, ou seja, se mantinha forte na defesa e apostava no contra-ataque.

A fúria teve amplo dominio desde os primeiros minutos da partida. Em alguns momentos a posse de bola batia os 60% e Villa, sempre ele, era a melhor alternativa espanhola na partida. Mas Ricardo Costa se mantinha seguro na marcação do futuro jogador do Barcelona. A movimentação da seleção da terra das touradas era impressionante, porém Xavi e Iniesta, claramente, jogando fora de posição não rendiam tudo aquilo que tem potencial para render.

A primeira chance da partida veio com Fernando Torres, porém não aconteceu o esperado. O jogador do Liverpool-ING e único “estrangeiro” no time titular da fúria ainda não rendeu o que se espera de um jogador com sua capacidade nessa Copa.

Na primeira etapa, Portugal chegou mais perigosamente, superando todas as adversidades. Os contra-ataques funcionaram e o mais incrível, Cristiano Ronaldo não era o principal homem na puxada de tais jogadas. Os volantes Tiago e Raúl Meireles faziam bem esse papel.

Villa comemora o seu quarto na Copa - FIFA.com

Segunda etapa e a tendência da partida não foi alterada. Espanha na frente, com a bola e a seleção das quinas buscava surpreender os vizinhos através dos cotnra-golpes. Mas houve uma mudançã, a furia voltou fazendo uma “Blitz”, só parada por uma jogada em velocidade de Hugo Almeida. Logo depois, tudo voltou ao normal e a Espanha finalmente abriu o placar e, claro, em um golaço de pura coletividade.

Jogada muito bem concatenada. Villa, Xavi, Xabi Alonso e de novo com Xavi que partiu, mas tocou atrás mais uma vez com Xabi Alonso. O camisa 14 da fúria fez passe para Iniesta na entrada da área, o camisa seis conseguiu empurrar a redonda em direção de Llorente. Ricardo Carvalho antecipou o centroavante espanhol, porém a bola volta com Iniesta, que já passa ela para Xavi. O meia dá um sútil e genial toque de calcanhar para Villa (Em impedimento milimétrico), que arremata de primeira com a canhota para a defesa de Eduardo. Mas no rebote com a perna direita, ele chuta por cima do goleiro luso, a bola bate na trave e cai dentro do gol.

Com o gol tudo ficou mais fácil, pois os espanhois não teriam que penetrar a defesa adversária (a grande dificuldade da furia nesse Mundial) e apenas teriam que manter a posse da bola, caracteristíca principal e mais da equipe na África do Sul. Os lusos ainda esboçaram alguma reação, porém não conseguiram nada.

Faltou um pouco de Cristiano, mas a culpa não pode ser creditada totalmente ao gajo de Funchal. Faltou criatividade ao meio-campo luso, talvez com Nani, no ataque juntamente com CR7 a seleção das quinas poderia ir mais longe.

Por outro lado, a Espanha mostrou força. E que mesmo com Vicente del Bosque insitindo em escalar alguns jogadores fora de posição o time é muito. Além disso os espanhois tem Torres no comando de ataque, ainda longe de estar 100% fisicamente. Portanto, quem já descartava a Espanha após a derrota para os suiços, errou infantilmente.

Abraço a todos

Copa do Mundo - Dia 18

No dia 18 da Copa do Mundo de 2010, mais um grande encontro já fica marcado para às quartas de final. Brasil x Holanda, que já se encontraram em mata-matas em mundiais em 1974, quando a segunda fase era divida por grupos e o jogo da eliminação foi a derrota por 2x0 contra a oranje. Em 1994 na mesma fase atual, e a vitória foi brasileira por 3x2. A última vez ocorreu na França, nas semifinais com mais um triunfo do Brasil, após o empate em 1x1 no tempo normal, o 4x2 garantiu a o time comandado por Zagallo na final contra a França. O final da história vocês já sabem.

Holanda 2x1 Eslováquia

A nova Holanda: Objetiva e fatal.

Mais uma vez a oranje não foi encantadora, mas mostrou-se vencedora. Bert van Marwijk escalou a seleção holandesa no 4-2-3-1 e pela primeira vez tem Robben entre os titulares. A Eslováquia de Vladimir Weiss também estava escalada no esquema moda o 4-2-3-1, porém eu via um erro na escalação eslovaca. O treinador optou por colocar Hamsik mais recuado e entrar com Jendrisek na meia de armação para substituir o volante Strba. Com essa opção o seu craque, não tinha a liberdade para jogar com faz no Napoli.

A orannje mais pragmática, mas com um senso de equipe fabuloso - FIFA.com

Assim o jogo começou bom, mas a dificuldade do lado eslovaco era claro. Seu mais badalado jogador e com mais criatividade, atuando fora de posição, não funcionva. A Holanda jogava inteligente e dava impressões de que poderia golear. O primeiro gol veio aos 17 minutos, mas não ocorreu na primeira chance.

Um contra-ataque muito inteligente. Vittek errou um passe no campo de ataque, Mathjisen de carrinho fez com que a bola chegasse aos pés de Sneijder. O camisa dez dominou e lançou na ponta direita do ataque holandês. Robben matou a redonda e conseguiu espaço no meio de Skrtel, Durica e Zabavnik para chutar com a canhota. Um chute rasteiro que morreu no canto esquerdo de Mucha.
Robben a expressão parecia de dor, mas era de alegria pela sua volta - FIFA.com

O tento que marcou a volta de Robben deu ainda mais tranquilidade ao time holandês. Com isso a Eslováquia tentava atacar, pois era difícil, a oranje se compactava muito bem não cedenddo espaços aos adversários.

O ritmo mais lento dos temidos laranjas somado ao bom desempenho defensivo de sua linha defensiva dava impressões que o jogo já estava decidido e que ficaria mesmo no 1x0. Porém a equipe eslovaca criou duas ótimas chances, ambas com Vittek, mas o atacante foi parado em ambas por Stekenlenburg.

Não fez e tomou o segundo em um descuido de Mucha. Skrtel cometeu falta em Huntelaar um pouco a frente da linha média.Van Bronckhorst bateu a infração rapidamente, jogando a bola na frente. Kuyt antecipou o goleiro Mucha de cabeça, colocou a bola no chão, ajeitou com a perna direita e fez o passe para a marca do pênalti. Onde apareceu Sneijder para, de primeira e com a perna direita mandar para o gol. A bola ainda passou por baixo das pernas de Durica antes de entrar.

Pela campanha da seleção eslovaca e pelo tanto que correram hoje um gol teria que vir. E houve tento de honra antes do apito final. Jakubko driblou Mathjisen e ia passando por Stekelenburg, mas foi derrubado pelo goleiro da oranje. Vittek cobrou a penalidade com a perna direita, a bola entrou no canto direito rasteiro da baliza holandesa, o goleiro holandês caiu para o lado esquerdo do gol. Foi o quarto e último do eslovaco no Mundial, ele se despede como artilheiro da Copa ao lado de Higuaín.

Como atencipei, a seleção holandesa deveria crescer com a volta de Robben, isso ocorreu. Porém ainda existe um jogador que está devendo na oranje: Van Persie. Caso o atacante dos Gunners entre bem frente ao Brasil as chances da Holanda aumentam e muito.

Brasil 3x0 Chile

O jogo do Brasil encaixa contra o Chile, os chilenos são fregueses, eles atacam muito e dão espaços. É, muita gente antecipou, La Roja, portanto fez o esperado, perdeu sem trazer grandes dificuldades ao Brasil.

A seleção verde e amarela entrou diferente. Sem Elano e Felipe Melo, o meio-campo transformou-sem em um losango. Portanto o esquema tático brasileiro era um 4-4-2 losango, mas Robinho tinha liberdade para flutuar entre ataque e meia de criação. “El Loco” Bielsa mostrou que o apelido se justifica, ele escalou a equipe no 3-3-1-3.

O treinador argentino da seleção chilena afirmou antes da partida que não mudaria seu estilo de jogo, que a melhor maneira de jogar contra o Brasil, errou. Como todos sabem, quando é atacado, o Brasil usa de sua melhor arma, os contra-ataques.

O Chile deu a impressão de que dessa vez a história seria diferente, mas ficou só na impressão. Dois gols em um espaço de três minutos e o jogo já estava decidido. O primeiro de Juan. Ramires enfiou bola para Maicon na ponta direita do ataque brasileiro, o lateral-direito cruzou, mas a redonda explodiu em Contreras indo para escanteio. Foi o camisa dois verde e amarelo que cobrou com a perna direita no meio da área. Lúcio prendeu a atenção e trocou empurrões com Fuentes, os dois cairam abrindo espaço para Juan cabecear para o gol.
Kaká e Fabuloso a combinação para o segundo tento - FIFA.com

E depois veio através do fabuloso atacante. Maicon afastou bola na defesa, Luís Fabiano ganhou de Carmona de cabeça já ligando a bola com Robinho na ponta esquerda. O camisa onze da seleção brasileira disparou e rolou para Kaká na entrada da área, aí apareceu o lado genial do camisa dez brasileiro. Ele deu o passe na frente para o Fabuloso de primeira e foi na medida. O número nove driblou o goleiro e empurrou para as redes com a perna direita.

Marcelo Bielsa até tentou arrumar seus erros, mexeu jogadores, alterou taticamente, porém não deu certo. A seleção canarinho matou a partida em mais uma jogada recheada de velocidade. Após “quebrada” de Júlio César, Carmona afastou, mas a bola ficou com Ramires. O jogador brasileiro foi avançando tirou dois marcadores e rolou para Robinho que vinha do seu lado. O camisa onze da seleção brasileira bateu com a chapa do pé direito e a redonda entrou no canto esquerdo do goleiro Bravo.

Com esse tento, Robinho igualou Pelé como maior artilheiro da história da seleção brasileira em jogos contra o Chile. Agora o atacante tem oitos gols contra La Roja. Posso dizer, que já esperava uma vitória fácil brasileira e agora venha a Holanda.

Sobre as quartas de final, o jogo do Brasil será duro. A defesa verde e amarela pode ser a chave desse confronto. A linha defensiva canarinha é muito superior a defesa holandesa, isso pode decidir a partida.


Abraço a todos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 17

Encontro marcado entre as gigantes Alemanha e Argentina nas quartas de final no Green Point. Duelo que irá parar a Cidade do Cabo, e tem tudo para ser um dos mais interessantes dessa Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Alemanha 4x1 Inglaterra

Um baile? Não foi isso que ví.

A Alemanha postada no seu tradicional 4-2-3-1 e os ingleses no 4-4-2 ortodoxo. Foi esse o desenho tático inicial no último jogo a ser realizado no Free State em Bloemfontein. A velocidade, troca de passes e a movimentação alemã apareceu desde os primeiros minutos.

A Inglaterra não entrara bem na partida, parecia entregue ao futebol da Die Natinonalef. O primeiro gol surgiu em um descuido infantil da zaga inglesa. Neuer cobrou o tiro de meta com a perna direita em direção do ataque alemão. Klose ganhou no corpo de Upson, e já desequilibrado conseguiu tocar na bola com a perna direita, antes da chegada de James. Com esse tento, o camisa onze chegou aos 12 em copas (Apenas dois em mata-matas) igualando a Pelé.

A equipe alemã impressionava no início, não dava tempo ao English team. O segundo tento não demorou a aparecer. Lahm começou a jogada com Khedira, que passou para T. Müller e de primeira a bola chegou a Özil. O camisa oito abriu o jogo com Klose, que havia saido da referência e tinha ido buscar o jogo na ponta direita. O onze alemão recebeu, e de primeira e de três dedos mandou para T. Müller na frente. O camisa 13 da Die Natinonalef mandou de primeira para Podolski, que dominou e bateu com a canhota por baixo das pernas de James.

Os defensores da rainha, que começaram a partida dispersos, acordaram. A partida cresceu em emoção. A vantagem alemã foi reduzida ainda no primeiro tempo. Uma das primeiras jogadas em que Milner apareceu pela direita. O externo-direito inglês rolou para Gerrard que cruzou onde Upson estava. O zagueiro ainda antecipou Neuer e Boateng, antes de escorar de cabeça para o gol.
Neuer vê a bola dentro do gol, mas quem precisava ver, não viu - AFP

A Inglaterra seguia melhor, chegando até a empatar a partida. Porém a bola que Lampard chutou, explodiu no travessão, bateu dentro do gol e saiu. Repito: Bateu dentro do gol e saiu. Porém nem o árbitro Jorge Larrionda, nem o auxiliar Pablo Fandino viram a redonda lá dentro. O tento que colocaria a igualdade no placar ao final da primeira etapa poderia mudar o rumo do jogo, mas não acredito nisso.

Explico, na volta do segundo tempo a partida seguiu a mesma tendência: Inglaterra mais forte, porém não conseguia fazer os gols necessários. Gerrard confirma isso também “Acho que o gol anulado teve um efeito, mas não podemos usar isso como desculpa. Não podemos ir à procura de um momento-chave do jogo. A Alemanha é uma equipa fantástica e mereceu ganhar”
Thomas Müller ele aprendeu muito bem com o professor - AP

E foi aproveitando-se do English team no ataque que os alemães mataram a partida.

Com uma aula de contra-ataque ministrada pelo professor Joachim Löw. Lampard bateu falta na barreira, a bola sobrou com Barry, que foi desarmado por Lahm. Boateng ligou com T. Müller, que já virou o jogo para Schweinsteiger no lado esquerdo. O camisa sete foi levando a redonda para o centro até tocar mais uma vez com Müller. O número 13 ajeitou e chutou com a perna direita, James ainda tocou na bola antes dela morrer em seu canto esquerdo. Lição número 1.

Joe Cole tentou cruzar a bola rasteira, mas Klose cortou já ligando o contra-ataque com Özil na ponta-esquerda. O camisa oito deixou Barry para trás, invadiu a área e rolou entre as pernas de A. Cole. T. Müller apareceu na entrada da pequena área e empurrou para as redes de primeira com o pé direito. Lição número 2 e lição final.

O que muitos não sabem é que sete jogadores do elenco alemão já haviam sentido o gosto de aplicar quatro gols nos ingleses. Ano passado durante o Campeonato Europeu Sub-21 de seleções a final foi disputada entre Alemanha e Inglaterra, acabando com vitória alemã por 4x0. No elenco campeão estavam: Neuer, Boateng, Aogo, Khedira, Özil e Marin, todos integrantes do plantel para a disputa do Mundial na África do Sul. Do outro lado também haviam jogadores que até ontem disputavam a Copa: Milner e Hart.


Argentina 3x1 México

Não está tudo perfeito, mas já está bom

A Argentina chegou a Copa como favorita e por enquanto vem provando isso, só sabe o que é vencer nesse Mundial. Contra a seleção mexicana a alvi-celeste atuou no 4-1-3-2, com Messi livre para brilhar, mas isso ainda não aconteceu. Javier Aguirre vinha no 4-4-2 em linha, com Bautista e Javier Hernádez no comando do ataque.

Quem começou atacando foi El Tri, um chute de Salcido surpreendeu Romero, e mesmo com o desvio do goleiro argentino a bola tocou na trave. O castelo de areia mexicano começou a desmoronar, com grande contribuição de um erro de arbitragem. Burdisso executou um corte na linha média e a bola foi em direção do camisa dez alvi-celeste. Messi jogou para Tevez, que dividiu com o goleiro mexicano. No rebote a bola voltou para La Pulga, que de primeira mandou para o camisa 11. Carlitos, em impedimento, empurrou a redonda com a cabeça para as redes de cabeça.
Tevez, o impedido, mas depois ele se redimiu marcando um golaço - AP

O árbitro e o auxiliar viram pelo telão do Soccer City, que falharam no lance do gol. Trocaram palavras, mas na regra diz que o juiz não pode voltar atrás de uma deicisão após o uso de recurso eletrônico. Os mexicanos ficaram claramente abatidos quando o trio de arbitragem mesmo depois de saber que havia errado, não voltou atrás.

Com isso, o México ficou entregue aos hermanos. Sete minutos depois, E. Juárez recuou a bola para Osório, que dominou ela, mas na hora de passar para o companheiro, cometeu um erro ridículo. A redonda encontrou o pé de Higuaín, que dominou, driblou o goleiro e empurro para o gol vazio com a perna esquerda. 2x0 e já ficava claro, que mais uma vez veriamos Argentina contra Alemanha nas quartas de final assim como foi em 2006 e os alemães levaram a melhor.

Porém após a pane, a seleção tricolor retomou o rumo na partida e apresentou mudanças táticas interessantes. Agora atuva no 3-4-3, o time mais solto e mais ofensivo. Parecia que daria resultado, mas Tevez – o homem da partida – tratou de acabar com qualquer chance mexicana.

Heinze na lateral esquerda passou para Tevez na entrada da área. Carlitos matou a bola, tabelou com a perna de Osório, arrumou o corpo e soltou a bomba de perna direita. A bola alcançou o ângulo esquerdo do gol defendido por O. Pérez, um golaço de El Apache.

O México diminuiu a diferença em uma jogada que começou com Giovanni dos Santos. Ele passou para Torrado. E o volante enfiou bola para J. Hernádez que girou sobre a marcação de Demichelis, ajeitou com a perna direita e bateu forte com a canhota. A redonda entrou no canto direito superior da baliza defendida por Romero. Um belo gol.

El Tri seguia bem na partida e explorava as deficiências defensivas dos adversários. Jogando pricipalmente sobre a lentidão de Demichelis, e foi por ali que Barrera criou outras boas oportunidades. Mas não era dia de ver o México avançando às quartas de final.

Após a partida, os mais jovens do elenco como Barrera, Giovanni dos Santos e Javier Hernández discutiram muito com a arbitragem. Porém o experiente Blanco e, incrivelmente, outro jovem Vela alcamaram os companheiros e evitaram mais confusão. Imagino as palavras de Temo: “Alcamem-se garotos, no Brasil vocês brilharão”. Já Vela que deixou o campo consolando Gio deve ter dito: “Em 2014 estaremos juntos novamente, e chegaremos mais longe.”

Pelo lado argentino o sentimento é de que terão que jogar muito mais para chegar às semifinais. Além disso deverão fazer contra a Alemanha um jogo muito aberto e bastante ofensivo.

Abraço a todos

sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 16

Parafraseando os Playoffs da NBA, agora é vencer ou voltar para casa. As oitavas de final da Copa do Mundo de 2010 começaram. Hoje se enfrentaram Uruguai e Coreia do Sul e também Estados Unidos e Gana. Jogos recheados de emoção, pois afinal, quem perde volta ao seu país equanto os outros seguem na briga pelo posto de melhor seleção do planeta.

Uruguai 2x1 Coreia do Sul

Pelo o que desenhava de confronto antes de acontecer, a vitória foi a lógica, mas não foi por isso que o jogo não teve ingredientes que o deixaram bastante interessante. A celeste olimpíca veio escala no 4-3-1-2, com Forlán atuando como enganche. Do outro lado a Coreia do Sul atuava no 4-2-3-1.

O trio ofensivo que chegou badalado à Copa do Mundo, depois da nova composição tática encaixou. Foi através de uma jogada que envolveu Cavani, Forlán e Suárez. O artilheiro da Eredivisie 09/10 com 35 gols anotou o primeiro tento na partida. A jogada começou com Cavani, que virou bola para Forlán. O camisa dez cruzou rasteiro na área, o goleiro Sung Ryong falhou e sobrou para o número nove empurrar para as redes.

Porém o gol teve um efeito negativo aos Charrúas, simplesmente deixaram de jogar e nem tinha uma estratégia de contra-ataque armada. Com isso os tigres asiáticos cresceram na partida, passaram perto do empate já na primeira etapa.

Porém foi no segundo tempo que surgiu o empate sul-coreano. E veio depois de uma bola parada, que já virou caracteristíca dos times asiáticos nessa Copa, para se ter ideia da eficiência da turma do oriente nas bolas paradas, é só ver que mais de 50% dos três que direta ou indiretamente partiram de tiros livres foram anotados por seleções asiáticas.

Lugano fez falta em Park Jin-Sung na intermediária esquerda do ataque sul-coreano. Sung Yueng bateu a infração com a perna direita. Victorino afastou mal e a redonda ficou na altura correta para Chung Yong cabecear para as redes.

Com a igualdade no placar a camisa entrou em campo. A seleção uruguai voltou a dominar as ações da partida e não demorou muito para conseguir mais um gol, o tento da vitória.
Luis Suárez, após ir mal na primeira partida o atacante se encontrou na Copa do Mundo - Ag. Reuters

Forlán bateu escanteio na ponta direita com a perna direita. A bola passou pela área e Lodeiro empurrou a pelota para Luis Suárez. O atacante cortou Jung Woo e Yong Hyung, bateu colocado, a bola bateu na trave entrou no gol. Um golaço. Um gol que valeu vaga.

No final os sul-coreanos ainda tentaram algo, mas sem organização, não chegaram muito bem ao gol de Muslera. A expectativa é que tenhamos a celeste olimpíca novamente nas semis, algo que não ocorre desde 1970, onde enfrentou o Brasil nessa fase, fato que pode ser repetido mais uma vez.

Porém antes de alcançar novamente a vaga entre as quatro melhores seleções da Copa, terá de passar pela organizada seleção de Gana.

Estados Unidos 1x2 Gana

O blogueiro acreditava na técnica dos americanos, mas quem venceu foi a força, a organização tática e a disposição dos ganeses. Os Estados Unidos vinha armado por Bob Bradley no 4-4-2 ortodoxo já Gana alterava entre o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1.

Mesmo com um esquema tático teoricamente mais defensivo foi o Brasil da África que abriu o placar. Em um lance que a bola parecia que seria facilmente controlada por Clark, o meia central errou. O erro do camisa 13 norte-americano foi fatal. K. Prince Boateng roubou a bola, avançou, cortou para a canhota e bateu cruzado, chance zero para o arqueiro Howard.

O treinador americano pareceu ter percebido seus erros na escalação do time e até o intervalo resolveu todos eles. Tirou Clark e colocou Edu, que já havia entrado bem na partida contra a Eslovênia. E também abriu mão de dois atacantes, sacou Findley, jogador que nada fez nessa Copa em seu lugar veio Feilhaber. Com isso Dempsey virou atacante.

Os norte-americanos melhoraram em campo, mas a imposição fisíca das Blacks Stars conseguia barrar o jogo americano. Além disso o Estados Unidos tinha um grande problema, Altidore. O atacante tido como jóia da equipe, não ia bem, chegou a perder algumas boas chances, caso ele estivesse um pouco melhor, a sorte americana poderia ser outra.

Mas mesmo com problemas os Yanks conseguiram empatar a partida. Logicamente a jogada teria que ter uma combinação entre Donovan e Dempsey. Donovan passou a bola para Dempsey que deu uma caneta em Mensah e ao entrar na área foi derrubado por Jonathan. O camisa dez yankee bateu a penalidade com a perna direita no canto esquerdo de Kingson, a bola ainda tocou na trave antes de entrar.
A. Gyan, com mais um gol ele se tornará o maior artilheiro africano em uma Copa do Mundo, deixando para trás o camaronês Roger Milla - Getty Images

Prorrogação e tome emoção para Kobe Bryant, Bill Clinton, Abedi Pelé, Marcel Desailly e outros famosos que assistiam a partida no Royal Bafokeng em Rustemburgo. O jogo foi resolvido logo aos dois minutos de tempo-extra. A. Ayew rasga uma bola na sua intermediária. Ao pingar no chão, a redonda engana Bocanegra e Demerit, ficando com A. Gyan. O atacante ganês mata ela no peito já colocando na frente, finge que vai chutar uma vez e ai sim arremata com a canhota por cima de Howard.

Os americanos tentaram até o fim, mas não venceram a organizada seleção ganesa. The Blacks Stars agora enfrentarão os uruguaios, e mais uma vez, para mim o favoritismo é dos adversários.


Abraço a todos

Copa do Mundo – Dia 15

O décimo quinto dia de competições na África do Sul marcou o encerramento da primeira fase. Os confrontos definidos após os resultados de hoje foram: Brasil x Chile e Espanha x Portugal.

Portugal 0x0 Brasil

Os nossos descobridores entraram em campo com cautela exagerada, um respeito muito grande, aparentavam medo de jogar contra os canarinhos. O Brasil vinha no seu tradicional 4-2-2-2, mas sem três importantes titulares: Elano (se recuprando de lesão), Kaká (suspenso) e Robinho (poupado por um desconforto muscular). Em seus lugares jogaram: Daniel Alves, Julio Baptista e Nilmar.

Os substitutos não jogaram muito bem. Julio Baptista foi inócuo, Nilmar lutou muito, até passou perto do gol, mas não conseguiu anotar um tento e Daniel Alves, tentava na frente, mas não ajudava Maicon na marcação como Elano faz quando é titular.

No começo devido ao respeito execessivo dos adversários, o Brasil ficava com a bola, mas penetrar na defesa lusa e finalizar ao gol de Eduardo não fazia parte desse dominio. A grande oportunidade apareceu com Nilmar, que chutou e o goleiro português defendeu a bola, fazendo com que ela fosse na trave. Outro bom momento veio com o Fabuloso, que cabeceou próximo ao gol.

A segunda etapa, mostrou uma equipe europeia mais dispota no jogo e com mais força ofensiva. O Brasil ficava preso na marcação e com criação próxima a zero. Assim Portugal dominou quase toda a segunda etapa. Teve uma grande chance com Raul Meireles, mas faltou a perna esquerda para o volante colocar a bola para dentro.

O zero a zero foi preocupante, pois a seleção verde e amarela nada criou e para piorar como Julio Baptista foi mal, Dunga não teve nenhuma opção válida para sanar essa dificuldade de armar as jogadas.
Felipe Melo e o seu estilo "esquentadinho" preoucupam - EFE

Ponto negativo: O desastre anunciado, quase aconteceu. Felipe Melo mostrou irritação e se não fosse substituido no primeiro tempo acabaria expulso. Elogiei Dunga por tirar o volante, mas na coletiva o treinador me surpreendeu dizendo que só trocou o camisa cinco pelo fato dele estar com uma torção no tornozelo. Assim o técnico anulou meus elogios.

Ponto Positivo 1: O Brasil enfrenta o Chile, uma seleção que a seleção canarinho sempre encaixa bem o jogo, portanto pode não trazer grandes dificuldades ao Brasil.

Ponto Positivo 2: Lúcio voltoua ser o que foi na temporada 2009/10 na Internazionale, isso pode ser decisivo quando o Brasil enfrentar um time com um grande talento individual, pois o capitão verde e amarelo terá condição para anular a estrela adversária como fez com Cristiano Ronaldo hoje.

Coreia do Norte 0x3 Costa do Marfim

O jogo de um time só, realmente, Costa do Marfim parecia sozinha no Estádio Mbombela. Os elefantes vieram no 4-3-3, com a diferença de ter Kalou no banco e Kader Keita como titular. Os norte-coreanos com cinco defensores, três volantes, um homem para criação e o Jong Tae-se isolado no ataque.

Com toda essa ofensividade, não iria demorar muito para os marfinenses conseguirem o primeiro gol. E foram logo dois em sequencia, Yaya Toure aos 14 e Romaric aos 19, este último no rebote de um belo lance de Drogba. Porém os dois primeiros tentos tiveram uma coisa em comum, Boka. O lateral-esquerdo foi muito bem e participou de todos os gols, no primeiro e no último deu a assistência.

A partida seguia na mesma dinâmica, a bola dos africanos teimava em não cruzar as traves defendidas por Myong Guk. Nem Drogba, o ídolo de todo um continente conseguia furar a barreira norte-coreana, barreira essa semelhante a barreira que seu país tem para com o resto do mundo.

Adivinhem, segunda etapa e ...Isso mesmo, o jogo seguia com Costa do Marfim chegando, mas não marcando. Era incrível, os marfinenses já pareciam conformados com a eliminação, ainda mais porque o Brasil não conseguia contribuir, pois não vencia os portugueses. Durante esse periodo de baixa, a Coreia do Norte aproveitou e teve uma oportunidade muito clara de marcar. Jong Tae-Se, passou muito perto de marcar. Se ele já chorou ao ouvir o hino, imaginem se conseguisse marcar, seria ainda mais emocionante.
Drogba e Kalou, essa dupla merecia uma melhor sorte no sorteio - Getty Images

No final ainda houve tempo para mais um gol dos elefantes. Boka cruzou, Kalou antecipou o goleiro e empurrou para as redes.

A desclassificação dos elefantes ocorreu ao não vencer os portugueses na primeira partida, onde até tiveram mais chances, mas não as converteram em gols.


Chile 1x2 Espanha

O Chile e seu futebol onfensivo dominaram a Espanha por mais de 20 minutos da partida no Loftus Versfeld em Pretória. Bielsa escalou seu time bastante para frente, três zagueiros, um volante, cinco meias, mas a maioria com liberdade e Valdivia flutuando sozinho na ataque. A Espanha jogava no 4-2-2-2, porém em alguns momentos Villa virava meia.
David Villa, três gols em três jogos e já é um dos artilheiros do Mundial - AP

Disse que La Roja até dominou o começo do jogo, e é verdade. O time comandado por Bielsa poderia até ter saido na frente, mas não fez o gol. Como já diria Muricy: “A bola pune”. A punição veio quando Valdivia errou um drible de forma ridícula, Xabi Alonso roubou a bola e ligou com Torres. O goleiro Bravo se envolveu na briga de Jara e El niño pela redonda e acabou dando ela de presente a Villa, que como bom artilheiro colocou para dentro.

A furia seguia melhor, e anotou o segundo tento. Jara errou no dominio e Iniesta ganhou a bola já ligando com Fernando Torres mais na frente. O camisa nove devolveu de primeira para o número seis, que também com um toque passou para David Villa. O autor do primeiro gol entrou na área e viu Iniesta livre entrando, passou com a canhota para ele. O camisa seis bateu de primeira com a perna direita e a bola foi morrer no fundo do canto esquerdo de Bravo. Ainda no lance, Estrada foi incoretamente expulso, facilitando as coisas para a Espanha.

A primeira etapa terminou assim, mas mesmo perdendo os chilenos alcançavam seu o objetivo: a próxima fase. Com o resultado bom para todos, a tendência era de que a partida diminuísse seu ritmo. Isso realmente ocorreu, com execeção a um lance.

Aos dois minutos da segunda etapa, Millar teve a oportunidade e bateu o goleiro Casillas, contando com desvio providencial no joelho de Piqué.

O Chile agora pegará o Brasil, a mesma seleção que tem acostumado a bater em La roja, creio que nessa Copa não será diferente, mesmo com a seleção tendo apresentado um ótimo futebol.

Por outro lado, os espanhois agora pegam os portugueses, devem passar. Mas ainda gera expectativa para ver quando Fernando Torres irá estreiar, pois por enquanto na África ele ainda não deu as caras. Com a melhora de El niño e alguns ajustes individuais a furia tende a crescer mais, ganhando corpo de forte candidata como era tida no pré-Copa.

Suiça 0x0 Honduras

A Schweizer Nati tinha a obrigação de vencer para chegar perto da vaga às oitvas de final, mas mostrou mais uma vez que para fazer um gol a dificuldade é bem semelhante a de sofrer um tento.

Os suiços vinham armados em um 4-4-2 ortodoxo, mas sem estarem muito focados no ataque, que na partida de hoje deveria ser seu principal objetivo. Do outro lado os hondurenhos também seguiam o esquema inglês. A partida que tinha grandes chances de ser chata, acabou sendo mesmo.

Nada de muito contundente foi visto na primeira etapa. Quando as bolas chegavam ao gol, os goleiros faziam boas defesas. O 0x0 estava de bom tamanho, para a segunda etapa era esperada alguma mudança e elas ocorerram.

A Suiça focou-se mais em atacar, mas também isso tinha outro lado, o espaço para o contra-ataque de La H. Com as jogadas em velocidade a sua disposição Los Catrachos quase aproveitaram e ficaram bem próximos do gol. O lance mais incrível de toda a partida foi em um contra golpe que Suazo rolou para Alverez dentro da área, mas o outro atacante foi parado por Benaglio. Uma defesa quase inacreditável do arqueiro da suiça.

O homem da partida eleito pelos internautas do FIFA.com, Valladares também apareceu em alguns momentos, mas nada tão impressionante com o suiço da mesma posição.

O sentimento na Suiça é de que se conseguisse a vaga para a próxima fase, dificilmente alcançaria algo a mais, pois ficou claro, fazer gol não é com a Schweizer Nati. O ponto positivo é que Honduras pelo menos se despediu com um ponto da Copa do Mundo.


Abraço a todos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 14

Copa do Mundo – Dia 14

Eslováquia 3x2 Itália

Faltou paixão, foi esse o sentimento. Os italianos mostravam estar conformados com o fato de quatro anos após ganharem o seu quarto título mundial. O jogo começou frio, a Itália mesmo com um 4-3-3, produzia pouco. E a Eslováquia tentava alguma coisa, mas não o suficiente para deixar a partida interessante.

Os eslovacos vinham no 4-2-3-1, mas o armador central da linha de três era Hamsik, assim o craque e capitão da Eslováquia tinha mais liberdade e finalmente fazia uma partida próxima daquilo que todos esperavam antes da Copa. Jogando um pouco melhor e contando com os erros individuais dos azzurri. O primeiro deles de De Rossi, que passou para Kucka. O volante eslovaco passou para Vittek que bateu no canto direito de Marchetti.
Vittek comemora, mas deixa os italianos desolados ao fundo - FIFA.com

A azzurra seguia sem reação, como já disse no primeiro páragrafo, faltava vontade, raça, os jogadores estavam entregues. Na segunda etapa o time voltou mudado, com Quagliarella e Maggio em campo. E pouco depois com Pirlo. Mas quem marcou primeiro foi a Eslováquia. Hamsik bateu escanteio, a zaga afastou, mas a bola voltou para ele, que mandou de primeira para dentro da área, onde a redonda encontrou Vittek. O atacante antecipou a zaga e empurrou para as redes.

Os italianos começaram a se mexer, a tal vontade apareceu. Quagliarella fez jogada pela direita, tocou para Iaquinta, recebeu de volta em um passe de letra e finalizou, o goleiro Mucha defendeu, mas no rebote Di Natale conferiu para as redes. Será que ainda seria possível o empate que daria a vaga?

Kopunek disse que não. Recebeu bola nas costas da zaga após cobrança de lateral e colocou por cima de Marchetti, um golaço. A eliminação já se tornara fato, mas ainda houve tempo para a despedida ser menos feia, se é que isso pode ser dito. Quagliarella recebeu bola de De Rossi, depois de muita briga, o jogador do Napoli viu o goleiro eslovaco adiantado e encobriu o adversário.

O gol de cobertura de Quagliarella não foi suficiente para encobrir a vergonha da Itália. Os azzurri são os quartos campeões a serem eliminados na primeira fase (Itália em 1950, Brasil em 1966 e a França em 2002). Agora os italianos já se preparam para disputar as eliminatórias para a Eurocopa de 2012, já com um novo treinador, Cesare Prandelli.

Paraguai 0x0 Nova Zelândia

Muitos chamaram esta partida de a pior da Copa do Mundo, e tenho que dar razão a quem fez isso. Os parguaios jogavam em seu esquema já tradicional, o 4-3-3. Porém Lucas Barrios, o destaque no 2x0 contra a Eslováquia, ficou no banco. No outro lado os All Withes lembravam o super time de rúgbi da Nova Zelândia, e jogavam de All Blacks. A tática dos neozelandeses era o, incrivelmente, defensivo, 3-4-3.
O jogo foi muito brigado no meio-campo - FIFA.com

O jogo era muito fechado, poucas oportunidades de gols para ambos os lados. Mas quem tentava mais eram os Guaraníes. As melhores chances vieram com Caniza, que atuava na lateral-direita e em dois avanços finalizou as jogadas próximas ao gol defendido por Paston.

A segunda etapa seguiu essa mesma tendência, La Albirroja mudou sua forma de jogo. Os comandados de Gerardo Martino passaram a atuar no 4-4-2 ortodoxo e com Lucas Barrios fazendo dupla com Roque Santa Cruz no ataque. Porém nas melhores oportunidades, o goleiro Paston apareceu bem e impediu que o tento fosse anotado. Elliott teve a melhor chance paraguia na partida, mas nada que assustasse muito o arqueiro J. Villar.

No final o sentimento de que o Paraguai terá que jogar mais do que isso para passar pelo Japão nas oitavas de final. E a Nova Zelândia, pelo menos, consegue ser eliminada sem derrota e ficando em terceiro no grupo, posição na frente da tetracampeã Itália.


Dinamarca 1x3 Japão

Organização, disposição e um toque de magia. Essa foi a seleção japonesa, que veio armada no 4-1-4-1. Quem começou mais ofensiva foi a Dinamarca, escalada no seu tradicional 4-2-3-1.

Começar mais a frente era obrigação aos dinamarqueses, pois com o empate estavam eliminados. O Japão sabendo que tinha a vaga com o empate seguiu apostando em sua organização defensiva. A Dinamarca até quase marcou no começo da partida, Tomasson desperdiçou duas jogadas. Quem não faz leva entrou em ação em Rustemburgo.

Honda bateu falta e surpreendeu Sorensen, 1x0 no placar. Depois foi a vez de Endo marcar em um tiro livre, mais uma vez o goleiro dinamarquês nada fez. A vitória parcial por 2x0, e a necessidade dos europeus fazerem 3 gols para se classificar dava tranquilidade aos samurais azuis, e só aumentava o desespero do outro lado.

Na segunda etapa Morten Olsen até mexeu, mas sem muito resultado. A Dinamarca seguia tentando, mas oportunidades reais de gol não surgiam. Mas os dinamarqueses até conseguiram seu tento. Em um pênalti em Agger, a bola foi para Tomasson. O capitão bateu mal a penalidade, mas no rebote colocou para as redes.
Okazaki completa a grande jogada de Honda para o gol - AFP

Já sem muita organização a Dinamarca seguiu tentando mais um gol até quando Honda resolveu acabar com a partida. O camisa 18 recebeu passe de Okubo, deu um corte de letra em Rommedahl e rolou para Okazaki, que empurro a bola e as chances dinamarquesas para o gol.

Agora os japoneses enfrentam a seleção paraguaia, e ouso falar que os samurais azuis vão como favoritos à próxima fase.


Camarões 1x2 Holanda

Como já falei em textos anteriores, sempre que vemos a Holanda entrar em campo criamos a expectativa de ver um futebol atrativo, dinâmico, de boas trocas de passes, dribles, resumindo: Esperamos um show.

Essa é uma geração diferente, é a turma que encantou na Eurocpa de 2008, mas foi eliminada nas oitavas de final pela Rússia. Portanto, existe um trauma de espetáculo e não chegar.

Para essa Copa as coisas mudaram, o último jogo da primeira fase refletiu isso. Mais uma vez os laranjas jogaram contra os camaroneses na sua tática tradicional, o 4-2-3-1 e ainda sem Robben. Os Leões indomáveis vinham no 4-4-2 ortodoxo que em alguns momentos virava 4-3-3.

A jogada começou com Kuyt na direita, ele deixou a bola com Van Persie mais aberto. O atacante recuou a bola para Van der Vaart, que de primeira já devolveu para o atacante, Kuyt em posição de impedimento deixou a redonda. E o camisa nove bateu cruzado com a perna direita na saída do goleiro Souleymanou. E 1x0 para a oranje
 
Com o gol e a primeira posição no grupo E garantida, a oranje tirou o pé. A partida ficou chata. Poucas oportunidades eram criadas, os camaroneses mostravam limitação técnica para isso e os holandeses mostravam estarem satisfeitos com o placar.

Dois pontos contribuiram para mudar um pouco a tendência da partida. O primeiro: Gol de Eto’o de pênalti aos 19 do segundo tempo. O segundo: A entrada de Robben aos 27 da segunda etapa.

O tento que deu números finais a partida teve um pouco daquilo que esperavamos, o show. Sneijder deu lançamento de três dedos para Robben, que foi coisa de gênio. O camisa onze dominou a bola, girou, arrumou a redonda para o pé canhoto, deixou Song para trás e chutou com a perna esquerda. A bola explodiu na trave, mas na volta estava Huntelaar com o gol aberto para marcar, o atacante só empurrou com a perna direita.

Assim a Holanda chegou as oitavas com status de favorita, mas sem encantar. Quem sabe com Robben como titular, o futebol fantasia apareça.


Abraço a todos

Copa do Mundo – Dia 13

Dia de mais decisões, e consequentemente mais emoção. Dia para ver crescimento no English team, também houve tempo para ver a raça americana com sua classificação surgindo só nos acréscimos. E no grupo D o jogo que a Alemanha ganhou, mas calssificou também a seleção ganesa, que perdeu a partida.
Eslovênia 0x1 Inglaterra

As duas equipes entraram em campo escaladas no 4-4-2 ortodoxo. A Inglaterra voltava a apostar em Milner, que atuou como externo direito. Além disso o English team vinha com Defoe escalado entre os titulares.
Defoe o homem do gol, foi titular pela primeira vez nessa Copa de 2010 - FIFA.com

Os representantes da terra da rainha começaram em cima, mostrando evolução do futebol em relação ao apresentado em partidas anteriores. Os eslovenos se contentavam com o empate, que eliminaria os ingleses. Porém esse empate durou pouco tempo no placar. Aos 22 minutos Defoe completou cruzamento de Milner.

Com o tento inglês o jogo cresceu, mas quem chegava mais perto do gol era a Inglaterra. Mesmo no segundo tempo com o time mais cansado, o English team teve bos oportunidades. Rooney esbarrou na trave uma vez e Handanovic fazia boas defesas quando era exigido.

Essa Inglaterra já foi melhor que a da primeira partida contra os americanos e também mostrou evolução em relação ao empate em 0x0 contra a Argélia. Mas ainda falta muito para ser o grande time que todos imaginavam antes da Copa.

O interessante foi ver a evolução de Rooney, de Gerrard e de que Capello parece ter achado o titular da meia-direita, que será Milner. O grande problema inglês é Lampard, que ainda não está na Copa. Quando o camisa oito se sentir a vontade na seleção o English team vira candidata a alcançar uma vaga entre os melhores times dessa Copa.


Estados Unidos 1x0 Argélia

Um jogo aberto foi visto em Pretória, 41 chutes, 14 deles em direção do gol. O Estados Unidos entrou em campo com dois atacantes de origem, no esquema 4-4-2 ortodoxo. A seleção argelina vinha no 3-4-2-1, o esquema que quase sempre foi escalada. Com essa formação as raposas do desertos davam liberdade aos seus dois laterais, Belhadj e Kadir.

A primeira chance do jogo foi argelina, mas quem ia melhor eram os americanos. Dempsey chegou a marcar, em ligeiro impedimento. O jogo seguia na mesma toada. Bolas de fora da área, poucas infiltrações e com o Estados Unidos melhor na partida.
Donovan, homem da partida, homem do gol, e o homem que chorou de emoção após a classificação - FIFA.com

O empate eliminaria as duas equipes, parecia que o jogo acabaria de tal forma. Mas em uma jogada que as raposas do deserto quase chegaram ao seu tento. Donovan puxou um contra-ataque muito veloz tocou para Altidore, que cruzou para Dempsey. O camisa oito não jogou para as redes, mas Donovan apareceu para completar para o gol.

Assim os americanos passaram em primeiro e agora enfrentarão os ganeses na próxima fase. A seleção americana tem tudo para passar para as quartas de final. O interessante foi ver a repercussão dessa classificação na maior potência economica munidal. Parece que os americanos estão finalmente entendendo o futebol.


Gana 0x1 Alemanha

A Alemanha precisava da vitória para chegar às oitvas como primeira colocada e Gana parecia confiar que com o empate conseguiria avançar de fase. A diferença de mentalidade foi vista em campo. Os alemães jogaram no seu já tradicional 4-2-3-1, com T. Müller na direita, Özil centralizado e Poldoski na esquerda. Atrás dessa linha armadora, estavam os dois volantes Khedira e Schweinsteiger e no ataque a vaga ficou com Cacau, já que Klose estava suspenso.

O 4-1-4-1 de Gana, que em alguns momentos variava para o 4-2-3-1, tinha o foco total na defesa. O Brasil da África tinha um grande problema, ineficiência ofensiva, e pouco criava no ataque, portanto o foco defensivo se explicava. O setor defensivo das Black stars resistiu bem as tentativas alemãs.
Özil comemora seu belo gol, o jovem do Werder tem se destacado na campanha alemã - FIFA.com

O teuto-brasileiro Cacau, quase nada produzia. Parecia que nada daria certo, a Alemanha não conseguia chegar no gol defendido por Kingson. Dos seis chutes que foram ao dele, ele defendeu cinco. Isso mesmo, uma das bolas passou. Foi o chute de Özil. Após receber passe de Thomas Müller, o camisa oito alemão dominou a bola, ajeitou o corpo e deu um “tapa” com a perna esquerda, que fez a redonda encontrar o ângulo da baliza ganesa.

Com a vitória os tricampeões mundiais chegam a próxima fase com o status de terem jogado muito bem na primeira partida, além mostrar muita força ofensiva, mas mesmo assim o ataque encontrou grandes dificuldades para enfrentar uma defesa mais fechada. Enfrentar a forte Inglaterra será um grande teste para as duas seleções, que me passam o sentimento de terem muito a mostrar ainda.


Austrália 2x1 Sérvia

A missão das águias brancas não era das mais difíceis, pois na teoria enfrentariam a pior equipe da chave e teriam que torcer por uma vitória da forte Alemanha sobre a defensiva Gana. Mas como os amigos sabem, o futebol é o esporte que a teoria menos entra em campo. Pois a tal “teoria” não conta com os gols incrivelmente perdidos, com a vontade de uns para dar uma vitória ao seu país e por aí vai.

Deixada de lado a teoria, vamos a prática. A Sérvia sabendo que com a vitória era pouco provável que ficasse fora partiu para cima dos Socceroos. Krasic perdeu duas chances boas na primeira etapa, uma delas incrível, com o gol livre, ele mandou para longe da baliza. Os servios jogavam no 4-1-4-1, que alguns momentos se transformava em 4-2-3-1.

Sem conseguir fazer o gol, os servios viram a seleção da Oceania conseguir segurar seu ímpeto ofensivo. Mas ainda houve uma grande oportunidade aos europeus na primeira etapa, mas Schwarzer apareceu bem e evitou aquilo que seria o gol de Ivanovic.

A partida voltou do intervalo dando sinais de que a parada nào havia feito bem à ela, ledo engano. As chances começar a aparecer, e quem abriu o placar foi a Austrália. Culina encostou bola com Wilkshire pela lateral-direita. O lateral dominou e cruzou a bola com a perna direita. Dentro da área, Cahill subiu mais alto que Vidic e cabeceou para o gol defendido por Stojkovic. 1x0 no placar e Sérvia mais longe da vaga.

O sentimento das águias brancas de que a passagem para as oitavas de final estava escapando de suas mãos só aumentou quando a Austrália foi à rede pela segunda vez. Agora em uma jogada muito bonita, A zaga sérvia afastou mal a bola, que passou por Culina. O camisa cinco dos socceroos deu de letra e de primeira a bola foi para Holman. O camisa 14 australiano adiantou a bola, ajeitou e soltou o pé de perna direita. Um gol de muito longe, que contou com um toque de sorte, pois a redonda quicou na frente de Stojkovic e vai morrer no canto direito da baliza servia.

Pantelic ainda marcou o gol de honra da seleção sérvia, após rebote concedido por Schwarzer em chute de Tosic, o camisa nove empurrou a bola para o gol. Mas naquela hora a classificação não seria mais europeia.

Mais uma vez para a seleção sérvia fica o sentimento de que o time poderia ter ido mais longe e de novo empacou na primeira fase, assim derrubando o prognóstico de muitos (inclusive deste que vos escreve).

Abraço a todos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 12

As primeiras oitavas de final foram definidas nesse décimo segundo dia de Copa do Mundo. E com o ar decisivo das partidas, o nível do futebol também evoluiu, além disso, a emoção cresceu e muito. Como diria o outro, “É decisão, amigo!”.

México 0x1 Uruguai

O empate era bom para ambos, portanto teríamos um jogo de compadres. É, muita gente acreditava nisso. Mas no Royal Bafokeng, 33.425 pessoas viram um jogo muito aberto e de ótimo nível técnico.

Os mexicanos vinham no tradicional 4-4-3 e o Uruguai repetia o 4-3-1-2, com Diego Forlán como enganche, que já havia dado certo no jogo contra a África do Sul. O treinador mexicano Javier Aguirre errou ao insistir em escalar Blanco, pois Vela estava machucado. Existiam melhores opções como Barrera e J. Hernández, que entraram em campo apenas no segundo tempo.
Forlán e Suárez, com o primeiros mais recuado a dupla deu certo - EFE

O gol único da partida veio em uma jogada que tudo planejado por Oscar Tábarez deu certo. A jogada do gol foi resultado da alteração tática implantada por ele a parti do segundo jogo. Forlán tocou para Cavani na esquerda, o atacante cruzou e Luis Suárez completou de cabeça. O camisa nove da celeste olimpíca, que após uma má exibição na primeira rodada foi comparado a Afonso Alves (outro jogador que teve sucesso na Eredivisie, mas sumiu em centros maiores), mas ele provou o seu valor e já vai para o seu segundo jogo jogando muito bem.

O grande lance de El Tri no primeiro tempo foi a bomba de fora da área, que explodiu no travessão. A bola chutada por Guardado, que foi substituido antes de Blanco, mais um erro do treinador mexicano. O jogador do Deportivo tem vaga nesse time.

A segunda etapa seguiu muito aberta, os mexicanos estiveram mais perto do empate do que os uruguaios de seu segundo tento. A vitória uruguaia os livrou do enfrentamento contra a Argentina nas oitavas de final, missão que ficou para os mexicanos. A celeste olimpíca irá com ligeiro favoritismo frente a Coreia do Sul.

França 1x2 África do Sul

Como esperava os africanos foram para cima dos franceses acreditando que poderiam alcançar a seugnda fase da Copa do Mundo. Os bafana bafana vieram com um desenho tático diferente, Parreira deixou de lado o 4-2-3-1, para atuar no 4-4-2 ortodoxo, com essa formação teria dois atacante e ficaria mais ofensiva, e foi o que ocorreu.

A França entrou em campo com um time muito mudado em relação aos últimos jogos. O outrora capitão Evra foi para o banco, Anelka voltou para casa, portanto o time estava realmente diferente. A tática era parecida, um 4-3-3, que em alguns momentos se tranformava no 4-2-3-1, já tradicional da equipe.

Empurrados por 39.415 pessoas, os donos da casa começaram atacando e sem dar muitas chances aos franceses. Les Bleus não estavam em seu melhor, portanto o trabalho de atacar da África do Sul não era tão difícil. O primeiro gol saiu aos 19 minutos, tshabalala bateu escanteio, Lloris falhou no meio da área e Khumalo completou para o gol no segundo pau.

O jogo ficou melhor para os donos da casa quando Gourcuff foi injustamente expulso aos 25 da primeira etapa. Depois disso a partida seguiu o mesmo ritmo, e com 36 minutos foi a vez de Mphela completar jogada de Masilela e Tshabalala pela esquerda para empurrar para o gol. O 2x0 na primeira etapa não dava a classificação aos africanos.
Os craques franceses, dois deles foram reservas durante toda a competição - Ag. Reuters

No segundo tempo de partida, a África do Sul continuava criando chances de ampliar o marcador, mas faltava pontaria. A França melhorou com um jogador a menos na segunda etapa, Raymond Domenech deixou Malouda, Ribéry e Henry soltos e com liberdade quase que total. Foi com eles que o único gol frances na Copa foi anotado. Ribéry recebeu passe de Sagna e invadiu a área, aproveitou-se da saída de Josephs e rolou para Malouda, que só teve o trabalho de mandar para as redes.

Os bafana bafana não conseguiram a classificação, foram os primeiros anfitriões a serem eliminados na primeira fase do Mundial. Mas Parreira pela primeira vez ganhou uma partida de Copa sem estar comandando o Brasil. Além disso a seleção da África do Sul deu uma última alegria a sua torcida na Copa de 2010.

Pelo lado francês ficou o sentimento, que caso Crazy Ray não estivesse no banco o time poderia ter ido mais longe. As escolhas errada de Domenech atrapalharam, mas a falta de comando do técnico fora de campo foi o ponto decisivo para a derrocada francesa. A melhor coisa a ser feita, era demitir o treinador após o fracasso na Eurocopa de 2008, onde os franceses pararam na primeira fase com apenas um ponto e com uma goleada após sofrerem uma goleada por 4x1 da Holanda. Agora, é esperar pra ver do que será capaz Laurent Blanc, o novo comandante da seleção.

Grécia 0x2 Argentina

Os gregos queriam o empate, pois o resultado poderia dar a vaga para a segunda fase a eles. O treinador Otto Rehhagel escalou a equipe com cinco zagueiros, três volantes, apenas um armador e Samaras isolado no ataque. Já a Argentina jogava com apenas quatro titulares, Messi, Verón, Demichelis e S. Romero.

No final da partida Palermo avisou: “Maradona disse que teriamos a nossa chance, e não somos um time e sim grupo, todos devem estar prontos para jogar.” No primeiro a retranca armada pela Grécia deu resultado, os hermanos nada conseguiram, mas também não passaram perigo. A única jogada grega era o lançamento longo buscando Samaras, porém a produção foi igual a zero.

Um detalhe do primeiro tempo foi que a Argentina criou poucas oportunidades para finalização. Com isso Milito, Messi e Agüero participaram pouco da partida. O genro do técnico foi dentre eles o que mais buscou o jogo. As mais perigosas foram: Dois chutes de fora da área (Messi e Verón) e uma bola de Agüero na pequena área. A semelhança entre os lances foi a participação decisiva de Tzorvas, o goleiro grego defendeu as três.
Diego Maradona é o personagem da Copa até aqui - Getty Images

Na segunda etapa a Grécia seguia sem fazer uma boa partida, e apenas se defendia. Uma hora teria que sair o gol alvi-celeste e ele surgiu com Demichelis. Em um escanteio batido por Di María – Mais um que ainda está devendo – ele cabeceou em Milito, mas a bola voltou para ele e marcou o 1x0.

O segundo tento estava reservado para Messi, mas ele ainda não saiu do zero nessa Copa. La Pulga fez jogada pela direita, arrematou bem para o gol e Tzorvas defendeu, mas na sobra Palermo mandou para as redes. Com o gol anotado aos 43 minutos do segundo tempo, o maior artilheiro da história do Boca Juniors se tornou o argentino mais velho a marcar um gol em Mundiais.

A Grécia pouco jogou nessa primeira fase, contou com a infantilidade de Kaita para ganhar da Nigéria, mas no mais quase nada fez. Já a Argentina ganhou todas as partidas e sofreu um único gol, além disso mostrou que tem bons jogadores no banco de reservas e deverá chegar longe na Copa do Mundo África do Sul 2010.


Nigéria 2x2 Coreia do Sul

O empate teve sabor diferente para as duas equipes. Os asiáticos conseguiram se classificar a próxima fase, já os africanos voltam para casa. Até pela necessidade de uma vitória as super águias que se colocaram para o ataque primeiramente.O treinador Lars Lagerback colocou a equipe em um 4-4-2 ortodoxo, muito ofensivo. A seleção coreana jogava no 4-2-3-1, mas focava na parte defensiva.

O primeiro gol saiu rapidamente. Com onze minutos de partida, Odiah cruzou bola rasteira para a área e Uche antecipou Cha Du Ri, e assim conseguiu empurrar a bola para o gol. Com o tento das super águias, os asiáticos foram obrigado a sair mais para o jogo, a partida ficou interessante.

Os coreanos passaram a deixar o contra-ataque para o veloz time nigeriano, que acertou a trave do arqueiro Sung Ryong. Mas quem marcou foi a Coreia. Com Jung Soo completando, de canela, cruzamento após cruzamento em uma falta.
Yakubu perdeu um gol incrível - Ag. Reuters

Com três minutos de segunda etapa, Chung Young cobrou uma falta e matou Enyeama. O gol eliminava qualquer chance de classificação aos nigerianos. Por isso as super águias partiram para cima e assim começaram a perder gols atrás de gols. O mais incrível foi perdido por Yakubu, que tinha o gol livre a sua frente e tocou com a perna direita e conseguiu o feito de perder o gol de dentro da pequena área.

O camisa oito se recuperou, ao bater a penalidade cometida por Nam Il em Obasi. Porém o empate não classificou os nigerianos, que no final ficou com o sentimento de que poderia ter passado de fase, era só ter acertado o pé.

Agora a Coreia pega o Uruguai nas oitavas, mas os sul-americanos tem um ligeiro favoritismo.


Abraço a todos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 11

A reafirmação da Espanha foi o que mais forte ocorreu nesse dia onze de Copa do Mundo na África do Sul. Mas também não posso deixar de falar, que Portugal se redimiu da primeira partida e marcou a maior goleada desse Mundial, 7x0 na ambiciosa Coreia do Norte. E teve algo que não mudou, a seleção chilena manteve o bom futebol e teve a Suiça matendo seu futebol focado na defesa.

Portugal 7x0 Coreia do Norte

Uma goleada para ninguém botar defeito. Foram sete gols, e se enganam aqueles que pensam que os gols foram saindo aos poucos, não. Posso dizer que tivemos dois picos de gols. O primeiro durou sete minutos e foram marcados três tentos. O segundo, já no final da partida, durou oito minutos e também teve três gols.
Raul Meireles e Tiago, a dupla de volantes jogou muito hoje - Getty Images

Portugal atuou no 4-3-3, dessa vez sem Deco e com Tiago no meio-campo. Assim o time jogou muito bem, mas o placar engana pois em 25 minutos vimos uma partida equilibrada e com ataques dos dois lados. A Coreia do Norte autuava no 3-3-3-1, mas também chegava ao gol defendido por Eduardo.

Dois fatores levaram a Coreia a sofrer a goleada. O primeiro foi achar que poderia ganhar, por isso se abriu e deu espaços aos lusos. E, talvez, tenha havido um pouco de azar, pois Portugal esteve em um dia inspirado. Os dois volantes que saiam para o jogo, Tiago e Raul Meireles fizeram partida soberba. Mesmo sem seu maior astro em grande dia, o “chocolate” apareceu, apenas Tiago marcou dois gols, os outros tentos foram de cinco jogadores diferentes.

Com esse placar os portugueses poderão disputar a primeira colocação do grupo G no último jogo contra o Brasil e também praticamente deixam a Costa do Marfim sem chances de chegar a segunda fase. O jogo de sexta-feira promete ser muito interessante. Mas ainda creio que o Brasil passará pelos descobridores.

Chile 1x0 Suiça

A primeira rodada desenhava que esse jogo seria o ataque chileno contra o sistema defensivo dos suiços. E isso ocorreu. O Chile jogou com 3-3-1-3, M. Fernández era o homem de criação. No ataque a badalada volta de H. Suazo ocorreu, mas só no papel, pois o atacante do Zaragoza nada fez.

A tendência de ataque contra defesa só aumentou quando o jogador Suiço Behrami foi expulso aos 30 minutos da primeira etapa, por um lance que ele deixa o braço no advesário, mas o jogador apenas protegia a bola com o corpo. Daí em diante o dominio de La roja apenas aumentou.

Porém fazer gols na baliza defendida por Benaglio não é fácil. O suiço que atua no Wolfsburg-ALE vem fazendo uma Copa muito boa e é para mim, por enquanto, o vencedor do troféu Yashin (Melhor goleiro). A defesa resistiu até os 29 minutos do segundo tempo, quando Mark González completou de cabeça o cruzamento de Paredes, após receber bom passe de Valdivia em ligeiro impedimento.

O trio de arbitragem foi mal, aplicou cartões de forma exagerada e ainda falhou no lance do gol. Mas houve ponto positivo, pois o bandeira deu um impedimento no gol que seria o primeiro chileno e que realmente havia a posição irregular.
Valdivia, o homem do passe que furou a retranca mais duradoura de todas as copas - AFP

A partida terminou seguindo o mesmo ritmo, o Chile esteve próximo de ampliar o placar, mas o resultado ficou em 1x0. Agora o Chile tem que torcer contra a seleção Suiça para não precisar de pontos contra a Espanha para chegar a próxima.

Espanha 2x0 Honduras

A seleção hondurenha pelo o que jogou nos dois primeiros jogos dessa Copa se mostrou como pior time do grupo H. Portanto era o adversário ideal para a Espanha se recuperar da estreia fraca.

A furia atuou no 4-2-3-1 com Villa deslocado no lado esquerdo do meio-campo espanhol. Fernando Torres era o centroavante, mas pouco produziu. Xavi como armador central também foi mal.

Mas a equipe europeia dominou a partida, semelhante ao que fez frente aos suiços, mas dessa vez conseguiam assustar o arqueiro adversário. Chutes de fora área, infiltrações e com as jogadas de Villa que ia muito bem na esquerda.
Villa e Torres, quando ambos estiverem em seu melhor, será difícil parar a Espanha - AP

Foi com uma jogada genial do novo contratado blaugrana. O camisa sete fez um carnaval no lado direito da defesa hondurenha e desequilbrado colocou no gol, um golaço. Villa fez mais, dessa vez com um chute de fora da área, que contou com o desvio da defesa para matar o goleiro. E teve mais do homem do jogo, ele ainda perdeu um penal e acertou a trave.

As entrada de Fàbregas e Juan Mata no final da partida mostraram que os espanhois tem um bom banco de reserva.

O jogo não foi nenhuma maravilha, a Espanha não deu show, mas não passou perigo e também se tivesse tido mais sorte poderia ter feito pelo menos uns cinco gols. A furia mostra que tem que ser respeitada e que é sim candidata ao título da Copa do Mundo África do Sul 2010.

Abraço a todos

domingo, 20 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 10

O décimo dia da Copa do Mundo foi o dia da classificação da seleção canarinho. Também vimos, mas uma partida fraca da tetracampeã Itália e uma seleção paraguaia jogando muito e de forma muito ofensiva.

Eslováquia 0x2 Paraguai

Palmas a Gerado Martino, o homem que alterou taticamente os Guaraníes. Na estreia um 4-4-2 bem definido, já no jogo de hoje um 4-3-3, que sem a bola voltava ao 4-4-2. A Eslováquia, seleção que tinha esperanças que fosse fazer um bom Mundial, mas tem sido decepcionante.

O Paraguai atacou muito, e mesmo assim não deu espaços para o ataque eslovaco. A baixa produção dos europeus tinha muita relação com o desempenho de Hamsik. O meia e capitão da Eslováquia, não está apresentando o bom futebol que demonstra no Napoli.
Lucas Barrios, foi para mim o nome da partida - AP

Lucas Barrios enfiou bola para Vera, que desequilibrado conseguiu o toque com a perna direita no canto direito superior do gol defendido por Mucha. Depois do tento, os paraguaios se acomodaram em campo, porém a Eslováquia seguia sem conseguir atacar, portanto não levava perigo a Albirroja.

No final o placar ficou mais justo, pois o Paraguai conseguiu seu segundo tento através de Riveros aos 40 da segunda etapa. Nossos vizinhos vem mostrando que a boa campanha nas Elimianatórias Sul-americanas.

Itália 1x1 Nova Zelândia

Decepção foi a palavra que resume a Itália nessa Copa, mas não é tanta decepção principalmente pois alguns jogadores talentosos já haviam ficado de fora da convoção do técnico do tetra.

Hoje, Lippi começou bem, pois deixou de lado Iaquinta como ponta e escalou o time no 4-4-2. Os dois homens da frente foram, Iaquinta e Gilardino, ambos foram inócous. Os all withes mantiveram o esquema 4-3-3, porém a postura era defensiva. Mas incrivelmente o time da Oceania que abriu o placar.

Elliott bateu o tiro livre com a perna direita e jogou a bola na área, ela passou por todos no meio da área e sobrou para Smeltz, após bater em cannavaro. O atacante dos all withes só teve o trabalho de empurrar para as redes com a perna direita. Os azzurri pediram falta e impedimento no lance, mas não achei que nada isso ocorreu.
A comemoração diferente dos italianos - AFP

A Itália chegou ao empate em um lance duvidooso. Smith segurou De Rossi dentro da área, o volante da Roma se atirou e conseguio a marcação da penalidade em favor da Azzurra. Iaquinta bateu a infração com a perna direita, no canto esquerdo de Paston, que caiu no lado esquerdo do gol. Na comemoração De Rossi trasnformou o nariz do companheiro em uma Vuvuzela.

Depois os all withes mostraram muito poder de marcação e seguraram o ataque italiano, que no segundo teve Pazzini e Di Natale. Para mim essa dupla deveria ser a titular da azzurra, Lippi não pensa assim, mas se não mudar é difícil que passe de fase.

Brasil 3x1 Costa do Marfim

Comentei juntamente com Luccas de Oliveira o quê rolou nesse jogo na Rádio Bola Brasil, o programa teve apresentação de Eduardo Costa e já está no ar no site da rádio.

Abraço a todos

sábado, 19 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 9

Hoje foi o Dia D... de ver o grupo E, pois o grupo D não foi tão interessante nesse dia 9 de Mundial. No grupo E, os laranjas se garantiram na próxima fase, enquanto o time camaronês foi o primeiro eliminado da Copa de 2010.

Também tivemos movimentações fora de campo. A crise na seleção francesa ficou insutentável e Anelka foi mandando para casa após discutir com Raymond Domenech e ter dito: “Vá tomar no..., sujo filho da p...”, depois o capitão Evra, que estava emocionado na coletiva onde o corte do atacante foi anunciado, afirmou, "O problema não é Anelka, é que há um traidor entre nós. Este traidor tem que ser eliminado do grupo porque só quer fazer mal à seleção francesa". E finalizou, "O Anelka ficou muito triste, assim como eu fiquei".

O site Trivela está acompanhando muito bem o caso, e no momento que postava esse texto, nos atualizaram mais uma vez. Portanto acessm Trivela, este é o link da última notícia, mas creio que mais novidades virão.

Holanda 1x0 Japão

O que era esperado da Holanda nessa primeira fase era o show, porém dois jogos já foram disputados e o futebol arte ainda não apareceu. Por outro lado, os resultados vem aparecendo, duas vitórias, três gols marcados e a “fraca defesa” segue sem ser vazada. Podemos dizer que ainda não foi testada, mas se portou bem contra a Dinamarca, que não é nenhum peso morto e se manteve sólida frente aos organizados japoneses.
Sneijder marcou o gol, e mais uma vez foi eleito o "Man of the match" pelos internautas da FIFA - FIFA.com

A disposição tática holandesa foi a mesma do primeiro jogo. Van Marwijk insistiu em escalar Van der Vaart pela ponta esquerda, mais uma vez o camisa 23 centralizaou as jogadas e embolou com Sneijder. O Japão jogou com 4 homens atrás, cinco meias e apenas um atacante (Honda). Okubo, atacante de origem, era o último homem da linha média, que com a bola avançava mais.

Os samurais azuis, não conseguiam assustar muito e nem sofriam com o ataque holandês. Na segunda etapa as coisas mudaram. As chances apareceram e aos sete minutos Van Persie rolou bola para Sneijder e o camisa dez da Holanda bateu com a perna direita de primeira. O goleiro Kawashima que caiu para o lado direito do gol, até tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o tento da oranje.

Os japoneses acordaram após o gol, passaram a dominar a partida, mas não penetravam na defesa holandesa. A queda do futebol holandês fez com que o Van Marwijk apostasse mais uma vez em Elia, porém o jovem jogador do Hamburgo não trouxe o resultado esperado. A outra mexida foi Afellay no lugar de Sneijder. O jogador do PSV perdeu duas chances que poderiam matar a partida.

Como a diferença estava em um gol só, Takeshi Okada colocou mais atacantes para buscar o empate, mas não conseguir transformar essa pressão em gols. Com mais uma vitória a Holanda se torna a primeira classificada às oitavas de final e a seleção camaronesa a primeira eliminada.

Gana 1x1 Austrália

O jogo não foi muito bom e chegou a ser classificado por alguns como o pior da Copa do Mundo. Acho um exagero, até porque, considero os jogos do Mundial muitos legais e ainda não consegui ficar entediado vendo às partidas.

Vamos ao jogo, o treinador holandês da seleção australiana, Pim Veerbeck promoveu mudanças na sua equipe. Colocou Holman, Bresciano e Kewell na equipe titular. Foi em uma jogada envolvendo dois desses atletas que saiu o primeiro tento da partida. Bresciano cobrou falta e no rebote Holman jogou para as redes, em uma falha de Kingson.

O time da terra dos cangurus se retraiu e deu campo para Gana atacar. Os africanos jogavam no 4-2-3-1, A. Gyan como único avançado. Não demorou muito para o Brasil da África conseguir o empate. 14 minutos após o gol australiano, a bola sobrou dentro da área para o zagueiro Jonathan, que chutou e iria marcar, mas Kewell, que jogava bem, impediu que ela entrasse utilizando-se do braço, pênalti e o dez da Austrália expulso. A. Gyan bateu e não deu chances para Schwarzer, marcando o seu segundo tento nessa Copa e o terceiro na história dos mundiais.

Jogando com um jogador a menos o time da Oceania ficava muito recuado e quando buscava o ataque não conseguia ficar com a bola por lá. Os ganeses mesmo com um homem a mais, com o controle da bola e até arriscando mais, assustaram pouco o goleiro Schwarzer.

Na segunda etapa a Austrália esteve muito próxima da virada, porém ela não ocorreu. Um número que mostra um pouco do que foi o jogo é esse: Chutes (no gol): Austrália 8 (5) e Gana 22 (6), os autralianos foram mais precisos e no final mereciam uma melhor sorte.

Para os africanos o resultado foi bom, pois passaram aperto no final, mas ao olharmos para a tabela de classificação esse empate por ser um passo para eliminação. Pois enfrentarão a seleção alemã e precisarão de pelo menos um empate com a Holanda para passar de fase, resultado que acho improvável. Falo do empate, pois tenho convicção de que a Sérvia passará pela Austrália.

Camarões 1x2 Dinamarca

O último jogo do dia e o melhor. Uma das partidas com melhor nível de futebol dessa Copa do Mundo. Camarões em um 4-3-3 que variava para o 4-4-2 losango e com Eto’o jogando de centroavante. No outro lado a Dinamarca vinha com o 4-2-3-1. Os camaroneses começaram pressionando, e Geremi que teoricamente era volante, muitas vezes aparecia como ponta direita.

Na primeira boa oportunidade que teve jogando como legitímo camisa nove, Eto’o mandou para dentro. Foi aos nove minutos, C. Poulsen falhou na saída de bola e Webó recebeu ela livre, rolou para dentro da área, onde estava o centroavante, que marcou o 1x0.

Os leões indomáveis seguiam no ataque, mas a Dinamarca também crescia na partida. Kjaer fez um lançamento maravilho para Rommedahl na ponta direita, o meia-externo dominou a bola e já rolou para a entrada da pequena área, onde Bendtner apareceu para empurrar para o gol de carrinho. Eto’o ainda colocou uma bola na trave. 1x1 no primeiro tempo e um jogo muito movimentado.

No segundo tempo os africanos mantiveram a força ofensiva, os dois lados arriscavam muito, porém a bola pouco ia ao gol. E quando atingia a baliza, tanto Sorensen como Souleymanou as defendiam. O gol da virada europeia ocorreu pela ponta direita, sempre ela, do ataque dinamarquês.
Bendtner e Rommedahl, dupla que foi muito bem no jogo de hoje - FIFA.com

Bendtner virou boa bola para Rommedahl nas costas de Assou Ekoto e de Makoun que fazia a “cobertura”. O 19 dinamarquês dominou e passou por Makoun como se não estivesse marcado. E Antes de chutar para o gol, ainda viu o posicionamento do goleiro e bateu colocado com a perna esquerda para virar a partida.

Depois a seleção camaronesa seguiu em cima, mereceu o empate, mas quem ficou mais próximo do gol foram os rivais do dia. Tomasson peredeu dois gols incríveis, que para a sua sorte não fizeram falta a Dinamarca.

Agora os dinamarqueses enfrentarão os japoneses precisando da vitória para alcançar a segunda fase da Copa.

Abraço a todos

Copa do Mundo - Dia 8

A Copa do Mundo parecia ter engrenado, e hoje a tendência de bom futebol foi mantida. Porém dois grande decepcionaram, a Inglaterra nem tanto, pois ainda não apresentado bom futebol, já a Alemanha, essa sim, tinha algo a mostrar, mas não o fez.

Alemanha 0x1 Sérvia

O grande futebol da primeira partida ficou no domingo e na marcação da seleção sérvia. As duas seleções atuaram no esquema tático da moda, o 4-2-3-1, portanto os espaços sumiam e um homem era o responsável por Özil, o craque da primeira rodada. Com isso o jogador do Werder Bremen ficou preso e pouco conseguiu produzir.
Miroslav Klose no momento em que recebeu o cartão vermelho - Ag. Reuters

A Alemanha jogava mais, porém o gol não apareceu. E para piorar teve Miroslav Klose, em um excesso do árbitro Espanhol. Com a vantagem numérica os sérvios focaram seu jogo mais no ataque e aos 37’ do primeiro tempo, deu resultado pois Jovanovic concluiu para o gol uma jogada bem trabalhada pelas águias brancas.

No segundo tempo o trabalho defensivo e de marcação da Sérvia continuou dando resultado. Portanto a Alemanha seguia sem os espaços que precisaria para vencer. No final o time partiu para o ataque sem muita organização e no tradicional abafa, não deu resultado.

Porém o time segue forte na briga pela vaga, no grupo que está muito equilibrado. Gana, Sérvia e Alemanha tem três pontos e os africanos ainda enfrantam a Austrália amanhã e podem tomar a ponta do grupo.

Eslovênia 2x2 Estados Unidos

O jogaço do dia, partida que seguiu indefinida até os últimos minutos. As duas equipes atuaram com esquema igual, no 4-4-2 ortodoxo. No primeiro tempo os eslovenos se encontraram em campo, coisa que não fizeram na primeira partida. Porém os americanos que começaram tomando conta do jogo.

Após algumas chances desperdiçadas pelos yankees Birsa os puniu. O camisa dez eslovaco arriscou da entrada da área e surpreendeu o goleiro Howard, marcando um belo gol. Os americanos se perderam depois do gol e a Eslovênia seguiu pressionando. O segundo tento veio com Ljubijankic, única alteração de Matjaz Kek em relação ao primeiro jogo. O atacante recebeu na frente e com a perna direita bateu tirando do goleiro.
Donovan comemora seu golaço - AP

O segundo tempo foi outro jogo. Donovan veio jogar na direita e logo aos dois minutos de partida recebeu bom passe de Cherundolo, aproveitou a falha de Breko para invadir a área e fuzilar pro gol. A Eslovênia seguia com o seu padrão tático, mas já não conseguia parar os adversários. Os americanos sentiam que o gol estava se aproximando.

Porém o segundo tento demorou a sair, só aos 36 minutos Bradley enfiou o pé direito na bola e marcou o gol. Depois ainda houve a virada, mas o árbitro de Mali anulou incorretamente o lance. O que houve não foi falta do ataque e sim um ou dois penais cometidos pelos eslovenos.
Essa foi a primeira partida que o árbitro influenciou no resultado final nessa Copa do Mundo.


Inglaterra 0x0 Argélia

O pior jogo do dia. As raposas do deserto seguraram o English Team, que segue devendo na Copa do Mundo. Todos esperavam uma boa apresentação da Inglaterra após a fraca estreia, mas não ocorreu. Os ingleses foram escalados no 4-4-2 ortodoxo, com Barry como volante. Assim o time prometia dar mais liberdade a Gerrard.

Não deu certo, a Argélia se manteve forte na defesa. Os africanos jogaram no 3-4-2-1, dessa vez a grande diferença foi a atuação de Ziani. O meia do Wolfsburg jogou muito, correu sem parar e criou algumas boas jogadas para sua seleção. Outro nome que teve destaque no time argelino foi o volante Yebda, bem na marcação e subindo bem ao ataque.
Rooney capisbaicho durante o jogo, em que pouco produziu - Getty Images

A Inglaterra não conguia se impôr. Ficou claro também, que Rooney não vive seu melhor momento fisíco, e está longe de ser aquele que foi um dos melhores atletas dessa temporada 09/10. Gerrard e Lampard ainda não encaixaram seu jogo e o outro homem de criação da meia-cancha, Lennon, segue sem conseguir penetrar nas áreas adversárias.

O English Team deve se classificar, mas não chegará a próxima fase com o favoritismo que desembarcou na África do Sul. Pois se hoje algum time merecia a vitória, essa seleção seria a argelina

Abraço a todos