terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como é bom ser jogador...

Alguns jogadores da Internazionale e seu técnico, Rafael Benítez receberam uma visita muito agradável hoje em Appiano Gentile. Quem esteve no centro de treinamentos da atual pentacampeã italia foi Michele Crisci, presidente da Volvo Itália, parceira da equipe nerazzurra.

Que bela visita os jogadores da Inter receberam - Inter.it

Participaram do encontro: Eto’o, Diego Milito, Cambiasso, Júlio César, Maicon, Philippe Coutinho, Sneijder, Orlandoni e o comandante Rafael Benítez. Segundo o site oficial do clube alguns desses atletas, não especificados, foram presenteados com o exclusivo XC90R. Além deles, o técnico também recebeu um automóvel.

Por isso o Skank já dizia: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” Assim fica fácil.

Abraço a todos

domingo, 26 de setembro de 2010

Na Itália, algumas surpresas e o líder de sempre

Não, a Internazionale não deixou a liderança, mas deixou de ser invicta. A Serie A deixou de ter invictos, pois tanto os nerazzurri quanto o Cagliari perderam seus jogos. A ponta têm várias surpresas, além dos atuais pentacampeões, só times que ninguém colocaria entres os candidatos a figurar na zona de classificação à próxima Uefa Champions League. Até acredito que nenhum deles terá fôlego para ficar entre os primeiros, mas o início não deixa de ser surpreendente.

Vucinic não pode ser reserva nesse time da Roma, e comemorou como um doido o gol da virada - Ag. Reuters

Começando pelo clássico dos times que decidiram quatro dos últimos cinco campeonatos. Um jogo que não foi dos melhores, Roma e Inter decepcionaram muito. Os nerazzurri tinham Eto’o, que seguiu mantendo seu bom início de temporada, mas não foi suficiente. O jogo parecia fadado ao 0x0, mas o sempre decisivo Vucinic entrou no final do segundo tempo no lugar de Totti e em uma rara falha de Lúcio, o montenegrino marcou.

Gol e vitória, os três pontos podem dar moral aos Giallorossi, que iniciaram a Serie A muito mal. Hoje ainda estão entre os três últimos, mas ganhar da toda poderosa Inter pode ser a grande virada do time da capital.

Porém, o jogo levantou algumas dúvidas, será que alguma coisa está acontecendo fora de campo? Totti saiu reclamando, Adriano fez corpo mole para entrar nos minutos finais e Júlio Baptista, o escolhido para entrar ao invés do Imperador, entrou com nenhuma vontade estampada do rosto. É esperar, e observar se a Roma deixará a “rabeira” da tabela.

Enquanto Adriano fazia essse papelão na Roma (Muito bem abordado por Leonardo Bertozzi, no blog da Trivela), Hernanes repetia o que virou comum em seu início na Lazio, jogou bem. E é um dos destaques dos laziale, que dividem a ponta da tabela. Os biancocelesti venceram outra surpresa da competição, o Chievo e fora de casa. Gol de M. Zárate, que voltou a marcar. Ele não balançava as redes desde 14/02/10.
Hernanes é destaque da Lazio nesse início de temporada - Getty Images

Para não passar em branco, a Lazio apostou no 4-3-1-2, que com o avanço de Mauri, quando os laziale tinham a bola transformava em um 4-2-2-2. O ex-jogador do São Paulo mais uma vez foi o playmaker, isso deve atrapalhá-lo na Seleção, pois Mano o vê como volante. E se não atuar nessa posição, acho difícil que o técnico siga apostando nele para essa função, onde vejo que é realmente a sua posição.

O Milan atuando no 4-3-3 teve dificuldades para vencer o Genoa, o segundo time que mais investiu em contratações na Itália. Os Grifone vinham no 3-3-3-1, Toni era o centroavante. Para conseguir segurar Ronaldinho, Rafinha e Ranocchia (jogador que veio do Bari, em co-propriedade com a Internazionale) combinavam na marcação pela direita. O resultado foi bom e o craque brasileiro pouco fez.

No segundo tempo, com um belo lançamento de Pirlo e com um toquezinho de cobertura de Ibrahimovic. Foi pouco e o Milan ainda oscila nesse início, além disso, Robinho foi titular e não teve grande destaque. No Genoa a pressão que já circulava o clube tende a aumentar, pois todo o dinheiro investido não tem dado o resultado em curto prazo.

Ljajic, só não foi melhor que Vargas, mas tem ido muito bem na Fiorentina - AP Photo

Para terminar, não posso deixar de falar em Vargas. O peruano, que já foi lateral-esquerdo e hoje é meia-externo, também atuando pelo lado canhoto. Mais uma vez foi destaque e na ausência de Jovetic, sendo a principal alternativa de criação de jogadas da Viola. Justiça seja feita, Ljajic se comportou bem também. Tendência é que a Fiorentina deixe a parte de baixo da tabela rapidamente.

Cavani, valeu o investimento do Napoli, já é o artilheiro da Serie A junto com Eto'o, são cinco gols em cinco jogos - AP Photo

Não vi o jogo, mas a virada do Napoli mostra que Cavani foi uma das melhores contratações dessa temporada na velha bota. Depois de largar perdendo por 1x0, para o Cesena fora de casa. Os azzurri fizeram quatro gols no segundo tempo e conseguiram os três pontos. Os gols foram de Hamsik, Lavezzi e Cavani duas vezes. Esse trio têm tudo para levar o Napoli à uma competição europeia.

Sobre o futebol na velha bota era isso. Abraço a todos

A volta de Beckham, por 90 minutos

Clássico dos milhões de dólares na terra do Tio Sam, de um lado o Los Angeles Galaxy de Beckham (5,5 milhões/ano) e Donovan (2,05 milhões/ano), do outro o New York Red Bulls de Henry (5 milhões/ano), que não jogou por lesão no joelho, Rafael Márquez (5,5 milhões/ano) e Ángel (1,6 milhões/ano). Vitória do time de Rafael Márquez, mas a intenção é falar de Beckham.

Beckham voltou a jogar 90 minutos, mas esteve longe de ser um grande diferencial em favor do Galaxy - Lagalaxy.com/Robert Mora

O camisa 23 depois de voltar de lesão no problemático tendão de aquiles, voltou a ser titular e jogar os 90 minutos. Na maior parte do tempo atuou como externo-direito, explorando seus bons cruzamentos. Porém se Beckham jogasse mais centralizado e com liberdade. Poderia aproveitar outro fundamento que é muito bom, as finalizações de fora da área, que preso na direita pouco pode realizar.

Donovan por outro lado, destaque e MVP da última temporada daMLS. Mas que terminou o campeonato do ano passado perdendo pênalti na final, em que seu Galaxy perdeu para o Real Salt Lake. Não fez um bom jogo, esteve muito apagado, na maior parte do tempo atuou aberto pela esquerda. Ainda assim, o time de Los Angeles tem a melhor campanha da temporada, porém caiu de produção nessa reta final. Bruce Arena tem que abrir o olho.

Abraço a todos

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A 3ª lista de Mano Menezes

Terceira vez que Mano Menezes anunciou a lista que tem o maior potencial de ser cornetada no mundo. E algumas definições do ex-técnico do Corinthians ficaram claras. Nomes de sua confiança, outros que devem formar a base da nova seleção brasiliera e os líderes do grupo, parecem estar definidos.

Robinho atuando pela seleção na Copa de 2006, a exeperiência conta muito para ele - Site Robinhoofficial.com

Robinho deve ser o líder. Mais maduro e com 26 anos, foi escolhido o capitão da equipe no único “amistoso oficial” já disputado. Além disso, esteve presente em todas as convocações - inclusive a última. Ele vem do Milan, onde tem sido reserva e, mesmo ficando no banco rossonero, não deixa as listas de Mano. Fator que mostra a confiança do treinador no camisa 70 milanista.

Além de Robinho, que é o líder da seleção, temos outros jogadores que se apresentam como grandes nomes para a titularidade. Enqunato Júlio César não retorna, o posto de camisa um será de Victor. Daniel Alves é o titular até aqui, mas temos que saber o Mano pensa de Maicon. Thiago Silva e David Luiz formam a dupla de zaga. André Santos fecha a defesa pela esquerda.

Ramires será um dos volantes. Lucas e Sandro devem birgar pela outra vaga. Robinho será um dos integrantes da linha de três que se coloca atrás do único centroavante, que é Alexandre Pato.

O esquema tático nem precisa ser falado. É aquele que está na moda, o 4-2-3-1. Com jogadores de boa movimentação, que o técnico pretende colocar na linha de três, que dá suporte ao centroavante, o esquema tem tudo para dar certo.

Sobre a última lista, o Simplificando Futebol passa alguns dados:

- Média de idade: 23,82, a maior entre as três convocações de Mano, lembrando que nenhum deleas esteve abaixo de 23, ou seja, a idade tem variado nessa faixa mesmo.

- Remanescentes da Copa do Mundo: São cinco (Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires, Robinho e Nilmar), maior número desde o início dos trabalhos do ex-técnico do Corinthians.

- Idade olímpica: São seis (Neto, Sandro, Philippe Coutinho, Giuliano, Pato e André), o maior número foram os sete da primeira lista. Na segunda convocação o número também foi de meia dúzia.

- Estreantes na seleção: Cinco (Neto, Mariano, Elias, Wesley e Giuliano), metade do que na primeira convocação e dois a mais que na segunda lista.

Mano no jogo-treino contra o Barcelona B, sentandos depois de serem titulares na partida, estão seus titulares David Luiz, Thiago Silva e Alexandre Pato - manomenezes.com.br/Mowa Press

Acho que Fábio, goleiro do Cruzeiro teria vaga, tem sido um dos melhores goleiros que atuam no Brasil. E Hernanes, que começou muito bem no futebol italiano defendendo as cores da Lazio, também merece ser testado.

Por outro lado, gostei de ver que Mano Menezes optou por deixar Neymar de fora. Mostrando que o jovem do Peixe terá que mostrar que é capaz de ter um bom comportamento fora de campo, além de se portar bem dentro das quatro linhas.

E mais Mano deu outra bola dentro ao contratar  Ney Franco. O técnico do Coritiba coordernará as divisões de base da seleção e também irá comandar a seleção sub-20 que tentará no Sul-americano a vaga para às Olimpíadas de Londres.


Abraço a todos

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A camisa nove

Existe toda uma mistíca em torno do homem que veste a Nove. Ele deve ser o “cara”, tem que sempre ir às redes e não pode falhar. Quando falamos dos grandes europeus, a pressão tende a ser maior. Porque na maior parte das vezes, o novo Nove vem para substituir um ídolo e, claro, tem que corresponder imediatamente com os gols. Além disso, o Nove tem que justificar os grandes salários que normalmente ganham.
Berbatov foi um pedido de Ferguson e apresentado pelo chefe - Getty Images

Berbatov e Eto’o passaram por isso recentemente. Em 2008/09 o búlgaro buscou novos ares, saiu do Tottenham rumo ao Manchester United. Chegou com moral à Old Trafford, Sir Alex Ferguson pediu a contratação do atacante e os red devils desembolsaram mais de 30 milhões de libras por ele.

O inicío de sua caminhada não foi perfeita e sim tortuosa. Nove gols apenas na primeira temporada, abaixo de Rooney (12 gols) e Cristiano Ronaldo (18 gols). Em 2009/10, mais uma decepção, 12 gols. O pior, viu Tévez, que saiu do clube para dar mais espaço à ele, anotar 23 tentos pelo rival Manchester City. A dúzia de gols do camisa nove do United torna-se ainda "menor" se comparada ao número que Rooney fez, 26.

O United não teria feito bem ao atacante? Ou o jogador que havia se destacado e mostrado seu valor no CSKA Sofia, Bayer Leverkusen e Tottenham, teria ficado para trás? Sir Alex Ferguson teve calma, soube esperar e está snedo recompensado no atual temporada.

Nesse início das movimentações no futebol europeu, berba está recompensando o homem que tanto acreditou nele. Na pré-temporada foi um dos líderes no quesito gols marcados, marcou duas vezes. Entre Community Shield e Premier League são outros sete, gols que o tornam artilheiro da atual edição do Inglês. Entre seus gols, o hat-trick que decidiu o grande clássico da terra da rainha no final de semana. Um deles, um golaço de bicicleta. Está provado, Berbatov não é um craque, mas pode ser muito mais útil do que foi desde a sua chegada ao United.

Appiano Gentile ficou lotado para ver a apresentação do "Leão indomável" - AFP

Eto’o dá sinais de que finalmente será aquele artilheiro, que todos os nerazzurri esperavam. Na primeira temporada alternou bons e maus momentos, também variou de posição, jogou muito recuado como externo-direito. A pressão nas costas do camaronês era muito grande, pois ele chegava à Milão com objetivo de suprir a saída de Ibrahimovic. Até ali, o sueco era o grande destaque da Internazionale nas conquistas de campeonatos italianos.

Apresentado com pompa em Appiano Gentile, o astro do futebol africano largou bem na Serie A. Porém não engrenou, ficando com apenas 12 gols no Italiano. Seu grande dia, foi o 24 de março de 2010, data já tratada pelo Simplificando o Futebol aqui. Além da bela exibição contra o Livorno, Eto’o apareceu bem contra o Chelsea nas oitavas de final da última Uefa Champions League. Quando fez o gol que calou Stamford Bridge e carimbou de vez a classificação dos nerazzurri às quartas de final da competição continental.

Na UCL, competição que o camaronês tem grande afinidade e sempre se destacou (marcou gol em duas das três finais que participou), ele marcou apenas dois gols com a camisa nerazzurra. Milito, decidiu o título para a Internazionale deixando Eto’o longe do grande destaque.

Na Supercopa da Itália, Eto'o jogando mais próximo do gol decidiu em favor da Internazionale - Ag. Reuters

Para a nova temporada, um novo treinador e um pedido de Eto’o: “Quero jogar mais próximo do gol”. Rafael Benítez atendeu ao pedido, mesmo ainda atuando pelos lados do campo, mas agora mais liberdade para entrar na área e sem ter tanta responsabilidade para marcar como fazia na época de Mourinho.

O resultado foi o melhor possível para a Internazionale. Enquanto o homem de 30 gols na última temporada, Diego Milito ainda está longe da boa forma e também dos tentos, Eto’o vai definindo. Na Supercopa da Itália, Eto’o marcou dois contra a Roma e na Serie A já são três gols, marca que o coloca entre os artilheiros da competição. Além disso, já deixou sua marca no primeiro jogo da UCL, contra o Twente, na Holanda.

Não falo que tenha sido uma ressureição dos dois, mas com o tempo que tiveram, conseguiram se adaptar e agora vem mostrando tudo aquilo que era esperado de ambos. Agora o tempo irá dizer se é uma boa fase, ou se os atacantes voltaram aos velhos e bons tempos. Acredito que seja a segunda opção.

Abraço a todos

domingo, 19 de setembro de 2010

Clássico escancara os problemas do Schalke

Quem imaginava ver Schalke 04 e Bayern disputando a ponta da tabela na Bundesliga. Está decepcionado, pois nem bávaros, nem os azuis-reais figuram entre as primeiras posições. O Bayern, pelo menos, conseguiu largar bem na Uefa Champions League, já o time de Felix Magath perdeu em sua primeira partida no torneio continental. Os bávaros ainda têm a justificativa da ausência de sua maior estrela, Arjen Robben.

Para se recuperar e conquistar a primeira vitória na Bundesliga, o Schalke recebeu o Borussia Dortmund na Veltins Arena. As duas equipes de enormes torcidas na Alemanha fazem o maior clássico da terra da cerveja e da salsicha. O estádio lotado e com maioria azul criava uma bela moldura para a partida.

Porém a torcida do time de Magath, Raúl e Huntelaar não teve nada a comemorar. Os visitantes adotando o esquema da moda, o 4-2-3-1 com Barrios e Kagawa variando entre ataque e meio-campo, dominaram totalmente as ações do jogo.

Kagawa, o japonês foi o "cara" do jogo - Ag. Reuters

Mesmo jogando em casa, o Schalke demorou 17 minutos para chegar ao gol do Borussia, mas quem marcou foram os visitantes. O japonês Kagawa tratou de mostrar quem iria ganhar a partida, uma bela jogada concluída por um belo chute, que contou com o desvio para matar Neuer.

Por melhor que se comportasse na partida, Neuer não conseguiu impedir mais gols do jovem time visitante. O japonês marcou o segundo também, após completar cruzamento da direita. Depois, Lewandowski desviou de cabeça um escanteio batido por Shain.

A preoucupação dos azuis-reais extrapola o último lugar na tabela com zero pontos, pois o grande problema é o deserto que o meio-campo se tornou. Não há criação de jogadas por parte do Schalke, Jurado foi contratado para resolver esse problema, porém não parece ser o jogador que irá mudar a meia-canhca. A badalada dupla de ataque Raúl e Huntelaar não tem muito para fazer, pois a bola não chega com qualidade.

O Schalke ainda fez o seu gol de honra através do oportunismo de Huntelaar. Tento esse que não apagada a péssima atuação. A única boa notícia foi Neuer, o arqueiro se comportou muito bem e pode se orgulhar de ter evitado uma goleada por parte do Borussia, que agora é terceiro colocado atrás dos surpreendentes Hoffenheim e Mainz.

Abraço a todos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estreia de campeão e de vice

A Uefa Champions League começou nessa semana, e Internazionale e Bayern, os clubes que fizeram a final de 09/10, iniciaram sua caminha rumo à mais uma final. Dessa vez o destino que todos os grandes clubes europeus querem tomar é o de Londres, mais especificamente chegar ao Wembley Stadium, no dia 28 de Maio de 2011.



Precisa jogar bem


Twente 2x2 Internazionale

Atual campeã da Uefa Champions League, a Internazionale iniciou a caminhada visando o bi diante do Twente na Holanda. E como vem virando rotina na atual temporada, os nerazzurri passaram longe do bom futebol.

Benítez adotou o 4-2-3-1, o esquema da moda. Formação tática que vem da “Era Mourinho”, mas que ainda não funcionou no comando do espanhol. Mais uma vez a Internazionale teve muitas dificuldades para criar qualquer tipo de jogada ofensiva. Além disso, mesmo seguindo com a base do ano passado, parece faltar entrosamento.

Wesley Sneijder, o holandês segue jogando muito bem pela Internazionale - Ag. Reuters

Sneijder como armador central, foi o atleta de maior destaque e fez o primeiro da Internazionale em boa jogada de Milito. Porém o Twente conseguiu virar, com um golaço de falta de Janssen e no gol contra de Diego Milito. Eto’o conseguiu empatar o jogo, isso ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, a partida esfriou.

Sem muita movimentação nos 45 minutos finais, quem se destacou foi um brasileiro. Philippe Coutinho, que chegou ao time italiano nesta temporada, entrou no lugar de Pandev, machucado. O ex-jogador do Vasco atuou aberto pela esquerda, se movimentou bastante, acertou bons passes e quase conseguiu o gol, que seria o da vitória.

O técnico do time holandês havia afirmado, antes da partida, que seu time não tinha nada a perder e levou um ponto frente ao atual campeão. Já para o time italiano fica uma ponderação. Os pontos que tem conquistado camufla as partidas fracas. Quanto tempo Benítez irá levar para colocar a Internazionale nos eixos? Pois se quiser repetir Mourinho, terá que ser rápido.



Passando pelo paredão


Bayern 2x0 Roma

Bayern e Roma se enfrentaram pela primeira rodada da Uefa Champions League, de 2010/11. As duas equipes que começaram mal seus campeonatos nacionais, tinham a chance de deixar a fraca largada em seus países para trás.

A Allianz Arena estava repleta, como pede a maior competição entre clubes do mundo. O Bayern de Munique empurrado pela fanática torcida, foi mais um time a adotar o esquema da moda, 4-2-3-1. Olic, era o único atacante, mas contava com as chegadas de Thomas Müller, Altintop e Toni Kroos. Na Roma, um 4-4-2 em linha bastante cauteloso.

O jogo começou aberto, mas o início animador não durou muito. A Roma recuou, e passou boa parte do tempo com seus onze jogadores no campo defensivo. Assim os bávaros ficavam com 68% da posse de bola, mas não conseguiam penentrar na defesa italiana.

Na volta do intervalo, a equipe de Louis van Gaal voltou decidida a marcar e conseguir os três pontos. Mas quando não esbarrava na retaguarda dos giallorossi, tinha o goleiro Júlio Sérgio pela frente, o arqueiro brasileiro foi um paredão e segurou o 0x0 até quando foi possível.

Sem Robben e Ribéry (abraça Thomas Müller na foto), Thomas Müller tem sido decisivo para o Bayern - AP Photo

Foram oitos chutes ao gol romanista, além de oito finalizações que foram para fora. Até que Thomas Müller acertou um belo arremate de três dedos, que morreu no canto direito de Júlio Sérgio. Depois do primeiro a Roma tentou o empate, mas com pouca inspiração no meio-campo, não conseguiu igualar o placar. Ao todo, os italianos só finalizaram quatro vezes ao gol de Butt.

Klose teve uma grande chance e não desperdiçou, anotando o 2x0, que garantiu a boa largada dos atuais vice-campeões europeus. A Roma mostra que não terá vida fácil na competição continental. Porém creio que essa postura defensiva não se repetirá, e os giallorossi devem tentar jogar nas próximas da Uefa Champions League.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Três pontos acima, 1150 minutos para trás

Texto também publicado no Jogo Aberto, de Lédio Carmona, acesse por aqui: http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/2010/09/16/tres-pontos-acima-1150-minutos-para-tras/

No primeiro tempo pouco se viu de Prudente ou Flamengo. Os dois times não conseguiam organizar jogadas e a válvula de escape do Flamengo era novamente o setor direito, com Léo Moura. O Prudente tentava de fora da área, mas Marcelo Lomba era seguro. A melhor chance foi com Deivid, que cabeceou uma bola na trave.

Para aumentar a dúvida dos rubro-negros, Adriano Pimenta apareceu por trás de Jean para cabecear e marcar o 1×0 para o Grêmio Prudente. Porém o autor do gol foi expulso ao levantar a camisa durante a comemoração, dando um alento para a toricda rubro-negra.

Com Petkovic no time para o segundo tempo, esperava-se um Flamengo mais organizado e que conseguisse tirar proveito da vantagem numérica.. Mas não foi isso que se viu, o clube carioca seguia desorganizado.
Diego Maurício, marcou o gol que iniciou e o que terminou o jejum do ataque rubro-negro - Agência Estado

Sem conseguir se organizar, o Flamengo avançou na base da raça e do “abafa”. Enquanto o Prudente tentava achar um contra-ataque, que só apareceu uma vez. O gol saiu com Diego Maurício que cortou a marcação e de bico anotou o tento. O gol do pôs fim ao incômodo jejum, pois foram 1150 minutos (desde 21 Julho contra o Avaí) sem um atacante balançar as redes pelo clube da Gávea.

Com mais 5 minutos e os acréscimos para jogar, o Flamengo ampliou a pressão. Toró acertou de fora da área e concretizou a vitória rubro-negra, aos 49 minutos do segundo tempo.

A vitória e os três pontos conquistados servem para amenizar o ambiente carregado do Flamengo, cinco pontos acima da zona de rebaixamento. O time segue com problemas na criação de jogadas e dificuldades ofensivas. Na próxima rodada o rubro-negro terá o clássico frente ao Fluminese, boa chance para afirmar que a má fase está ficando para trás.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Definitivamente, na briga

Texto também publicado no Jogo Aberto, de Lédio Carmona, acessem lá - http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/2010/09/12/definitivamente-na-briga/


Com as derrotas dos líderes Fluminense e Corinthians no sábado, o Botafogo viu o jogo de hoje contra o São Paulo, como a grande oportunidade de chegar de vez à briga pelo título.

Os comandados de Joel Santana entraram em campo e deixaram claro desde o começo que chegariam de vez para brigar pela primeira colocação do Brasileirão. O uruguaio “El Loco” Abreu era o único centroavante no alvinegro, mas contava com o apoio de Maicosuel e Renato Cajá. Além deles, os laterais também avançavam muito.

Porém a lesão de Marcelo Cordeiro logo aos 9 minutos, fez com que mais um atacante entrasse em campo. Joel Santana colocou Edno e passou Cajá para a lateral. O São Paulo não soube aproveitar essa improvisação de Joel. A melhor chance das inúmeras que o alvinegro criou, veio em uma bomba de Edno, que Rogério Ceni conseguiu afastar a bola em dois tempos.

Marcelo Mattos também saiu machucado e mais uma vez Joel Santana ousou, ao colocar Caio em campo. O tricolor paulista repetiu o erro, e não soube aproveitar os espaços do Botafogo mais ofensivo. E a equipe de General Severiano seguia em busca do primeiro gol, que cada vez parecia mais próximo.
"El Loco" Abreu mais uma vez foi decisivo ao marcar o gol que abriu a vitória alvinegra - Agência Lance

Caio e Edno desperdiçaram oportunidades antes que o placar fosse aberto. O talismã alvinegro recebeu livre dentro da área e finalizou para defesa de Rogério Ceni, mas no rebote “El Loco” Abreu aproveitou e marcou: 1×0 com 22 minutos da segunda etapa. O empate quase ocorreu em seguida, Dagoberto recebeu cruzamento da direita vindo de Casemiro, mas o atacante bateu por cima.

Restavam 15 minutos de jogo, mas os dois times não pareciam dispostos a fazer nada para mudar o 1×0 em favor do Botafogo. Sérgio Baresi ainda mexeu, colocando Carlinhos Paraíba e Ilsinho, mas ambos nada produziram.

O gol marcado por Edno decretou números finais, 2x0 - Dhavid Normando/Futura Press

Para completar a festa da grande maioria dos 28.414 presentes, Antônio Carlos roubou a bola e passou para Renato Cajá armar o contra-ataque. O meia tabelou com Edno e deixou o atacante livre na cara do gol, o camisa onze bateu com a canhota sem chances para Rogério Ceni.

Com mais esses três pontos conquistados dentro de casa e fica apenas quatro pontos atrás do líder Fluminense. Diferença que permite aos alvinegros imaginarem o time campeão no final do ano, porém o sonho mais real seria uma volta à Libertadores, competição que não participa desde 1996.

domingo, 12 de setembro de 2010

A importância de largar bem

Duas rodadas já foram jogadas na Itália e as equipes seguem sem encantar. Porém em uma disputa tão equilibrada como é a Serie A do Calcio, não perder é muito importante. Entre os quatro grandes da velha bota, apenas uma equipe conseguiu a manutenção da invencibilidade até aqui. E não é coincidência que seja ela a Internazionale, atual pentacampeã do Campeonato Italiano.

Mas nem tudo são flores para os nerazzurri, nas duas primeiras partidas o futebol esteve longe da eficiência da época de Mourinho. A defesa, que no ano passado beirava a perfeição, tem falhado. Lúcio segue sendo destaque, mas o sistema defensivo ainda não encaixou.

Lúcio e toda a sua a vibração, após marcar o gol - Inter.it 

Foi o capitão brasileiro na Copa do Mundo de 2010 que abriu o placar no Giuseppe Meazza. Em sobra, após cobraça de escanteio, Lúcio bateu forte e fez. A Internazionale seguia ficando mais com a bola, mas não transformava seu domínio em gols. O empate veio no primeiro tempo com Floro Flores.

Mas os nerazzurri contavam com Eto’o e Sneijder - os melhores em campo junto com Lúcio. O camaronês sofreu um pênalti, bateu para a defesa de Handanovic, mas no rebote conseguiu colocar a bola no gol. Mais uma vez o futebol apresentado ficou longe daquele do ano passando, quando a Inter ganhou a tríplice coroa europeia. Mas o time comandado por Rafael Benítez já vai somando pontos, que podem decidir o scudetto lá na frente.

 Ibrahimovic lamenta o pênalti perdido, o sueco esteve longe da fase que viveu em sua última passagem pela Itália - AFP

O encantador Milan da primeira rodada ficou por lá. Ronaldinho nada fez contra o Cesena, o estreante Ibrahimovic mostrou que ainda lhe falta mobilidade e Robinho entrou na segunda etapa para pouco fazer. O sueco, que tanto sucesso fez na Itália nos últimos anos por Inter e Juventus, desperdiçou um pênalti. Do novo “quadrado mágico de Milão”, quem se salvou foi Pato, que brigou muito, mas teve poucas chances de gol.

Mas quem realmente surpreendeu negativamente foi a Roma, que teve Burdisso expulso aos 22 minutos e sofreu uma goleada de 5x1, imposta pelo Cagliari, fora de casa. Mas o resultado não pode ser colocado na conta do argentino. O primeiro gol da partida foi marcado por Daniele Conti. O sobrenome não é mera coincidência, ele é filho de Bruno Conti antiga estrela do futebol italiano e atual diretor de futebol do clube da capital. Contra o time do pai, nos últimos cinco jogos foram três gols do camisa cinco do Cagliari.

 
Hernanes comemorou muito o gol, o que coroou sua boa apresentação - Ag. Reuters

A rival da Roma, Lazio utilizou-se bem do Olimpíco para vencer. E o brasileiro Hernanes, esteve entre os onze iniciais. Além disso, no 3x1 sobre o Bologna, o ex-jogador do São Paulo que já é chamado de “Il Profeta” na Itália participou muito bem. Tocou para Mauri lançar Rocchi, no segundo gol e em um pênalti duvidoso marcou o terceiro dos biancocelesti no jogo.

Entra ano e sai ano, na Itália a história é a mesma. Algumas vezes sem convecer, mas sempre mantendo a regularidade, essa é a receita de sucesso da pentacampeã Internazionale. Se os adversários não se acertarem, os nerazzurri tomarão conta da Serie A.

Abraço a todos

sábado, 11 de setembro de 2010

Carlos Eduardo estreia com gols na Rússia

Mal começou a sua caminhada no futebol russo, o selecionável Carlos Eduardo já deixou sua marca. Na partida em que marcou sua estreia pelo clube russo, o meio-campista que foi contratado junto ao Hoffenheim por 20 milhões deixou dois tentos com a perna esquerda. O jogo contra o Amkar foi realizado no Tsentralnyi Stadion, em Kazan. Martins completou a boa vitória ao marcar de pênalti.

Vejam os gols do brasileiro e o gol de Martins:



Abraço a todos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Primeiro turno e as suas impressões

Já se foram 19 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2010, e agora sim julgo pronto para palpitar e falar das definições da primeira metada da disputa. Pois alguns craques se destacam, outros atletas ainda não deram certo, tem time com problemas para engrenar, têm aqueles em que falta qualidade, a ausência de goleadores também é clara.
Mesmo com um problema no joelho e artoscopia já marcada para dezembro, Conca segue como um dos craques do Brasileirão - Wallace Teixeira/Photocamera/Divulgação 

Seleção do primeiro turno: Rogério Ceni (São Paulo); Mariano (Fluminense), Dedé (Vasco), Caçapa (Cruzeiro), Roberto Carlos (Corinthians); Jucilei (Corinthians), Fabricío (Cruzeiro), Bruno César (Corinthians), Conca (Fluminense); Emerson (Fluminense) e Neymar (Santos). Téc: PC Gusmão (Ceará/Vasco).

Além deles é claro que outros atletas se destacaram: Fábio (Cruzeiro), Jéfferson (Botafogo), Fernando Prass (Vasco), Léo Moura (Flamengo), Carlinhos (Fluminense), Gum (Fluminense), Gil (Cruzeiro), Antônio Carlos (Botafogo), Arouca (Santos), Willians (Flamengo), Maicosuel (Botafogo), Montillo (Cruzeiro), Kléber (Palmeiras), Jóbson (Botafogo), Jonas (Grêmio) e Washington (Fluminense), merecem ser citados.
O meia-atacante Bruno César é o artilheiro da competição com 8 gols - Heuler Andrey/Agif/Gazeta Press

Na tabela, vemos que Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Santos estão um pouco acima dos demais. Todos têm bons elencos, mas deixaria o Botafogo de fora da briga pelo título, pois não vejo o alvinegro no nível dos outros cinco times. Porém acredito que os comandados de Joel Santana irão brigar pela vaga à Taça Libertadores da América (lembrando que Santos e Internacional já estão classificados).

Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Santos, são os times que apontei como favoritos ao título. Porém, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense têm certa vantagem. Os títulos do primeiro semestre conquistados por ambos, podem pesar e o interesse por mais essa taça pode diminuir. O colorado ainda pode deixar de focar no Brasileirão, a medida que o Mundial de Clubes se aproximar. Um jogo que pode ser fundamental nisso, é o confronto entre peixe e Internacional, na Vila Belmiro, jogo adiado do primeiro turno. Quem ganhar seguirá brigando pelo caneco.

Luxemburgo ainda não acertou o time do Atlético-MG, mas segue prestigiado pelo presidente Alexandre Kalil - Juliana Fister/Gazeta Press

Sobre o rebaixamento, fantasma que ronda alguns times grandes e que já foram campeões brasileiros. Falo de Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras, mas não acredito que nenhum dos times disputará a Série B em 2011. Principalmente pelo fato dos elencos serem de boa qualidade, acredito que todos eles ficarão na Série A.

Situação complicada vivem os times goianos e o Prudente não acredito que consigam ficar na divisão principal. O Vitória e Ceará que trocaram de técnico ontem, podem ser outros concorrentes à vaga na Série B.

Portanto é isso, um post superficial, mas destacando destaques da competição, candidatos ao título e a turma que deve se preocupar com a Série B.

Abraço a todos

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A vida sem Cristiano Ronaldo

Afastado dos primeiros jogos da seleção portuguesa válidos pelas Eliminatórias da Eurocopa, Cristiano Ronaldo fez muita falta. Como uma lesão no tornolezo, o craque luso fez muita falta. Pois nas duas primeiras rodadas, os bons resultados passaram longe da seleção portuguesa.

Lesionado e sem poder atuar, Cristiano Ronaldo participou do envento de um de seus patrocinadores - AFP

Primeiro jogando em Guimarães, Portugal não foi bem e empatou em quatro gols com a seleção do Chipre. O 4x4 dentro de casa e contra um adversário fraco, acendeu a luz amarela na Federação Portuguesa de Futebol. A declaração de Eduardo após o jogo chamou a atenção. O goleiro do Genoa afirmou ser ele o culpado pela quantidade de gols contra Portugal. Porém os atletas foram unânimes e afirmaram que buscariam a vitória fora de casa.

O jogo contra a Noruega, em Oslo era a partida que os atletas citavam para a recuperação. Mas em um vacilo do arqueiro Eduardo, a bola se ofereceu livre para Huseklepp marcar o tento norueguês. Depois do gol dos adversários, Portugal não conseguiu a recuperação.

Problemas com a  Federação de Futebol, com a comissão de doping e ainda maus resultados concretizaram a demissão de Queiroz hoje - EFE

As críticas sobre Carlos Queiroz, que vem desde a Copa do Mundo apenas aumentaram nessa largada das Eliminatórias da Eurocopa. Além disso, o técnico da seleção deu declarações fortes contra a Federação de Futebol do país, e sua continuidade no comando era considerada muito difícil. Isso quando postei o texto, mas agora já é oficial: Queiroz não é mais técnico da seleção portuguesa.

É bom que isso seja feito rápido. O nome tido como principal alvo é Paulo Bento, ex-técnico do
Sporting. A pressa para a troca do treinador é necessária. O outro nome pensado seria o espanhol Luis Aragonés, campeão da Eurocopa de 2008.

O próximo jogo será o decisivo duelo com a Dinamarca, no Estádio do Dagrão do Futebol Clube do Porto. Se perder a partida e a Noruega conseguir a vitória contra o Chipre fora de casa, a seleção lusa ficaria a oito pontos da primeira colocação (que dá vaga direta à Eurocopa) e a cinco pontos em relação ao segundo lugar do grupo H (que dependendo do número de pontos dá ou vaga direta ou vaga à repescagem).

Portanto os nossos “descobridores” terão tabalho se quiserem disputar a Eurocopa, sediada em conjunto por Polônia e Ucrânia em 2012.


Abraço a todos

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Philippe Coutinho à italiana

Quando a Inter venceu a disputa com o Real Madrid para ter Philippe Coutinho, poucos no mundo e no Brasil o conheciam. À época, com 16 anos, a contratação realmente surpreendeu. Por aproximadamente 3,8 milhões de euros (8,8 milhões de reais), a Internazionale levou a melhor sobre Real Madrid, Chelsea e Benfica e contratou a promessa de São Januário.

Coutinho foi comparado à Pato, pelo fato de ser precoce (Reprodução/Revista Placar)

Além da ida à Milão para assinar o contrato, uma semana depois, Coutinho passou por um período de treinos com a Beneamata. Nos treinamentos, o brasileiro protagonizou uma situação engraçada com o zagueiro e ídolo nerazzuro, Marco Materazzi. O jovem apresentou seu cartão de visitas: deu uma caneta no zagueiro. Ao chegar no vestiário, ouviu do massagista: "se repetir o feito, eu te pago lanche a semana toda". O camisa 23 da Inter não gostou do que ouviu e deixou um aviso, "caso faça novamente, te mando para o hospital". Coutinho disse não ter tido oportunidade para repetir o lance.

A escolha do clube italiano  teve uma forte componente de bastidor. A promessa vascaína tem a sua carreira agenciada pela HAZ Sport Agency, agência que, no momento da transferência, possuía ligação com dois atletas nerazzurri, Burdisso e Crespo. Portanto, o trânsito desses agentes era livre por Appiano Gentile.

Pela base do Gigante da Colina foram 123 gols, muitos títulos e artilharias por diversas vezes. Concomitantemente, desde a categoria sub-14,  Cout recebia convocações das seleções brasileiras. Coutinho se tornou profissional em 2009, durante a Série B vencida pelo Vasco. Ao todo, atuou por 43 vezes e marcou seis gols, o primeiro deles contra o Botafogo, no 6 a 0, válido pelo Campeonato Carioca de 2010.

No alvinegro, ele mostrou habilidade, velocidade e muita personalidade. Mas sempre apresentou limitações nas finalizações. No início dessa temporada, o Vasco sonhou em manter Philippe Coutinho por mais um ano, porém a negativa veio de Milão. Afinal, Rafa Benítez gostaria de contar com o jovem.

Moral, o técnico Rafael Benítez fez questão de participar da apresentação do jovem (AP Photo)

Logo no início de sua caminhada no clube de Milão, o ex-jogador vascaíno recebeu elogios. Iván Córdoba, um dos mais experientes do grupo nerazzuro, elogiou o meia-atacante pela tranquilidade, técnica e modéstia. "Philippe tem muita técnica e vontade de jogar bem. É modesto, tranquilo, mostra grande disponibilidade em campo", destacou o colombiano.

Muitos esperavam que o atual campeão da Liga dos Campeões optasse por um empréstimo, para que o brasileiro, em um time menor da Itália, pudesse se adaptar melhor ao calcio. A maior surpresa foi no amistoso válido pela Pirelli Cup, disputado em Baltimore, contra o Manchester City, Coutinho esteve entre os onze iniciais.

Na primeira partida da pré-temporada, contra os Citzens, a atinga promessa alvinegra atuou bem, como meia atacante no 4-2-3-1 de Rafa Benítez - posição que, durante a temporada, deverá ser ocupada por Wesley Sneijder. O agora, camisa 29 nerazzurro se saiu muito bem, se movimentou muito, tentou dribles e, na maioria deles, teve êxito. O ponto alto do debute foi uma assistência para o gol de Pandev, que posteriormente foi anulado por impedimento.

No segundo jogo da pré-temporada interista, Philippe Coutinho ficou no banco, mas entrou no intervalo. Na partida em Toronto, o brasileiro atuou como meia aberto pela esquerda. Se movimentou bem e cumpriu papel semelhante ao que o titular Pandev estava acostumado: voltou acompanhando as saídas dos adversários pelo lado direito. Além disso, o brasileiro mostrou o que o trouxe à Milão, bom repertório de dribles e jogadas ofensivas.

O que coroou a atuação do camisa 29 foi o gol. Em jogada iniciada na direita, Maicon executou passe ao compatriota. Coutinho dominou com a perna direita e chutou forte de canhota, sem chances para o goleiro do Panathinaikos.

Philippe Coutinho marca seu primeiro gol pela Inter (Inter.it)

No último jogo da excursão da Inter pela América do Norte, o brasileiro mais uma vez esteve entre os onze iniciais. Novamente atuou como meia aberto pela esquerda. Desta vez, não participou tanto como das outras partidas, mas não foi mal e ficou grande parte dos 90 minutos dentro de campo. Além disso, Coutinho mostrou versatilidade e, após algumas mudanças, foi jogar no lado direito do meio-campo. Ter atuado em diferentes espaços do setor pode ser um grande trunfo para o brasileiro ser mais utilizado por Rafa Benítez durante a temporada.

Uma grande diferença do ex-jogador vascaíno para os outros é a humildade e a cabeça no lugar. Após marcar o gol, afirmou a Gazzetta dello Sport: "estou muito feliz pelo gol, mas agora eu tenho que continuar a trabalhar duro para ir melhor".

A confiança depositada nele começa a crescer, afinal, nas três partidas da pré-temporada, o brasileiro apresentou um futebol consistente e mostrou a força psicológica para aguentar a pressão de jogar na Inter. Usar uma das camisas mais vitoriosas do futebol mundial pareceu não assustar o ainda garoto de 18 anos, o que faz com que os tifosi nerazzurri tenham esperança de que a diretoria fez a escolha certa ao contratar o jovem.

Post semelhante foi postado no Jogo Aberto de Lédio Carmona, no dia 06/08/10

A caminho de 2012

Foi dada a largada para as Eliminatórias da Eurocopa de 2012, que será sediada em conjunto por Polonia e Ucrânia. São 51 seleções divididas em nove grupos de seis e cinco equipes. O primeiro de cada grupo se classifica diretamente, o melhor segundo também vai à Eurocopa e os outros oito segundos colocados disputam quatro vagas na repescagem. Alguns reflexos da Copa do Mundo, na África do Sul foram sentidos.
Villa e Fernando Torres, uma dupla de ataque de respeito - Getty Images

Espanha e Holanda, respectivamente campeã e vice no último Mundial venceram e convenceram jogando fora de casa. Liechtenstein não foi páreo para a furia, os atuais campeões europeus e mundias aplicaram 4x0 na fraca seleção. O destaque ficou por conta da dupla ofensiva. Fernando Torres, após uma Copa cheia de problemas marcou dois gols. David Villa, fez o seu 43° tento com a camisa de La Roja, ficando a um de igualar Raúl como maior artilheiro da seleção espanhola.

Huntelaar fez três contra San Marino, será assim no Schalke? - Getty Images

A oranje aplicou fáceis 5x0, em San Marino. Com 14 jogadores que fizeram parte do grupo vice-campeão mundial, mas sem o machucado Arjen Robben, o nome do jogo foi Huntelaar. O atacante recém contratado pelo Schalke deixou sua marca por três vezes. Kuyt fez um gol e Ruud van Nistelrooy, de volta à seleção depois de ficar de fora da Copa do Mundo, fechou a goleada no minuto final.

Por outro lado, as decepcionantes França e Itália da Copa do Mundo viveram coisas diferentes. Les Bleus receberam o apoio de 74 mil torcedores, no Stade de France (o mesmo da final em 1998) para encarar a Bielorrúsia. Porém a França manteve a tendência do Mundial e perdeu, 1x0 gol anotado por Kislyak.
Cassano e Pirlo decidiram para a Itália - Getty Images

A Squadra Azurra foi à Estónia, tudo levava a crer que o resultado seria parecido. pois os comandados de Prandelli até saíram perdendo, em falha do arqueiro Sirigu. Mas Cassano e Pirlo apareceram. O jogador do Milan bateu dois escanteios, que resultaram em gols. Primeiro Cassano fez de cabeça e depois o camisa dez desviou, de letra, o cruzamento de Pirlo, para Bonucci empurrar a bola para o gol, fazendo 2x1.

Quem deixou a Copa do Mundo para trás foi a Inglaterra. O English team conseguiu apagar o fantasma do fraco desempenho no Mundial. Com um hat-trick de Jermain Defoe e boa participação de Rooney, a Inglaterra fez 4x0 na Bulgária.
Klose teve uma chance clara e marcou, artilheiro é assim mesmo - Getty Images

A Alemanha foi a outra grande seleção que esteve em campo e ficou longe do que apresentou na África do Sul. O futebol encantador do jovem time alemão, não apareceu na primeira partida das Eliminatórias. Mesmo com a manutenção da base, os alemães tiveram dificuldade para fazer 1x0 na Bélgica, em Bruxelas. O tento só foi sair com um erro da defesa belga, que Klose, em sua única chance na partida, soube aproveitar.

Portugal sem Cristiano Ronaldo machucado, mas jogando em casa não conseguiu passar pelo Chipre e empatou a partida por 4x4. Os atletas lusos assumiram a má-exibição e o goleiro Eduardo disse ter falhado em todos os gols. Mas segundo os portugueses, a recuperação virá na terça-feira, quando enfretarão a Noruega fora de casa.
Sem forçar a  Rússia passou por Andorra, com direito a dois gols de "Po, o grande" - Getty Images

Na zona emergente do futebol europeu, os destaques ficam por conta das vitórias de Rússia e Bósnia. Duas seleções que poderão ser as surpresas na lista de classificadas à Eurocopa de 2012. Como pudemos observar pelos placares, o equilibrio deve nortear a disputa pelas vagas na Europa.

Abraço a todos

domingo, 5 de setembro de 2010

Alemanha: Tudo igual...quase

Nesta semana na Europa, foi dada a largada para as Eliminatórias da Eurocopa de 2012, que será sediada em conjunto por Polônia e Ucrânia. Mas o assunto é Nationalelf, que foi à Bélgica encarar os donos da casa. Os belgas depositavam a maior parte de suas esperanças no bom sistema defensivo e em duas jovens promessas da linha ofensiva: Lukaku, de 17 anos e Hazard, de 19 anos. A Alemanha seguiu a tendência do Mundial. Um 4-2-3-1 bem definido e muito próximo do que visto na África do Sul. Em relação à seleção “ideal” alemã na Copa do Mundo, apenas Boateng (machucado) e Friederich (machucado) não estiveram nos onze iniciais de Joachim Löw em Bruxelas.

A maioria dos presentes na foto oficial para a Copa, apareceram na primeira convocação de Löw para as Eliminatórias da Eurocopa (Ag. Reuters)

Provando que o trabalho em terras africanas teve saldo positivo, na convocação de Löw 17 dos 23 presentes apareceram. Além das ausências de Boateng e Friederich já escritas acima, outros dois jogadores da Nationalelf no Mundial também ficaram de fora da convocação por lesão, Aogo e Trochowski.

Portanto, levando-se em conta que Adler, Westermann e Träsch estariam no Mundial da África do Sul, caso não se lesionassem antes de sua realização. Mostra que a novidade na Alemanha é a presença do lateral-direito Sascha Riether, 27 anos, do Wolfsburg. Atleta que teve sua primeira chance na Nationalelf já com Joachim Löw, na convocação de 5 de agosto de 2010, para o amistoso contra a Dinamarca na data Fifa de 11 de agosto.

Mas, mesmo com quase tudo que deu certo na Copa do Mundo sendo repetido, a Alemanha não se comportou bem contra a Bélgica. Não houve criatividade no meio-campo e poucas bolas chegaram à Klose. A defesa teve destaque, se comportou bem e mostrou segurança. A vitória por um placar minímo e em erro grosseiro do adversário define bem o que foi a partida. 

Klose, ainda artilheiro e grande esperança de gols na Alemanha (Ag. Reuters)

O tento saiu dos pés de Klose, que teve uma oportunidade de marcar e fez. Na saída errada, a redonda ficou com Schweinsteiger (longe do multi homem que foi no Mundial), que entregou ela para Müller. O camisa treze da Nationalelf passou rápido para o artilheiro dominar com a direita e finalizar de esquerda. Gol que garantiu os três importantes pontos.

O elenco segue o mesmo, pois como já tratei em um post anterior não há motivo para mudança. A base da equipe é jovem e de boa qualidade. Mas como digo no post sobre a nova geração alemã, o problema pode ser encontrar um substituto à altura de Miroslav Klose.

Abraço a todos

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parabéns ao Corinthians

Primeiro de setembro de 2010, nascia o Sport Club Corinthians Paulista. Nasceu com o objetivo de ser amador, mas três anos depois já jogava oficialmente o Campeonato Paulista. O primeiro título logo no segundo ano profissional, em 1914 o Campeonato Paulista foi vencido pelos “filhos” do clube inglês Corinthian.

Os ingleses vieram disputar alguns amistosos no Brasil e encataram. Asssim surgiu a ideia de criar o novo clube e foram pessoas humildes, que deram esse pequeno passo para a formação de um dos maiores times de futebol do Brasil e do mundo.

Uma nação que vê o colorido no preto e branco. Uma nação que apenas cresceu no maior jejum de sua história, 23 anos quebrado pelo gol de Basílio, que deu o Paulista de 1977. Ah, o gol de Basilio, tinha que ser com a cara do Corinthians, sofrido, chorado.

Um ano antes os corinthianos já haviam invadido o Maracanã e conseguir dividir o estádio com os tricolores. E foram eles que venceram o jogo para o timão, que segundo um dirigente do Fluminense, seu clube venceria aconteça o que acontecer. Porém mesmo saindo na frente, o time das Laranjeiras sofreu o empate e nos pênaltis o goleiro alvinegro Tobias brilhou e classificou seu time a final do Campeonato Brasileiro de 1976.

São muitas passagens incríveis e históricas nos 100 anos do Corinthians, seria injusto tentar abordar todas elas. Mas recentemente um desses times alvinegros me marcou muito.

Falo do time campeão em 2005. Equipe que tinha Tévez, Carlos Alberto, Roger e Nilmar. Porém não se resumia aos estelares jogadores, dependia também do “carregador de pianos” Marcelo Mattos. Polêmicas de arbitragem à parte, aquele Corinthians era muito forte e tinha uma das melhores duplas de ataque que pude asssitir jogando.

Para o centenário não veio o tão sonhado título da Taça Libertadores da América, mas chegou a tão sonhada casa, em Itaquera. Sobre a competição continental, já foram 100 anos de espera, mais alguns anos não será problema.

A boa organização extra-campo é destaque, e ela deve ser a grande aliada no futuro. Assim tenho certeza que esse título virá dentro de alguns anos. O ídolo alvinegro Neto afirmou ao Bandsports “Garanto para vocês, até 2015 o Corinthians terá duas Libertadores e um Mudial”. É esperar, talvez não seja tão rápido, mas vai acontecer.

150 mil estiveram no “Show da Virada alvinegro”, mas as comemorações se estenderam pelo mundo, onde aproximadamente 30 milhões de pessoas gritaram de alegria pleos 100 anos de seu amado clube.

Parabéns Corinthians.