segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Gol da Semana

Vamos para a segunda semana do "Gol da Semana", e dessa vez quem nos presenteou com um golaço foi Yuri Zhirkov, meia do Chelsea. Porém Stankovic da Internazionale disputou essa colocação até o momento da publicação.

O golaço de primeira deve ter tido um sabor especial para Zhirkov, pois o tento foi marcado sobre o Spartak Moscou principal rival do clube que jogava antes de ir ao Chelsea, o CSKA Moscou.

Veja o vídeo:



Abraço a todos

O show é Merengue

O Barcelona venceu, Messi fez dois chegando a 5 na temporada. O Villareal segue com Cazorla, Nilmar e G. Rossi em ótimo momento, os três somam 12 gols e cinco assistências. Porém na Espanha só se fala no Real Madrid, pois é são os merengues que mais encantam nesse início de temporada.

Mourinho é só alegria no comando do Real Madrid - AP Photo

Mourinho chegou a três meses em Chamartín e já colocou o time para jogar ao seu estilo. Montou uma defesa muito forte e que sofreu apenas quatro gols nos oitos jogos disputados no Campeonato Espanhol desse ano. Mas o destaque fica por conta da força ofensiva, marcando 22 gols em La Liga - melhor do campeonato.
 
A fase é tão boa e os merengues marcaram 16 gols nas últimas três partidas, incluindo duas vitórias por 6x1. O último passeio do Real Madrid ocorreu no Bernabéu, com atuações de gala de Di María, Cristiano Ronaldo e Xabi Alonso. O craque luso alcançou a marca de 10 gols no Espanhol, após marcar por quatro vezes contra o Racing. Ronaldo agora soma 44 gols em 46 jogos vestindo a camisa dos blancos.

O Marca destacou o artilheiro Cristiano Ronaldo - Capa Marca no Sábado

A goleada foi completada por Di María e Özil, se adaptou muito rapidamente ao 4-2-3-1 armado por Mourinho. Assim o Real Madrid é líder invicto do Campeonato Espanhol e o primeiro em seu grupo na Liga dos Campeões, também sem derrotas.

E parece que José Mourinho deseja repetir a triplíce coroa que conquistou com a Inter em 2009/10. Após a vitória contra o Racing ele deixou claro, que também deseja conquistar a Copa do Rey. Alguém dúvida de Mourinho e de seu Real Madrid?

Abraço a todos

sábado, 23 de outubro de 2010

Rooney, as versões do caso

A dúvida que fica após a extensão contratual de cinco anos de Rooney com o Manchester United, é: Será que realmente ele desejava sair?

Depois de muita especulação em torno de sua provável saída dos Red Devils, o Shrek ficou. Porém dois técnicos que conhecem muito bem Sir Alex Ferguson, não acreditaram muito nessa história. Primeiro Arsene Wenger, que disse: “Quando via novidades sobre o caso Rooney, eu já virava a página”. Depois veio Mourinho: “Eles (Manchester) têm meu número e não me ligaram”.

O Marca explorou o caso, para varia, levantado a possibilidade do atleta ser comprado pelo Real Madrid - Capa Marca

As declarações de dois treinadores mostram o quanto eles conhecem Ferguson, famoso não só pelos títulos e também pelo blefes. No ano passado, próximo ao segundo jogo contra o Bayern pelas quartas de final da Liga dos Campeões, SAF deixou claro que não escalaria Rooney. Mas a surpresa foi ver que quando as escalações foram divulgadas, o camisa 10 do United estava entre os onze iniciais.

Claro, que vendo todos os grandes portais britânicos repercutindo as declarações de Rooney dizendo desejar sair do Manchester United, eu acreditei. Mas nem Mourinho, nem Arsene Wenger embarcaram na história de Ferguson. A experiência fez a diferença nesse caso.

Outros especulam que o blefe partiu de Rooney, com o objetivo de conseguir um grande aumento salarial, que foi o que ele conseguiu. Agora o atual camisa dos Red Devils tem o maior salário da história do Manchester United, 812 mil euros/mês.

Não posso afirmar que tenha sido nenhum desses lados, mas são ideias diferentes das que foram noticiadas. E que dão conta de que Sir Alex Ferguson convenceu Rooney a ficar, o que também pode ter acontencido.

Abraço a todos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Resposta em campo

Não eram decorridos nem cinco minutos da partaida entre Cagliari e Internazionale e jogo parou. Atitude correta do árbitro Paolo Tagliavento, a parada foi justificada por cânticos racistas, que tinham como principal alvo, Samuel Eto’o da equipe vistitante.

O sistema de som do estádio Sant’ Elia teve que ser acionado para conter os torcedores da casa. Depois da paralização o jogo recomeçou e era difícil de esperar um gol, pois nenhuma das duas equipes tinha produção ofensiva. Porém um atleta Nerazzurro tinha um motivo especial para marcar.

Samuel Eto'o comemoração ao estilo macaco - Inter.it

Foi o que aconteceu, a zaga afastou mal, Sneijder empurrou a bola para ele, Eto’o. O atacante camarônes, aplicou um corte seco na marcação e fuzilou para marcar o golaço da vitória da sua Inter (12 gol dele na temporada). Na comemoração veio a resposta, já que era chamado de macaco, Eto’o comemorou imitando um. Mostrando que o racismo deve ficar para escanteio no futebol.

E não foi a primeira vez que o letal atacante respondeu com gols os insultos. Em fereiro de 2006, o Barcelona foi à La Romareda enfrentar o Real Zaragoza. No estádio Eto’o também foi vitíma de racismo, chegou a ameaçar deixar o campo, mas convencido pelo técnico Rijkaard, o amigo Ronaldinho e até pelos rivais, Álvaro (Hexacampeão Brasileiro pelo Flamengo) e Ewerthon (do Palmeiras) ele voltou.

O azar foi dos rivais, que viram Eto’o marcar um golaço de cobertura e na comemoração imitar um macaco. A resposta do atacante deveria servir para calar de vez todos ainda insistem em classificar as pessoas por cor, mas infelizmente, quatro anos depois, o mesmo Eto’o sofreu com o preconceito. Até quando veremos isso nos estádios?

Abraço a todos

Tévez, o recordista

Desde a temporada 2006/07, Tévez encanta os ingleses com sua técnica aliada à muita raça. Nesses quatro anos foram três times, West Ham, Manchester United e a duas temporada, o rival Manchester City.

No West Ham ele chegou através de Kia Joorabchian, e com sete gols nas últimas dez partidas, o Apache foi o principal responsável pela salvação dos Hammers. O caminho o levou para o Manchester United, onde foi importante para o título da Premier League de 2008, e somou mais 14
gols à sua conta.

Segundo ano em Manchester e o primeiro grande problema. Sir Alex Ferguson contratou Berbatov por mais de 30 milhões de euros. Tévez foi jogado para a reserva do búlgaro, e somou apenas cinco gols no Campeonato inglês de 2008/09. A saída foi conturbada e logo para o rival da mesma cidade, o Manchester City.

Nos Citzens Tévez reencontrou a titularidade e com isso os gols voltaram a aparecer em grande quantidade. Foram 23 tentos, que ajudaram muito o City a alcançar a vaga na Liga Europa. Assim Carlitos chegou ao total de 49 tentos, com isso, ele se aproximava do número cravado por Gus Poyet. O uruguaio ídolo no Chelsea, que com 54 gols marcados na Premier League era o dententor da artilharia entre os sul-americanos, na era moderna do futebol inglês.

Carlos Tévez, agora o recorde é dele com 56 gols, onde será que ele pára? - Ag. Reuters

Seria questão de tempo a ultrapassagem. E na atual temporada, com a ótima largada de Tévez, o recorde ficou para trás. Agora o ex-jogador do Corinthians conta com 56 gols na Premier League, número máximo para um sul-americano nesse quesito. Vale ser ressaltado também, que na atual temporada, Tévez é o líder da artilharia no Campeonato Inglês com sete gols e participou de nove dos 12 gols do City no campeonato até aqui.

Hoje Tévez é o melhor do elenco milionario do Manchester City e tem tudo para aumentar seu recorde. No domingo, mais uma vez foi fundamental. Marcou dois e causa muita confusão na zaga do Blackpool.

Abraço a todos

O Gol da Semana

Amigos, vocês que acompanham o Simplificando Futebol desde seu início sabem que o objetivo do blog sempre foi acompanhar o máximo de jogos possível e dos mais diversos campeonatos. E jogando a modéstia para escanteio, consigo fazer isso. Já tivemos textos sobre Russo, Turco, MLS e os campeonatos maiores.

Portanto, chego a assistir 15 jogos por final de semana, além disso, acompanho alguns gols pelo Youtube. Aproveitando dessa quantidade, vejo diversos belos gols e julgo que posso escolher o “Gol da Semana”. Portanto a partir dessa semana já saibam, segunda-feira à tarde entrará no ar o: “Gol da Semana”, a nova seção do Simplificando Futebol.

O eleito da semna é de Pastore, o primeiro gol do vídeo:



Detalhe, é que além de ter feito um golaço, está jogando muito no Rosanero.

Outra visão do gol, em HD e da galera:



 Espero que gostem da nova seção e que mandem sugestões para ela.


Abraço a todos

sábado, 16 de outubro de 2010

Os maestros resolvem

Nos primeiros movimentos no Camp Nou algo parecia estranho, o Barcelona não encaixava seu jogo e tinha muitas dificuldades. Quem se aproveitava era o então líder Valencia.

Os visitantes começaram em alta voltagem e aproveitaram o fraco início Blaugrana. Daniel Alves foi um dos que mais sofreu, pois o lateral Mathieu que atacava em seu lado, vinha muito bem. E foi em um contra-ataque, que o francês rolou para Pablo Hernández marcar, aos 37 minutos. Parecia que não seria dos comandados de Pep Guardiola, algumas vaias chegaram a aparecer.

Mas a sorte começou a mudar no final do primeiro tempo, quando Valdes salvou boas chances criadas pelos visitantes. Na volta do intervalo, o Barcelona voltou com as mesmas peças, porém com a mentalidade mudada. O Futebol encantador e para frente também retornou.

 Xavi e Iniesta comandaram as ações do Barça - Ag. Reuters

O empate foi questão de tempo e veio através da dupla de maestros do time. Iniesta e Xavi tabelaram, no passe do segundo, que deixou para trás quatro marcadores, Iniesta teve a calma para marcar. Um golaço, porém o autor do gol parecia em ligeiro impedimento na hora do passe genial de seu companheiro de meio-campo.

O Valencia acusou o golpe e passou a atuar ainda mais recuado. Mas a retranca não teve muito resultado, Puyol marcou de cabeça, em mais uma assistência de Xavi, dessa vez um cruzamento na medida. O jogo só não se tornou goleada, pois o experiente goleiro Cesar Sanchez do Valencia fez ótimas defesas. Sobre Messi? Não foi o que acostumamos a ver, esteve apagado na partida.

Cristiano Ronaldo mais uma vez foi o maestro dos blancos - EFE

Porém a liderança não veio junto com a vitória. Isso porquê, o grande rival Real Madrid conseguiu uma tranquila vitória frente ao Málaga, por 4x1. O destaque da partida foi a dupla Cristiano Ronaldo e Özil. O craque português marcou duas vezes e deu duas assistências para os gols de Higuaín. Com os números de hoje, o camisa sete chegou aos seis gols ultrapassando Nilmar na corrida pelo trofeu Pichichi, dado ao artilheiro de La Liga.

Mais um ano e mais uma vez a briga promete ser polarizada por Real Madrid e Barcelona. Porém Villarreal e Valencia prometem ser coadjuvantes indigestos, não repetindo o que ocorreu na temporada passada, quando o teceiro colocado (Valencia) ficou 25 pontos atrás do vice-campeão Real Madrid.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Marcelo Lomba, o sucessor de Júlio César?

Não sou eu que o trato assim, mas pessoas do clube observam diversas semelhanças entre Marcelo Lomba e Júlio César, não só dentro de campo.

Abaixo, na integra, mas com adaptações a matéria que seria publicada na WebRevista Doentes Por Futebol,  edição 6 - Agosto de 2010

Integrante de uma família de classe média e fugindo um pouco do comum aos outros jogadores brasileiros. O atual goleiro do rubro-negro carioca começou no futebol, quase, por acaso no futsal do clube Hebraica. Passou pelo CFZ e, finalmente chegou ao Flamengo, onde está desde 2000, nesses dez anos de Gávea, cinco foram como profissional.

Por mais que seja pouco conhecido do grande público, Marcelo Lomba tem uma carreira bem sedimentada nas categorias de base. Participou do time de Renato Augusto bicampeão Carioca de Juniores em 2005 e 2006, o último time de grande destaque nos juniores do Flamengo. Além disso, o arqueiro rubro-negro participou de seleções brasileiras sub-15 e sub-17, onde como reserva foi campeão mundial em 2003.

Os problemas extra-campo do titular Bruno e a saída de Diego para o Ceará deram o espaço que o terceiro goleiro da conquista do Hexacampeonato precisava. Já como titular, mas seguindo com a camisa 29, Lomba ficou invicto nas duas primeiras partidas no Brasileirão.

Marcelo Lomba segue treinando forte, para quem sabe alcançar aquilo que o corpo diretivo rubro-negro imagina para o atleta - Daniel Zappe/Vipcomm

A esperença não é só de Cantarelli, o preparador de goleiros e Rogério Lourenço e sim de todos no Flamengo e na Gávea é que o rubro-negro tenha atualmente como titular, não o substituto de Bruno e sim o sucessor de Júlio César, camisa um da seleção verde e amarela na Copa da África do Sul.

Hoje Marcelo Lomba já veste a camisa um, Rogério Lourenço não é mais o técnico, Silas já passou pela Gávea e Luxemburgo está lá a dois jogos. Porém existe algo em comum com agosto, Marcelo Lomba segue sendo o goleiro titular do Flamengo e, claro, a humildade do agora camisa um segue a mesma.

Abram alas que o Borussia vem aí

O Mainz pode retomar a liderança da Bundesliga se vencer amanhã o Hamburgo e confirmar o melhor início da história do futebol alemão (oito vitórias em oito jogos). Porém, por hora, o líder é o ofensivo time do Borussia Dortmund.

A festa de Sahin foi muito grande pelo gol, que também rendeu a liderança - Ag. DPA

Os borussianos suaram para assumir a ponta da tabela. Viajaram para enfrentar o Colônia, que contava com a força da torcida no Rhein Energie Stadion lotado e com Podolski sendo o único atacante do 4-1-4-1 armado pelo técnico Soldo. O time de Sahin, Barrios, Kagawa e companhia, vinha no 4-2-3-1.

Mesmo jogando fora de casa e com praticamente todo o estádio jogando contra, o Borussia tomou controle do jogo. A resposta dos bodes (mascote do clube) vinha sempre com Podolski, porém quando o goleiro Weidenfeller não conseguia fazer a defesa, a trave evitava seu gol.

Em uma jogada que contou com o cruzamento de Kagawa, o Borussia abriu o placar. Barrios cabeceou na trave, na sobra a bola bateu em Jakub e foi às redes. Com a vantagem no placar os visitantes seguiram dominando.

No segundo tempo, já dando sinas de satisfação com o resultado, o Borussia passou a atacar menos, o que deu espaço para o crescimento do Colônia. Mas o goleiro e capitão dos borussianos, Weidenfeller seguia evitando o empate. Até que Podolski teve a grande chance desejada, bola na entrada da área com espaço. O camisa dez cortou para a canhota e soltou a bomba, sem chances para o goleiro adversário.
Podolski fez o gol, mas não sorriu no final - Ag. Reuters

Com o empate e a perda da liderança provisória, o Borussia retomou a busca incesante pelo gol. E quando ninguém mais acreditava que ele viria, Sahin apareceu livreu com a bola na pequena área, a defesa ainda tentou cortar, mas o desvio não evitou o tento da vitória.

Depois do apito final Podolski reconheceu a força da torcida e aplaudiu os que compareceram ao estádio, porém o camisa dez não conseguia sorrir, pois a frustração de seguir entre os últimos colocados é muito do grande. Do outro lado, os jogadores do Borussia agradeciam seus torcedores que viajaram até Colônia, mas claro, a fisionomia era outra, alegria pura. A liderança é provisória, mas fica claro que os borussianos têm grandes chances de brigar pela Salva de Prata da temporada 2010/11.

Como jogam Sahin, Kagawa e Barrios!

Abraço a todos

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O trio do presente e a dupla para o futuro

O Uruguai foi sem dúvidas a grande surpresa da Copa do Mundo de 2010. Principalmente depois da fraca estreia, no empate em 0x0 frente a França. Porém com a alteração tática de Oscar Tábarez, com Suárez fazendo gols, contando com Cavani se sacrificando e sendo o jogador que mais correu nas partidas da equipe, e claro com o melhor de Forlán – o melhor do Mundial pela FIFA –, o Uruguai alcançou a quarta colocação na Copa.

 A dupla, Suárez e Cavani foi importante na Copa, porém depois dela está assumindo todo o protagonismo da Celeste Olímpica - Getty Images

A dúvida é se a Celeste Olímpica conseguirá se manter forte, tendo em vista, que Forlán, seu principal jogador estará com 35 anos no próximo Mundial. Mas peço que voltemos nossos olhos aos números:

Copa de 2010 –

Gols – Forlán 5 / Cavani 1 / Suárez 3

Assitências – Forlán 1 / Cavani 1 / Suárez 2

Sim, eles provam a importância, mas mostram também a força com que Luis Suárez e Edison Cavani desempenharam seus papeis. E os outros dois, estarão no Brasil, são jovens. Luisito e Cavani têm 23 anos. Portanto o trio que participou de dez dos onze gols Charrúas no Mundial, deve se tornar uma dupla para a Copa no Brasil.

Porém mais uma vez recorro aos números para mostrar que essa dupla pode ser tão fatal, quanto o trio que esteve presente no Mundial sul-africano. Pós-Copa, o Uruguai já disputou três amistosos (Angola, Indonésia e China), Forlán só jogou contra China e a Celeste Olímpica marcou 13 gols e dez tiveram participação de Luis Suárez ou Cavani.

Pós-Copa –

Gols – Cavani 5 / Suárez 3

Assitências – Cavani 1 / Suárez 4

Esses números provam a força dessa nova dupla ofensiva uruguaia. Além deles, Abel Hernández, meia-atacante do Palermo, pode ser o terceiro elemento da linha ofensiva Charrúa. Agora é ver como o Uruguai, ainda com Forlán vai se comportar nos jogos competitivos das Eliminatórias e da Copa América. Talento e a força ofensiva, eles têm de sobra.

Abraço a todos

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alguém lembra deles?

O amigo Saimon Mryczka, me disponibilizou uma lista que assustará qualquer palmeirense. São 16 atletas, que seguem sob contrato com o Palmeiras, todos eles com passagens pelo time principal, mas que jamais deixaram saudade na torcida alvi-verde.

Vejam os nomes:

Contrato encerrando em 2010 –

Amaral, também não deixou saudade no rival Corinthians - Lancepress

- Amaral, lateral emprestado ao Duque de Caxias e que passou pela seleção brasileira de base,
- Ivo, meia emprestado a Ponte Preta, chegou nesse ano ao Palmeiras e mal jogou,
- Thiago Gomes, zagueiro emprestado a Portuguesa, é aquele mesmo que apareceu no alvi-verde pela primeira vez em 2006,
- Washington, atacante emprestado ao Ceará, esse já rodou o Brasil todo.

Contrato encerrando em 2011 –

- Wendel, lateral emprestado ao Goiás, esse alternou bons e maus momentos com a camisa do Palmeiras,
- Jorge Preá, atacante emprestado ao ABC, ele chegou ao Palmeiras em 2008, depois de ter certo destaque no Pelotas,
- Luís, atacante emprestado ao Santo André.


Contrato encerrando em 2012 –

- Gualberto, zagueiro do time B, apareceu no time como grande promessa, mas não foi muito bem nas chances que teve,
- Deyvid Sacconi, meia emprestado ao Prudente, e que também já esteve emprestado ao Goiás,
- Willian, meia emprestado ao Atlético-GO,
- Souza, volante emprestado a Ponte Preta, ficou conhecido como “foguinho”, pelo cabelo ruivo,
- Mauricio, zagueiro que brigou com o Obina, agora está emprestado a Portuguesa.

Contrato encerrando em 2013 –

Jefferson, Sandro Silva e Fabinho Capixaba, todos não vestem mais a camisa do Palmeiras, mas o lateral-direito segue sob contrato - Luiz Ademar/Globoesporte.com

- Fabinho Capixaba, lateral-direito emprestado ao Cortiba, é um jogador que jamais convenceu,
- Felipe, meia emprestado ao Bahia,
- João Arthur, meia-atacante do time B.
- Daniel Lovinho, atacante emprestado a Ponte Preta.


E aí palmeirenses, quem vocês gostariam de ver novamente vestindo a camisa alvi-verde?

Abraço a todos

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Papéis invertidos

O jovem time do Borussia Dortmund, vice-líder da Bundesliga recebeu o Bayern de Munique, supresa negativa da competição, no Signal Iduna Park. Uma partida que pelo tamanho das torcidas já chamava muita atenção, além disso, os borussianos assistiriam o time que briga por título e os bávaros sabiam da capacidade do time na busca pela recuperação.

O japonês Kagawa foi a grande descoberta de Jürgen Klopp e do Borussia  para essa temporada - AP Photo

Com mais de 80 mil pessoas nas arquibancadas, em campo a tendência foi repetida, com Barrios (4 gols), Kagawa (4 gols) e Shain (2 gols) aparecendo muito bem, o Borussia dominou o Bayern. Os bávaros atuavam no 4-2-3-1, mas sem Robben e Ribery, o setor de criação ficava prejudicado e Mario Gómez no comando de ataque não colaborava.

A partida foi definida por Barrios, que se aproveitou de confusão na área para abrir o placar e por Shain, o turco marcou um golaço de falta. Mesmo com uma equipe jovem, os borussianos mostraram ter cabeça no lugar e sem desespero algum, venceram sem constestações.

Os bávaros começaram mal e não tem nada do que se orgulhar nessa Bundesliga - AP Photo

Bayern, atual campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha, mostra dificuldades para viver sem seus dois principais jogadores, Robben e Ribery. Na Uefa Champions League, o time de Louis van Gaal venceu Roma e Basel, mas teve muitas dificuldades. E na Bundesliga, só duas vitórias nas primeiras sete partidas, o que já resulta em 13 pontos de diferença para o surpreendente líder Mainz.
Como punição o técnico holandês já declarou que os jogadores não poderão participar da Oktoberfest.

Na atual temporada, as únicas boas notícias em Munique foram a manutenção do forte elenco e o título da Supercopa da Alemanha. Os bávaros, quando tiverem todos os seus jogadores a disposição, têm condições de mais uma vez levantar a salva de prata, mas para isso a reação tem que vir logo.

Caso o Bayern não reaja, o Campeonato Alemão seguirá dominado pelos surpreendentes e jovens times de Mainz e Borussia Dortmund.

Abraço a todos

domingo, 3 de outubro de 2010

Milan, líder sem convencer


Com Ronaldinho jogando centralizado, por trás da dupla Ibrahimovic e Robinho, este último um pouco descolado para direita. O trio era protegido por uma linha de três volantes, Seedorf, Gatusso e Pirlo.

Mesmo com a liberdade, que os volantes davam ao trio, mais uma vez, não renderam bem. Coube à Pirlo decidir a partida, o Parma deu espaço e o camisa 21, mostrou sua visão de jogo e qualidade de arremate. O volante cabeludo, acertou um arremate maravilhoso, sem chances para o goleiro Mirante, que fez boa partida.

Pirlo, fez o gol e para a sua alegria recebeu os "tapinhas" de Antonini - Ag. Reuters

O magro 1x0, deixa claro que os rossoneri ainda têm muito a progredir nessa temporada, porém como no caso da Internazionale, sempre é bom ir vencendo. Dessa forma, sem dar show, ou fazer boas exibições, o Milan dorme essa noite como líder da Serie A. Liderança que não deve durar até o final da rodada, mas de qualquer forma a equipe rossonera vai somando pontos importantes para briga por vagas europeias e título, no final da temporada.

Abraço a todos