sexta-feira, 11 de março de 2011

Porto seguro

A dupla Hulk e Radamel Falcão é o grande destaque da temporada do Dragão, juntos eles participaram de 45 gols portista no Português e na UEL - AP

O Dragão faz temporada soberba em 2010-11, o jovem e discípulo de José Mourinho André Villas-boas é o comandante. O portista de 33 anos assumiu a equipe da sua cidade natal em 2 de junho, e foi apresentado dois dias depois. No dia 7 o treinador venceu seu primeiro título à frente dos azuis e brancos, a Supertaça de Portugal contra o Benfica, um 2 a 0 convincente.

A espectativa era de bons resultados e da retomada do domínio em terras lusitanas. Um nome justificava essa ambição portista: João Moutinho. O meia-atacante do Sporting Lisboa, que passava por uma crise técnica (inclusive ficando de fora da seleção portuguesa que foi à Copa) e não era tido como um jogador problema nos leões.  A diretoria azul e branca viu a oportunidade de pagar um pouco menos por um jogador de enorme potencial. Ao final da negociação, o Sporting recebeu 11 milhões de euros (Sendo 1 milhão pago através da cessão de 50% dos direitos do defensor Nuno André Coelho) e os leões ainda receberão 25% do valor de uma futura venda do meia, durante determinado período de tempo.

Além da contratação do jogador do Sporting, o Porto também conseguiu manter a boa base e principalmente, seguiu com Hulk no elenco. O Dagrão ainda trouxe os jovens brasileiros, Souza (ex-Vasco) e Walter (ex-Internacional), boas oposições para o plantel e para André Villas-Boas.

Tática


 O 4-3-3 triângulo base alta portista, que conta com muita movimentação e troca de lados entre os pontas e os meias. Escalação utilizada na última partida contra o CSKA, UEFA Europa League (Clique na imagem para ampliar)

O Porto atua em um clássico 4-3-3 triângulo base alta (Esquema prefirido de seu mestre Mourinho, que hoje tem preferido utilizar o 4-2-3-1). O ponto alto do esquema é o ataque, normalmente armado da seguinte forma; Hulk à direita, Falcão centralizado e Varela à esquerda. Porém, os pontas não ficam presos em seu lado, durante o jogo ambos buscam a inversão, o que confunde a defesa adversária. O centroavante colombiano, também é um jogador de movimentação e ajuda na criação de espaços na defensiva rival.

O meio-campo tem Fernando como primeiro volante, que não costuma avançar, dando segurança à linha dfensiva azul e branca. Guarín e João Moutinho executam papel duplo, marcam e atacam e também buscam a inversão de posição. Na defesa, os laterais também ajudam o ataque, mas é pouco comum vê-los atacando ao mesmo. Helton transmite segurança aos companheiros.

Queda do Benfica

 Ángel Di María e Ramires, sem eles o Benfica perdeu muito (GE.com)

O principal rival do Porto, o atual campeão Benfica também contribuiu para o domínio absoluto do Dagrão. Ao início da temporada os encarnados perderam dois dos pilares de seu meio-campo: o ótimo Di María e o motor Ramires. No marcado europeu de inverno mais uma grande baixa, o zagueiro David Luiz se mandou para o Chlesea. As tranferências resultaram em bons valores para o Benfica, mas esse dinheiro não se transformou em contratações.

A largada do time lisboeta foi muito ruim, nos quatro primeiros jogos três derrotas e,  enquanto isso, o Porto vencia. Assim, o Benfica se meteu em um burraco, que resulta na tranquila ponta do time azul e branco.
Campanha irrepreensível

Todos esses fatores somados fazem o Porto voar solo na Liga de Sagres, ter boas perspectivas de classificação às quartas-de-final na UEFA Europa League. Nas copas nacionais, uma eliminação na Copa da Liga e um 2 a 0 em favor do Benfica na Copa de Portugal, um resultado reversível para o forte time azul e branco. Mas fica claro que o foco portista é retomar a hegemonia em Portugal e conquistar novamente uma taça europeia.

A primeira derrota na temporada 2010-11 veio apenas na partida de número 26. E ela ocorreu na Copa da Liga, competição que está longe de ser foco do Dragão. Na Liga de Sagres, são 62 pontos em 66 possíveis, aproveitamendo absurdo que coloca a equipe 11 pontos à frente do vice-líder Benfica. O Porto começou o campeonato com seis vitórias, mostrando toda a sua força. Mas, não foi apenas um bom início, nos últimos nove jogos, nove resultados positivos.

Na disputa europeia, os azuis e brancos também sobram. A equipe que disputou os playoffs para chegar à fase principal da UEFA Europa League, passou pelos belgas do Genk, no placar agregado, um convincente 7 a 2. Depois, na fase de grupos, cinco vitórias e um empate. Assim classificados em primeiro enfrentaram o bom Sevilla. Resultado: Classificação, vencendo um jogo e perdendo o outro. Agora nas oitavas de final, contra o CSKA Moscou, o Porto parece estar muito próximo das quartas-de-final. A vantagem de um gol marcado no Estádio Luzhniki, é muito boa e é pouco provável que os portugueses não consigam a classificação na Cidade do Porto.

Jogadores em ótima fase

Se o conjunto é muito bom, também existem destaques individuias no Porto e eles contribuem decisivamente para o ótimo desempenho azul e branco em 2010-11. Na Liga de Sagres; Hulk lidera a artilharia com 19 gols (o vice-artilheiro João Tomás tem 13), mas a presença do Dragão não se resume a ele. Radamel Falcão aparece em terceiro com 11 e Varela tem sete.

Na UEL, outra competição onde o Porto se mantém forte na corrida pela taça, Radamel Falcão é o artilheiro, com sete tentos anotados. Além do líder em gols, quatro jogadores que vestem azul e branco já balançaram as redes por duas vezes (Hulk, Guarín, Rolando e Rúben Micael). O reserva Cristian Rodríguez já cedeu duas assistências na copa europeia, memsmo número de passes decisivos dos titulares Hulk e João Moutinho.

A grande exibição

 "Ai Jesus, que baile!" Foi a capa do Jornal O Jogo, após a goleada histórica no Benfica de Jorge Jesus

Não podia ser outra partida: Porto 5x0 Benfica, no Estádio do Dragão, 7 de novembro de 2010. Hulk fez jogo soberbo e não deu chances aos adversários, o zagueiro David Luiz foi escalado na lateral-esquerda para contê-lo, o que passou longe de dar certo. ‘

O paraibano iniciou o baile fazendo ótima joga pela direita e cruzando rasteiro para Varela marcar o 1 a 0. Depois foi a vez de Belluschi se aproveitar do mau dia de David Luiz. O argentino fez a joga pela direita e cruzou à meia altura para o meio da área, onde Falcão apareceu para fazer o segundo de letra. O terceiro veio novamente pela lado direito. David Luiz havia avançado ao ataque, o Porto desceu rápido em contra-ataque, Belluschi tocou para Falcão marcar o 3 a 0. Em 27 minutos, o jogo estava decidido e os escarnados estavam entregues ao Dragão.

Abraço a todos

quarta-feira, 2 de março de 2011

Curtinhas sobre o futebol no mundo

Disputa aberta na Premier League

Ontem, o Manchester United, que assumiu a ponta da competição logo no início, sofreu um duro golpe. Ao visitar o Chelsea para recuperar partida adiada, por culpa das nevascas no final do ano, os red devils saíram na frente, mas com gols de David Luiz e Lampard – em pênalti duvidoso – o time londrino virou. Mas a maior ameaça ao United não vem do oeste de Londres e sim do norte da capital inglesa, onde se encontra o Arsenal.

Os gunners estão apenas quatro pontos atrás do líder e ainda tem um jogo a menos (contra o Tottenham). Porém a grande dúvida fica por conta do emocional dos comandados de Arsene Wenger, que recentemente perderam a Carling Cup para o Birmingham, candidato ao rebaixamento na EPL. E ainda, as lesões, que voltaram a aparecer. Mas, mesmo com alguns problemas, o Arsenal pode voltar a erguer uma taça, algo que não ocorre desde 2005, quando venceram a FA Cup.

Quartas-de-final na Copa Viareggio 2011

O tradicional torneio de futebol de base já se encontra na fase quartas-de-final. Para variar, a competição é dominada pelos italianos. A Juventus, campeã em 2009 e 2010, foi a segunda colocada do grupo A, mas permanece entre as favoritas para o título. O destaque biaconero é o atacante de 19 anos Niko Bianconi, que tem três gols no torneio. Outro atacante que vem se destacando é Denis Alibec, que veste o nerazzurro da Inter. O romeno já tem cinco tentos em Viareggio (vice-artilheiro) e lidera a Beneamata na briga pela taça.

O nome menos tradicional entre os oito melhores times de Viareggio é o Varese, dono da melhor campanha na primeira fase e que venceu suas quatro partidas na Copa. Os biancorossi chegam às quartas-de-final entre os favoritos, a liderança em seu grupo no Campeonato Primavera e o início no torneio são as credenciais. Além disso, a equipe conta com Giuseppe De Luca, artilheiro da competição com seis gols, e com o bom meia ambidestro Alessandro Scialpi.

Confira os confrontos:

Sampdoria x Varese
Inter x Genoa
Juventus x Atalanta
Fiorentina x Parma

Ronaldinho puxa o bonde

 Ronaldinho já se sente em casa no Flamengo e, até puxa o "bonde" - Ag. O Globo

Na final do primeiro turno do Campeonato Carioca, Ronaldinho voltou a ser a estrela principal de uma conquista e levantou a taça como capitão (A Copa das Confederações de 2005 havia sido o último título dele trajando a faixa). Atuação nota 7,5/8, bem participativo, chamando sempre a atenção de dois ou mais marcadores, o camisa dez facilitou a vida do rubro-negro, que desde o principío do jogo deixou claro que levaria a Taça Guanabara.

E o gol do Flamengo veio dos pés de Ronaldinho Gaúcho. O meia tentou tabelar com Thiago Neves, que sofreu falta na entrada da área. Como nos tempos de Barcelona, o camisa dez pegou a bola e olhou sério em direção ao gol. Não teve jeito, bola no canto esquerdo de Thiago. Ronaldinho saiu pra comemorar antes da bola cruzar a linha, pois percebeu a perfeição com que colocou a redonda. A conquista rubro-negra sobre o Boavista foi destaque na imprensa internacional, pelo fato de ter tido o craque como principal nome.

Abraço a todos