sábado, 30 de abril de 2011

Wesley Sneijder e o Twitter

Wesley Sneijder entrou no mundo do twitter recentemente, no dia 9 de abril e, por lá, atende por Sneijder 101010. No tempo que dedica à rede social, ele fala, preferencialmente, em três idiomas (Inglês, Holandês e o Italiano) e, normalmente, mima a bela esposa Yolanthe Cabau. O camisa dez interista sempre destaca como ela é amável com ele e, às vezes, faz elogios diretos, como o feito ao jantar que ela preparou no dia de sua estréia no mundo twitteiro.

Outro alvo do carinho do craque holandês é seu irmão mais jovem, Rodney Sneijder, que inclusive já foi pretendido pelo Real Madrid. À época, o familiar mais famoso defendia os merengues, mas ele indicou que o irmão seguisse no Ajax, pois o trabalho de base do clube holandês é muito bom e como já havia ajudado Wesley a evoluir, também ajudaria Rodney. Uma das últimas postagens de Sneijder no twitter, trouxe justamente a estreia de seu irmão em uma partida profissional dos "Filhos dos Deuses".

Mas o motivo da postagem não é o amor que o camisa dez nerazzurro tem pela família. O que me chamou a atenção foi uma foto postada na última quarta-feria, durante o jogo Real Madrid 0 a 2 Barcelona. Sneijder assistia ao jogo acompanhado de Nagatomo, o xodó do elenco interista, mas havia mais "alguém" na sala. 



A "convidada" de honra da dupla, estará em outras mãos no ano que vem. Manchester United, Schalke 04, Barcelona ou Real Madrid ficarão com ela para a próxima temporada. Além da grande surpresa que tive com a foto, um vídeo da Nike, sua patrocinadora, que através de um casaco personalizado do atleta, trata da história do camisa dez da oranje e da Inter. Vejam abaixo:

Abraço a todos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Análise tática – Schalke 04 x Manchester United

Diferente da tendência de toda a temporada, o Manchester United não venceu na inércia e sim convenceu, apresentando um volume de jogo fantástico. Mas havia Neuer no meio do caminho. Esse foi o sentimento que ficou para os red devils, na primeira etapa. O goleiro, que deve deixar o Schalke 04 no final da temporada 2010-11, fechou o gol e realizou sete defesas. E o mais importante, muitas delas dentro da área, de onde partiram as principais finalizações dos visitantes.

4-4-1-1 do Manchester United, que encurralou o confuso 4-1-3-2 armado por Ranginick (Clique na imagem para ampliar)

Como era esperado antes da partida, Ralf Rangnick teve dificuldades para armar o seu sistema denfensivo com a ausência do importante zagueiro Höwedes. A alternativa encontrada foi deslocar Matip para a zaga e prender Papadopoulos como primeiro volante. Além disso, Baumjohann e Jurado também ficaram mais presos à marcação. Farfán, meia pela direita que também apareceu na esquerda, era o homem que mais se aproximava de Raúl e Edú. O espanhol mais uma vez buscou recuar para criar mais alternativas para o meio-campo azul-real.

No Manchester, Ferguson manteve a estrutura que vem dando certo nos últimos tempos: O 4-4-1-1, com Rooney flutuando por trás do centroavante Javier Hernández e Giggs centralizado, atuando como um legitímo box-to-box. Carrick, o outro meia-central, ficava mais preso. Nas pontas, Park Ji-Sung e Valencia. O sul-coreano teve mais trabalho na marcação, pois Farfán recebia apoio constante do lateral-direito Uchida. Fábio, na direita, era o defensor que dava mais trabalho aos donos da casa.

O volume de jogo do United impressionou na primeira etapa, mas como dito no início, Neuer tratou de manter o 0 a 0, no placar da Veltins Arena. A ausência de Höwedes desmontou todo o esquema defensivo azul-real, pois na zaga, Matip não teve o mesmo rendimento que apresenta, quando joga mais à frente como volante. E Jurado, Baumjohann e Papadopoulos, os homens da marcação no meio-campo não produziram bem.

O United seguiu no esquema que deu certo e assim venceu a partida, já os azuis-reias mudaram para o 4-4-2 (Clique na imagem para ampliar)

Ferguson mostrou na segunda etapa que acreditava no esquema e manteve a estrutura tática. Já o Schalke tentou se arrumar, passando a atuar no 4-4-2, com Farfán tendo mais liberdade à direita e Raúl executando o papel de sempre, ou seja, deixando o ataque para ajudar o meio-campo.

Mas, a dupla Giggs e Rooney decidiu a partida. O detalhe do gol do galês é que quando a jogada é iniciada na ponta-esquerda, ele está no círculo central e no final aparece dentro da área para marcar, após bela assistência do camisa dez. O gol é a cara do treinador escocês, pois ele vem recuando o Shrek há alguns jogos e também fixou o camisa 11, na função de box-to-box. O galês agora é o jogador mais velho a marcar um gol em UCL, aos 37 anos e 148 dias, ele supera Inzaghi. E ao marcar na 15ª edição diferente da competição, ele iguala o rival do dia Raúl.

O segundo tento ocorre logo em seguida. Os alemães falharam na saída de bola, Van der Sar lançou buscando o lado direito e novo erro: Sarpei perdeu o tempo da cabeçada e a sobra ficou com Valencia. Javier Hernández recebeu do equatoriano no meio, com dois toques passou para Rooney, que finalizou, marcou e matou o jogo.

Para fechar o jogo, os red devils diminuíram o ritmo e se trancaram em um 4-2-3-1, a mudança deu resultado, pois o Schalke passou longe de assustar após o placar estar definido em 2 a 0. Muitos jogadores do Manchester falaram que o time esteve praticamente perfeito, o hoje lateral-direito Fábio foi um dos que descreveu a atuação como “quase perfeita”. Se nenhum absurdo ocorrer em Old Trafford, o United de Ferguson irá para a terceira final, nas últimas quatro edições da Uefa Champions League. Realmente, quase perfeito.

Abraço a todos

terça-feira, 26 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Semifinais - Jogo 2

27/04/11

Real Madrid x Barcelona

 Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: Barcelona e Real Madrid confiam neles para decidir o "El Clásico" (Getty Images)

Um dos maiores clássicos do mundo – Chamado de “El Clásico” na Espanha – Real Madrid e Barcelona se enfrentarão mais duas vezes, algo que já ocorreu nessas últimas duas semanas, por uma vaga na final da UCL. Antes dos embates mais recentes, os blaugranas pareciam imbátiveis, mas o 1 a 1, no Santiago Bernabéu por La liga e o 1 a 0, no Mestalla valendo a Copa del Rey, mostraram que os blancos podem impedir mais comemorações dos culés.

José Mourinho é a figura central nessa espécie de redenção merengue. O treinador português mudou o sistema tático da equipe: Saiu o 4-2-3-1 e entrou 4-3-3, com Özil e Ronaldo revezando na função de centroavante, além de muito trabalho dos pontas. Dessa forma, Arbeloa foi fixado na lateral-direita, Sergio Ramos passou a compor o centro da defesa com Ricardo Carvalho – em grande fase – e Pepe passou a ser o volante central.

Porém, o português e ex-jogador de Mourinho no Chelsea e Porto está suspenso e perderá o primeiro jogo. Outra baixa importante para o treinador luso é o volante Khedira, que com o intenso desgate muscular pela temporada com o Real e Alemanha ficará de fora. O teuto-tunisiano já considerava voltar a jogar apenas em 2011-12, mas agora sonha com a participação em uma eventual decisão continental.

No Barcelona, Guardiola segue utilizando o 4-3-3, onde Messi funciona como centroavante, mas tem liberdade para voltar e armar o jogo. Assim, “La Pulga” marcou a maioria dos seus nove gols e executou a maior parte das suas três assistências na competição continental. Mas para os blaugranas nem tudo está bem, a lateral-esquerda promete ser um grande problema para a partida no Santiago Bernabéu, pois Adriano e Maxwell sofreram lesões recentes. O zagueiro Abidal, que também executa a função, ainda se recupera da operação para a retirada de um tumor.

Assim que o Barcelona chegou em Madrid, nessa manhã, um problema de última hora foi anunciado: Andrés Iniesta sofreu uma contratura muscular e poderá ficar de fora da partida de ida. E na tarde de hoje, a dúvida virou certeza e Guardiola confirmou que Iniesta desfalcará o Barça no jogo. É sempre bom lembrar que na temporada passada, na mesma semifinal e também enfrentando um time de Mourinho, os blaugranas não tiveram Iniesta em campo e o camisa oito fez muita falta ao time, que acabou eliminado pela Inter.

Além das ausências confirmadas para a partida na casa merengue, os dois lados podem ter problemas na partida de Barcelona e em uma eventual final. Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos, Albiol e Di María estão à um cartão amarelo da suspensão. Já os barcelonistas; Iniesta, Piqué, Valdés, Busquets, Milito e Puyol e os madrilistas; Ricardo Carvalho, Adebayor, Casillas, Lass Diarra e Granero se receberem mais dois cartões estarão fora do jogo de Wembley.

Os dois treinadores já iniciaram a batalha dos microfones. Jose Mourinho, como de costume, deu a largada. “Pep inaugurou uma nova era, ao criticar um acerto do árbitro”. O que mudou foi a resposta dos catalães, pois Guardiola respondeu: “Como o senhor Mourinho falou de mim, também falarei dele. Quarta na hora do jogo, nos enfrentaremos no campo. Eu lhe dou de presente sua Champions particular, (a que você joga) fora do campo. Na outra, jogaremos”. O treinador ainda completou, “Já que ele falou de Pep, responderei a José”.

Dentro de campo, a batalha deve seguir a tendência dos últimos jogos, com o Barcelona dominando a posse de bola e o Real muito esforçado na marcação, procurando anular o jogo ofensivo do rival. Um problema muito difícil para os visitantes é a ausência de um lateral-esquerdo de origem. A provável improvisação de Puyol deve resolver o problema, mas a equipe perderá a força ofensiva de Adriano, o titular nos últimos jogos. Como dito no início, Ricardo Carvalho fará muita falta ao setor defensivo, mas Albiol pode substituí-lo à altura, caso não se exceda como ocorreu na partida de La Liga, quando fez um pênalti infantil.

A chave para uma vitória blanca seria uma boa execução da marcação, como ocorreu no último embate, que valeu a Copa del Rey. Porém, na segunda etapa o time cansou e deu espaços que não podem ser concedidos ao Barcelona. O Barça deve apostar um pouco mais nos arremates de fora da área, que não existiram no último duelo e a boa presença da linha defensiva merengue impediu muitas penetrações, por isso, Casillas não passou tantos riscos.

Cristiano Ronaldo disse após o jogo que quem marcasse primeiro, sairia com a vitória. Pelas equipes serem tão próximas e capazes de anular o jogo adversário, compartilho do pensamento do craque luso também para essa partida, principalmente porque as duas equipes têm defesas muito sólidas e difíceis de serem vazadas.

Real Madrid

Relacionados: 1- Iker Casillas, 13- Antonio Adán, 25- Jerzy Dudek; 3- Pepe, 4- Sergio Ramos, 18- Raúl Albiol, 17- Álvaro Arbeloa, 19- Ezequiel Garay, 12- Marcelo; 10 Lassana Diarra, 14- Xabi Alonso, 11- Esteban Granero, 8- Kaká, 22- Ángel Di María, 23- Mesut Özil; 7- Cristiano Ronaldo, 9- Karim Benzema, 20- Gonzalo Higuaín e 28- Emmanuel Adebayor

Time provável (4-3-3): Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Albiol, Marcelo; Pepe, Xabi Alonso, Lass (Granero); Özil, Cristiano Ronaldo e Di María.

Barcelona –

Relacionados: 1- Victor Valdés, 13- José Manuel Pinto; 2- Daniel Alves, 40- Martín Montoya, 3- Gerard Piqué, 26- Andreu Fontás, 18- Gabriel Milito, 5- Carles Puyol; 14- Javier Mascherano, 16- Sergio Busquets, 15- Seydou Keita, 30- Thiago Alcántara, 6- Xavi Hernández, 8- Andrés Iniesta, 28- Sergi Roberto, 20- Ibrahim Afellay; 17- Pedro, 10- Messi, 7- David Villa e 11- Jefrren.

Time provável (4-3-3): Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Puyol; Busquets, Xavi, Keita; Pedro, Messi e Villa.

Palpite: Real Madrid (ESP)

Abraço a todos

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Semifinais - Jogo 1

Novamente farei análises individuais para os jogos decisivos da UCL 2010-11, agora só faltam quatro times, que decidem as duas para a decisão, em Londres, no Estádio Wembley. São eles: Schalke 04, Manchester United, Real Madrid e Barcelona.

26/04/11

Schalke 04 x Manchester United

 Trabalho em equipe e Raúl, o homem UCL, são as apostas do Schalke para bater o Manchester United de Ferguson (Getty Images)

Quem duvida do Schalke 04 agora? Passaram fácil pela Inter, atual campeã da UCL, conquistando um representativo 7 a 2. Já o Manchester chega muito forte, na forma Ferguson de jogar, ou melhor, de ganhar. Isso mesmo, o escocês proporciona vitórias aos red devils e, para ser campeão, está de bom tamanho.

Em 2010-11, o futebol espetáculo foi raro para o United, mas imagino que a torcida da equipe não esteja nem um pouco preocupada com isso, pois os red devils têm a chance de conquistar a UCL e ainda são líderes da English Premier League, com vantagem confortável sobre o Arsenal e Chelsea.

O Schalke chegou à semifinal, mas demorou a convencer e isso ocorreu com a chegada de Ralf Rangnick, ex-treinador do Hoffenheim. O novo comandante mudou o estilo dos azuis-reais e aproximou seus jogadores da torcida, o que deu um novo ânimo à equipe e foi fundamental para a classificação contra a Inter.

Na estrutura tática, Rangnick não mudou. O Schalke segue jogando no 4-4-2 ortodoxo, com Raúl, um dos atacantes, recuando para ajudar na armação de jogadas no meio-campo – setor mais carente dos alemães. O grande desfalque dos azuis-reais é o atacante Huntelaar, lesionado faz tempo. Além dele, o zagueiro Höwedes, que marcou frente aos nerazzurri é ausência praticamente certa. Kyriakos Papadopoulos e Peer Kluge são dúvidas para o “maior jogo do Schalke”, como descreveu o treinador.

No lado inglês, boas notícias. Rio Ferdinand está 100% recuperado e Rafael também deve estar em campo na terça. As principais ausências são: Fletcher que segue se recuperando de forte gripe e Dimitar Berbatov, que não deve fazer tanta falta, pois mesmo sendo o artilheiro da equipe na temporada, está em baixa. Hargreaves, com problema no ombro é outro que não estará em campo na Veltins Arena. Dessa forma, Sir Alex Ferguson não terá problemas para armar o seu já tradicional 4-4-2 ortodoxo, com Rooney e Javier Hernández no ataque. Porém, o inglês sempre recua para ajudar na armação, quase configurando um 4-2-3-1, como ocorre no rival da semi.

Como vimos, taticamente os times são muitos parecidos. A diferença está em dois pontos: A defesa e a experiência, que tendem para o lado inglês. Ferdinand e Vidic talvez seja a melhor dupla defensiva do mundo e os red devils sofreram apenas três gols, nas dez partidas que já disputaram nessa UCL. O fator rodagem na comeptição também pesa, pois os alemães chegaram pela primeira vez à uma semifinal, já o United é tricampeão e “sempre” chega às fases finais.

Porém, o Schalke também tem seu trunfo muito experiente. Raúl, maior artilheiro da história da competição com 71 gols, e vem em grande fase em 2010-11, quando já marcou cinco vezes e cedeu duas assistências. O camisa sete também tem bom histórico frente aos red devils, em três partidas pelo Real Madrid contra o adversário da terça, ele marcou quatro vezes. Outro jogador azul-real que estará em foco é Neuer, o goleiro já anunciou que dificilmente seguirá no clube do coração na próxima temporada e é um dos candidatos a sucessor de Van der Sar no Manchester. Além disso, o camisa um alemão faz ótima temporada e é um dos responsáveis pela equipe ter alcançado essa fase da UCL.

No lado inglês, a recuperação de Rooney e o brilho nos momentos decisivos de Javier Hernández não podem ser deixados de lado, mas é foi o histórico camisa 11 que chamou a atenção nas partidas contra o Chelsea. No jogo fora de casa, a assistência para o gol único de Rooney e no Old Trafford, mais dois passes decisivos para Chicharito e Park. Todos os gols passaram pelo seu pé, ou seja, o galês cresceu no momento decisivo e deve ser uma das chaves para o United.

Como dito no início do texto, é difícil duvidar do Schalke, mas para esse confronto vou com a consistência dos red devils. Mas não tenho dúvidas de que veremos um belo jogo na Veltins Arena e na volta em Old Trafford.

Schalke 04 –

Relacionados: Para variar não conseguimos os relacionados para a partida do Schalke, pois o clube não informa em seu site oficial e os jornais alemães também não vão atrás da informação.

Time provável (4-4-2 ortodoxo): Neuer; Uchida, Metzelder, Höwedes (Papadopoulos), Sarpei; Farfán (Baumjohann), Kluge, Matip, Jurado; Edú e Raúl.

Manchester United –

Relacionados: 1- Edwin van der Sar, 29- Tomasz Kuszczak, 50- Sam Johnstone; 3- Patrice Evra, 6- Wes Brown, 12- Chris Smalling, 5- Rio Ferdinand, 22- John O'Shea, 23- Jonny Evans, 15- Nemanja Vidic, 20- Fábio, 21- Rafael; 8- Anderson, 11- Ryan Giggs, 13- Park Ji-Sung, 16- Michael Carrick, 17- Nani, 18- Paul Scholes, 25- Antonio Valencia, 26- Gabriel Obertan, 28- Darron Gibson; 7- Michael Owen, 10- Wayne Rooney, 14- Javier Hernández.

Time provável (4-4-2 ortodoxo): Van der Sar; Rafael (O’Shea), Ferdinand, Vidic, Evra; Nani (Valencia), Scholes, Carrick, Giggs; Rooney e Javier Hernández.

Palpite: Manchester United (ING)

Abraço a todos

sábado, 16 de abril de 2011

O Fanatismo na MLS

 Apoio fantástico da torcida do Portland, em sua estreia em casa (Portlandtimbers.com)

Quinta à noite, invandindo a madrugada, optei por assistir um pouco do jogo da MLS, que envolvia o Portland Timbers e o Chicago Fire. O que me impressionou foi o público, 18,627 espectadores, que praticamente lotaram o Jeld-Wen Field (Capacidade de aproximadamente 21 mil pessoas), em Portland.

A grande história do jogo não é a vitória dos donos da casa por 4 a 2, na partida em que jogaram no 4-4-2 ortodoxo, com muita entrega dos jogadores. O mais importante é falar que a torcida que inflamou os timbers durante todos os 90 minutos, viu pela primeira vez sua equipe. Isso mesmo, o Portland estreou na MLS, nessa temporada e fez seu primeiro jogo em casa, contra o Chicago nessa última quinta.

Além da lotação máxima, os torcedores participaram muito bem da partida e realmente empurraram os verdes para a primeira vitória na MLS. Sobre a Arena dos Timbers, conversei com o amigo Matheus Rocha, autoridade máxima em futebol nos Estados Unidos e colunista do assunto na Trivela. Rocha citou que o Jeld-Wen Field passou por melhorias recentes e também recebe jogos de um time universitário de futebol americano.

Além disso, o colunista citou outras torcidas que empolgam na MLS. A do Vancouver Whitecaps, também estreante na Liga em 2011 e que fez a festa na primeira partida em casa, contra o Toronto FC. E a do já tradicional Seattle Sounders, que Rocha ainda lembra de um vídeo muito legal.

Sobre os timbers, o seu torcedor símbolo, Joey Webber foi alvo de uma reportagem no Blog Brasil Mundial, pelo repórter Victor Canedo.

Nos Estados Unidos, a MLS ainda fica atrás de NFL, MLB, NBA e NHL, mas o interesse pelo futebol vem aumentando rapidamente.

Abraço a todos

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Quartas de Final

 
Chelsea x Manchester United

 Em baixa na temporada, Lampard decidiu o último jogo contra o Manchester United e quer repetir o feito na UCL - Guardian

Nada melhor que um clássico inglês para definir um dos semifinalistas da UCL 2010-11. As duas equipes passaram fácil pela primeira fase da competição, ficando em primeiro lugar de seus respectivos grupos. Nas oitavas, situação semelhante e sem muito esforço, Marselha e Kobenhavn foram mandados para casa. Agora, a disputa caseira promete ser a grande dos ingleses nessa UEFA Champions League.

Os blues diferentemente dos rivais de Manchester, investiram pesado na janela de inverno. David Luiz e Fernando Torres, porém o primeiro, que inclusive já ganhou prêmio de jogador do mês na English Premier League, não pode jogar a UCL, pois já defendeu o Benfica na primeira fase. A contratação do “El Niño” balançou a Europa, mas dentro de campo, ainda não mostrou valor.

Com o atacante espanhol, Carlo Ancelotti variou entre o 4-3-1-2 e o 4-4-2 ortodoxo, deixando de lado o 4-4-3. A dúvida fica por conta de como o treinador italiano fará para ter em campo Anelka, Drogba e Fernando Torres. Quando optou por escalar os três, o camisa 39 acabou jogando mais recuado no setor de criação do meio-campo, onde rende menos do que mais à frente. Meu palpite é que “El Niño” fique no banco de reservas.

Do outro lado, Ferguson abandonou o 4-4-2 ortodoxo e tem recuado Rooney para o lado esquerdo do meio-campo, formando um 4-2-3-1. O camisa dez do United, que não fazia boa temporada, parece ter renascido durante o mercado de inverno europeu e vem de um hat-trick no final de semana. Porém, o jogador ainda é considerado dúvida.

O setor defensivo é onde se concentram os problemas principais das duas equipes. Os red devils não deverão contar com o titular Rio Ferdinand. Já os blues, como dito acima, não podem ter David Luiz e ainda seguem sem ter Alex. Ou seja, o treinador italiano não terá facilidades pra montar a linha defensiva dos londrinos. Quem subiu de rendimento no Chelsea foi o brasileiro Ramires, que cada dia parece mais à vontade na Inglaterra.

No último jogo, disputado em 2011, deu Chelsea de virada por 2 a 1, com gols de David Luiz e Lampard. O Manchester United segue líder na EPL, mas o Chelsea que não apresentava tanta força antes da janela de inverno, renasceu e vive seu melhor momento da temporada. Promessa de jogaços para decisão da vaga.

Palpite: Chelsea
Shakhtar Donetsk x Barcelona

 Luiz Adriano é o centroavante da equipe e já disse acreditar na classificação - EFE

A reação dos jogadores do Shakhtar, quando o sorteio confirmou que Barcelona seria o rival na próxima fase, mostra o respeito que deve ser dado aos blaugranas. Realmente estamos sendo agraciados com o futebol de umas das melhores equipes da história, mas, o jogo dos ucranianos pode sim complicar o Barça.

Mircea Lucescu, que pensa como o blogueiro sobre estarmos vendo um dos melhores times da história, faz a sua equipe no 4-2-3-1, mas que poderia ser chamado de 4-2-Brasil. Sim, Brasil, após a linha de dois volantes, só jogadores brasileiros. Jádson, Douglas Costa e Willian alimentam o centroavante Luiz Adriano. O grande destaque do futebol dos ucranianos é: A boa manutenção da posse de bola (Todos os atletas sabem o que fazer com ela) e a velocidade nos contra-ataques.

Os blaugranas que por muito tempo jogaram em um 4-2-3-1, agora estão estabilizados no 4-3-3, tendo Messi como “falso nove”. O meio campo funciona como um triângulo de base alta, com Mascherano e Busquets disputando a vaga de primeiro volante e a dupla Xavi e Iniesta jogando mais à frente. Pedro desempenha papel tático à direita e Villa é o homem aberto pela esquerda.

A grande dúvida que vem da Ucrânia é acerca da participação ou não do ex-barcelonista Chygrynskiy. Sem ele, os problemas no miolo da zaga serão multiplicados. Do meio para frente, Mircea comemora as voltas de Eduardo e Fernandinho, que por diversas vezes chegou a atuar como um dos volantes. No outro lado: Puyol segue fora e seu substituo, Abidal, também. Com isso, Milito pode ganhar nova chance ou Busquets fará a função de zagueiro – onde já atuou nessa temporada.

O Barça sabe que jogar enfrentar a multidão e o frio na Donbass Arena, não é das tarefas mais fácieis, portanto vencer com certa folga no Camp Nou é fundamental. Com a virtual classificação do Real Madrid, os blaugranas têm esse outro combustível (enfrentar os rivais nas semifinais) para empurrá-los para a vitória. Será difícil para o time que veste laranja, mas os jogadores estão confiantes. Jádson e Luiz Adriano falaram em concentração e o atacante ex-internacional ainda lembrou da vitória sobre o Barcelona no Mundial Interclubes de 2006

Palpite: Barcelona 

Abraço a todos

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Porto foi campeão da Liga de Sagres, nesse final de semana, jogando no Estádio da Luz, do grande rival Benfica. Mas, na música que Hulk - brasileiro destaque do título - cantou no ônibus após a vitória em Lisboa, a lembrança para o "Lampião" (Maneira irônica de se referir aos donos do Estádio da Luz) é que os azuis e brancos realizaram um 5x0, no Estádio do Dragão.

A gravação vem do canal oficial da equipe, o Canal Porto:


Futebol é isso, um pouco de provocação não faz mal a ninguém.

Abraço a todos

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Quartas de Final

Como os amigos que acompanham sabem, a vida anda corrida e cada dia passo menos por aqui. Porém, estou de volta para as análises das Quartas-de-Final da UEFA Champions League em texto individuais para cada jogo, algo próximo do que ocorreu com a análise da fase anterior.

05/04/11

Real Madrid x Tottenham

 Rafael Van der Vaart e Gareth Bale são os destaques do Tottenham e a torcida londrina acredita nos canhotos para alcançar às semifinais - Press Association

José Mourinho mudou o Real Madrid, e depois de seis anos sendo eliminado nas oitavas-de-final da UEFA Champions League, ele conseguiu levar o clube à próxima fase. O esquema tático madrilenho segue sendo o 4-2-3-1 e vem dando resultado. Com o renascimento de Benzema (Que assim como Cristiano Ronaldo e Marcelo não deve jogar a partida em Madri), os blancos ganharam um centroavante de ótimo nível, fato que qualificou ainda mais o elenco.

Do outro lado, mesmo com alguns problemas fisícos de Gareth Bale, o Tottenham derrubou o poderoso Milan. O que deixa os torcerdores do norte de Londres empolgados é: O segundo jogo acontecerá em White Hart Lane, onde os spurs ganharam os cinco jogos disputados e sofreram apenas dois tentos. Outro fator positivo do time inglês é o bom esquema tático de Harry Redknapp, um 4-4-1-1, com forças pelos flancos com Lennon e Bale e com Van der Vaart participando muito bem como o primeiro “1” do esquema.

A lógica do confronto é simples: Real Madrid é favorito no confronto, mas não seria uma surpresa a classificação inglesa. Nos últimos dias, uma grande polêmica ronda os merengues. Cristiano Ronaldo, com o aval de Mourinho, jogou algumas partidas sem estar em 100% de condições fisícas e está praticamente fora do jogo de ida.

Com CR7 em campo, os merengues ganham muita força, pois o craque luso já balançou as redes 37 vezes e cedeu dez assistências, ou seja, participou diretamente de 47 gols blancos. Mourinho confia muito no compatriota e a torcida sabe que o time ganha muito com ele. Mas, mesmo sem a estrela que veste a sete, o Real é forte. Özil e Di María vivem excelente fase no meio-campo, a defesa vai muito bem e Xabi Alonso dá muito qualidade à saída bola.

Como dito acima, os spurs tem uma time muito qualificado e boas opções no banco. A volta de Bale e a vantagem de decidir em casa pode ser o principal fator favorável aos ingleses, nesse difícil confronto. Mas o Real Madrid deve se impor no confronto e alcançar as semifinais. José Mourinho parece ter dado a consistência, que muitas vezes faltou aos madrilenhos.

Notícias que chegaram agora: Cristiano Ronaldo e Marcelo estão entre os convocados para o jogo. Já Benezema, segue de fora, pois ainda não tem condições de jogo. Higuaín e Kaká recuperados, também aparecem entre os selecionáveis para a partida no Santiago Bernabéu. 

Palpite: Real Madrid

Internazionale x Schalke

 Eto'o, Pandev e Sneijder decidiram o jogo para a Inter contra o Bayern e estão disponíveis para o jogo contra o Schalke 04 - Ag. Reuters

A inter chegou às quartas de final, após uma virada épica frente ao Bayern de Munique. O Schalke 04, adversário nessa fase, teve menos dificuldades para passar pelo Valencia. Porém, em seus países a história é diferente: Enquanto a Inter ainda briga pelo scudetto, os azuis-reais lutam contra o rebaixamento na Bundesliga.

Nessa semana, a coisa se inverteu. Os nerazzurri foram “sacudidos” pelo Milan, na Serie A, e ficaram distantes cinco pontos dos rivais, que lideram no Belpaese. Já o Schalke venceu o St Pauli, abrindo cinco pontos das equipes rebaixadas na Alemanha. De qualquer forma, quando o sorteio apontou os alemães no caminho nerazurro, houve certa comemoração, pois o time de Gelsenkirchen é considerado o mais fracos entre os que seguem vivos nessa UCL.

O Schalke tem a vantagem de decidir a vaga em casa, onde o estádio sempre fica lotado. Mesmo com a classificação no torneio continental, a direção preferiu a troca do comando técnico, que agora fica por conta de Ralf Rangnick. Nos jogos frente ao Valencia, os azui-reias adotaram o 4-4-2 ortodoxo, que com o recuo de Raúl, muitas vezes se transformava em um 4-2-3-1, com muita velocidade pelas pontas. Desde os tempos de Felix Magath, o problema da equipe é um armador. A recomposição no meio-campo do ex-madrilenho ameniza esse defeito.

Já a Inter, que parecia encaixada no 4-3-1-2, utilizou um 4-2-3-1 torto para bater o Bayern e contra o Milan o esquema também foi o mesmo da época de Mourinho. Porém, no dérbi, a disposição tática passou longe de funcionar e a defesa sofreu muito, por estar jogando muito exposta.

Portanto, a aposta é que Leonardo repita o 4-2-3-1, mas exiga dos três meias, esforço na marcação para tornar o esquema viável. Porém, a maior esperança nerazzurra não está depositada em seu esquema e sim em Samuel Eto’o. O “Leão Indomável” já marcou 8 gols e deu passe para outros quatro, nessa UCL. Ao todo, o camaronês conta com 28 gols em 71 jogos pela compeitção. Além de tudo isso, ele é o rei do mata-mata, pois são 22 eliminatórias seguidas sem perder.

Dou outro lado, está ninguém menos que Raúl, o homem UEFA Champions League. Na atual disputa, o camisa sete marcou três gols e deu uma assistência. Além dele, os azuis-reias confiam em Huntelaar (três gols) e Farfán (quatro gols) para marcar em Milão. Na defesa, o goleiro Neuer, em boa temporada, tende a ser um osbstáculo difícil de ser superado. Para o primeiro jogo, nem Gavranovic e nem Kluge estarão em campo. O segundo é desfalque importante. Na Inter, Milito deve voltar e pode até iniciar a partida, tendo em vista que Pandev não convence e Pazzini não está inscrito na competição.

Notícias que chegaram agora: Huntelaar está fora do confronto e segundo o repórter brasileiro João Castelo Branco, dos canais ESPN, o brasileiro Edu pode começar jogando no Giuseppe Meazza.

Palpite: Inter

Abraço a todos