quinta-feira, 14 de março de 2013

Ronaldo: cada vez melhor



Cristiano Ronaldo: felicidade é o resultado de muito suor (RealMadrid.com)

Cristiano Ronaldo está entre os melhores jogadores do mundo há muito tempo, pelo menos, seis temporadas. Desde os tempos de Manchester United, o português da Ilha da Madeira assombra o mundo com a sua velocidade, técnica e capacidade física. Mas o que impressiona é que o melhor do mundo em 2008 não se acomodou com o prêmio e parece só evoluir para buscar a segunda consagração na festa da FIFA.

A busca por evolução tem muito a ver com a consolidação de Messi como melhor do mundo – o argentino foi eleito pela FIFA em 2009, 2010, 2011 e 2012. Sempre tive a impressão de que o camisa dez blaugrana nasceu com mais talento do que Ronaldo, mas o hoje camisa sete do Real Madrid me dá a sensação de ter se dedicado mais para alcançar o nível de jogo que tem. E, de fato, não são raros os relatos que mostram toda a dedicação com que o “Gajo” participa dos treinos.

A força com que participa dos treinamentos e um rival para motivá-lo a melhorar parecem ser os motivos da evolução constante do craque português. Os números mostram isso: no Real Madrid, Cristiano Ronaldo se tornou uma “máquina” de marcar gols. Pelos merengues são 186 partidas e 188 gols anotados, números impressionantes. Além de estar em fase técnica impressionante, o camisa sete mostra todo o esplendor físico neste ano: ficou no banco apenas duas vezes em toda a temporada, dificilmente é substituído e as lesões são cada vez mais raras.

Estaque é a sua melhor largada de ano pode colocá-lo como melhor do mundo em 2013. Neste ano, já foram 19 gols marcados e o mais próximo disso foram os 15 anotados no início de 2012. Por enquanto, a disputa pelo prêmio FIFA se desenha para ser contra as novidades, Bale e Suárez e os velhos adversários, Iniesta e Messi. Mas, até aqui, ninguém foi melhor que CR7.

Oxigenar o elenco

Enquanto Ronaldo parece estar no auge de sua carreira e, de fato, tem o que é necessário para liderar o Real Madrid para “La Décima” – a décima taça de Ligas dos Campeões da história dos merengues. Por outro lado, jogadores outrora bastante interessantes para se ter no elenco já não vivem grande momento, por isso, para o futuro, uma reformulação será necessária.

Talvez, o maior exemplo seja o defensor Albiol, que foi campeão do mundo com a Espanha em 2010. O camisa 18 blanco também venceu as duas últimas Eurocopas com a Fúria, porém, não tem sido útil ao técnico José Mourinho. Mas se ele serve – como reserva – para a melhor seleção do mundo, a culpa da não participação dos jogos é do treinador luso? Errado, na Roja, o defensor valenciano não participou de nenhum jogo nas duas últimas conquistas espanholas e, no Real, quando o “Special One” aposta nele, o rendimento não é satisfatório. Neste final de semana, Albiol fez exibição bem ruim na vitória – com dois gols de Ronaldo – por 2 a 1 contra o Celta.

No mesmo setor, outro jogador que é, cada vez mais, dispensável é Ricardo Carvalho. Já com 34 anos, o português, que sempre teve boa ligação com Mourinho, não vive seu melhor momento e a idade começa a pesar. Na última temporada, o Real tentou se desfazer do hoje camisa 11, mas foi o zagueiro não quis sair, optando pela comodidade de seguir sendo merengue, manter o bom salário, porém, sem ser preponderante no elenco. Neste sentido, um bom zagueiro, de preferência jovem, deveria ser um dos alvos dos blancos na próxima janela de transferência.

Um lateral-direito para ocupar o posto nos onze inicias também seria importante, pois o hoje titular Arbeloa pode ser importante para a composição do elenco – joga nas duas laterais –, mas já mostrou que não pode ser a opção número um para o Real Madrid. Porém, o ponto que tenho batido mais é a questão dos atacantes. No ano passado escrevi que os merenguestinham duas ótimas opções para o ataque: Benzema e Higuaín. À época, o francês tinha cinco gols e o camisa 20 havia anotado oito vezes.

Passado mais de quatro meses, o camisa nove tem 15 gols e o argentino marcou dez vezes. Os números de Benzema são bons, mas o rendimento caiu. É só observar o desempenho de ambos dentro de campo: muitas oportunidades perdidas e menos gols marcados do que estão acostumados. Por isso, como na defesa, acredito que haja a necessidade de uma mudança nas peças ofensivas do Real Madrid.

Benzema e Higuaín poderiam muito bem se encaixar em outras equipes e outros centroavantes poderiam dar certo no centro do ataque merengue. Com a eventual negociação dos dois atuais atacantes do elenco, o dinheiro recebido poderia ser reinvestido no mercado. Cavani e Lewandowski que são os artilheiros da Serie A e Bundesliga respectivamente dão sinais que estão em final de ciclo em seus clubes e, por isso, a probabilidade de sucesso em uma negociação é alta. Além desta dupla, existem jogadores de nível muito alto que a transferência seria mais difícil, mas, pelo dinheiro certo, poderiam vestir a camisa blanca: Agüero, Falcao García e Soldado. 

Ou seja, o mercado têm opções para o Real Madrid oxigenar seu ataque e, consequentemente, mexer no elenco para melhorá-lo. Mas várias dúvidas circulam: Haverá reformulação? Mourinho será o responsável por conduzir esta reformulação? Outro técnico com o mesmo elenco poderá alcançar os mesmos resultados do técnico luso? O futuro poderá responder estes questionamentos, mas reafirmo, mexer com este grupo é fundamental.