quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A falta que um Pet faz!

Sem Petkovic, o Flamengo mudou totalmente o time. Jogou com Airton, Maldonado, Willians, Fierro e Zé Roberto e Adriano sozinho no ataque.

Percebemos que Zé Roberto já não se sente à vontade como armador (posição que ocupou ontem, e normalmente ocupada pelo Sérvio), daqui para frente ele vai ter que sempre se posicionar como Meia pela esquerda com muita liberdade, Pet de armador pelo meio e Willians volante solto pela direita, Maldonado e Airton mais atras dando proteção pela defesa.

Ontem a bola pouco chegou ao Imperador e assim sentimos que a dependência não é em relação ao atacante da seleção e sim do sistema tático com Zé Roberto (Meia-esquerda), Petkovic (Armador) e Willinas (Volante solto pela direita dando um apoio ao Léo), sem Pet ele mecheu em três posições para adaptar Zé na armação, Willians foi deslocado como volante solto pela esquerda e Fierro foi deslocado como volante solto pela direita, Maldonado e Airton de volante.

Sobre a Mala Branca que Val Baiano e o goleiro Renê falaram, acho coisa normal, pois é muito justo pagar para que os outros vençam, o que não pode é pagar pra perder. Portanto tudo certo.

Vou além do jogo do Flamengo, e falo como faltam meias-armadores no Brasil. Pet no Flamengo, Diego Souza no Palmeiras ( às vezes atua como segundo atacante), Techco e Souza no Grêmio, Hernanes no São Paulo (mas o futebol dele se apresenta facultativamente), Paulo Henrique Ganso no Santos (tem que haver uma análise melhor, dele pós-sub-20), D'Alessandro no Inter ( que também falta uma continuidade ao seu futebol, cheio de altos e baixos), Conca (jogar no Fluminense é dificil) e tem mais alguns perdidos por ai, que vou ser sincero não vou me esforçar para lembrar!

Viram esses nomes? E ai alguém te empolga tanto? Algum deles joga bem todas as partidas? A resposta é não além de Petkovic que atualmente é o Bola de Ouro do Brasileirão segundo a Placar  e que seu time não perdeu com ele todos os outros tem grandes problemas. Uns só jogam bem dentro de casa, outros são inconstantes, ainda existem aqueles que são irresponsáveis e outros que pareçem um tanto jovens para assumir uma camisa 10 de um time de Série A do Brasileirão.

E isso pareçe ser uma tendência mundial! Mas falar sobre como está o futebol europeu só quando houver mais tempo para isso!

Abraço a todos e uma noticia o podcast do Simplificando o Futebol está começando a ser preparado!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. CAMISA 10 DO BRASILEIRO...
    ESSE TERMO ESTÁ PESANDO NUM JOGADOR DE FUTEBOL NOS ÚLTIMOS ANOS..
    MAS NÃO É SÓ AQUI NO BRASIL NÃO.
    NA INGLATERRA, POR EXEMPLO, O 10 DO ARSENAL É O GALLAS, UM ZAGUEIRO, ANTES USADA PELO HOLANDÊS DENNIS BERGKAMP.

    NO REAL MADRID DA ESPANHA, O 10 É LASSANA DIARRA, UM VOLANTE.

    SERÁ QUE TEREMOS QUE COMEÇAR A IMPLORAR QUE NETO, ZICO, ROMERITO VOLTEM A JOGAR. OU ATÉ MESMO ALGUNS MAIS RECENTES COMO ALEX DO FENERBAHÇE E RIVALDO QUE ESTÁ NO UZBEQUISTÃO VOLTEM PARA O BRASIL.

    GUSTAVO NEVES.

    ResponderExcluir
  3. Realmente isso está pesando nos jogadores brasileiros esse termo do "camisa 10", que se encontra agora em muitos clubes, nas mãos de jogadores em posições muito, vamos se dizer, "distintas".
    Ótimos exemplos do Gustavo, citando o Lassana Diarra que é volante, e o Gallas que é zagueiro, cito também o Rooney do Manchester United - ING, que veste a 10 mas é um atacante, totalmente diferente do que é proposto a essa camisa (Meia Armador).
    Desses jogadores do Brasileirão, eu fico com a dupla do Grêmio, (Tcheco e Souza), e coloco o Gilberto do Cruzeiro também, que está usando a 10, e vem fazendo partidas regulares, na minha opinião.

    Edson Neves.

    ResponderExcluir