segunda-feira, 5 de abril de 2010

A decadência do futebol paranaense

O futebol paranaense vai de mal à pior. Coritiba e Paraná na segunda divisão do Brasileirão, Atlético teve dificuldades para se manter na elite do futebol brasileiro e o Londrina, outrora quarta força do estado, amarga a Divisão de Acesso no estadual e não passou da segunda fase na Série D do ano passado.

Na Copa do Brasil, nesse meio de semana, o Paraná teve pouco a comemorar. O Paraná Clube foi derrotado pelo Sport Recife, 1 X 0. O clube paranaense desperdiçou um pênalti. O Outro time de Curitiba que ficou para trás foi o Coritiba, e também não soube colocar para dentro a penalidade. A terceira perdida em três jogos, nesse aspecto, Marcelinho Paraíba faz muita falta.

Além disso, o jogador dos cabelos descoloridos seria uma alternativa ao estilo de jogo do Coritba. Pois o alviverde se baseia na velocidade de Marcos Aurélio, Rafinha e Renatinho, com o paraibano teria uma alternativa de jogo. Isso falta aos clubes paranaenses, elenco e variações.

O tricolor da Vila Capane deve ter dificuldades na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, está fora da Copa do Brasil e perdeu seu jogador destaque no ano passado – Rafinha – e para piorar ele foi para o rival Coritiba. Problemas a vista.

O Londrina foi outro paranaense que já ficou pelo caminho. E pior o Tubarao parou na primeira fase, com duas derrotas e no jogo de volta não pode nem jogar na cidade. Os dois estádios estavam sem condições para o jogo. Agora o alviceleste foca na Divisão de Acesso do Campeonato Estadual, a parceira Universe já trouxe 12 jogadores para essa disputa e manteve 14 atletas do naufrágio na competição nacional. E o Londrina vem de novo comandante, o ex-jogador Célio Silva. É esperar para ver.

O futebol paranaense segue na Copa do Brasil, com o Atlético que eliminou o Sampaio Corrêa. Mas o Furacão não vem bem no Paranaense e não vejo grandes perspectivas de que o rubro-negro passe mais uma fase. Pegará o Palmeiras, que já estará focado apenas na competição nacional.

Corinthians Paranaense é outro que segue na Copa do Brasil e deixou para trás o Ceará, time que está na Primeira divisão. Mas o chaveamento também foi ingrato com o time do Eco-estádio, o antigo Malutrom e J. Malucelli pegará o forte Vasco da Gama.
Cenas da barbárie no Couto Pereira após o rebaixamento do Coritiba em 2009

O futuro do futebol paranaense não prevê boas notícias. O Campeonato, conta com um regulamento, no minímo diferente e que facilita o trabalho dos grandes. O fortalecimento dos paranaenses passa pelo fortalecimento do estadual, mas não sei se teremos isso em um futuro próximo.

Abraço a todos

2 comentários:

  1. Acho que o que mais piora o futebol paranaense é seu Estadual. Inchado, assim como o Carioca, conta com um regulamento "maluco", injusto e inaceitável. Ridículo, pra dizer a verdade.

    Para piorar, dois de seus três grandes times estão na segundona, sem muita ambição, nem mesmo na Copa do Brasil. O CAP passeia no Estadual, assim como o Coxa, mas basta começar o Brasileiro para a coisa ir de mal à pior...Que fase!

    pass la no blog: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

    ABS

    ResponderExcluir
  2. Vejo muita dificuldade dos times paranaenses em competiçoes como a Copa do Brasil, mata-mata, pela pressão de terem que jogar fora de casa em lugares em que a torcida é quase nula e com arbitros que muitas vezes não chegam a roubar para os grandes, mas sempre há aquela tendencia a favor do clube maior que está em casa com o apoio de uma grande torcida. Já no campeonato brasileiro, a dificuldade é manter a regularidade, já que jogadores de destaque acabam ficando pouco tempo no clube.

    Adorei o blog. Vou adicionar aos meus parceiros.

    ResponderExcluir