terça-feira, 2 de novembro de 2010

Na Alemanha está tudo amarelo e preto

Já se foram dez rodadas de Bundesliga, e a ponta da tabela não é ocupada por nenhum dos favoritos no início da temporada. O líder é um time conhecido por ser o campeão de presença em seu estádio, o Borussia Dortmund. Sobre a assistência ao Signal Iduna Park, está tudo igual, os borussianos também lideram nesse quesito, a média é de 76.028 pessoas por jogo no antigo Westfalenstadion.
 
Sahin comemora mais um de seus gols - Ag. DPA

A resposta ao apoio dos torcedores vem sendo dada em campo, através de uma campanha que é perfeita fora de casa e muito boa dentro de seus domínios. Nos dez jogos que disputou nesse ano o Borussia venceu oito, empatou uma e perdeu uma. São 23 gols marcados e sete sofridos, o que resulta no melhor ataque e melhor defesa do Campeonato Alemão, um saldo de 16 tentos.

O esquema de jogo implantado pelo técnico Jürgen Klopp é bastante flexível, varia do 4-4-2 ortodoxo para o 4-2-3-1. A variação durante o jogo, muito se deve pelo fato dos jogadores terem facilidade para se adaptar a funções diferentes em campo.

No início da temporada poucos acreditavam no Borussia, pois o time amarelo e preto havia gastado pouco em contratações, prefirindo apostar na base. Foram aproximadamente 6,5 milhões de euros apenas. Um dos grandes achados de Jürgen Klopp foi Kagawa, contratado por 400 mil euros junto ao Cerezo Osaka. E pensar que o atacante japonês não foi convocado para a Copa do Mundo.

O time também é jovem, a média de idade dos titulares somados aos seis reservas mais utilizados é de pouco mais de 24 anos. Ou seja, o Borussia está bem e ainda terá muitos frutos para colher no futuro. 

Kagawa, um grande achado de Jürgen Klopp - AP Photo

Os borussianos já começam a marcar os nomes nas diversas premiações da Bundesliga. A Kicker, revista especializada em futebol, elegeu em oito das dez rodadas ao menos um jogador do time amarelo e preto para a sua seleção da rodada. Sahin é o líder nesse quesito, com cinco indicações e Kagawa vem logo atrás, após aparecer quatro vezes.

A principal ameaça a um título borussiano ainda deve ser o Bayern, que começa a temporada sofrendo com lesões de jogadores importantes. Porém quando tiver o time completo deve ser o mais forte clube da Alemanha, mas será que os bávaros serão capazes de tirar os dez pontos já abertos pelo Borussia?

Acho difícil, mas duvidar do Bayern na Alemanha não é a atitude mais prudente. A aposta desse que vos escreve é em um título do Borussia mesmo, mas ver Schweinsteiger ou Lahm levantando a Salva de Prata não seria estranho.

Abraço a todos

PS: Aos amigos gremistas, venho divulgar o Blog de um grande amigo e professor. Fábio Silveira é jornalista, fanático pelo Tricolor Imortal e colecionador de materias do time gaúcho. E agora está com um blog sobre seu time, acessem aqui ó: http://www.gremistasemlondrina.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário