sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Liga dos Campeões análises das Oitavas de final 2010/11 - Parte 3

Seguimos as análises pelos dois jogos do dia 22 de fevereiro de 2011: 

 Chelsea x Kobenhavn

 Anelka é abraçado por companheiros de ataque, Kalou e Drogba sabem: Na Liga dos Campeões, Anelka é o cara dos blues - Getty Images

É o confronto com o favorito mais destacado. O Chelsea, por mais que viva altos e baixos na atual temporada, é muito superior aos dinamarqueses e contou com  ótima contribuição de Anelka, o artilheiro da equipe na LC, com cinco gols.. Porém os leões vem de uma boa primeira fase, quando entraram como azarões e superaram Panathinaikos e Rubin Kazan. Além disso, conseguiram tirar pontos do poderososo Barcelona. O estádio Parken, com capacidade para 38.065 mil pessoas, é o grande trunfo da campanha da equipe, na Dinamarca dos nove pontos possíveis, sete foram conquistados.

Ancelotti costuma escalar o Chelsea no 4-3-3 triângulo base alta (Análise tática aqui), a grande carência do esquema tem sido o setor de criação, onde Lampard é o dono da vaga, porém tem convivido com diversas lesões na temporada. Com sua volta, os blues ganham muito e Essien não precisará jogar tão avançado. O ganês já provou que rende mais vindo de trás, não sendo o homem de criação de jogadas, função que executado na ausência do camisa oito.

Para os dinarmaqueses a segunda fase já é uma conquista, é difícil imaginar que eles sigam aprontando e consigam eliminar os blues. O Chelsea ainda tentou reforçar sua defesa – setor enfraquecido pelas lesões –, mas o Benfica não aceitou a proposta por David Luiz. Os londrinos  ainda conseguiram contratar o atacante Fernando Torres, o Liverpool resistiu muito, mas acabou cedendo aos aproximadamente 58 milhões de euros oferecidos. David Luiz não poderá jogar a LC, mas dá profundidade ao elenco de Ancelotti. Fernando Torres, se render o que é esperado dele, é a grande contratação da janela de janeiro. Com as contratações, o cenário se torna ainda mais favorável aos londrinos, que devem passar tranquilamente de fase.


Lyon x Real Madrid (Filipe Papini, do http://brasilyonnais.blogspot.com/, contribuiu com informações sobre os Gones)

 Cristiano Ronaldo e Mourinho, a dupla de portugueses é o destaque do Real, que enfrenta o Lyon - Getty Images

Na última temporada, as oitavas de final também abrigaram um jogo entre Lyon e Real Madrid. E os galáticos madrileños, com Kaká, Cristiano Ronaldo e Benzema perderam para o Lyon. Porém, dessa vez os merengues parecem já estar preparados para uma eventual supresa, portanto Mourinho não deixará seu time entrar em campo achando que a classificação será alcançada facilmente.

Cristiano Ronaldo é a principal aposta do treinador, pois o gajo faz temporada espetacular, onde já marcou 32 gols e cedeu oito assistências. O esquema que o “Special One” adota é o 4-2-3-1, que vem funcionando bem. Na janela de janeiro, Adebayor chegou para ser mais uma opção ao comando de ataque, que perdeu Higuaín machucado.

O time blanco é completo, contando com boas peças em todos os setores, o trabalho dos franceses nesse ano será ainda mais difícil. Claude Puel arma os gones também no 4-2-3-1, com os meias-externos invertidos, o canhoto Michel Bastos à direita e o destro Lisandro López à esquerda. A figura central da armação de jogadas é: Gourcuff, que chegou ao Gerland nessa temporada, vindo do Bordeaux por 22 milhões de euros. Outro nome importante no forte meio-campo é Källström, que marca bem e também chega na frente finalizando.

O favoritismo mais uma vez é merengue, na atual temporada até maior que em 2009-10. Além dos galáticos em campo, um treinador galático está no banco, mas o Lyon sabe o caminho para vencer, o problema é saber se Mourinho deixará que o clima de já ganhou apareça de novo.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário