segunda-feira, 4 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Quartas de Final

Como os amigos que acompanham sabem, a vida anda corrida e cada dia passo menos por aqui. Porém, estou de volta para as análises das Quartas-de-Final da UEFA Champions League em texto individuais para cada jogo, algo próximo do que ocorreu com a análise da fase anterior.

05/04/11

Real Madrid x Tottenham

 Rafael Van der Vaart e Gareth Bale são os destaques do Tottenham e a torcida londrina acredita nos canhotos para alcançar às semifinais - Press Association

José Mourinho mudou o Real Madrid, e depois de seis anos sendo eliminado nas oitavas-de-final da UEFA Champions League, ele conseguiu levar o clube à próxima fase. O esquema tático madrilenho segue sendo o 4-2-3-1 e vem dando resultado. Com o renascimento de Benzema (Que assim como Cristiano Ronaldo e Marcelo não deve jogar a partida em Madri), os blancos ganharam um centroavante de ótimo nível, fato que qualificou ainda mais o elenco.

Do outro lado, mesmo com alguns problemas fisícos de Gareth Bale, o Tottenham derrubou o poderoso Milan. O que deixa os torcerdores do norte de Londres empolgados é: O segundo jogo acontecerá em White Hart Lane, onde os spurs ganharam os cinco jogos disputados e sofreram apenas dois tentos. Outro fator positivo do time inglês é o bom esquema tático de Harry Redknapp, um 4-4-1-1, com forças pelos flancos com Lennon e Bale e com Van der Vaart participando muito bem como o primeiro “1” do esquema.

A lógica do confronto é simples: Real Madrid é favorito no confronto, mas não seria uma surpresa a classificação inglesa. Nos últimos dias, uma grande polêmica ronda os merengues. Cristiano Ronaldo, com o aval de Mourinho, jogou algumas partidas sem estar em 100% de condições fisícas e está praticamente fora do jogo de ida.

Com CR7 em campo, os merengues ganham muita força, pois o craque luso já balançou as redes 37 vezes e cedeu dez assistências, ou seja, participou diretamente de 47 gols blancos. Mourinho confia muito no compatriota e a torcida sabe que o time ganha muito com ele. Mas, mesmo sem a estrela que veste a sete, o Real é forte. Özil e Di María vivem excelente fase no meio-campo, a defesa vai muito bem e Xabi Alonso dá muito qualidade à saída bola.

Como dito acima, os spurs tem uma time muito qualificado e boas opções no banco. A volta de Bale e a vantagem de decidir em casa pode ser o principal fator favorável aos ingleses, nesse difícil confronto. Mas o Real Madrid deve se impor no confronto e alcançar as semifinais. José Mourinho parece ter dado a consistência, que muitas vezes faltou aos madrilenhos.

Notícias que chegaram agora: Cristiano Ronaldo e Marcelo estão entre os convocados para o jogo. Já Benezema, segue de fora, pois ainda não tem condições de jogo. Higuaín e Kaká recuperados, também aparecem entre os selecionáveis para a partida no Santiago Bernabéu. 

Palpite: Real Madrid

Internazionale x Schalke

 Eto'o, Pandev e Sneijder decidiram o jogo para a Inter contra o Bayern e estão disponíveis para o jogo contra o Schalke 04 - Ag. Reuters

A inter chegou às quartas de final, após uma virada épica frente ao Bayern de Munique. O Schalke 04, adversário nessa fase, teve menos dificuldades para passar pelo Valencia. Porém, em seus países a história é diferente: Enquanto a Inter ainda briga pelo scudetto, os azuis-reais lutam contra o rebaixamento na Bundesliga.

Nessa semana, a coisa se inverteu. Os nerazzurri foram “sacudidos” pelo Milan, na Serie A, e ficaram distantes cinco pontos dos rivais, que lideram no Belpaese. Já o Schalke venceu o St Pauli, abrindo cinco pontos das equipes rebaixadas na Alemanha. De qualquer forma, quando o sorteio apontou os alemães no caminho nerazurro, houve certa comemoração, pois o time de Gelsenkirchen é considerado o mais fracos entre os que seguem vivos nessa UCL.

O Schalke tem a vantagem de decidir a vaga em casa, onde o estádio sempre fica lotado. Mesmo com a classificação no torneio continental, a direção preferiu a troca do comando técnico, que agora fica por conta de Ralf Rangnick. Nos jogos frente ao Valencia, os azui-reias adotaram o 4-4-2 ortodoxo, que com o recuo de Raúl, muitas vezes se transformava em um 4-2-3-1, com muita velocidade pelas pontas. Desde os tempos de Felix Magath, o problema da equipe é um armador. A recomposição no meio-campo do ex-madrilenho ameniza esse defeito.

Já a Inter, que parecia encaixada no 4-3-1-2, utilizou um 4-2-3-1 torto para bater o Bayern e contra o Milan o esquema também foi o mesmo da época de Mourinho. Porém, no dérbi, a disposição tática passou longe de funcionar e a defesa sofreu muito, por estar jogando muito exposta.

Portanto, a aposta é que Leonardo repita o 4-2-3-1, mas exiga dos três meias, esforço na marcação para tornar o esquema viável. Porém, a maior esperança nerazzurra não está depositada em seu esquema e sim em Samuel Eto’o. O “Leão Indomável” já marcou 8 gols e deu passe para outros quatro, nessa UCL. Ao todo, o camaronês conta com 28 gols em 71 jogos pela compeitção. Além de tudo isso, ele é o rei do mata-mata, pois são 22 eliminatórias seguidas sem perder.

Dou outro lado, está ninguém menos que Raúl, o homem UEFA Champions League. Na atual disputa, o camisa sete marcou três gols e deu uma assistência. Além dele, os azuis-reias confiam em Huntelaar (três gols) e Farfán (quatro gols) para marcar em Milão. Na defesa, o goleiro Neuer, em boa temporada, tende a ser um osbstáculo difícil de ser superado. Para o primeiro jogo, nem Gavranovic e nem Kluge estarão em campo. O segundo é desfalque importante. Na Inter, Milito deve voltar e pode até iniciar a partida, tendo em vista que Pandev não convence e Pazzini não está inscrito na competição.

Notícias que chegaram agora: Huntelaar está fora do confronto e segundo o repórter brasileiro João Castelo Branco, dos canais ESPN, o brasileiro Edu pode começar jogando no Giuseppe Meazza.

Palpite: Inter

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário