segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Olê, olê, olê, olá, vai pra cima deles, Neymar"

 Quem se curva somos nós, Neymar, obrigado e que, daqui para frente, só melhore (Terra.com.br)

Este nome foi o mais falado no Brasil e na América do Sul nos últimos anos. Não foi por acaso que isto ocorreu, o talento dentro e fora de campo, a simpatia, os dribles, os passes, os gols, os prêmios e os títulos foram os responsáveis por tudo isso. Neymar é um craque para o nível sul-americano, mas, há tempos, já era questionado pelo desempenho em jogos com a seleção (mesmo com números espetaculares) e criticado por enfrentar adversários mais fracos do que os que possivelmente encontraria – e agora encontrará – no velho continente – argumento verdadeiro.

Nesses últimos tempos acompanhei muito Neymar e virei fã do jogador e da pessoa, que evoluiu muito. No início, queria ver àquele “filé de borboleta”, que era mais novo que eu, e era muito falado desde cedo. Depois, não podia perder as exibições da dupla Ganso e Neymar, que encantou o Brasil por algum tempo e era dada como certa por todos – inclusive, por mim – como principal esperança da nova geração do futebol verde e amarelo. Por fim, tinha o objetivo de assistir aos lances que, cada vez mais, eram geniais, ou seja, estava vendo a evolução de um craque em potencial.

Não tenho certeza, mas uma forte impressão de que Neymar foi o principal responsável por eu voltar a me interessar pelos jogos da seleção brasileira, mesmo que muitas vezes as partidas não tenham sido tão interessantes na prática. Com certeza, a saída de Dunga, que me incomodava muito com algumas de suas convicções, e a oportunidade de ver o surgimento de uma nova geração do futebol da seleção canarinho, que vem sendo construída desde o final da Copa de 2010, ao redor de Neymar também foram importantes para voltar a ter este interesse. Portanto, o camisa 11 não deixa de ser muito responsável por eu voltar a acompanhar de perto o futebol da equipe nacional.

A relação que tenho com Neymar, mesmo que de longe e sem ele nem saber quem sou eu, é forte. O atacante me fez deixar de ver os jogos do meu time inúmeras vezes para vê-lo em campo pelo Santos. Na campanha do título da Libertadores em 2011 fui “torcedor” alvinegro, afinal, Ganso e, principalmente, Neymar mereciam este título. Em um futebol brasileiro desatualizado, com estádios vazios e futebol fraco, Ney era objeto de desejo da audiência, porque, com ele, a esperança de ver algo marcante não se apagava, mesmo neste contexto.

O que o cercava no Brasil era, claramente, ruim e isso o atrapalhava a evoluir. Mas não foi apenas isso que o fez sair. Na entrevista após a última partida que fez com a camisa do Santos, o 0 a 0 frente ao Flamengo em Brasília, ele chorou durante a execução do hino e, quando a bola parou de rolar, afirmou: “a torcida do Santos é a única que sempre torceu por mim”. Nesta sentença fica claro que a perseguição das torcidas adversárias e as vaias que recebeu no Brasil em jogos pela seleção brasileira também colaboraram para a escolha pela saída.

Mas porque ir ao futebol europeu poderá fazer tanta diferença para Neymar? Fosse para qualquer uma das equipes que tiveram interesse nele, o camisa 11 da seleção brasileira teria possibilidade de enfrentar adversários mais qualificados e com esquemas táticos mais bem estruturados. O futebol no velho continente tem como tendência a redução de espaços e a participação de todo o time no sistema de marcação. Esses dois pontos devem ser muito aprimorados por Neymar no Barcelona, pois sempre que enfrentou times que reduzem o campo teve dificuldade para desempenhar bem e, no quesito marcação, apresenta clara necessidade de evolução.

O Barcelona parece ser a casa ideal para isso, principalmente porque nesta fase, os blaugranas gritavam por alguma mudança e a ponta-esquerda – posição habitual de Neymar – se apresenta vaga, pois David Villa não vive o melhor momento e deve deixar o clube nesta janela. Ou seja, no 4-3-3 barcelonista, o setor ofensivo deve ter Xavi e Iniesta como armadores no meio e Pedro à direita, Messi no centro e Neymar à esquerda. Contexto ideal para Ney brilhar e evoluir, como era necessário. Sobre a questão tática, o blogueiro do Espn.com.br, André Rocha desenvolveu um pouco mais, neste link.

Ou seja, tem tudo para dar certo para ele, para o Barcelona e para a seleção brasileira. Portanto, agora, na Europa e na Seleção, desejo o mesmo que a torcida que esteve sempre ao lado dele desejou: “olê, olê, olê, olá, vai pra cima deles, Neymar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário