sábado, 27 de julho de 2013

Os troféus mais cobiçados

O Atlético Mineiro venceu, pela primeira, a Copa Libertadores da América na última quarta-feira e levantou a taça mais deseja do futebol sul-americano. A tradição pede que o escudo e o nome do time campeão fiquem marcados no troféu eternamente, através de pequenas placas de metal pregadas à base de madeira da taça. Um vídeo foi divulgado nesta semana, na página oficial da competição na internet, o www.pasionlibertadores.com e apresentou como o nome do Galo foi marcado no troféu: 


Como fica claro, a placa é pregada ao lado do campo. Se na América do Sul, é assim, na Europa, história não é muito diferente. A famosa taça das grandes orelhas dada ao campeão da Liga dos Campeões tem o nome de todos os vencedores gravados na parte de trás. A marcação dos nomes na taça de prata também é feita imediatamente após o minuto final da decisão, mas não à beira do campo e, sim, no túnel do vestiário.
O modelo que foi erguido pelos bávaros, em 2012-13, é o sexto desenvolvido pela Uefa (Harold Cunningham/Mirror)

A orelhuda original só é dada a um clube, de forma definitiva, caso ele vença a competição três vezes consecutivas ou em cinco ocasiões e, se repetir os feitos, leva outra versão oficial do troféu. Portanto, apenas Real Madrid, Ajax, Bayern de Munique, Milan e Liverpool têm os exemplares originais nas salas de troféus – como nove títulos ao todo, os merengues estão próximos da segunda taça. Os clubes que não atingem as especificações podem confeccionar uma réplica para mantê-la sob sua posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário