domingo, 20 de setembro de 2015

“Eu não consigo jogar”

Cena cotidiana: Jack Wilshere caído após lesão (Getty Images)

A frase é resultado de uma viagem de ficção deste que vos escreve, mas não surpreenderia se fosse atribuída a Jack Wilshere. O meia-central do Arsenal e da Inglaterra acumula a 12ª lesão na carreira, sendo que as seis últimas – incluindo a atual – roubaram/roubarão 379 dias de futebol das temporadas de 2013-14, 2014-15 e 2015-16 do jogador. 

A mais recente lesão não é nova, é a mesma na fíbula da perna esquerda, que apareceu em agosto de 2015. Porém, na época, a primeira opção do jogador e do departamento médico gunner foi tentar a recuperação sem uma intervenção cirúrgica. Agora, depois de seis semanas, com a não evolução do quadro, a decisão foi partir para a operação, que o deixará fora até o final de 2015. 

Com lesões seguidas, aquele que, por muito tempo, foi considerado pela imprensa inglesa “o jogador mais talentoso surgido na Inglaterra desde Wayne Rooney” não consegue atingir este nível imaginado para ele. Mas não há como negar que Wilshere alcançou um patamar importante no futebol mundial. Afinal, quando tem condições, é titular em um dos gigantes ingleses e no English Team

Se as lesões o impedem de dar um passo à frente, por outro lado, um dos grandes especialistas em Arsenal, John Croos, do Daily Mirror, enxerga algo positivo nisso. O jornalista, que está muito próximo do dia a dia gunner, vê Wilshere mais forte a cada recuperação. Ele, inclusive, acha que, se não tivesse passado por tantos momentos ruins, o camisa dez do Arsenal não estaria no nível que está hoje. 

Talvez, outro jogador utilizasse a frase título deste post como justificativa para uma queda de patamar futebolístico ou até para uma desistência do esporte. Mas Wilshere não. Apesar de seu corpo parecer incapaz de suportar a exigência do futebol de alto nível, o camisa dez gunner mostra uma força mental, praticamente, inatingível. É com isso e com muito apoio da comunidade futebolística que ele conta para se recuperar. 

O capitão do Arsenal, Mikel Arteta, é um daqueles que confia em Wilshere e tem certeza que o meia-central terá “uma carreira maravilhosa pela frente”. Ao que tudo indica, a mente do dez gunner está apta para superar cada obstáculo, que o corpo insiste em colocar pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário