domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vice De Novo!

Esse foi o grito que ecoou no maior do mundo quando o relógio marcou 41 minutos do segundo tempo. Era o Botafogo, que já havia sido vítima do mesmo grito por parte da torcida do Flamengo, mas que agora sorria enquanto ouvi a mesma letra.

Na partida quem iniciou dando a letra foi o alvinegro de General Severiano. Porém não foi por muito tempo, o Vasco equilibrou as ações do jogo. Nada de muito agudo havia acontecido os times rondavam a área adversária, mas pecavam no último passe e pouco finalizavam.

Com o avançar do primeiro tempo, os times ofereciam um espetáculo pobre aos 81.902 presentes no Maracanã. As únicas boas jogadas foram, pelo Vasco um cruzamento na entrada da área que Carlos Alberto cabeceou ao lado do gol. No fogão, um chute de Alessandro que Herrera desviou mal.
No mais o primeiro tempo, ainda ocorreram mais algumas tentativas de cruzamento buscando “El Loco” Abreu, sem êxito. No time de São Januário, as tentativas eram em jogadas individuais de Philippe Coutinho e de seu capitão, Carlos Alberto. Porém chances claras não foram apresentadas na primeira etapa da final do 1° turno do Campeonato Carioca.

Após um intervalo de 20 minutos. Os dois times voltaram a campo para decidir a fatura e conseguir a vaga na final do Cariocão 2010. Mas mesmo com a conversa longa no intervalo o jogo não melhorou. Herrera teve uma chance bem defendida por Fernando Prass, enquanto Carlos Alberto chutou mais uma vez ao lado de Jéfferson.

Já apostava em um empate e mais uma decisão por pênaltis para o Vasco nessa Taça Guanabara. Mas Marcelo Cordeiro foi cobrar um escanteio no lado esquerdo, encontrou Fábio Ferreira que subiu mais que o zagueiro Fernando e marcou o primeiro gol da tarde-noite. O detalhe do gol é que o goleiro Fernando Prass arriscou sair da meta, mas ficou no meio do caminho, quando voltou o tento já estava anotado.

Antes de fazer o primeiro gol, o Botafogo já contava com o seu talismã Caio, que havia entrado no lugar do cansado Lúcio Flávio. E foi em jogada do menino vindo do banco que o fogão decidiu a partida. Em um contra-ataque, o volante Nílton acertou um carrinho violento no camisa nove e foi expulso. Isso dois minutos após o gol.

O time comandado por Vagner Mancini se lançou desesperadamente ao ataque, mas deixou a disposição do Botafogo os contragolpes. Com uma dessas jogadas Caio sofreu mais uma falta, na cobrança da infração, o fogão apostou em um cruzamento para Abreu. O atacante uruguaio foi puxado por Titi, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. “El Loco” cobrou bem o penal e garantiu o segundo gol e a vitória botafoguense na decisão.

Com a vitória os torcedores botafoguenses ironizaram o “Império do Amor” rubro-negro e perguntaram Cadê Dodô, Cadê Dodô? De fato o jogador que marcou três gols naquele 6 X 0 hoje não apareceu. Mas o alvinegros de General Severiano não se esqueçaeram de Joel que também teve o nome cantado na arquibancada. O folclórico e bagunçado (Como ele mesmo afirmou em entrevista no término do jogo), conseguiu organizar e dar confiança ao seu atual clube, totais méritos do ex-técnico da África do Sul.

Agora para o Botafogo além de comemorar o título, a cabeça deve ser colocada no lugar e saber que ainda não conquistaram o objetivo, apenas a primeira parte dele. Já o Vasco aceitar a derrota como um alerta, mas ter plena noção de que no segundo turno poderá alcançar o troféu.


Abraço a todos!

Fotos:  Ag. Lance e Satiro Sodré (Gazeta Press)

Um comentário:

  1. Gostei do lado esquerdo do ataque botafoguense na partida e, claro, do argentino Herrera, em grande fase com a camisa alvinegra.

    Pelo laod vascaíno, vergonhosa a atuação de Dodô. Postei sobre isso no meu blog, passsa lá: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

    Abração

    ResponderExcluir