Coreia do Sul 2x0 Grécia
A seleção grega precisou do último jogo da repescagem para se classificar a Copa (1x0 contra a Ucrânia gol de Salpigidis, na Donbass Arena do Shakhtar Donetsk) e já mostrou que nesse grupo B não terá muitas chances. Jogando contra a Coreia do Sul, comandada por Park Ji-Sung, os gregos pouco produziram.
Otto Rehhagel, outrora o técnico campeão da Eurocopa com a Grécia, hoje esteve longe de conseguir armar bem o time. Fez coisas estranhas ao deixar Salpigidis, Ninis e Kyrgiakos no banco. O miolo de zaga com Vyntra e Papadopoulos esteve muito mal. No ataque Samaras aberto pela esquerda e Charisteas na direita, nada fizeram para a bola chegar a Gekas. O alemão errou mais uma vez na hora de mudar o time, tirou o seu capitão e único homem que criava algo, Karagounis para colocar o volante Patsatzoglu e com isso deslocar outro volante, Katsouranis para armar as jogadas.
Logicamente não deu certo. O primeiro gol dos Tigres asiáticos veio em uma cobrança de falta pela esquerda de ataque. Sung Yueng cobrou a infração com a perna direita, a bola passou por Samaras no primeiro pau, por Katsouranis, Vyntra e Charisteas, que furou de cabeça no meio da área e, por fim, pelo volante Tziolis, que marcava Lee Jung Soo. O volante coreano completou o cruzamento de primeira com a perna direita para tirar o zero do placar.
Park Ji-Sung comemora o seu gol na partida, ele foi eleito o Homem do Jogo pela FIFA - Getty Images
Depois de mexer mal no time, Otto Rehhagel viu mais uma falha de sua defesa. Torosidis cruzou a bola na frente da área para Vyntra, que tentou dominar já saindo para o jogo, porém não viu a chegada de Park Ji-Sung. O jogador do Manchester United roubou a bola passou por Papadopoulos e mesmo com Vyntra ao seu lado, conseguiu bater rasteiro com a canhota, Tzorvas nada pode fazer.
Vitória importante para os sul-coreanos, que dão um importante passo para a classificação. Pelo lado Bialo-czerwoni fica o sentimento de que mais uma vez serão eliminados na primeira fase da Copa do Mundo, isso ocorreu em 1994, sua outra única participação em mundiais. Por enquanto a Grécia segue sem marcar um gol em copas, já são quatro jogos.
Argentina 1x0 Nigéria
A Argentina mesmo depois de ter muitas dificuldades para passar pelas Eliminatórias Sul-americanas chegou a Copa com status de favorita ao título. A Nigéria jogaria com nossos hermanos sabendo que sua briga seria contra a Coreia pela segunda vaga, portanto se não conseguisse o empate, a ideia seria não perder por muito. E foi isso que ocorreu no Ellis Park em Johannesburgo.
A seleção alvi-celeste abriu o placar logo no começo de jogo. Verón cobrou o escanteio e Heinze, aproveitando o bloqueio que Samuel realizou, apareceu livre na marca do pênalti e se abaixou, para de cabeça marcar o gol. Porém o jogo caiu um pouco de ritmo, Messi sobrava, mas quando a bola chegava em Hinguaín, o camisa nove perdia. O jogador madrilenho desperdiçou três boas oportunidades na partida.
Enyeama faz boa defesa no jogo cotnra a Argentina - Ag. Reuters
O camisa dez da seleção de Maradona tentou ressolver sozinho em alguns lances, mas o goleiro Enyeama fazia ótimas defesas – depois ele foi eleito o Homem do Jogo pela FIFA. Esse jogo serviu para ver que Jonás Gutíerrez não pode jogar na lateral-direita, se o treinador gosta tanto dele, que o escale de segundo volante. Foi nas costas do jogador do Newcastle-ING, que Obasi criou as melhores chances nigerianas.
Outro problema argentino foi Tévez e Di María tendo que fechar o meio-campo, assim os dois perigosos homens de frente pouco produziram ofensivamente. Diego Milito, o aniversariante do dia, entrou no final no lugar de “El Pipita” não fez muita coisa, mas já aposto que será titular nos próximos jogos. Os gols que não fez, pesarão sobre Higuaín.
Inglaterra 1x1 Estados Unidos
Mais um favorito ao título estreou hoje, porém a Inglaterra não era tão favorita quanto a Argentina por um detalhe: O problema no gol. O English team não fez boa partida, mas se tivesse um bom arqueiro provavelmente teria conquistado a vitória. Os americanos foram na deles, sabiam que um empate nessa partida os colocaria na disputa, até, pelo primeiro lugar nesse grupo C, portanto objetivo atingido.
A Inglaterra entrou em campo no tradicional 4-4-2 ortodoxo, com Gerrard e Lampard centralizados como volantes e Milner, ainda longe de sua melhor forma fisíca, na esquerda e Lennon pela direita. Rooney e Heskey eram os atacantes. Os americanos tinham desenho igual ao inglês, porém em alguns momentos o 4-4-2 se trasformava em 4-2-3-1. Donovan era meia pela direita e Dempsey atuava na esquerda. Altidore e Findley, esse recuava mais.
O primeiro gol ocoreu cedo, aos três minutos da primeira etapa. Lampard tentou uma enfiada de bola, que passou por Rooney e chegou em Heskey. O atacante fez a parede e rolou para Gerrard que entrou na área livre para de perna direita bater na saida de Howard. O tento anotado logo no início aumentou as expectativas sobre o jogo, mas não houveram muitas outras chances de gol.
Milner deu lugar a Wright-Phillips aos 30 da primeira etapa. A explicação é que o meia do Aston Villa, além de não estar 100% fisicamente, havia recebido um cartão amarelo. A alteração pouco mudou o desenvolvimento do jogo. Donovan pela direita ainda era o mais perigoso do Estados Unidos, porém o gol de empate veio com o meia externo do outro lado, Dempsey.
Dempsey vê de longe o erro de Green - AP
O camisa oito estadunidense recebeu passe de Donovan, e girou para um lado e para o outro na frente de Gerrard. Foi para o lado esquerdo, ajeitou a bola para a canhota e finalizou com ela, mas sem muita força. Porém, lembram da história de problema no gol do English team? Green aceitou o chute, em um frango monumental.
Amanhã pelo grupo C jogam, Argélia e Eslovênia, mas creio que o jogo de hoje foi realizado pelos dois times que se classificarão. É provável que colonizadores e colinizados definam o primeiro lugar na chave, no saldo de gols.
Abraço a todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário