África do Sul 1x1 México
O jogo de abertura gerou bastantes expectativas. E começou cumprindo o esperado, muita movimentação, principalmente pelo lado do México, que atuava na maior parte do tempo com três atacantes. El Tri só não abriu o placar no primeiro tempo, pois Guille Franco não ia bem nas finalizações e o goleiro Khune vinha fazendo boas defesas.
No final do primeiro tempo os bafana bafana se acertarem em campo, mas no ataque Mphela pouco produzia. Os laterais ficavam plantados na defesa e Pienaar jogando mais avançado não conseguia jogar no mais alto desempenho.
O tão esperado primeiro gol da Copa veio no segundo tempo. O México ficava mais com a bola, mas não conseguia furar o bloqueio defensivo do time de Parreira. O tento dos donos da casa surgiu em uma jogada que os mexicanos trocavam passes laterais e quando Márquez tentou uma enfiada para Giovanni Dos Santos. A zaga conseguiu afastar e Dikgacoi fez ótimo passe para Tshabalala, o meia dominou e mandou a bomba de canhota para abrir o placar.
Os bafanas ainda tiveram algumas chances de ampliar o placar, mas não obtiveram sucesso. A medida que o tempo para uma reação diminuia, os comandados de Javier Aguirre partiam para cima dos adversários sem os devidos cuidados com a defesa. Foi assim que dispolibizaram os contra-ataques para a África do Sul, que passou perto de definir o jogo. Uma vez com Modise e outra com o centroavante Mphela.
Rafael Márquez comemora com os companheiros o gol que empatou a partida de abertura da Copa - AFP
Mesmo sem apresentar o futebol que esperava, El Tri consegui igualar o placar. Guardado se movimentou bem e conseguiu ficar livre para cruzar com a perna esquerda. O zagueiro Mokoena ficou isolado contra três mexicanos, não conseguiu cortar e bola sobrou para Rafa Márquez, que ajeitou a bola e tirou do goleiro Khune.
No último lance de algum perigo no jogo, a torcida da casa saiu com gosto de quero mais. Pois O goleiro Khune conseguiu repor a bola muito bem, Mphela recebeu a bola livre e bem próximo da baliza mexicana. O atacante chutou a bola na trave para a sua lamentação e principalmente do goleiro bafana bafana, que socou o chão. A torcida que praticamente lotou o Soccer City também queria ter visto a vitória, mas não reclamou do empate.
O jogo teve duas caras, um primeiro tempo que o México poderia ter feito um ou dois a zero e o segundo tempo onde os donos da casa mereciam uma melhor sorte.
Uruguai 0x0 França
Único jogo da primeira fase da Copa da África do Sul que envolveria duas seleções já campeãs mundiais gerou muito, mas a decepção ocorreu na mesma proporção.
A França foi a campo em um 4-2-3-1 e o Uruguai no 3-5-2, resultado disso um meio-campo congestionado e pouco espaço para o futebol. Na equipe europeia Ribéry era a válvula de escape, na celeste olimpíca Forlán, que lutava praticamente sozinho.
Oportunidades de gols foram poucas. Les Bleus tiveram os 20 minutos iniciais muito bons, mas sem conseguir finalizar. Ribéry puxava quase todos os ataques pela esquerda e Gourcuff, que tentava pelo centro. Mas ficava apenas na tentativa, Anelka como centroavante não ia bem e Govou pela ponta direita não acertava nada e ainda perdeu um gol incrível.
Forlán foi eleito o melhor jogador da partida pela FIFA - AFP
Os Charrúas esbarravam na falta de um jogador de enganche, um armador, Forlán reclamou disso no final da partida. O homem idicado para esse papel no primeiro tempo foi Ignácio Gonzalez, totalmente perdido em campo e sem produzir absolutamente nada. Na segunda etapa atendendo pedidos do blogueiro, Tabárez colocou em campo Lodeiro do Ajax-HOL, porém o ainda jovem meia não foi bem e ainda foi expulso com menos de 20 minutos em campo.
Pouco futebol foi visto no Green Point da Cidade do Cabo, o belíssimo estádio merecia uma partida melhor. Tábarez, que não contará com Lodeiro para a armação de jogadas terá que achar alguém para ocupar esse lugar no campo, pois Ignácio Gonzalez, definitivamente, não é esse jogador. Domenech terá que sacar Govou para Malouda ocupar esse lugar e Henry pode ocupar a vaga de Anelka.
Abraço a todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário