quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brasil e Holanda mais uma vez

Holanda x Brasil

O jogo será realizado no Nelson Mandela Bay em Porth Elizabeth. A arbitragem fica por conta do japonês Yuchi Nishimura, auxiliado pelo chinês Toru Sagara e pelo coreano Hae Sang Yeong. O trio já apitou três partidas nesse Mundial: Uruguai 0x0 França (7 amarelos e 1 vermelho) Espanha 2x0 Honduras(2 amarelos) e Paraguai 0x0 Nova Zelândia (3 amarelos).

A Holanda vem completa, porém vem com sete titulares pendurados com cartões amarelos. A seleção brasileira não deve ter Elano, mas contará com as voltas de Júlio Baptista e Felipe Melo. Outro que não jogará é Ramires, após a boa partida contra a seleção chilena era certo que ele seria titular contra a oranje. Porém aos 26 minutos da segunda etapa, recebeu o segundo cartão amarelo e está suspenso para o jogo das quartas de final.

O duelo entre os laranjas e os verdes e amarelos (que jogarão nessa partida de azul) tem muita história em copas. Em 1974, o Brasil enfrentou o carossel holandês no último jogo da segunda fase de grupos e quem ganhasse alcançaria a final. A seleção canarinho perdeu por 2x0 gols de Neeskens e Cruyff.
Romário era o craque do time brasileiro que bateu a Holanda nas quartas de final de 1994 - Getty Images

Depois do triunfo da oranje, o Brasil conseguiu duas vitórias. Em 1994, 3x2 nas quartas de final com gols de Romário, Bebeto e Branco com Bergkamp e Winter descontando. O outro encontro foi em fase mais decisiva, semifinais na Copa da França em 1998. Jogo ficou em 1x1 no tempo normal (Ronaldo e Kluivert), nas penalidades Cocu e Ronald De Boer tiveram suas cobranças defendidas por Taffarel.

Curiosidade

Michel Bastos titular da seleção brasileira de Dunga, dificilmente teria espaço no time de Bert van Marwijk. Isso porque em 2001 quando o lateral era atleta do Pelotas foi levado ao Feyenoord comandado pelo atual técnico da oranje. Lá ele não foi aproveitado por opção do treinador, e foi repassado ao Excelesior. Quando voltou ao time de Roterdã veio de volta ao Brasil jogar no Atlético-PR.
Bert e seus atletas, geração que traz muita esperança do primeiro título à Holanda -EFE

Amanhã é o dia para ver se Bert van Marwijk fez certo em não aproveitar Michel, que tenho certeza que quer mostrar o seu valor ao antigo treinador.

O jogo

Dois times que priorizam os contra-ataques. O Brasil varia muito taticamente, do 4-2-2-2, 4-2-3-1 e até 4-4-2 em losango. Já a Holanda apresentou-se em todas as partidas no 4-2-3-1. O time holandês deve vir a campo com Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathjisen, Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel; Robben, Sneijder, Kuyt; Van Persie. A seleção brasileira deve ter, Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Daniel Alves, Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

A chave para uma vitória brasileira é a sua defesa. O sistema defensivo é muito forte, a execeção feita a Michel Bastos, o lateral-esquerdo. Júlio César, Maicon e Lúcio já vinham bem em seu clube, a Internazionale-ITA, time conhecido por ter a melhor defesa do Mundo. Juan após se recuperar de seu problema fisíco, conseguiu se acertar na Roma e no Brasil manteve o encaixe perfeito com o capitão verde e amarelo.

Mas e Michel Bastos, jogador comumente escalado no Lyon como meia, ponta direita e dez vez em quando atuava na lateral-esquerda, posição que ocupa na seleção verde e amarela. Ele terá a obrigação de marcar Arjen Robben, o jogador mais habilidoso da seleção europeia. Pode ser esse o calcanhar de Aquiles do Brasil na partida de Porth Elizabeth. Por isso acharia interessante o deslocamente de um dos volantes para esse setor como forma de colaborar na marcação do onze holandês.

E o Sneijder, parar o camisa dez também será um grande desafio. Porém creio que o Brasil não precisará deslocar alguém de sua função para fazer isso. Daniel Alves terá que fazer o que Elano faria, ou seja, não pode focar apenas no ataque e sim deve olhar para a defesa também. Assim o
camisa 13 brasileiro contribuiria com Gilberto na marcação de Sneijder.

Esse é o motivo para que eu acredite que a defesa brasileira pode ser a chave do jogo. Com a anulação de Sneijder e Robben, a oranje perderia muito. Não acredito que o jogo será aberto, ou um show. Penso que a partida tem tudo para ser muito estuda e que cada time terá que aproveitar cada chance que tiver, pois serão poucas.

Meu palpite é que a Holanda passa batendo o Brasil por 2x1

Abraço a todos

Um comentário:

  1. Buenas, para el partido de hoy lo veo bastante igualado. Las dos Selecciones no vienen mostrando su mejor fútbol...pero siempre son dos Selecciones importantes. Veremos que ocurre. Saludos!
    www.atleti1903.blogspot.com

    ResponderExcluir