terça-feira, 20 de julho de 2010

Comprando, e muito, para virar grande

Comandado pelo Sulaiman Al-Fahim (o é presidente Khaldoon Al Mubarak) desde setembro de 2008, o Manchester City tornou-se destino de vários jogadores de importância no cenário futebolistíco atual. Além disso, o clube inglês ficou conhecido por “torrar” o seu dinheiro com extrema facilidade e também pelo fato de fazer propostas absurdas por diversos atletas.

Apresentado como grande esperança para o City, Jô não foi muito longe - mcfc.co.uk

A primeira grande movimentação do City foi a contratação por 32,5 milhões de libras de Robinho vindo do Real Madrid. O detalhe é que o antigo camisa dez merengue estava muito próximo de um acerto com o Chelsea, porém o dinheiro dos Sky Blues falou mais alto. Mais um brasileiro chegou ao elenco, Jô veio do CSKA por 18 milhões também em moeda britânica.

Os Citzens que já contavam com Elano no elenco e com a chegada do outro brasileiro o time tinha intenção de conquistar a Copa UEFA. Mas o resultado não foi bom, pois o time acabou em décimo lugar na Premier League e sem vaga para nehuma competição europeia. Além disso, o principal objetivo da temporada não foi alcançado, o time foi eliminado pelo Hamburg ainda nas quartas de final.

Os torcedores do City desde pequenos sabem da importância do Sheik para o time - The Guardian

Um novo mandatário no clube, na verdade, apenas um novo dono, porque o presidente seguia sendo o mesmo. Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi e empresário do ramo de petróleo. Com a entrada dele mais um enorme despejo de dinheiro no clube.

O início foi “roubando” Carlos Tévez do rival Manchester United, foram 25,5 milhões de libras para trazer o atleta. O sheik que não se resumiu a Carlitos. 12 milhões foram para o Aston Villa pelo volante Gareth Barry, o Arsenal recebeu 16 milhões por Kolo Touré e 25 para ter os serviços do centroavante Emmanuel Adebayor.

Outro clube que recebeu uma quantia vinda de Manchester foi o Everton, algo próximo a 23 milhões pelo zagueiro Lescott. E ainda gastou mais um “pouquinho”, Roque Santa Cruz que saiu do Blackburn por “apenas” 17,5 milhões. Um goleiro ainda foi trazido, Shay Given veio do Newcastle por 5,9 milhões de libras. De Jong também se juntou a equipe por 16 milhões o holandês deixou o Hamburg.

Portanto em duas temporadas o City investiu 191,4 milhões de libras esterlinas. E o que os Sky Blues conseguiram? Uma vaga na UEFA Europa League da temporada 2010/11. Parece pouco, e, realmente é.
Silva já foi apresentado e é mais uma estrela dos Sky Blues - mcfc.co.uk

Com Mancini seguindo no comando, o time tem um objetivo claro para essa próxima Premier League, que é terminar entre os quatro primeiro para conquistar a vaga para a UEFA Champions League.
Mais uma vez o dinheiro entrou em ação no City of Manchester Stadium. O Valencia recebeu 25 milhões de libras por David Silva, o Barcelona recebeu 24 milhões por Yaya Touré e o Hamburg vendeu Jerome Boateng por 10,4 milhões de libras. Além do que, Kolarov está muito próximo de um acerto, com o negócio pelo sérvio seriam mais 16 milhões.

Mas porque o time não vai pra frente, não conquista seus objetivos? A resposta é simples. O City investe em nomes no minímo alternativos e que dificilmente trarão o impacto que é necessário. Jô vale 18 milhões de libras? É aí é que está a questão, algumas contratações foi bem feitas, mesmo pagando caro, pois se o clube pode pagar que pague, mas tem negócios como esse do ex-atacante do Corinthians que são inexplicáveis.

O rumo mudou, nessa temporada o time promete atrapalhar bastante o Big Four. O time gastou mais do que devia com os contratados da temporada? A resposta é sim, porém o dinheiro que o sheik tem é para isso mesmo. Silva e Yaya Touré ajudam o time a subir de patamar, Kolarov vem para ser o titular da lateral-esquerdo e Boateng será mais uma alternativa para a defesa.

Os Citzens ganharam mais peças de reposição, e usando um clichê encorparam o elenco. Isso é verdade, portanto acredito que o Manchester City consiga a vaga à UCL nesse ano. Porém tem que focar nisso e pensar em ganhar a UEFA Europa League, o título da competição continental até pode vir, mas como bônus.

* Os números das transferências são todos aproximados, pois na maioria das ocasiões o valor exato não foi revelado.

Abraço a todos

Um comentário:

  1. espetacular matéria Pedrão, os cara tem muita grana e pouca cabeça, Jô além de ex-corintihias, leva o apelido da fiel, fede a gambá de ruim.

    ResponderExcluir