quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um Galo forte vingador

Fábio Costa, Fernandinho, Réver, Daniel Carvalho, Diego Souza e Édison Méndez. Todos eles foram contratados por Alexandre Kalil, presidente do Clube Atlético Mineiro em menos de dois meses. Somados a eles as manutenções de Ricardinho, Diego Tardelli e Fabiano, ainda as recuperações de Lima, Serginho e Obina e também a manutenção da dupla que se destacou no Paulistão 2010, Ricardo Bueno e Diego Macedo. Sem esquecer que no comando desse elenco está Vanderlei Luxemburgo, pentacampeão brasileiro. E, lógico, a melhor estrutura entre os clubes brasileiros está a disposição.

Depois de um começo de ano abaixo das expectativas, Tardelli já voltou a balançar as redes e ser fundamental ao Galo - Getty Images

O Atlético com todos esses fatores somados faz a massa acreditar em dias melhores, pois nos anos 2000, o Galo tem apenas dois títulos de Campeonato Mineiro (2007 e 2010) e a conquista da Série B em 2006. Para piorar a situação o seu rival Cruzeiro tinha muito do que se orgulhar. O lado celeste de BH teve no mesmo periodo, cinco títulos Mineiros (2008 e 2009 humilhando o rival), duas Copas do Brasil e ainda um Brasileirão. Além de estar sempre participando da Taça Libertadores da América.

Com esse novo elenco montado pelo presidente em conjunto com parceiros, o Galo espera alcançar, pelo menos, a vaga para o torneio continental. Porém alguns nomes trazem muita dúvida ao torcedor atleticano.

O goleiro, Fábio Costa é um deles. O arqueiro duas vezes campeão do Brasileirão vinha de um tempo parado no Santos, mas é bom jogador, tem muita personalidade e já causou alguns problemas fora de campo, porém Luxemburgo nunca teve problemas com ele. O que falta à ele é o ritmo de jogo, que conquistará aos poucos.

Os defensores que chegam são dois canhotos. O lateral-esquerdo Fernandinho e o zagueiro Réver. O ex-atleta do Cruzeiro era destaque no clube mineiro até sofrer com uma lesão e perder espaço para Diego Renan. No alvinegro ele poderá reencontrar espaço para jogar, mas briga por posição com o também experiente Leandro.

O zagueiro, conta com muita técnica e é muito bom no jogo pelo alto. Porém depois de um 2008 e 2009 muito bons pelo Grêmio, ele pouco atuou na Alemanha, deve chegar sem ritmo. Réver cresce no esquema de três zagueiros e também pode fazer o papel de volante.

No meio-campo três atletas com vocação ofensiva. Édison Méndez vem credenciado pela ótima participação na Copa Sul-Americana, onde marcou três gols no primeiro jogo da final e foi fundamental a LDU para a conquista do título. O equatoriano também teve uma boa passagem pelo PSV-Hol onde ajudou o time em uma boa campanha na UEFA Champions League. E dos três é o que prefere jogar aberto, os outros são mais meias que atuam pelo centro.

Diego Souza é outro que vem cercado de muitas esperanças para o Galo. Foi recebido em Minas por muitos torcedores e chegou, literalmente, nos braços da galera. O meia saiu do Palmeiras após problemas com torcedores, ele ficou encostado no alviverde e pediu a definição de seu caso. Felipão sinalizou que iria contar com o alteta, mas a proposta do time mineiro pelo craque do Brasileirão 2009 foi aceita pela Traffic, foram cerca de 3 milhões de euros por 50% do atleta.

Agora o novo jogador do Atlético-MG precisará de um tempo pra entrar em forma e conseguir voltar a jogar por 90 minutos. Pois Diego já atuou nas duas partidas pós-Copa, mas por pouco tempo e rendendo muito pouco.

Daniel já treina  e estará disponível para o jogo de sábado contra o Avaí - atletico.com.br

O último meia é Daniel Carvalho, o autor do primeiro gol da “Era Dunga” e titular do início da mesma. Porém ele teve problemas após isso, não conseguindo se firmar na seleção e também caindo muito de produção no CSKA. Com isso foi emprestado para o seu clube de criação e do coração, o Internacional. No Rio Grande do Sul não conseguiu entrar em forma e, portanto não rendeu.

Ele voltou para a Rússia e mais uma vez foi emprestadol, dessa vez para o mundo árabe. No Al-Arabi também pouco jogou. O resultado disso foi aparecer no Galo e ser mais um dos contratados por Alexandre Kalil. Ele foi dos atletas que melhor aproveitou a pausa da Copa do Mundo, e já está próximo de sua forma ideal.

Daniel Carvalho bem fisicamente e motivado é uma ótima contratação do alvinegro. Ele já estará a disposição para jogar no sábado contra o Avaí.

Kalil na coletiva de segunda-feira, nela ela anunciou que o ingresso segue sendo caro, mas deixou claro que o time vale os 40 reais - atletico.com.br/Bruno Cantini

O presidente do clube ainda deixou claro em entrevista na última segunda-feira que mais contratações poderão aparecer. Os dois nomes podem ser Gilberto Silva e Maldonado. Alexandre Kalil afirmou, o Gilberto é ídolo na Grécia e ganha em euro, mas se ele abrir mão disso, eu vou trazê-lo. Sobre o chileno ele falou, Maldonado está no Flamengo, mas se não renovar com o clube carioca eu trago também.

O interessante é que o Galo não está aumentando sua dívida com essas contratações. A vinda de Réver foi através de uma parceria, a chegada de Diego foi viabilizada após a venda do atacante Kléber para o Porto. Além disso, o presidente tem cortados muitos gastos internos do clube e o ingresso custa 40 reais, um valor alto, porém necessário para manter tantos atletas de bom nível na equipe.

A esperança da massa é que Luxemburgo consiga montar um bom time com esses bons jogadores que estão a sua disposição. Capacidade ele tem e amparado por um presidente muito ativo e um dos melhores do Brasil, o Galo tem tudo pra chegar longe e pelo menos conquistar a sonhada vaga à Libertadores.

Que tal um time com: Fábio Costa, D.Macedo, Lima, Réver, Leandro; Serginho, Zé Luiz; Méndez, D.Souza, D.Carvalho; Tardelli. E como opções no Banco: Jairo Campos, Cáceres, Fernandinho, Ricardinho, Ricardo Bueno, Obina.

Abraços a todos e parabéns ao Fluminense pelos seus 108 anos de glórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário