sábado, 17 de julho de 2010

Os “canteros” do Barcelona

Os tais canteros do Barcelona tem tido muita influência nos resultados do clube nos últimos anos. Assim a equipe blaugrana conquistou os seis títulos possíveis na temporada de 2008/09, ganhou La Liga, Copa do Rey, UEFA Champions League, Mundial Interclubes, Supertaça da Europa e a Supertaça da Espanha.
A UCL conquistada pelo barça em 08/09 - Getty Images

Na final do torneio europeu o barça teve como titulares sete jogadores que passaram por La Masia. Víctor Valdés, Carles Puyol, Gerard Piqué, Sergio Busquets, Xavi Hernández, Andrés Iniesta e Lionel Messi. Além disso, entre os dois reservas que foram a campo no Olimpico de Roma um deles também havia passado pela cantera, Pedro Rodríguez.

Outro nome importante para a conquista foi Josep Guardiola, ex-jogador e técnico do Barcelona. O pontapé inicial da carreira do atleta como comandante começa no Barcelona B em junho de 2007.

Mas a história é um pouco diferente. Nem todos começaram no Blaugrana desde o início de suas carreiras. Os homens que podem se orgulhar de serem 100% do Barcelona. Os titulares Víctor Valdés, Gerard Piqué, Xavi Hernández e o importante reserva Bojan. Porém só o meia e o atacante que não trocaram de time em momento algum. Pois o arqueiro passou três anos no Tenerife e o zagueiro se profissionalizou no Manchester United.

Os outros atletas citados como canteros começaram em outros clubes. O caso mais famoso é do melhor jogador do mundo, Messi. La Pulga surgiu no Newell’s Old Boys e ainda com 13 anos foi ao Barcelona. O já lendário capitão blaugrana Carles Puyol é mais um que veio de outro clube. O zagueiro iniciou a carreira no futebol no Pobla de Segur, clube da Catalhuna. Porém antes de se profissionalizar o atleta já foi adiquirido pelo barça.

Iniesta é mais um jogador simbolo do Barcelona e também começou fora de La Masia. O atual camisa oito do time iniciou no Albacete, e depois de fazer um estágio no clube de Camp Nou foi aprovado e segue no time até.

O fato seguiu acontecendo no Barcelona até os tempos atuais. Os mais jovens Sergio Busquets e Pedro Rodríguez viveram a mesma coisa. O volante e atual titular do time passou pelo Lleida e Unió Jabac antes de chegar ao Barcelona. Já o atacante Pedro iniciou no San Isidoro, mas depois de um ano nesse clube ele terminou sua formação no barça.

Porém isso não traz demérito nenhum ao trabalho de base do Barcelona, e isso é muito comum. Os clubes grandes europeus costumam fazer isso, a Internazionale, por exemplo, tem em Balotelli sua maior joia, mas ele não iniciou sua carreira no futebol no clube de Milão.

De qualquer forma é válido saber que nem todos os canteros são 100% de La Masia.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário