sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Liga dos Campeões análises das Oitavas de final 2010/11 - Parte 1

A maior competição entre clubes do mundo chega a sua fase eliminatória, assim a atenção sobre a Liga dos Campeões cresce. 16 times já ficaram pelo caminho e sobraram outros 16, que agora disputam as oito vagas das quartas-de-final. Portanto, o Simplificando Futebol fará a análise dos confrontos. Começamos pelos jogos do dia 15 de fevereiro de 2011:

Tottenham x Milan

 Ibrahimovic já fez parceria com o atual rival Van der Vaart, mas agora o parceiro é Cassano - Getty Images

Tottenham e Milan têm sido tratado como confronto mais aberto dessa fase da Liga dos Campeões 2010/11. Pelo fato das duas equipes terem passado por chaves difíceis na primeira fase, mostrando um futebol ofensivo. Ambos resceberam reforços importantes nessa janela de transferência. Os Spurs adiquiriram Pienaar, já o Milan Cassano, Van Bommel, Urby Emanuelson e Dìdac Vilà, lateral- esquerdo do Espanyol, que pode ajudar a sanar a grande deficiência dos rossoneri, a lateral. Sempre é bom lembrar que ambos já haviam contratado duas pechinchas da Espanha, no início da temporada. E Ibra e Van der Vaart, ex-companheiros de Ajax, têm sido fundamentais aos seus clubes.

No 4-2-3-1 ou 4-4-1-1, com Van de Vaart atuando atrás do atacante, o Tottenham vem muito bem. Além do holandês, o meia-externo Bale é destaque da equipe. Outro fato importante é ver que os londrinos não tem sentido jogos contra os adversários mais fortes na atual temporada. O Milan se estabilizou atuando no 4-3-1-2, com Ibrahimovic sendo o protagonista, mas ainda tendo as alas (onde o Tottenham costuma criar suas jogadas) como maior problema. Por isso, Allegri deverá manter o originalmente volante Boateng na função de trequartista, pois o ganês também pode ajudar na marcação. Não há favoritismo e veremos um grande confronto.

Schalke 04 x Valencia

Juan Mata, Aritz Aduriz, Roberto Soldado, são as esperanças do Valencia para alcançar a próxima fase. Tino Costa também está na foto, à direita - AP

O Valencia fez uma ótima primeira fase no grupo que tinha o Manchester United, adversário com que disputou até a última rodada a primeira colocação da chave C. Os ingleses deixaram Los Chés em segundo, porém o sorteio os colocou frente ao Schalke vencedor do grupo B e considerado mais fraco entre os primeiros colocados.

Os espanhóis são os donos do favoritismo no confronto, por mais que tenha se classsificado em primeiro lugar, o Schalke faz uma temporada de altos e baixos. A criação de jogadas do meio-campo azul-real é o grande problema. Jurado, Rakitic (Vendido ao Sevilla na janela de inverno) e Edu – atacante de origem – foram testados e nenhum deles pôde ser tido como dono da posição. O grande trunfo dos alemães é contar com uma dupla de ataque bastante interessante, formada por Raúl e Huntelaar, que combinam para cinco gols na Liga dos Campeões.

O Valencia já viveu momento melhor na temporada, logo no início, quando a maior parte de seus atletas atuava bem. Mas, alguns deles já não vivem a fase que viviam antes. O meia-atacante Pablo Hernández é o grande exemplo, ele chegou a ser convocado uma vez por Vicente del Bosque, para jogos das Eliminatórias da Eurocopa 2012 e hoje é mais reserva do que titular. De qualquer forma, Los Chés seguem com uma equipe-base forte e contam com Mata jogando bem (já tem três assistências na LC). O ataque valencianista é forte, na primeira fase marcou 15 gols (quarto melhor da competição), Aduriz é o titular, mas Soldado sempre tem espaço e também contribui com tentos. Jonas, artilheiro do último Brasileiro, deve ser mais uma opção para o banco.

O problema no meio-campo pode impedir o avanço do Schalke às quartas-de-final, os espanhóis chegam com favoritismo amplo no confronto e devem exercê-lo dentro das quatro linhas.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário