quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Quartas de Final

 
Chelsea x Manchester United

 Em baixa na temporada, Lampard decidiu o último jogo contra o Manchester United e quer repetir o feito na UCL - Guardian

Nada melhor que um clássico inglês para definir um dos semifinalistas da UCL 2010-11. As duas equipes passaram fácil pela primeira fase da competição, ficando em primeiro lugar de seus respectivos grupos. Nas oitavas, situação semelhante e sem muito esforço, Marselha e Kobenhavn foram mandados para casa. Agora, a disputa caseira promete ser a grande dos ingleses nessa UEFA Champions League.

Os blues diferentemente dos rivais de Manchester, investiram pesado na janela de inverno. David Luiz e Fernando Torres, porém o primeiro, que inclusive já ganhou prêmio de jogador do mês na English Premier League, não pode jogar a UCL, pois já defendeu o Benfica na primeira fase. A contratação do “El Niño” balançou a Europa, mas dentro de campo, ainda não mostrou valor.

Com o atacante espanhol, Carlo Ancelotti variou entre o 4-3-1-2 e o 4-4-2 ortodoxo, deixando de lado o 4-4-3. A dúvida fica por conta de como o treinador italiano fará para ter em campo Anelka, Drogba e Fernando Torres. Quando optou por escalar os três, o camisa 39 acabou jogando mais recuado no setor de criação do meio-campo, onde rende menos do que mais à frente. Meu palpite é que “El Niño” fique no banco de reservas.

Do outro lado, Ferguson abandonou o 4-4-2 ortodoxo e tem recuado Rooney para o lado esquerdo do meio-campo, formando um 4-2-3-1. O camisa dez do United, que não fazia boa temporada, parece ter renascido durante o mercado de inverno europeu e vem de um hat-trick no final de semana. Porém, o jogador ainda é considerado dúvida.

O setor defensivo é onde se concentram os problemas principais das duas equipes. Os red devils não deverão contar com o titular Rio Ferdinand. Já os blues, como dito acima, não podem ter David Luiz e ainda seguem sem ter Alex. Ou seja, o treinador italiano não terá facilidades pra montar a linha defensiva dos londrinos. Quem subiu de rendimento no Chelsea foi o brasileiro Ramires, que cada dia parece mais à vontade na Inglaterra.

No último jogo, disputado em 2011, deu Chelsea de virada por 2 a 1, com gols de David Luiz e Lampard. O Manchester United segue líder na EPL, mas o Chelsea que não apresentava tanta força antes da janela de inverno, renasceu e vive seu melhor momento da temporada. Promessa de jogaços para decisão da vaga.

Palpite: Chelsea
Shakhtar Donetsk x Barcelona

 Luiz Adriano é o centroavante da equipe e já disse acreditar na classificação - EFE

A reação dos jogadores do Shakhtar, quando o sorteio confirmou que Barcelona seria o rival na próxima fase, mostra o respeito que deve ser dado aos blaugranas. Realmente estamos sendo agraciados com o futebol de umas das melhores equipes da história, mas, o jogo dos ucranianos pode sim complicar o Barça.

Mircea Lucescu, que pensa como o blogueiro sobre estarmos vendo um dos melhores times da história, faz a sua equipe no 4-2-3-1, mas que poderia ser chamado de 4-2-Brasil. Sim, Brasil, após a linha de dois volantes, só jogadores brasileiros. Jádson, Douglas Costa e Willian alimentam o centroavante Luiz Adriano. O grande destaque do futebol dos ucranianos é: A boa manutenção da posse de bola (Todos os atletas sabem o que fazer com ela) e a velocidade nos contra-ataques.

Os blaugranas que por muito tempo jogaram em um 4-2-3-1, agora estão estabilizados no 4-3-3, tendo Messi como “falso nove”. O meio campo funciona como um triângulo de base alta, com Mascherano e Busquets disputando a vaga de primeiro volante e a dupla Xavi e Iniesta jogando mais à frente. Pedro desempenha papel tático à direita e Villa é o homem aberto pela esquerda.

A grande dúvida que vem da Ucrânia é acerca da participação ou não do ex-barcelonista Chygrynskiy. Sem ele, os problemas no miolo da zaga serão multiplicados. Do meio para frente, Mircea comemora as voltas de Eduardo e Fernandinho, que por diversas vezes chegou a atuar como um dos volantes. No outro lado: Puyol segue fora e seu substituo, Abidal, também. Com isso, Milito pode ganhar nova chance ou Busquets fará a função de zagueiro – onde já atuou nessa temporada.

O Barça sabe que jogar enfrentar a multidão e o frio na Donbass Arena, não é das tarefas mais fácieis, portanto vencer com certa folga no Camp Nou é fundamental. Com a virtual classificação do Real Madrid, os blaugranas têm esse outro combustível (enfrentar os rivais nas semifinais) para empurrá-los para a vitória. Será difícil para o time que veste laranja, mas os jogadores estão confiantes. Jádson e Luiz Adriano falaram em concentração e o atacante ex-internacional ainda lembrou da vitória sobre o Barcelona no Mundial Interclubes de 2006

Palpite: Barcelona 

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário