terça-feira, 26 de abril de 2011

Liga dos Campeões análises das Semifinais - Jogo 2

27/04/11

Real Madrid x Barcelona

 Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: Barcelona e Real Madrid confiam neles para decidir o "El Clásico" (Getty Images)

Um dos maiores clássicos do mundo – Chamado de “El Clásico” na Espanha – Real Madrid e Barcelona se enfrentarão mais duas vezes, algo que já ocorreu nessas últimas duas semanas, por uma vaga na final da UCL. Antes dos embates mais recentes, os blaugranas pareciam imbátiveis, mas o 1 a 1, no Santiago Bernabéu por La liga e o 1 a 0, no Mestalla valendo a Copa del Rey, mostraram que os blancos podem impedir mais comemorações dos culés.

José Mourinho é a figura central nessa espécie de redenção merengue. O treinador português mudou o sistema tático da equipe: Saiu o 4-2-3-1 e entrou 4-3-3, com Özil e Ronaldo revezando na função de centroavante, além de muito trabalho dos pontas. Dessa forma, Arbeloa foi fixado na lateral-direita, Sergio Ramos passou a compor o centro da defesa com Ricardo Carvalho – em grande fase – e Pepe passou a ser o volante central.

Porém, o português e ex-jogador de Mourinho no Chelsea e Porto está suspenso e perderá o primeiro jogo. Outra baixa importante para o treinador luso é o volante Khedira, que com o intenso desgate muscular pela temporada com o Real e Alemanha ficará de fora. O teuto-tunisiano já considerava voltar a jogar apenas em 2011-12, mas agora sonha com a participação em uma eventual decisão continental.

No Barcelona, Guardiola segue utilizando o 4-3-3, onde Messi funciona como centroavante, mas tem liberdade para voltar e armar o jogo. Assim, “La Pulga” marcou a maioria dos seus nove gols e executou a maior parte das suas três assistências na competição continental. Mas para os blaugranas nem tudo está bem, a lateral-esquerda promete ser um grande problema para a partida no Santiago Bernabéu, pois Adriano e Maxwell sofreram lesões recentes. O zagueiro Abidal, que também executa a função, ainda se recupera da operação para a retirada de um tumor.

Assim que o Barcelona chegou em Madrid, nessa manhã, um problema de última hora foi anunciado: Andrés Iniesta sofreu uma contratura muscular e poderá ficar de fora da partida de ida. E na tarde de hoje, a dúvida virou certeza e Guardiola confirmou que Iniesta desfalcará o Barça no jogo. É sempre bom lembrar que na temporada passada, na mesma semifinal e também enfrentando um time de Mourinho, os blaugranas não tiveram Iniesta em campo e o camisa oito fez muita falta ao time, que acabou eliminado pela Inter.

Além das ausências confirmadas para a partida na casa merengue, os dois lados podem ter problemas na partida de Barcelona e em uma eventual final. Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos, Albiol e Di María estão à um cartão amarelo da suspensão. Já os barcelonistas; Iniesta, Piqué, Valdés, Busquets, Milito e Puyol e os madrilistas; Ricardo Carvalho, Adebayor, Casillas, Lass Diarra e Granero se receberem mais dois cartões estarão fora do jogo de Wembley.

Os dois treinadores já iniciaram a batalha dos microfones. Jose Mourinho, como de costume, deu a largada. “Pep inaugurou uma nova era, ao criticar um acerto do árbitro”. O que mudou foi a resposta dos catalães, pois Guardiola respondeu: “Como o senhor Mourinho falou de mim, também falarei dele. Quarta na hora do jogo, nos enfrentaremos no campo. Eu lhe dou de presente sua Champions particular, (a que você joga) fora do campo. Na outra, jogaremos”. O treinador ainda completou, “Já que ele falou de Pep, responderei a José”.

Dentro de campo, a batalha deve seguir a tendência dos últimos jogos, com o Barcelona dominando a posse de bola e o Real muito esforçado na marcação, procurando anular o jogo ofensivo do rival. Um problema muito difícil para os visitantes é a ausência de um lateral-esquerdo de origem. A provável improvisação de Puyol deve resolver o problema, mas a equipe perderá a força ofensiva de Adriano, o titular nos últimos jogos. Como dito no início, Ricardo Carvalho fará muita falta ao setor defensivo, mas Albiol pode substituí-lo à altura, caso não se exceda como ocorreu na partida de La Liga, quando fez um pênalti infantil.

A chave para uma vitória blanca seria uma boa execução da marcação, como ocorreu no último embate, que valeu a Copa del Rey. Porém, na segunda etapa o time cansou e deu espaços que não podem ser concedidos ao Barcelona. O Barça deve apostar um pouco mais nos arremates de fora da área, que não existiram no último duelo e a boa presença da linha defensiva merengue impediu muitas penetrações, por isso, Casillas não passou tantos riscos.

Cristiano Ronaldo disse após o jogo que quem marcasse primeiro, sairia com a vitória. Pelas equipes serem tão próximas e capazes de anular o jogo adversário, compartilho do pensamento do craque luso também para essa partida, principalmente porque as duas equipes têm defesas muito sólidas e difíceis de serem vazadas.

Real Madrid

Relacionados: 1- Iker Casillas, 13- Antonio Adán, 25- Jerzy Dudek; 3- Pepe, 4- Sergio Ramos, 18- Raúl Albiol, 17- Álvaro Arbeloa, 19- Ezequiel Garay, 12- Marcelo; 10 Lassana Diarra, 14- Xabi Alonso, 11- Esteban Granero, 8- Kaká, 22- Ángel Di María, 23- Mesut Özil; 7- Cristiano Ronaldo, 9- Karim Benzema, 20- Gonzalo Higuaín e 28- Emmanuel Adebayor

Time provável (4-3-3): Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Albiol, Marcelo; Pepe, Xabi Alonso, Lass (Granero); Özil, Cristiano Ronaldo e Di María.

Barcelona –

Relacionados: 1- Victor Valdés, 13- José Manuel Pinto; 2- Daniel Alves, 40- Martín Montoya, 3- Gerard Piqué, 26- Andreu Fontás, 18- Gabriel Milito, 5- Carles Puyol; 14- Javier Mascherano, 16- Sergio Busquets, 15- Seydou Keita, 30- Thiago Alcántara, 6- Xavi Hernández, 8- Andrés Iniesta, 28- Sergi Roberto, 20- Ibrahim Afellay; 17- Pedro, 10- Messi, 7- David Villa e 11- Jefrren.

Time provável (4-3-3): Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Puyol; Busquets, Xavi, Keita; Pedro, Messi e Villa.

Palpite: Real Madrid (ESP)

Abraço a todos

2 comentários:

  1. Iniesta está fora, Keita é o mais cotado para assumir a vaga.

    ResponderExcluir
  2. Falei no texto e esqueci de mudar na escalação provável, erro grave, valeu pela lembrança, Anônimo

    ResponderExcluir