sábado, 14 de maio de 2011

O primeiro título do Lille, em 2010-11

 O Lille é campeão da Copa da França, 56 anos após o seu último título de primeira divisão (L'Equipe)

O Lille venceu hoje o PSG e se sagrou campeão da Copa da França. A disputa foi tensa e teve como palco, o Stade de France lotado. Um dos ilustres presentes era: Youri Djorkaeff, que em 1998 esteve no mesmo estádio e levantou a Copa do Mundo, contra o Brasil.

As duas equipes entraram com a força máxima. Rudi Garcia colocou os dogues no 4-1-4-1 já tradicional, onde os externos Gervinho e Hazard têm grande liberdade para encostar no centroavante Sow – artilheiro da Ligue 1, com 21 gols. Do outro lado, Antoine Kombouaré armou o PSG no 4-2-3-1, que também tinha como destaque os jogadores mais abertos: Nenê à esquerda e Giuly à direita.

O brasileiro e camisa dez dos parisienses era o mais ativo no time da capital francesa. Nenê procurou o jogo nos dois lados do campo e muitas vezes, recuou para ajudar na recuperação. Mas, foi em um lance dele, que o Lille – melhor na partida – quase abriu o placar. Ele foi cercado por quatro adversários, perdeu a bola, que deu início a um contra-ataque quase mortal. Gervinho levou a bola com muita velocidade pelo flanco esquerdo e Hazard o acompanhava no meio, mas na hora do passe, o marfinense falhou e o camisa 26 não recebeu livre dentro da área.

O lado direito da defesa parisiense era castigado pelo LOSC, que normalmente tinha Hazard por ali, mas não era incomum ver Gervinho também caindo por esse setor. Mesmo com melhor volume de jogo, os dogues não conseguiram sair na frente dos atuais campeões da Copa da França.

O jogo era bom, mas faltavam chances claras de gol. Elas vieram no segundo tempo, onde os dois lados poderiam ter tirado o zero do placar. Giuly chegou a fazer boa jogada pela direita, mas Hoarau falhou na hora de finalizar. Nenê apagado na parte final do jogo, também atrapalhou as ambições parisienses.

Rudi Garcia ousou e sacou o meia-central Gueye e colocou em campo o centroavante Túlio de Melo, visando ter mais uma referência ofensiva. Mas, a mexida que deu resultado foi a entrada do polônes Obraniak. Pois quando o jogo já caminhava para a prorrogação, o camisa dez teve um “mini-escanteio” pela direita e cobrou direto pro gol. O arremate surpreendeu Coupet, que nem foi na bola e viu, aos 88 minutos, o Lille abrir e, praticamente, definir o placar e a conquista. O goleiro dos parisienses apareceu novamente. Logo depois do 1 a 0, ele cometeu penal em Gervinho, mas agarou a cobrança de Debuchy.

Dessa forma, o Lille é campeão depois de 56 anos sem título. A última conquista também havia sido a Copa da França, em 1955. Agora os dogues vão em busca do título da Ligue 1, que lhes garantiria o segundo doblete de sua história. O primiero ocorreu em 1946, ano do primeiro título do Campeonato Francês.

A conquista da Ligue 1 está próxima e pode vir já na próxima rodada, para isso ocorrer, a equipe tem que vencer e torcer para uma derrota do segundo colocado, Olympique Marseille. Com todo o sucesso alcançando este ano, é provável que Hazard e Gervinho, jovens e protagonistas do título do LOSC, sejam vistos em clubes maiores na temporada 2010-11.

Filipe Papini, amigo e especialista em futebol francês, alerta que o presidente Michel Seydoux não pode repetir Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon. O cartola dos gones vende bem os atletas, mas não pensa nas peças de reposição e assim derruba o nível técnico do time. Papini também destaca a perda do zagueiro Rami, que desde janeiro é do Valencia e segue por empréstimo no Lille até o final da temporada. Sem ele, o amigo considera que o campeão da Copa da França já perdeu um dos seus pilares.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário