quinta-feira, 31 de maio de 2012

Guia da Eurocopa: Grupo B – Portugal

Crisitano Ronaldo vem de temporada exuberante pelo Real Madrid. Ele terá fôlego para levar Portugal longe nesta Eurocopa? (AP Photo)

Técnico: Paulo Bento (POR)
Time-base: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; João Moutinho, Miguel Veloso, Raúl Meireles; Nani, Hélder Postiga, Cristiano Ronaldo.
Craque: Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), atacante, 89 jogos pela seleção e 32 gols marcados.
Campanha nas Eliminatórias: 16 pts, 8 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 21 gols marcados, 12 gols sofridos, 9 gols de saldo – segundo lugar do grupo H. No play-off: Bósnia 0 a 0 Portugal e Portugal 6 a 2 Bósnia.

A caminhada da Seleção das Quinas rumo à Euro 2012 não começou bem. Mas quando Paulo Bento assumiu o comando no lugar de Carlos Queiroz, que tinha apenas um ponto em duas partidas disputadas nas Eliminatórias, Portugal decolou. Com o novo técnico, Portugal se recuperou e conseguiu a classificação atráves dos play-offs: foram sete vitórias em oito jogos. O ex-treinador do Sporting ganhou o grupo, segundo Pepe: “ele fala da forma que os jogadores entendem, por ter estado em campo recentemente”. O jovem líder manteve o 4-3-3 da Copa e deu liberdade para Cristiano Ronaldo, que foi o jogador que mais finalizou ao longo das Eliminatórias e marcou sete vezes.

É justamente nas costas de CR7 que está a maior resposabilidade deste time português. A temporada do jogador nascido em Funchal foi espetacular e, depois de anos de domínio de Messi, Ronaldo chega à Euro, com chance real de provar que está pronto para ser o melhor do mundo novamente. Além dele, os três jogadores do meio-campo são bem versáteis e vêm de boa temporada no velho continente. João Moutinho, Miguel Veloso e Raúl Meireles; sabem marcar, mas tem ótima saída de bola e forte chegada ao ataque. Eles ajudam no equilíbrio da defesa, que cresceu de produção com Paulo Bento, e deve ter os nomes carimbados como Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão. O lateral-direito será João Pereira, que ganhou espaço na seleção com o novo treinador e foi recentemente contratado pelo Valencia.

O que falta para a Seleção das Quinas ser mais completa é um centroavante, posição que é carente desde a aposentadoria de Pauleta, maior artilheiro da história de Portugal, com 47 gols. Na Euro 2012, a função deverá ficar por conta de Hélder Postiga, que marcou apenas nove vezes pelo Zaragoza em La Liga – um quarto dos gols da equipe no Espanhol.

Um Cristiano Ronaldo iluminado, com uma boa base defensiva pode fazer com que Portugal faça oito anos depois, uma campanha que relembra àquela realizada em casa, com Felipão, Figo, Deco e cia no comando.

Convocados –
Goleiros:
1- Eduardo (Benfica-POR)
12- Rui Patrício (Sporting-POR)
22- Beto (Cluj-ROM)
Defensores:
2- Bruno Alves (Zenit-RUS)
3- Pepe (Real Madrid-ESP)
5- Fábio Coentrão (Real Madrid-ESP)
13- Ricardo Costa (Valencia-ESP)
14- Rolando (Porto-POR)
19- Miguel Lopes (Braga-POR)
21- João Pereira (Sporting-POR)
Meias:
4- Miguel Veloso (Genoa-ITA)
6- Custódio (Braga-POR)
8- João Moutinho (Porto-POR)
15- Rúben Micael (Zaragoza-ESP)
16- Raúl Meireles (Chelsea-ING)
20- Hugo Viana (Braga-POR)
Atacantes:
7- Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP)
9- Hugo Almeida (Besiktas-TUR)
10- Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR)
11- Nélson Oliveira (Benfica-POR)
17- Nani (Manchester United-ING)
18- Silvestre Varela (Porto-POR)
23- Hélder Postiga (Zaragoza-ESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário