sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Matérias Especiais - Da Libertadores à serie B!

Esse foi o ano do Sport, depois da conquista da Copa do Brasil ano passado. A Ilha do Retiro ficou em festa, em 2009 o Leão da Ilha voltaria a Competição Continental após 22 anos, em 1987 a conquista do módulo amarelo do Campeonato Brasileiro o levou a Libertadores.

Para a Libertadores uma camisa dourada, e diga-se de passagem, maravilhosa foi confeccionada e vendida em pacote especial. O momento era mágico a cada vez que o time jogava fora de casa, o aeroporto lotava com pessoas que gritavam o tradicional “cazá-cazá”, sua torcida não deixava de acompanhar o time, ignorando as distâncias e na voltava mais um carnaval era armado.

O time se classificou em primeiro lugar jogando em um grupo muito forte, contava com a LDU (campeão da Libertadores em 2008), Colo-Colo do Chile e o forte Palmeiras da Traffic.

O castelo de areia Rubro-negro começou a desabar na eliminação logo nas oitavas-de-final da Libertadores frente ao Palmeiras em plena Ilha, com brilhante atuação nas penalidades máximas do grande goleiro Marcos.

Alguns técnicos passaram pelo clube durante o ano, o homem que levou o time ao título da Copa do Brasil, caiu pouco tempo depois da derrota da Libertadores. Leão entrou em ação e não deu conta do recado. Por último Péricles Chamusca, e pediu a demissão após a virada em plena Recife para o Cruzeiro, deixando subentendido que não havia como tirar o Time Pernambucano do eminente rebaixamento.

A saída de Nelsinho foi cercada de dúvidas, a briga com Paulo Baier foi dada como motivo principal. O atleta afirmou que o seu técnico chamou a jovem promessa, Ciro de mulherzinha.

O ataque do Leão tinha Weldon, um atacante iluminado, não com boa com qualidade, mas com boas médias de gols e vinha bem no Sport. Ciro foi muito bem no inicio do ano, porém com a chegada da responsabilidade de substituir o antigo titular e não ser mais um talismã.

Ciro poderia ter sido vendido após o Campeonato Pernambucano, porém o presidente do Rubro-Negro pensando que o atacante manteria o bom momento preferiu segurá-lo visando à venda já com valorização nesse fim de ano, coisa que não aconteceu.

A saída de Paulo Baier afetou muito o time, a boa qualidade do médio, as cobranças de falta e escanteio fazem falta. Hoje ele faz sucesso e está sendo decisivo ao Furacão na escapa do rebaixamento.

O rebaixamento é merecido o erro de arbitragem da última rodada frente ao Palmeiras não apagará todos os altos (como a virada na Ilha do Retiro frente ao Flamengo, após estarem perdendo por 0X2 e fizeram quatros gols e convenceram) e baixos do time, as falhas, as quedas de rendimentos de atletas e falhas administrativas de sua direção (lembrando que parte dessa diretoria pediu demissão depois da derrota por 3X0 frente ao Internacional, no Beira-rio).

Portanto agora o Sport já começou bem a sua estruturação para sua volta a Primeira Divisão do futebol nacional, a contratação de um técnico com Givanildo, acostumado e conhecedor dos atalhos da nossa Série B, pode ser decisivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário