quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Matérias Especiais - Análise do Arsenal

Um time que já há algum tempo tenho vontade de analisar é o Arsenal, o time mais bem entrosado e com um baita técnico francês Arsène Wenger e sua legião de jovens talentos.

O time do Emirates não é de fazer locuras, há tempos não ouvimos noticias sobre contratações bombásticas no Arsenal, e isso tem haver com duas coisas - A filosofia de seu técnico que é de descobrir talentos, para não ter que gastar para comprá-los depois e a construção do Emirates Stadium, as dividas de sua construção ainda não foram sanadas e portanto lá na europa eles não fazem como aqui, eles não deixam de lado as dividas e vão as compras, lá primeiro se paga o que deve e depois voltam a fazer aquelas tradicionais loucuras européias.

Porém mesmo com toda essa diminuição no investimento na contratação de atletas, porque ainda assim eu considero os Gunners um dos melhores times do mundo e com totais condições de irem longe nas competições que estão disputando?

A resposta vem de algum tempo lá em 2003 quando o Arsenal era conheçido como Invencible Arsenal, mas  já naquela época o técnico francês olhava a base com bons olhos e um dos primeiros a desembarcar em Londres foi Cesc Fabregas, segundo volante proveniente da canteras (divisões de base) do Barcelona.

O time começou a contratar jovens como Denilson do São Paulo em 2006, também nesse ano vieram Walcott, Abou Diaby e Tomas Rosicky, antes deles ainda vieram Robin Van Persie (2004), Philippe Senderos (2003), Nicklas Bendtner (2005), Clichy (2003), Carlos Vela (2005), Gibbs (2004) e os ultimos jovens adiquiridos para jogar já no Emirates foram Samir Nasri (2008) e Thomas Vermaelen (2009).

Todos eles foram contratados bem jovens e por valores relativamente baixos se comparado ao que valem hoje, méritos do seu manager. Dêm uma olhada na tabela de vendas do Arsenal de Wenger (Estudo feito pelo site - http://www.olheiros.net/);

Anelka: comprado por 500 mil, vendido por 22,5 milhões para o Real Madrid
Adebayor: comprado por 3 milhões, vendido por 25 milhões para o Manchester City
Kolo Toure: comprado por 150 mil, vendido por 15 milhões para o Manchester City
Viera: comprado por 3,5 milhões, vendido por 13,7 milhões para a Juventus
Henry: comprado por 10,5 milhões, vendido por 16 milhões para o Barcelona

Mas porque escrever do time tido como "time do futuro", pois isso já se foi, hoje os Gunners já são uma realidade. Boas campanhas em Champions League quando foi eliminido pelo forte Manchester United de Cristiano Ronaldo e compania. E uma nova qualificação na Premier League com a quarta colocação. Bons resultados não é?

A contratação de Arshavin foi cercada de dúvidas, não pela qualidade do russo que é indiscutivel (só a Fifa não sabe disso), mas sim pelo medo do camisa dez da seleção da Rússia não se adaptar à um grande time e ao futebol inglês, essa dúvida já não existe mais. Desde que chegou ao clube londrino ele vem vuando, ajudou o time da busca da vaga na Champions (vaga que em alguns momentos da temporada pareçeu inalcansável) e quem sabe se ele estivesse em campo o Arsenal não venceria o United.


Então é isso, os Gunners já estão mais experientes, e agora tem um baita jogador mundial que é Arshavin e ainda mantém aquele baita introsamento que faz com que o Arsenal continue fazendo gols magnificos, com boas trocas de passes, toques de calcanhar como o do jogo contra o AZ e a velocidade que a juventude tem.

Mesmo muitos analistas dizendo que o Arsenal começa vuando pela juventude do time e se aproveitando que os times mais experientes, demoram para pegar ritmo, continuo afirmando este ano os Gunners vão!

 Abraço a todos

2 comentários:

  1. Gostei da análise do Arsenal.
    Vendo o valor das contratações e o valor das vendas, lembrei até de um comentário feito pelo Arsene, falando que ele dificilmente contrata "estrelas", ele mesmo as molda e as faz. Você pode ver que o time do Arsenal, há um ou outro só, com mais de 28,30 anos. Um time muito jovem, porém com muita qualidade e força de vontade.

    Abraço.

    Edson Neves

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente o melhor time Sub-23 do mundo!

    Gustavo Neves..

    ResponderExcluir