quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Brasil sediará a Copa - Arena da Baixada

O Brasil voltará a receber uma copa do mundo de futebol. A última vez que a competição maior do esporte ocorreu por aqui ganhamos o Maracanã. Mas dentro de campo perdemos de virada a final e sofremos o ainda hoje citado “Maracanzo”. O silêncio em nosso povo durou até o título na Suécia em 1958, onde conquistamos a nossa primeira taça Jules Rimet. De lá pra cá o título veio para nossas terras mais quatro vezes. Mas em termos de estádios e organização estamos prontos para receber uma Copa?

Sabemos como são as coisas em nosso país. Por isso a Copa poderá ser muito importante para haver a modernização, não só nos estádios, mas em termos de segurança, sistema de transportes e toda a infra-estrutura. Ainda não estamos nem em 2010, porém já estou preocupado com 2014. Sabemos o que ocorreu no Pan, os diversos superfaturamentos e a pouca utilização dos complexos esportivos para ele feitos.

Neste ano tive a oportunidade de acompanhar duas paridas do brasileirão em loco. E os jogos que vi foram realizados em estádios que sediarão a Copa. Sei que passarão por adequações, reformas, mas o que mais me preocupou não foi a estrutura e sim a organização dos eventos.

Arena da Baixada –

O estádio mais moderno do Brasil conheci em viagem à Curitiba. No final de semana haveria um jogo entre o Atlético Paranaense e Internacional que na época ainda tinha Nilmar. O futebol irei deixar de lado, o que importa é a arena e a organização da partida.

Ao chegar ao estádio passo o cartão de sócio na catraca, sou revistado e recebo uma revista. O encarte com nome de “Uh! Caldeirão” conta com dados dos jogadores do Furacão, do seu adversário, incluindo os indisponíveis para a partida e uma entrevista com um dos destaques do time da casa. Ideia muito boa que ocorre em locais onde o jogo é mais organizado, inclusive na MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos.

Antes do início do jogo podemos passar pela loja do clube dentro do próprio estádio. Antes do acesso ao nosso lugar podemos nos alimentar e muito bem por sinal, pois por lá existe uma infinidade de lanchonetes cada qual com seu tipo de comida. Os banheiros também devem ser destacados, pois são extremamente limpos.

Acessando as arquibancadas (cadeiras), vemos o nome de todos os sócios, cada um em seu devido lugar. O fato de cada um ter seu lugar facilita muito, o sócio pode chegar atrasado ou instantes antes da partida que sua cadeira estará ali. E detalhe o torcedor que se associa ao Furacão não paga nenhum absurdo para ter todos os privilégios já citados. A Arena ainda tem excelentes camarotes em um local de destaque (ponto mais alto).

A Arena está sendo completada, um novo lance de cadeiras está sendo colocado no local em que antes não havia nada. Provavelmente a sua construção está sendo feita visando a Copa. Em termos de estacionamento a área atrás do novo módulo das cadeiras um grande local está reservado para a construção de estacionamento.

De modo geral vejo Curitiba forte para a Copa, mas como em todos os lugares devem haver algumas adequações pontuais. A organização da equipe do Atlético seria uma base legal para a copa.

Marcanã eu deixo para depois. Portanto feliz natal a todos e que continuem acompanhando o blog que não entrará em férias.

Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Estádios isolados do Sul-sudeste do Brasil virarão "elefantes brancos"?

    ResponderExcluir
  2. "Elefantes Brancos" como no Pan não teremos, pois dessa vez se trata de futebol. O esporte que vende no Brasil, portanto os estádios do sul e sudeste continuarão abrigando os jogos do time que por lá já atuam.

    Maracanã - Flamengo, Fluminense, Clássicos e grandes jogos do Vasco
    Mineirão - Cruzeiro e Atlético
    Morumbi - São Paulo
    Arena da Baixada - Atlético
    Beira-Rio - Inter

    Como você pode notar todos tem seus "donos"

    ResponderExcluir
  3. EE os do resto do país? Como o de Manaus?

    ResponderExcluir