segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Brasil sediará a Copa – Maracanã


Em viagem ao Rio de Janeiro visitei o estádio do Maracanã, o segundo este ano e mais um palco da Copa do Mundo.  Acompanhei a partida em que o Flamengo teria a possibilidade de voltar a ser campeão brasileiro após 17 anos. Além de assistir a “final” do campeonato aproveitei para ver como estaria o estádio Mário Filho depois de ter sido reformado para o Pan de 2007.
O jogo tinha expectativa de ser o maior público do futebol brasileiro no ano de 2009. Portanto a organização teria de ser perfeita para que não houvesse nenhum tipo de confusão ou insatisfação por parte dos torcedores. A torcida do rubro-negra já preenchia as ruas do Rio de Janeiro desde sexta-feira e todos com enorme expectativa. Tensão total.
Fui para o jogo em um ônibus que me deixou a algumas quadras do palco da decisão, isso às 11 horas da manhã. Nessa hora já existia uma massa de flamenguistas que tomava conta das ruas. Os problemas começaram quando me encaminhei para a entrada de que meu ingresso me dava acesso (torcida do visitante). Já estava tudo cheio, muita aglomeração na frente do estádio, porém os portões se encontravam fechados.
Dirigi-me a diversas pessoas que trabalham na organização do evento para saber a que horas abririam os portões, mas ninguém fornecia uma informação correta. Por volta de 1h e 30 entrei no “Maraca”. As catracas digitais já começavam a dar problemas, umas não aceitavam os ingressos originais, com isso uns já pulavam e entravam sem pagar. Os policiais olhavam as “invasões” e nada faziam.
O Maracanã está muito bem em termos estruturais, as cadeiras são confortáveis, porém não são numeradas e elas tem boa visão do campo, inclusive as cadeiras azuis que ficam lá embaixo. Os banheiros são amplos e limpos. O bar conta com vários tipos menos as alcoólicas que por lá são proibidas. Diga-se de passagem, o que eu acho correto.
Voltei ao meu lugar, porém na torcida do Flamengo ignorando a marcação em meu ingresso, mas em momento algum fui questionado sobre isso. Uma falha que pode ter sido ocasionado pelo afrouxamento da segurança por se tratar de jogo de festa, mas se não for é algo que deve ser drasticamente mudado para a Copa de 2014.
O maior do mundo está bonito, com cadeiras, limpo e organizado. Será reformado mais uma vez para a final da copa. O Maracanã estará a altura de uma final de copa após mais essas adequações. Os problemas existem e um dos mais crônicos é a falta de estacionamento por lá, a área próxima ao estádio é preenchida e não vejo espaço para as exigidas vagas de estacionamento.
O tempo deve ser o grande aliado para as diversas adequações em termos infra-estruturais nas cidades que foram escolhidas para serem sedes da Copa de 2014. O Brasil deverá se tornar um grande “canteiro de obras” até 2014. Tenho muitos estádios para visitar, conhecer e fazer minha análise sobre as condições deles, mas no geral penso que estamos bem.
Um dos pontos levantados pelos comentários na outra postagem sobre a Copa foi o dos estádios se tornarem “elefantes brancos” como aconteceu em muitos complexos do Pan. No caso do Maracanã e da Arena da Baixada que são aqueles que posso falar não vejo isso acontecendo por haverem times que utilizam o estádio com grande freqüência, mas existem chances de acontecer. Porém em outros lugares, não nos que conheci esse ano.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário