sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Retrospectiva 2009

O ano está acabando e este que se encerra hoje foi um ano dourado para o esporte mundial. Vimos um homem que parecia voar nas pistas de atletismo, corria como um guepardo atrás da caça, mas o que Usain Bolt queria eram os recordes mundiais dos 100 e 200 metros, conquistados com certa facilidade. O jamaicano nos faz pensar até onde o homem poderá chegar, eu não sei mais não duvido que o homem mais veloz do mundo consiga quebrar mais recordes.

Nas piscinas o ano foi verde-amarelo graças ao tubarão Cesar Cielo, o nadador se tornou um dos maiores da história ao conquistar as provas de 100 e 50 metros no mundial de Roma. Agora o nosso campeão é detentor dos recordes nas duas provas em que foi campeão mundial. O recorde dos 50 metros foi alcançado na ultima prova dele com os supermaiôs que agora saem de cena com 251 recordes mundiais tanto em piscina curta quanto em piscina olímpica.

Roger Federer agora com 15 títulos de Grand Slam conquistados marca seu nome na história como melhor tenista de todos os tempos. O suíço é sem duvidas sensacional com classe e muita técnica. É um extra-classe que quando se aposentar saberá que dificilmente existirá outro igual à ele.

No automobilismo a notícia do ano é a volta do heptacampeão mundial Michael Schumacher a formula 1, o piloto correrá pela Mercedes ano que vem. O maior piloto de todos os tempos voltará após uma pausa de três anos. A grande conquista da categoria para o ano que vem será a sua volta.

O Futebol teve um Barcelona conquistando seis títulos e Messi sendo coroado como o melhor do planeta sem ressalvas. No Brasil tivemos a volta do Imperador com título brasileiro pelo Flamengo após 17 anos, mas com um companheiro que também se destacou e regeu o time na conquista, Dejan Petkovic de 37 anos.

Ronaldo voltou a ser o fenômeno dentro e fora de campo, colaborou com as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Fred outro atacante brasileiro que esteve na copa de 2006 também veio ao Brasil, e foi um dos principais guerreiros no time de guerreiros do Fluminense que escapou do rebaixamento.

Na série B o sentimento não parou nem por um instante e o Vasco voltará ao Brasileirão da série A em 2010 e junto com ele Atlético Goianiense, Ceará e Guarani. Na série C o América Mineiro foi o campeão e na nova série D o São Raimundo conquistou o título.

Um ano de Adriano, Bolt, Cielo, Federer, Fred, Messi, Ronaldo e Schumacher. Desses que cito Bolt, Cielo e Schumacher são os mais rápidos que a humanidade já viu um no chão, outro na água e um com os carros de Formula 1. E Federer o melhor de todos os tempos no tênis. É uma honra ter visto tudo isso durante este ano. E poder compartilhar minhas opiniões com vocês que acessaram o blog durante o ano de 2009.

O Simplificando o Futebol deseja a todos um ótimo ano novo e que todos que aqui acessaram continuem fazendo isso em 2010, pois sua presença e seus comentários são muito importantes para o blogueiro.

Abraço a todos e um feliz ano novo com muito futebol e com muito esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário