quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Avaí

O time ano passado sobre o comando de Silas foi o destaque da série A do Brasileirão, acabando em sexto lugar e superando adversários que poucos imaginavam. O seu técnico sempre pregou a humildade no grupo e o pensamento jogo-à-jogo. Porém Silas hoje está no Grêmio e o clube de Florianópolis terá de se reestruturar com Péricles Chamusca. O primeiro desafio será superar as perdas dos principais destaques da equipe durante o ano passado.

Ídolo da torcida e camisa dez do alvi-celeste, Marquinhos se desligou do clube e foi jogar no Santos de Dorival Jr., William para o Grêmio e Muriqui para o Galo desfazem a dupla de ataque que deu muito resultado. Ferdinando e Léo Gago dois bons volantes com bom chute de fora da área também se foram, para Grêmio e Vasco respectivamente. Eduardo Martini que fez ótimas defesas no campeonato irá defender a Ponte Preta e o zagueiro Augusto, outro destaque do sistema defensivo vai para o Goiás.

As saídas são preocupantes, pois a base que foi bem no brasileiro foi praticamente desfeita. Os setes jogadores que se foram em algum momento do campeonato alinharam como titulares no Avaí. Perder sete titulares é bastante complicado, o mercado não tem tantas opções, mas na medida do possível o Leão da Ressacada fez as suas transações.

O volante Frédson com boa passagem pelo Paraná terá a chance de ressurgir para o futebol no time catarinense. Do Paraná vêm dois jogadores o goleiro Zé Carlos com passagens pela seleção brasileira sub-17 e o jovem zagueiro Gabriel. Emerson zagueiro que vem do Botafogo é outro nome para a defesa. No ataque a volta de Vandinho que se destacou pelo clube no primeiro semestre de 2008 e se transferiu ao Flamengo, onde nunca mais apresentou o mesmo futebol dos tempos de Ressacada, traz esperança à torcida. Ofensivamente Sávio é outro que chega com status de ídolo, porém com idade já avançada.

O Avaí perdeu muitos jogadores para clubes maiores, seria muito difícil mantê-los em Santa Catarina. Na medida do que tinha disponível financeiramente o clube fez suas incursões no mercado. A aposta novamente em Vandinho pode dar certo, Sávio mesmo em final de careira é muito bom tecnicamente e Frédson pode recuperar seu futebol. Se as apostas derem resultado o Leão da Ressacada poderá ter bons resultados, não creio que repetirá 2009, mas não será o que todos esperavam que fosse no ano passado, um time que simplesmente voltaria à série B. E provaram o contrário


Abraço a toda torcida do Avaí, que fez belas festas na Ressacada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário