quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Botafogo

O Botafogo escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão no ano passado. A fuga em 2009 se deveu muito ao atacante Jóbson, hoje suspenso pelo caso de doping por cocaína. Além dele o zagueiro Juninho, o meia Renato e os atacantes André Lima, Reinaldo e Victor Simões foram outros dos responsáveis pela manutenção do Glorioso na série A. Desses jogadores a maioria viveu altos e baixos durante a temporada, mas mesmo assim foram importantes. Para 2010 todos eles foram embora.

Com as perdas de quatro atacantes e seu principal zagueiro, o clube de General Severiano deveria investir em diversas contratações, porém o Fogão vive uma grande crise financeira e os nomes especulados e confirmados foram tímidos. O clube chegou a sonhar com Ronaldinho Gaucho, com Roger Flores, mas poderá acordar com o bom jovem Fellype Gabriel ou então se contentar com Lúcio Flávio, que não repetiu as boas atuações que havia feito pelo Botafogo em suas outras passagens pelo Engenhão.

Apesar de diversas perdas o Alvinegro manteve seu principal jogador, Leandro Guerreiro que atua com muita entrega tanto como primeiro volante tanto como zagueiro. As primeiras contratações foram a do zagueiro Edson ex-Figueirense que ficará no clube por empréstimo até o fim do ano, o meia Diguinho que se destacou na série B carioca pelo América de Romário e o volante Somália ex-América-RN. Esse último jogador chega ao Fogão após disputá-lo com o Fluminense, outro jogador que foi alvo da mesma disputa foi o meia Everton ex-Barueri, mas esse jogador acertou com o Flu.

No setor ofensivo o Glorioso trouxe Renato Cajá, meia que estava encostado no Grêmio e se destacou no campeonato paulista de 2008, onde foi vice-campeão jogando pela Ponte Preta. Se jogar o que jogou na Ponte é uma boa, mas é difícil prever se irá reencontrar o futebol. A bomba pelas áreas de General Severiano foi a chegada do atacante uruguaio de 33 anos, Sebastián Abreu, o “El Loco” Abreu. O uruguaio vestirá a camisa 13 que foi à ele entregue hoje por Zagallo. Seu companheiro será o Raçudo Herrera que jogou no Grêmio ano passado. A dupla de ataque sul-americana é interessante.

O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro vem do Inter após ser reserva durante toda a temporada. O lateral antes de jogar pelo time de Porto Alegre teve uma passagem muito boa pelo Vitória no Brasileirão de 2008, por lá foi mais um ala do que um lateral fez gols e mostrou-se muito forte no ataque. A saída de Thiaguinho para o Fluminense não deve ser sentida. O zagueiro Emerson, autor de dois gols contra frente ao Flamengo nas finais do carioca foi para o Avaí. A dupla Juninho e Reinaldo foi para o Samsung Bluewings da Coréia do Sul.

Os outros nomes que sairam não tem destino certo, mas como os contratos terminaram e não foram renovados é certo que vão embora. O meia Marquinhos destaque do Brasileirão 2008 pelo Vitória, contratado pela Traffic para o Palmeiras e não deu certo, segue sendo cogitado para jogar no Fogão em 2010. Fellype Gabriel ainda na Portuguesa e Ortigoza recém dispensado do Palmeiras seguem nos planos.

Os problemas financeiros atrapalharam as incursões no mercado por parte do time de Estevam Soares. Do jeito que deu o Fogão contratou, Renato é um bom meia que pode auxiliar bem Lúcio Flávio, o ataque com Herrera e Abreu será muito brigador e terá o segundo maior artilheiro da história da seleção uruguaia. Na defesa se encontra a minha maior preocupação, dois zagueiros têm que ser contratados para poder escalar L. Guerreiro como Volante. Então abra o olho Botafogo, pois a defesa precisa de atletas.

Abraço aos torcedores do Fogão

Nenhum comentário:

Postar um comentário