quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Corinthians

O Corinthians jogou e muito no primeiro semestre do ano passado, onde conquistou o campeonato paulista de forma invicta e a copa do Brasil. Ronaldo brilhou enquanto jogou e foi decisivo nas conquistas dos dois títulos. Mas a base campeã perdeu o lateral-esquerdo André Santos, o volante Cristian e o armador Douglas. O segundo semestre do alvinegro não é parâmetro para nada, pois o time abdicou do futebol e esteve em um ritmo bem diferente do que foi no começo do ano.

A Libertadores eterna obsessão corintiana começou a ser pensada desde o título da copa do Brasil. As dúvidas começaram a surgir; como manter Ronaldo? Quem substituirá André Santos? E Cristian? E na armação quem viria para o lugar de Douglas? Nomes como o de Riquelme foram especulados para jogar no Timão. O dez do Boca não veio.
Porém Defederico a revelação do Huracán chegou com status de novo Messi. O jovem não se tornou um titular incontestável, mas no fim do ano foi crescendo e parece ter mais que evoluir. Edno veio para ser um parceiro para Ronaldo, mas decepcionou. O futebol que apresentou na Portuguesa não conseguiu repetir no Timão, porém deve continuar no grupo e ter mais oportunidades.

A expectativa colocada sobre eles foi demasiada. Devido a isso podemos dizer que os dois atletas decepcionaram. Mas Defederico mostrou ser técnico e rápido. O staff corintiano confia muito no jovem, pois ao chegar ao Timão foi conduzido a fazer fortalecimento muscular. Edno ao declarar que sairia da Portuguesa recebeu propostas de todos os lados (O próprio Corinthians, Flamengo e São Paulo). Mas depois do acerto com o alvinegro não justificou toda essa disputa. É jogador que tem qualidade e pode ajudar no ano do centenário.

Com o final do Brasileirão a expectativa que diversas contratações serão realizadas pelo clube de Parque São Jorge. As aquisições foram feitas e entre os nomes apresentados, diversos deles muito conhecidos. Danilo, Iarley, Roberto Carlos e Tcheco. Além dos mais famosos o volante Ralf que se destacou pelo Barueri no Brasileirão também chegou e Moacir volante e lateral-direiro titular do rebaixado Sport. Ainda no decorrer do campeonato dois volantes que tiveram ótimas passagens pelo Timão voltaram; Marcelo Mattos e Edú.

O Corinthians foi o time que melhor se reforçou durante o período de transferências. A chegada de Roberto Carlos após boa passagem pelo Fenerbahçe e ainda podendo sonhar com a copa do mundo na África do Sul. Iarley chegou sendo chamado de Mister Libertadores, pelo fato de ter jogado e ido bem na competição com o Boca Juniors, Internacional e Paysandu. Tcheco vem do Grêmio com um vice-campeonato na competição em 2007 e muita experiência, além de ser bem técnico e de boa bola parada que pode decidir muitos jogos na competição Sul-Americana.

No meio-campo, vindo do Kashima Antlers o antigo camisa dez Tricolor, Danilo vem como mais uma boa opção, experiente e com título mundial no currículo pode ser um ótimo armador para Ronaldo e Jorge Henrique. Ralf como volante será mais uma alternativa aos mais antigos no grupo, Edú, Elias, Juciley e Marcelo Mattos. Moacir chega para ser reserva de Alessandro na lateral-direita e ser mais uma opção para a marcação no meio-campo.

O Corinthians investiu bem, a lateral-esquerda que era o tendão de Aquiles da equipa
parece estar resolvida com a chegada de Roberto Carlos, porém não existe um reserva para o camisa seis, pois Marcelo Oliveira foi para o Barueri. No meio-campo existem diversas boas opções, jogadores rápidos, outros com cadência, mas todos com qualidade.

O grande problema é se os jogadores deixarem a empolgação e a obsessão da torcida pela Libertadores fazer o time esquecer que jogará outros torneios no ano de seu Centenário. E a diretoria deve blindar o grupo e usar sim o marketing, mas com moderação, pois isso pode influir dentro de campo.

Abraço a nação corintiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário