sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Flamengo

O atual campeão brasileiro teve uma reação surpreendente no campeonato e sagrou-se hexacampeão, apresentando o melhor futebol e com Petkovic e Adriano em estado de graça. Mas a nação rubro negra é uma das torcidas mais exigente do nosso país. A torcida deixa claro que esse ano quer manter a hegemonia estadual, conquistar o bi da Libertadores, o hepta brasileiro e se possível fechar o ano com o Mundial em Dubai.

O começo do ano não vem sendo animador. O retorno de Zé Roberto ao Schalke era inevitável, o Flamengo enviou uma proposta que foi recusada pelos alemães. Aírton exerceu seu direito e escolheu ir jogar no Benfica, o rubro-negro não teve como ir contra a vontade do atleta. Éverton que foi outro jogador muito importante na conquista do hexa fez as malas para o Tigres do México, o Flamengo com apenas 10% do passe do meia não pôde fazer para evitar sua, o negócio foi articulado pela Traffic. Outro que ainda pode sair é Angelim, mas ele já está próximo do acordo de renovação com o clube.

Além de nomes importantes na conquista como os três citados acima o Flamengo também perdeu nomes de menos relevância durante a temporada. A jovem revelação defensiva, o canhoto Fabrício quer trocar de clube para poder atuar mais, perdê-lo pode no futuro significar perder dinheiro, o garoto tem potencial. Maxi o primo do Messi vai jogar no Cruz Azul do México, o veloz argentino há algum tempo não era utilizado, mas não poderia reclamar, pois seu futebol não lhe dava condição para almejar uma posição no time.

A saída do goleiro reserva Diego em final de contrato não deverá ser muito sentida pelo fato de não ser o camisa 1 rubro-negro. Porém a torcida tinha certo apreço pelo jogador, houve algumas falhas como aquelas no Fla-Flu de 2008 pela Taça Guanabara sim, mas nas outras vezes foi sempre um substituto à altura do goleiro Bruno.

Um nome que dificilmente será ouvido novamente na Gávea é o de Bruno Paulo. O jovem meia-atacante estava tendo destaque na Taça BH de 2009, ao mesmo tempo, o plantel principal sofria com as lesões e o técnico Cuca o chamou para compor o elenco. Entrou no decorrer de duas ou três partidas e participou com relativo destaque. A diretoria quis renovar seu contrato pagando o estipulado para um jovem em sua condição, contrato rejeitado. A cúpula flamenguista ofereceu um contrato com diversos privilégios incomuns para um atleta de sua idade. Com a rejeita do atleta a diretoria o colocou para treinar em separado à espera do final de seu contrato, para liberá-lo.

No campo de contratações o Flamengo sofreu com muitas especulações de grandes nomes como Kleber do Cruzeiro e Vágner Love do Palmeiras. O atacante do alviverde após ser agredidos por torcedores do Palmeiras disse que gostaria de jogar no Flamengo. A presidência palmeirense afirmou que até pode liberar o jogador, porém quer uma compensação que o clube carioca ainda não se mostrou com muita vontade de oferecer ao alviverde do Palestra Itália.

Rafael Sóbis é outro nome que segundo seu empresário pode voltar ao Brasil, e o jogador teria vontade de defender o Flamengo. Como escrevi no meu twitter, o negócio não é fácil, pois vários clubes no Brasil estão interessados no atleta. E ainda existe a possibilidade de ser aberta uma vaga para ele jogar no Al-Jazira o seu atual time. Enquanto um dos desejados pela diretoria e torcida não vem, Obina volta do Palmeiras após empréstimo.

A perda de Aírton foi a que fez a diretoria incursionar pela primeira vez ao mercado e trazer Fernando, volante, que atuou pelo Goiás no Brasileirão 2009 e é irmão do meia vascaíno Carlos Alberto. Fernando nunca teve grande destaque pelos clubes que passou (Fluminense, São Paulo e Goiás foram os principais). Portanto não acho que seja um grande reforço, pois os reservas da dupla titular de volantes do Flamengo mostraram mais qualidade que a nova contratação, Kléberson, Toró e o jovem Lenon.
Outros nomes retornaram ao plantel foram o lateral-esquerdo Egidio e o atacante Paulo Sérgio, ambos deverão ser mais uma vez emprestados. Vindo do Bahia o segundo volante Léo Medeiros chega, mas diz que quer ficar e sonha em ter uma nova oportunidade no clube.

O Flamengo se quiser ganhar tudo como sua torcida deseja e exige, precisará investir em um atacante de ponta para atuar com Adriano, os nomes que já foram especulados são bons, mas tem um acerto difícil de acontecer. Um meia para substituir Pet em jogos que o Sérvio não estiver em 100% de suas condições físicas, é um investimento que julgo necessário.

Abraço a toda nação rubro-negra

3 comentários:

  1. Aí, Pedrão, espero que tenha passado bem o ano novo. Vou te deixar uma indicação de leitura para as férias, tenho certeza que tu vais gostar. Já li e gostei (tem na Porto). Chama-se "O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país". No link, uma entrevista do autor ao programa Vitrine

    ResponderExcluir
  2. Esqueci o link
    http://editoracontexto.com.br/blog/?p=441

    ResponderExcluir
  3. o parabens ai pelo blog.........ah....tá com tempo sobrando....né...textos bastante extenso........uhashuashuashua....zuera
    flw.
    Marcelo _X_

    ResponderExcluir