terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Santos

O Santos começou o ano com um inesperado vice no Campeonato Paulista. Nessa campanha contou com alguns refugos – Bolaños, Lúcio Flávio e Roni. Os três chegaram com status de titular, mas mal participaram dos jogos pelo peixe. Na Copa do Brasil e Brasileirão só houve decepção. Até Luxemburgo foi “ressuscitado” e também não deu resultado, com isso o treinador se mandou para a Cidade do Galo.

A troca da presidência do clube após longos anos sob o comando de Marcelo Teixeira o clube terá um início de ano tímido segundo o próprio Luiz Álvaro, o novo comandante santista. O tímido é por culpa de algumas dívidas que não estavam previstas terem sido descobertas. O dinheiro anda curto na baixada santista.

O novo presidente também está estruturando um fundo de investimento. O dinheiro não entraria imediatamente, pois as negociações demoram, mas ele deve estar viabilizado até o meio do ano. Com esse aporte financeiro a presidência promete a contratação de jogadores mais famosos e com qualidade já comprovada.

O tempo é de vacas magras no alvinegro praiano, a falta de dinheiro o deixou sem muito poder para competir com os rivais no campo das contratações. Mas não foram muitos os jogadores que deixaram o peixe. O volante Émerson que pouco produziu, o meia Róbson que foi para o Avaí e Kléber Perreira, esse sim faz falta, pois Dorival Junior disse que gostaria muito de contar com esse camisa 9, camisa essa que continua sem dono. Fabão por custar muito caro teve seu contrato encerrado e Wágner Diniz que voltará ao São Paulo.

A vinda de Dorival Junior para comandar o time após o sucesso a frente do Vasco na série B é uma ótima para o estilo de time que o alvinegro terá. O time formado por guerreiros em detrimento de grandes estrelas. Para se ter ideia a grande contratação foi Marquinhos, o camisa 10 do Avaí que deverá vestir a mesma camisa no peixe. O meia teve um bom ano comandando o leão da ressacada e será fundamental para que o Santos alcance seus objetivos.

Um batalhão de zagueiros foi contratado. O destaque entre eles é Durval do Sport que quase parou no Benfica. Bruno Aguiar vem do Guarani, Bruno Rodrigo que era um sonho antigo do peixe vem da portuguesa e ainda Luciano Castan irmão de Leandro Castan que está no Corinthians. Sem esquecer que Edú Dracena chegou ano passado, mas só poderá atuar a partir desse ano poderá jogar e é um grande nome para a defesa. Maranhão é outro que chega para a linha defensiva, o lateral-direito estava no Guarani.

O ataque preocupa, pois seu principal jogador da posição – Kléber Perreira não estará no elenco em 2010. O KP9 disse que sairia caso Teixeira não ganhasse a eleição e está cumprindo o prometido. O grande nome para ser centroavante santista ainda não veio. Para a posição só um jogador chegou e ele é Zé Love que veio do ABC de Natal.

Para o meio-campo além de Marquinhos que vem como maior contratação da temporada dois nomes chegam. É ele Wesley que fez um campeonato regular pelo Atlético-PR e vem como uma opção de velocidade pelos lados. E Giovanni, é ele mesmo o craque do peixe em 1995 no vice-campeonato do Brasileirão. O craque será apresentado amanhã e para mim é grande dúvida da temporada santista em 2010. Mas temo que a torcida espere que o “Messias” seja aquele de 1995 e não o que não foi bem no Mogi Mirim ano passado jogando o Paulistão.

Dorival sinaliza que mesclará os guerreiros com as suas duas jóias – Paulo Henrique e Neymar. Ele deseja que os jovens tenham a liberdade para serem dois nomes importantes no ano de 2010 pelo peixe. Em 2010 o Santos apostará em dois bons jovens, o que pode dar certo, mas para que obtenha sucesso os outros jogadores terão que dar uma boa sustentação ao futebol dos meninos e um camisa 9 é imprescindível.

Abraço a toda a galera do peixão!

2 comentários:

  1. Santos terá mais um, ou dois, anos em branco. Sem dinheiro, sem nomes. Sem nomes, sem elenco. Sem elenco, sem títulos. Simples. Dinheiro = Título, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Não se esqueça que Luiz Álvaro está prometendo um fundo de investimento forte para os próximos meses.

    ResponderExcluir