quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado - Vasco da Gama

O Vasco à série A após o título da segunda divisão do Brasileirão em 2009, conquista essa que os vascaínos não querem repetir. A temporada de 2010 começará com o cruzmaltimo se reformulando, pois algumas peças fundamentais a conquista do acesso foram embora do time da colina.

A reformulação se deve a quase um time todo que se mandou de São Januário. Adriano (Internacional), Alex Teixeira (Shakthar Donetsk), Aloísio (Bunyodkor), Amaral (Sem clube), Elton, o meia (Olympiacos), Élton, o artilheiro da série B (Shakthar Donetsk), Milton Benítez (Sem clube), Paulo Sérgio (Portuguesa), Rafael Morisco (Sem clube), Ramon (Internacional), Titi (Internacional) e Vilson (Madureira).

Foram doze atletas que saíram do clube. Dentre eles devemos voltar nossos olhos para Alex Teixeira, a revelação, Élton, o artilheiro e Ramon que foi um dos melhores laterais do Brasil na temporada passada. Os outros não deverão fazer falta ao clube, até Aloísio que veio com status de matador, pois em campo ele não foi o que a torcida vascaína esperava.

As aquisições também foram feitas por atacado e entre eles nomes com boa qualidade. Os 11 nomes são; os laterais Márcio Careca e Élder Granja, os zagueiros Gustavo e Thiago Martinelli, os volantes Jumar, Léo Gago e Rafael Carioca, os atacantes Dodô, Geovane Maranhão, Rafael Coelho e Caíque (que joga como meia também).

Peder o artilheiro, a revelação e o lateral que se destacou muito é um golpe forte, mas para essas posições existem outras opções válidas no plantel. Dodô e Rafael Coelho chegaram e são bons jogadores para a frente. Na lateral-esquerda Márcio Careca vem de um bom Campeonato Brasileiro pelo Barueri, mas não é um nome que me inspire muita confiança, posição que o Vasco terá mais dificuldade de repor. O papel de revelação deverá ser de Philipe Coutinho que quando completar 18 anos seguirá o caminho para Milão jogar na Internazionale.

O vasco promete ter um meio-campo muito forte, atuando com Souza de primeiro volante, Rafael Carioca e Léo Gago como volantes mais soltos e Carlos Alberto com meia-atacante. Apostar em Rafael Carioca sinto que foi o golaço da diretoria para a temporada, o jogador tem bom poder de marcação e sabe sair com a bola, será fundamental nesse novo Vasco da Gama.

O ataque dependerá muito do que Dodô poderá fazer após o afastamento por doping, gosto muito do jogador e creio que contribuirá com gols para os bons resultados do seu novo clube. Rafael Coelho também tem que mostrar que pode jogar e bem em um dos gigantes do futebol brasileiro na série A.

No ano de sua volta o Vasco dificilmente pensará em títulos, mas formou um time que não deverá sofrer durante o ano. O projeto Juninho Pernambucano pode ser um grande diferencial, pois se ele vier no meio do ano a coisa muda de figura para o clube da colina. Com o homem de setes títulos seguidos na França o Vasco poderá sonhar com dias mais monumentais.

Abraço a torcida vascaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário