quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A ultima de Dunga

Dunga convocou nessa terça-feira a seleção brasileira para o amistoso contra a Irlanda no Emirates Stadium. Essa pode ser a ultima lista de convocados, antes da escolha dos 23 representantes verde-amarelos para a Copa do Mundo na África do Sul. E ela não apresentou os nomes como; Ronaldinho, Ronaldo e Roberto Carlos. Segundo o técnico da seleção canarinho, isso não representa que eles não estarão na Copa.

O treinador da seleção verde-amarela deixa na entrelinhas que já está com o grupo fechado. Porém não posso concordar com isso. Levanto a questão, pode um jogador ser convocado só pelo que já fez na seleção? Creio que não e Dunga também já disse que o que importa é o momento do jogador, incoerência.
Não sou defensor de jogadores que não apresentaram nada, hoje não levaria nem Ronaldo nem Roberto Carlos, como também não levaria Doni, Elano, Julio Baptista, Gilberto, Michel Bastos e Kléberson. Mas porque esses 22 nomes geraram tanta polêmica?

O meia-atacante da Roma é o nome que mais gera duvida, pois ele hoje é reserva absoluto de seu clube. Se Dunga olhasse mesmo o momento, Ronaldinho mesmo tendo feito as partidas pós-dérbi sem um rendimento tão alto, vive um momento muito melhor que o meia romanista. Sobre Julio creio que seja um bom nome para a Copa por ser muito versátil, mas tem que estar atuando no clube para ir ao mundial.

Existem mais dois jogadores que hoje são reservas dentro dos clubes e foram chamados para defender a seleção. Doni e Michel Bastos, porém esses dois têm participado de mais jogos. O goleiro atua em partidas pela Copa da Itália e o Meia (Dunga o chama para a lateral) sempre está entre as opções do Lyon para o decorrer das partidas.

A grande surpresa na convocação dessa terça foi a presença de Gilberto do Cruzeiro, mas como lateral-esquerdo sendo que hoje ele atua como meia no time celeste. O experiente jogador, creio que não terá dificuldade em se posicionar como lateral.

Mas Dunga só convoca jogadores fora de posição quando lhe interessa. Ano passado, antes de se lesionar Fábio Aurélio vinha fazendo boas partidas pelo Liverpool (ora atuando na lateral, ora no meio-campo), porém nesse caso o treinador da seleção verde-amarela demorou a convocar o atleta. Hoje o atleta dos reds já está de volta ao combate, por estar disputando vaga na posição mais indefinida, ele poderá ter uma nova chance.

Na volância, Kléberson foi um nome bastante criticado. Quem vê os jogos do Flamengo, observa um camisa 15 lento e errando passes muito simples, desempenho que não justifica um chamado a seleção brasileira. Lembrando que hoje o paranaense só titular do Flamengo, por culpa das lesões de Willians, Maldonado e pela venda de Aírton.

Ainda na posição de volante, Felipe Melo segue sendo chamado. O camisa cinco de nossa seleção vem muito mal na Juventus da Itália. Mas com a amarelinha, ele sempre correspondeu e foi a grande e boa surpresa da era Dunga. Pelo momento ele não caberia na seleção, porém se crescer no clube é nome certo para a Copa.

Outra convocação revoltante é a de Daniel Alves. Um dos laterias-direitos na Copa do Mundo. Mas hoje o lateral do Barcelona está lesionado. Porque motivo levá-lo então, não existe explicação plausível para isso, mas talvez na data do amistoso ele esteja pronto para jogar.

Dunga mostra que dificilmente irá mudar seus escolhidos até a data da convocação final. Caso não ocorra uma lesão grave em algum de seus preferidos ou que um deles atravesse uma péssima fase antes da Copa. Os 23 serão bem parecidos com esses presentes nessa ultima lista.

A grande presença de volantes e segundos volantes na lista de Dunga ficará para uma próxima.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário