segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um Fla X Flu daqueles

O Maracanã estava lotado (54.726), a maioria era rubro-negra, mas a festa foi linda nos dois lados. Flamengo e Fluminense vinham com 100% de aproveitamento na chave A da Taça Guanabara. O tricolor havia marcado onze gols assim como o time da Gávea, porém a diferença entre os dois estava na defesa. Os comandados de Cuca estavam invictos, já Bruno fora vazado por seis vezes nas mesmas quatro rodadas.

O Fluminense tinha certo favoritismo pelo retrospecto, mas quando momentos antes da partida foi confirmado que Fred não iria jogar, a figura do jogo foi mudada. O favoritismo tomava a direção da Gávea de Petkovic, Vágner Love e Adriano. O jovem Alan, cria do Londrina, seria o substituto do artilheiro Fred. Ele atuaria ao lado de Maicon, promessa de muita velocidade pelo ataque do time da laranjeiras.

A minha expectativa se refletiu em campo. Cada um por uma ponta infernizavam a defesa rubro-negra. Andrade escolheu não utilizar Willians desde o início do jogo, no seu lugar atuaria Fernando, que vem bem pelo Fla, contrariando meus prognósticos. No caso do clássico de hoje, acharia mais interessante a escalação de Willians, por ser rápido ele seria uma ótima alternativa na marcação do jovem e veloz ataque tricolor.

O Fluminense mostrou que com ou sem seu artilheiro daria trabalho. E com a velocidade que o tricolor abriu o placar. Em enfiada de bola de Diguinho, a defesa rubro-negra errou na linha de impedimento, Alan recebeu livre e abriu o placar. Nesse momento o Flamengo não conseguia chegar ao ataque, Pet estava muito marcado e não conseguia municiar a badalada dupla ofensiva, Love e Adriano. Antes dos 30 minutos de primeiro tempo, a torcida tricolor ensaiava gritos de “olé”.

O segundo gol era questão de tempo. E veio em mais uma jogada de Alan, o atacante sofreu pênalti de R. Angelim, não interpretei como o árbitro. O argentino Conca converteu o penal e aumentou a alegria de sua torcida. Porém seu companheiro Diguinho, tratou de igualar as coisas, cometendo um pênalti infantil em Juan. Adriano se posicionou para a cobrança e anotou seu gol de numero 200 na carreira.

O gol rubro-negro ocorreu por acaso, pois o time continuava não jogando bem. Cássio subiu ao ataque, chutou e conseguiu o escanteio, Conca cobrou, Kléberson e Álvaro não conseguiram afastar e o próprio Cássio fez o terceiro. O 3 X 1 para o Flu no primeiro tempo foi justo, mas talvez pudesse ter sido mais, o Fluminense dominou totalmente as ações nos primeiros 45 minutos.
Na segunda etapa o Flamengo voltou com Vinícius Pacheco no lugar de Pet e Fernando deu lugar à Willians. Com isso o jovem meia flutuaria no espaço entre meio-campo e ataque, enquanto Willians assumiria a posição de Kléberson, como segundo homem de armação do meio e o pentacampeão viria para a esquerda ser o segundo volante de marcação.

Porém as modificações não pararam por aí. A equipe hexacampeã brasileira voltou com uma mentalidade de vencer, ou quem sabe empatar a qualquer custo. E no outro lado, o voltar 100%, pois não estava nada ganho, ficou só no discurso. O rubro-negro logo diminui, em uma cobrança de escanteio, Adriano brigou com três adversários e após a confusão a bola sobrou para Vágner Love que marcou. O empate veio logo com uma boa jogada de Vinícius pela direita, ele cruzou, Gum cortou mal e bola sobrou para Kléberson que de primeira igualou o marcador.

O Flamengo cresceu e o Fluminense sentiu os gols. Quando a vitória parecia estar ao alcance rubro-negro, o importantíssimo, Álvaro foi expulso. Jogando com um a mais o tricolor passou a dominar a partida e o rubro-negro se fechou atrás, posicionando-se apenas com Adriano na frente, Love passou a ajudar na marcação pela direita. O time das Laranjeiras ficava com a bola, porém não conseguia furar o bloqueio do adversário.

Os contra-ataques eram o caminho para a vitória do clube da Gávea. E o quarto gol veio com uma jogada de Vágner Love, que caindo encontrou V. Pacheco na entrada da área e esse rolou para o Imperador marcar o gol da virada. E para matar a partida Adriano recebeu (em posição legal) um lançamento de Willians e com calma tocou no canto do goleiro Rafael.
A vitória do Flamengo mostrou como o ataque rubro-negro está forte para essa temporada e que Fred fez falta ao Fluminense, mas não acredito que mudaria o placar final da partida de hoje. Willians provou que é importante tanto defesa quanto no ataque. Pet que já vinha caindo de produção no final do ano passado, também não esteve bem hoje e foi muito bem substituído por Vinícius Pacheco, jogador que vejo bom futebol já faz um tempo.

A derrota do Fluminense hoje foi mais dolorida para o tricolor do que os 6 X 0 que o Vasco aplicou no Botafogo. O que acontece é que hoje o time de Cuca tinha certeza que alcançaria a vitória sobre o Flamengo, já no ultimo clássico carioca o Botafogo em momento algum pensou que venceria a partida, pois aos 33 minutos já havia sofrido três gols.

Hoje tivemos duas partidas de 45 minutos uma que o Fluminense foi melhor e o outra que o Flamengo, em quase sua totalidade com dez jogadores, jogou muito mais que os adversários e alcançou a vitória que ao final do primeiro tempo parecia ser inalcançável.

Abraço a todos


Foto: Maurício Val/Vipcomm/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário