segunda-feira, 8 de março de 2010

A decadência do Tubarão

Ano passado minha primeira matéria jornalística na Faculdade foi sobre o Londrina. O cenário não era nada animador. O clube acabarade cair para a segunda divisão do fraco Campeonato Paranaense. O time alviceleste vivia cercado de mistérios, ninguém sabia quem estaria em campo na estréia na série D do Campeonato Brasileiro, salários atrasados também se faziam presentes.

Porém o presidente Peter Silva, na época garantiu que formaria um time que brigaria pelo acesso. Mas não foi isso que a cidade viu. O tubarão até passou da primeira fase e ficou na segunda etapa da competição. A vaga na Copa do Brasil de 2010 veio com a conquista da Copa Paraná no segundo semestre de 2008 (ultimo título do clube).

A expectativa da cidade é que quando iniciasse a disputa do torneio nacional, o Londrina estivesse brigando para estar na segunda fase do Campeonato Paranaense e que estivesse qualificado para a disputa da Série C. Com esse cenário era claro que a torcida que nunca deixou o clube na mão estaria lotando o Estádio do Café. Mas como já perceberam pelo começo do texto, a situação atual é totalmente contrária a sonhada pelos entusiastas do tubarão.

A terceira cidade do sul do país, Londrina que conta com um mercado em efervescência, não consegue dinheiro para manter seu clube. Vive dependendo de parceiros que não conhecem a realidade do tubarão. O grupo paulista, Universe que atualmente administra o futebol londrinense tem no LEC a sua primeira experiência dentro futebol. Para agravar a situação os investidores dividem suas atenções entre Londrina e Campo Mourão (outro time administrado pela Universe). Um representante da empresa afirmou que crê que ambos subirão para a 1° divisão do Paraná.

O time para a disputa da Copa do Brasil foi montado às pressas. Treinou em Campo Mourão e conhecem apenas o aeroporto de sua cidade sede (onde passaram quando foram para Minas). Resultado disso um time regular tecnicamente, mas com um grande déficit físico. A derrota por 1 X 0 para o sexto colocado do Mineirão, o Uberaba chegou a ser comemorada por se tratar de um resultado reversível.

Agora pensam vocês que o Londrina jogará em Londrina, ou pelo menos está treinando em casa, ledo engano. O clube treina em Campo Mourão e jogará em Paranavaí. Isso porque o Estádio do Café não foi aprovado pela Federação Paranaense de Futebol para a disputa da Copa do Brasil. Os prognósticos não são os melhores, o Uberaba que vem bem no Mineiro e já tem a vantagem deve passar. E daí, o que acontecerá com o Londrina é uma grande incógnita.
As arquibancadas do Estádio do Café ficarão assim na Quarta-feira.

Um fato que deveria ser rotina, porém ganhou grande destaque na imprensa nessa semana
foi o pagamento dos salários. E pela primeira vez dentro de muito tempo o dinheiro foi depositado com antecedência e não com muito atraso, situação mais comum.

Já dizia o ex-craque alviceleste, Carlos Alberto Garcia – destaque no time que ficou em quarto lugar no Brasileirão de 77 – que o cenário da cidade não contribui “As dificuldades são imensas, acho que a cidade inteira tinha que ter o envolvimento para ajudar o clube e isso não acontece, só da boca pra fora”.

Abraço a todos e força Tubarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário