sábado, 6 de março de 2010

Mario Balotelli, o italiano

A Squadra Azzurra estará na África do Sul em junho para tentar igualar o número de títulos da seleção brasileira. Mas o que esse negro italiano tem haver com a história de Copa? Ele não tem sido convocado para defender a equipe principal, mas já merece ser lembrado por Marcelo Lippi.

O nerazzurro vem fazendo uma boa temporada pela Internazionale, normalmente vindo do banco. A sua entrada em campo sempre leva o imprevisível ao gramado. Velocidade, bons dribles, arremates e claro, as polêmicas rondam o ano de Super Mario. Mas vamos contar a história do ainda jovem atacante da bota.

Mario Barwuah Balotelli nasceu em 12 de agosto de 1990 na cidade de Palermo, Itália. Porém a vida colocou o primeiro desafio e a grande virada de sua vida. Super Mario foi abandonado pelos pais, mas a mudança ocorreu com a sua adoção pela família Balotelli. Onde recebeu muito carinho como um verdadeiro membro do clã dos Balotellis.

Começo da carreira

Balotelli desde o cinco anos de idade o descendente de ganeses decidiu que seria um jogador de futebol. Em Brescia começou atuando no time da sua vizinhança e logo foi para o Parish de Mompiano. Depois foi jogar no AC Lumezzane, lá logo foi promovido ao time principal. E estreou com 15 anos pela Série C em uma partida contra o Padova. Até hoje Super Mario é o jogador mais jovem a jogar um jogo de tal divisão na Itália Dificilmente esse recorde será quebrado, pois para atuar com menos de 16 foi necessária uma autorização especial.

Com a precocidade de seu surgimento para o futebol, ficava claro que ele seria procurado por outros clubes da Europa. Quem venceu a disputa foi a Fiorentina. Mas a falta de um passaporte italiano fez com que o negócio fosse cancelado. A Internazionale não perdeu a oportunidade e trouxe Balotelli para o seu settore giovanile (categorias de base).

Mario quase parou em Barcelona. O italiano antes de assinar com a Internazionale foi passar por um estágio na Catalunha. Por lá marcou oito gols. O negócio não deu certo, pelo fato do ITALIANO não ter passaporte ITALIANO. Isso é estranho, pois mesmo tendo na nascido na Itália e nunca tendo deixado o país. O jogador teve grandes dificuldades para conseguir a sua cidadania italiana, que só conseguiu aos 18 anos. Sorte nerazzurra!

A Internazionale

No Allievi Nazionali (sub-16) da equipe de Moratti, Balotelli chegou fazendo 19 gols em 20 jogos. Ele logo foi promovido à equipe Primavera (sub-20) e marcou 8 gols em 11 partidas. A precocidade também veio ao ascender e jogar no elenco profissional. Roberto Mancini levou o garoto de 17 anos para o jogo contra o Cagliari no ultimo encontro da Serie A em 2007, Super Mario ficou dois minutos em campo.

Três dias depois voltou a jogar, e dessa vez atuou os 90 minutos na partida válida pela Copa da Itália contra o Reggina fora de casa. Mario mostrou seu talento anotando dois gols na vitória de seu clube por 1 X 4. A Copa da Itália é a competição “preferida” de Balotelli. Com mais uma atuação de gala na Copa, agora frente a Juventus no Olimpico de Turim. Super Mario marcou dois belos gols e foi chamado de fenômeno de 17 anos.

As polêmicas

O camisa 45 da Inter não se destaca apenas pela precocidade e bom futebol. As suas declarações sempre repercutem muito na imprensa italiana e mundial. Atualmente o “problema” do momento é o fato de afirmar ser milanista. O italiano já até foi a um jogo do Milan, a partida contra o Manchester na UCL. A torcida interista levou a resposta no jogo seguinte, a faixa escrito – “Mario, vá a Manchester também!”. O atacante explicou a um programa de televisão que não foi ver a equipe rossonera e sim a um bom jogo. Eu não acreditei, e vocês?

Anteriormente as vaias pelo fato de ser negro, os pedidos de silêncio e a falta de empolgação ao comemorar seus gols. Eram pauta na mídia mundial. Até multa por reagir aos insultos racistas vindos da arquibancada, o jogador recebeu. A torcida bianconerri levou uma faixa na qual dizia – “Não há negros italianos”. Porém a seleção sub-21 da bota, vem alinhando com três negros. Um tapa na cara desses que pensam assim.

Atual Temporada e a Copa do Mundo de 2010

Balotelli ainda não é um titular da equipe interista. Mas sempre entra nas partidas tanto na Champions e quanto na Serie A. Sua participação nos jogos vem subindo a cada ano. Com Super Mario em campo, a Inter muda suas características, a velocidade e a habilidade pouco comum para os italianos. Faz a diferença.

Os nerazzurri contaram com a ajuda de Balotelli em confrontos de UCL, Copa da Itália e Campeonato Italiano. Para se ter uma ideia, o badalado Samuel Eto’o marcou 8 gols na Serie A do Calcio enquanto o negro italiano anotou 7 tentos. Mas o detalhe é que o camaronês teve muito mais tempo em campo.

Os clamores por uma convocação a Copa começam a tomar conta da Itália. Porém Marcelo Lippi, já deixou claro que o atacante nerazzurro é um nome a ser pensado para o futuro. Portanto, por hora Balotelli seguirá atuando nas seleções de base italianas.

Abraço a todos!

Este post foi revisado, atualizado e expandido neste texto: Todos os Balotellis em um só

Fotos: Controcampo.sportmediaset.it e Skysport.it

5 comentários:

  1. Nunca gostei do Balotelli, fizeram muito enxame de para com um jogador, na minha opinião, fraco.



    http://futebolarisca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. NAO FALTA MUITO UM DIA O RACISMO ACABA E AI VAMOS VER QUEM É QUEM,ANTES TINHA MUITO MAIS RACISMO AGORA MINHA GENTE OLHEM AONDE ESTAMOS.

    ResponderExcluir
  3. Balotelli queria te conhecer sou seu maior fã quando crescer quero ser que nem você

    ResponderExcluir
  4. meu nome é wesley de jesus

    ResponderExcluir
  5. balotelli e um otimo jogado eu me espelho ne le

    ResponderExcluir