quinta-feira, 20 de maio de 2010

As crises de Professor Belluzzo

O dirigente Belluzzo, que por enquanto pouco fez pelo Palmeiras - Gazeta Esportiva

A era Luiz Gonzaga Belluzzo no Palmeiras tem sido simplesmente um desastre. Desde que o economista assumiu o comando de seu clube do coração, ele não conseguiu manter no futebol o prestígio conquistado na economia.
 
Vanderlei Luxemburgo, Jorginho, Muricy Ramalho, Antônio Carlos Zago e agora, o interino Parraga. E títulos? Não, isso não aconteceu ainda na era Belluzzo. Na verdade, a equipe alvi verde esteve muito perto do título no Brasileirão de 2009, porém no final o Palmeiras perdeu força e o mais incrível, ficou fora até da Libertadores.
Marquinhos e Robert as duas últimas vitímas da limpa no Palmeiras - Ag. Estado

Voltando aos nomes do início do parágrafo anterior, será que toda essa bagunça do Palmeiras era culpa do técnico? Creio que não seja. O time de Palestra Itália vive muito mal no extra-campo, tais problemas resultaram na saída não só de treinadores como também de jogadores. Vágner Love, Maurício Ramos, Obina, e os três últimos Robert, Diego Souza e Marquinhos.

É complicado dizer de quem é a culpa. Mas a soma de todos os problemas acabou gerando essa enorme “bola de neve” alvi verde. Vamos a eles:

Adiministração:

A parceiria Traffic e Palmeiras tinha tudo para dar certo, a empresa logo trouxe jogadores como Henrique, Diego Souza e Keirrison. O primeiro atleta logo teve destaque e se mandou para o Barcelona, a parceira não fez força para segura-lo no Palestra. O atacante Keirrison começou bem 2009, porém na primeira prospota, que coincidiu com sua queda de rendimento a Traffic mais uma vez liberou o atleta. Na época o Palmeiras ficou sem um atacante de área.

Fica claro que a diretoria palmeirense sem a Traffic tem um poder de investimento muito baixo em relação as outras equipes. A empresa até já ajudou a equipe na contratação de jogadores (Diego Souza é um exemplo), porém o seu foco é investir em jovens e ganhar dinheiro ao vendê-los. Portanto sempre que um jovem da Traffic se destacar no Palmeiras, na primeira proposta interessante, a empresa o venderá.

Outro problemas que não era comum ao Palmeiras nos últimos anos, mas que reapareceu na gestão Belluzzo foram os salários atrasados. Há quem diga que o atraso dos vencimentos não influi no desempenho dentro de campo, eu afirmo que isso tem influência sim. E na panela de pressão alvi verde, os três meses de atraso foi mais um fator da derrocada palmeirense.

Torcida:

Os adeptos alvi verdes são daqueles mais fanáticos no Brasil, na reta final do Brasileirão 2009 em que a equipe sucumbiu, o Palestra Itália teve bons públicos. Na maior parte dos jogos, a torcida apoiou o tempo, porém o time não alcançou a posição esperada.

Os torcedores, até certo ponto com razão, resolveram cobrar, o que é direto de todos aqueles que pagam ingresso. O grande problema foi a ação inpensada de alguns deles, falo dos três que atacaram Vágner Love, quando o jogador estava em um banco. Esse episódio contribuiu muito para a saída do artilheiro do amor, que hoje é o artilheiro do Flamengo na temporada.

Diego Souza também está saindo do Palmeiras, parte pela ação da torcida. Dessa vez a culpa dos integrantes da famosa “turma do amendoim” do Palestra Itália. O melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2009 começou a temporada em baixa e a torcida o vaiando a cada vez que saia de campo.
Diego Souza se irrita com as vaias da torcida - Ag. Lance

O problema é que normalmente o desempenho dos meias-atacantes depende do resto do time. Diego Souza é um ótimo jogador, mas é inconstante e atuando ao lado de jogadores de um nível técnico mais baixo seu futebol ficou prejudicado. E a torcida deixa claro que não entende isso.

Elenco Fraco:

Marcos; Vítor, Léo, Danilo, Gabriel Silva; Pierre, Edinho, Cleiton Xavier, Lincoln, Ewerthon e Paulo Henrique. Não seria uma equipe no minímo regular, sim, mas o futebol atualmente não se resume a onze jogadores, ainda mais se eles não formarem um bom time e sim um time regular.

O futebol tem sido muito mais elenco, coisa que passa longe do Palmeiras. É fato que para retomar as conquistas o alvi verde terá que abrir os cofres, pois do jeito que está e com os jogadores que já estão no Palestra Itália, não haverá um treinador que faça esse time palmeirense jogar e retomar o caminho dos títulos.

Futuro:

O próximo treinador que pode ser, Adilson Baptista, ou qualquer outro e talvez possa até ser o nome dos sonhos da diretoria, Felipão (Que espera a Copa do Mundo e dá prioridade a times europeus). Qualquer um deles terá que sentar com a diretoria e exigir contratações, pois caso contrário, por mais eficiente que o treinador seja não conseguirá levar o time a nenhum lugar.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário