quinta-feira, 13 de maio de 2010

Premier League 2009/10

Campeão: Chelsea – 86 pontos

Vice-campeão: Manchester United – 85 pontos

UEFA Champions League: Chelsea, Manchester United, Arsenal e Tottenham

UEFA Europa League: Machester City e Aston Villa

Rebaixados: Burnley, Hull City e Portsmouth

Subiram da Championship: Newcastle United e West Bromwich Albion

Playoffs pra ver quem sobe para a Premier League: Blackpool X Cardiff City, jogo único no dia 22 de maio em Wembley.

Craque: Rooney (Manchester United) - (Foto: Ag. Reuters)

Artilheiro: Drogba (Chelsea) – 29 gols

Vice-artilheiro: Rooney (Manchester United) – 26 gols


Líder em assistência: Frank Lampard (Chelsea) – 14 passes para gol

Melhor media de público: Manchester United – 74.864 espectadores por jogo

Uma temporada diferente na terra da rainha, não, os integrantes do Big Four não deixaram de serem protagonistas da Premier League 2009/10. A grande mudança esteve no desempenho deles na UEFA Champions League, muito abaixo em relação a anos anteriores. E claro o crescimento do Manchester City.
Tévez deixado de lado no United foi ao City para brilhar - Ag. Reuters

Começarei falando dos Citizens. O novo rico fez um temporada de afirmação e “roubou” craques do Big Four. Adebayor e Kolo Touré vieram dos Gunners, Tévez trocou de Manchester, além de enfraquecer rivais pela vaga na UCL, como no caso da compra de Lescott do Everton.

O início da disputa não mostrava muitas novidades, Manchester, Arsenal e Chelsea se colocando como principais candidatos ao troféu. O Liverpool já entrava em crise, a venda de Xabi Alonso unida as lesões de jogadores importantes em campanhas passadas deixavam os Reds longe dos primeiros lugares.

Em um momento, ficava claro para o blogueiro que o Arsenal deixariam para trás a alcunha de time do futuro. Porém, não foi isso que ocorreu, United e Chelsea surgiram e assumiram o posto de gigantes, que tem sido nas últimas temporadas.

O primeiro a ficar na ponta e dar sinais de título foram os Blues, com Drogba em fase espetacular o marfinense conduzia o time a vitórias atrás de vitórias. Mas em Manchester estava Rooney, que em um segundo momento assumiu o posto de craque da Premier League. Com o papel de ocupar o posto de protagonista, outrora de Cristiano Ronaldo, o shrek não sentiu o peso e colocou os Red devils na ponta faltando pouco para o final da temporada.

A briga pelo título era interessante, mas a disputa por vagas nos torneios continentais era igualmente atraente. Tottenham, Manchester City, Aston Villa e o Liverpool viviam a expectativa da conquista da vaga para disputar as fases preliminares da UEFA Champions League 2010/11.
 Gerrard em um dos maus momentos do Liverpool no Campeonato - Ag. Reuters

A volta de Fernando Torres e o crescimento de Aquilani colocavam os Reds como um dos favoritos a vaga. Porém faltava elenco para conseguir lidar com as lesões, reta final da UEFA Europa League e a luta pela quarta vaga. O time da terra dos beatles sucumbiu no final e acabou em sétimo lugar, colocação que o deixa fora de qualquer disputa em nível continental. Para a próxima temporada, o time terá que investir em vários nomes para dar profundidade ao elenco.

O Manchester City também teve um crescimento assobroso no final e a vaga foi dada como quase certa. Tévez seguia em boa fase, Adebayor passou a marcar com mais frequência, Wrigth-Phillips, Bellamy e Adam Johnson acertando os flancos dos Sky Blues.

O Aston Villa mesmo com a qeuda no final, segurou a vaga na UEL. Um prêmio bastante interessante para o time que disputou com rivais com muito mais investimento. O agravante é que o Villa ainda se dividiu com a disputa da Carling Cup na qual saiu com o vice-campeonato ao perder para o Manchester United.

Porém todas essas equipes esbarraram no Tottenham. Uma equipe bastante interessante e que apostou no ataque para chegar aonde chegou. O crescimento defensivo também foi destaque na reta final dos Spurs. O goleiro brasileiro Gomes, executou alguns milagres nas últimas partidas. Essa quarta vaga para a Champions é merecida.
 Nasri, mais um dos lesionados do Arsenal - Ag. Reuters

Voltando a briga pelo título, as lesões (Tem sido comuns nos últimos anos) e os problemas na defesa atrapalharam o time do norte de Londres. Porém o terceiro lugar – uma posição a frente da alcançada na temporada passada, acabou sendo bom para os Gunners. Um time que assustou a todos, ao apresentar velocidade no toque de bola, troca de passes e jogadores habilidosos. Acabou atrás apenas de Chelsea e Manchester United, mas que conta com perspectivas melhores para o ano que vem.

O United chegou a ser o líder, porém os Blues atropelaram na reta final. Com renascimento de Malouda, a melhora de Lampard o time passou por cima dos adversários. Nos últimos dez jogos os comandados do “retranqueiro” Carlo Ancelotti, perdeu apenas para o Tottenham e empatou com o Balckburn, os dois jogos longe do Stamford Bridge. Nessas dez partidas marcou 38 gols e sofreu 6 tentos. E na arrancada, ainda goleou por três vezes, 7 X 1 contra o Aston Villa, 7 X 0 no Stoke City e 8 X 0 no Wigan.
A equipe do Chelsea comemora o título da Premier League - Ag. Reuters

Se alguém contesta o Chelsea, veja os números: 6 vitórias em 6 jogos contra os integrantes do Big Four, segunda melhor defesa da EPL, melhor ataque da “era moderna” do Campeonato Inglês com 103, o artilheiro Drogba com 29 tentos anotados e o jogador que mais deu passes para gol, Lampard com 14 passes decisivos.

A quem ainda procura algo para contestar o incontestável Chelsea, lembrem-se que o time ainda decidirá a FA Cup contra o Portsmouth, em Wembley, no próximo dia 15, e é favorito.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário