segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 11

A reafirmação da Espanha foi o que mais forte ocorreu nesse dia onze de Copa do Mundo na África do Sul. Mas também não posso deixar de falar, que Portugal se redimiu da primeira partida e marcou a maior goleada desse Mundial, 7x0 na ambiciosa Coreia do Norte. E teve algo que não mudou, a seleção chilena manteve o bom futebol e teve a Suiça matendo seu futebol focado na defesa.

Portugal 7x0 Coreia do Norte

Uma goleada para ninguém botar defeito. Foram sete gols, e se enganam aqueles que pensam que os gols foram saindo aos poucos, não. Posso dizer que tivemos dois picos de gols. O primeiro durou sete minutos e foram marcados três tentos. O segundo, já no final da partida, durou oito minutos e também teve três gols.
Raul Meireles e Tiago, a dupla de volantes jogou muito hoje - Getty Images

Portugal atuou no 4-3-3, dessa vez sem Deco e com Tiago no meio-campo. Assim o time jogou muito bem, mas o placar engana pois em 25 minutos vimos uma partida equilibrada e com ataques dos dois lados. A Coreia do Norte autuava no 3-3-3-1, mas também chegava ao gol defendido por Eduardo.

Dois fatores levaram a Coreia a sofrer a goleada. O primeiro foi achar que poderia ganhar, por isso se abriu e deu espaços aos lusos. E, talvez, tenha havido um pouco de azar, pois Portugal esteve em um dia inspirado. Os dois volantes que saiam para o jogo, Tiago e Raul Meireles fizeram partida soberba. Mesmo sem seu maior astro em grande dia, o “chocolate” apareceu, apenas Tiago marcou dois gols, os outros tentos foram de cinco jogadores diferentes.

Com esse placar os portugueses poderão disputar a primeira colocação do grupo G no último jogo contra o Brasil e também praticamente deixam a Costa do Marfim sem chances de chegar a segunda fase. O jogo de sexta-feira promete ser muito interessante. Mas ainda creio que o Brasil passará pelos descobridores.

Chile 1x0 Suiça

A primeira rodada desenhava que esse jogo seria o ataque chileno contra o sistema defensivo dos suiços. E isso ocorreu. O Chile jogou com 3-3-1-3, M. Fernández era o homem de criação. No ataque a badalada volta de H. Suazo ocorreu, mas só no papel, pois o atacante do Zaragoza nada fez.

A tendência de ataque contra defesa só aumentou quando o jogador Suiço Behrami foi expulso aos 30 minutos da primeira etapa, por um lance que ele deixa o braço no advesário, mas o jogador apenas protegia a bola com o corpo. Daí em diante o dominio de La roja apenas aumentou.

Porém fazer gols na baliza defendida por Benaglio não é fácil. O suiço que atua no Wolfsburg-ALE vem fazendo uma Copa muito boa e é para mim, por enquanto, o vencedor do troféu Yashin (Melhor goleiro). A defesa resistiu até os 29 minutos do segundo tempo, quando Mark González completou de cabeça o cruzamento de Paredes, após receber bom passe de Valdivia em ligeiro impedimento.

O trio de arbitragem foi mal, aplicou cartões de forma exagerada e ainda falhou no lance do gol. Mas houve ponto positivo, pois o bandeira deu um impedimento no gol que seria o primeiro chileno e que realmente havia a posição irregular.
Valdivia, o homem do passe que furou a retranca mais duradoura de todas as copas - AFP

A partida terminou seguindo o mesmo ritmo, o Chile esteve próximo de ampliar o placar, mas o resultado ficou em 1x0. Agora o Chile tem que torcer contra a seleção Suiça para não precisar de pontos contra a Espanha para chegar a próxima.

Espanha 2x0 Honduras

A seleção hondurenha pelo o que jogou nos dois primeiros jogos dessa Copa se mostrou como pior time do grupo H. Portanto era o adversário ideal para a Espanha se recuperar da estreia fraca.

A furia atuou no 4-2-3-1 com Villa deslocado no lado esquerdo do meio-campo espanhol. Fernando Torres era o centroavante, mas pouco produziu. Xavi como armador central também foi mal.

Mas a equipe europeia dominou a partida, semelhante ao que fez frente aos suiços, mas dessa vez conseguiam assustar o arqueiro adversário. Chutes de fora área, infiltrações e com as jogadas de Villa que ia muito bem na esquerda.
Villa e Torres, quando ambos estiverem em seu melhor, será difícil parar a Espanha - AP

Foi com uma jogada genial do novo contratado blaugrana. O camisa sete fez um carnaval no lado direito da defesa hondurenha e desequilbrado colocou no gol, um golaço. Villa fez mais, dessa vez com um chute de fora da área, que contou com o desvio da defesa para matar o goleiro. E teve mais do homem do jogo, ele ainda perdeu um penal e acertou a trave.

As entrada de Fàbregas e Juan Mata no final da partida mostraram que os espanhois tem um bom banco de reserva.

O jogo não foi nenhuma maravilha, a Espanha não deu show, mas não passou perigo e também se tivesse tido mais sorte poderia ter feito pelo menos uns cinco gols. A furia mostra que tem que ser respeitada e que é sim candidata ao título da Copa do Mundo África do Sul 2010.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário