quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 12

As primeiras oitavas de final foram definidas nesse décimo segundo dia de Copa do Mundo. E com o ar decisivo das partidas, o nível do futebol também evoluiu, além disso, a emoção cresceu e muito. Como diria o outro, “É decisão, amigo!”.

México 0x1 Uruguai

O empate era bom para ambos, portanto teríamos um jogo de compadres. É, muita gente acreditava nisso. Mas no Royal Bafokeng, 33.425 pessoas viram um jogo muito aberto e de ótimo nível técnico.

Os mexicanos vinham no tradicional 4-4-3 e o Uruguai repetia o 4-3-1-2, com Diego Forlán como enganche, que já havia dado certo no jogo contra a África do Sul. O treinador mexicano Javier Aguirre errou ao insistir em escalar Blanco, pois Vela estava machucado. Existiam melhores opções como Barrera e J. Hernández, que entraram em campo apenas no segundo tempo.
Forlán e Suárez, com o primeiros mais recuado a dupla deu certo - EFE

O gol único da partida veio em uma jogada que tudo planejado por Oscar Tábarez deu certo. A jogada do gol foi resultado da alteração tática implantada por ele a parti do segundo jogo. Forlán tocou para Cavani na esquerda, o atacante cruzou e Luis Suárez completou de cabeça. O camisa nove da celeste olimpíca, que após uma má exibição na primeira rodada foi comparado a Afonso Alves (outro jogador que teve sucesso na Eredivisie, mas sumiu em centros maiores), mas ele provou o seu valor e já vai para o seu segundo jogo jogando muito bem.

O grande lance de El Tri no primeiro tempo foi a bomba de fora da área, que explodiu no travessão. A bola chutada por Guardado, que foi substituido antes de Blanco, mais um erro do treinador mexicano. O jogador do Deportivo tem vaga nesse time.

A segunda etapa seguiu muito aberta, os mexicanos estiveram mais perto do empate do que os uruguaios de seu segundo tento. A vitória uruguaia os livrou do enfrentamento contra a Argentina nas oitavas de final, missão que ficou para os mexicanos. A celeste olimpíca irá com ligeiro favoritismo frente a Coreia do Sul.

França 1x2 África do Sul

Como esperava os africanos foram para cima dos franceses acreditando que poderiam alcançar a seugnda fase da Copa do Mundo. Os bafana bafana vieram com um desenho tático diferente, Parreira deixou de lado o 4-2-3-1, para atuar no 4-4-2 ortodoxo, com essa formação teria dois atacante e ficaria mais ofensiva, e foi o que ocorreu.

A França entrou em campo com um time muito mudado em relação aos últimos jogos. O outrora capitão Evra foi para o banco, Anelka voltou para casa, portanto o time estava realmente diferente. A tática era parecida, um 4-3-3, que em alguns momentos se tranformava no 4-2-3-1, já tradicional da equipe.

Empurrados por 39.415 pessoas, os donos da casa começaram atacando e sem dar muitas chances aos franceses. Les Bleus não estavam em seu melhor, portanto o trabalho de atacar da África do Sul não era tão difícil. O primeiro gol saiu aos 19 minutos, tshabalala bateu escanteio, Lloris falhou no meio da área e Khumalo completou para o gol no segundo pau.

O jogo ficou melhor para os donos da casa quando Gourcuff foi injustamente expulso aos 25 da primeira etapa. Depois disso a partida seguiu o mesmo ritmo, e com 36 minutos foi a vez de Mphela completar jogada de Masilela e Tshabalala pela esquerda para empurrar para o gol. O 2x0 na primeira etapa não dava a classificação aos africanos.
Os craques franceses, dois deles foram reservas durante toda a competição - Ag. Reuters

No segundo tempo de partida, a África do Sul continuava criando chances de ampliar o marcador, mas faltava pontaria. A França melhorou com um jogador a menos na segunda etapa, Raymond Domenech deixou Malouda, Ribéry e Henry soltos e com liberdade quase que total. Foi com eles que o único gol frances na Copa foi anotado. Ribéry recebeu passe de Sagna e invadiu a área, aproveitou-se da saída de Josephs e rolou para Malouda, que só teve o trabalho de mandar para as redes.

Os bafana bafana não conseguiram a classificação, foram os primeiros anfitriões a serem eliminados na primeira fase do Mundial. Mas Parreira pela primeira vez ganhou uma partida de Copa sem estar comandando o Brasil. Além disso a seleção da África do Sul deu uma última alegria a sua torcida na Copa de 2010.

Pelo lado francês ficou o sentimento, que caso Crazy Ray não estivesse no banco o time poderia ter ido mais longe. As escolhas errada de Domenech atrapalharam, mas a falta de comando do técnico fora de campo foi o ponto decisivo para a derrocada francesa. A melhor coisa a ser feita, era demitir o treinador após o fracasso na Eurocopa de 2008, onde os franceses pararam na primeira fase com apenas um ponto e com uma goleada após sofrerem uma goleada por 4x1 da Holanda. Agora, é esperar pra ver do que será capaz Laurent Blanc, o novo comandante da seleção.

Grécia 0x2 Argentina

Os gregos queriam o empate, pois o resultado poderia dar a vaga para a segunda fase a eles. O treinador Otto Rehhagel escalou a equipe com cinco zagueiros, três volantes, apenas um armador e Samaras isolado no ataque. Já a Argentina jogava com apenas quatro titulares, Messi, Verón, Demichelis e S. Romero.

No final da partida Palermo avisou: “Maradona disse que teriamos a nossa chance, e não somos um time e sim grupo, todos devem estar prontos para jogar.” No primeiro a retranca armada pela Grécia deu resultado, os hermanos nada conseguiram, mas também não passaram perigo. A única jogada grega era o lançamento longo buscando Samaras, porém a produção foi igual a zero.

Um detalhe do primeiro tempo foi que a Argentina criou poucas oportunidades para finalização. Com isso Milito, Messi e Agüero participaram pouco da partida. O genro do técnico foi dentre eles o que mais buscou o jogo. As mais perigosas foram: Dois chutes de fora da área (Messi e Verón) e uma bola de Agüero na pequena área. A semelhança entre os lances foi a participação decisiva de Tzorvas, o goleiro grego defendeu as três.
Diego Maradona é o personagem da Copa até aqui - Getty Images

Na segunda etapa a Grécia seguia sem fazer uma boa partida, e apenas se defendia. Uma hora teria que sair o gol alvi-celeste e ele surgiu com Demichelis. Em um escanteio batido por Di María – Mais um que ainda está devendo – ele cabeceou em Milito, mas a bola voltou para ele e marcou o 1x0.

O segundo tento estava reservado para Messi, mas ele ainda não saiu do zero nessa Copa. La Pulga fez jogada pela direita, arrematou bem para o gol e Tzorvas defendeu, mas na sobra Palermo mandou para as redes. Com o gol anotado aos 43 minutos do segundo tempo, o maior artilheiro da história do Boca Juniors se tornou o argentino mais velho a marcar um gol em Mundiais.

A Grécia pouco jogou nessa primeira fase, contou com a infantilidade de Kaita para ganhar da Nigéria, mas no mais quase nada fez. Já a Argentina ganhou todas as partidas e sofreu um único gol, além disso mostrou que tem bons jogadores no banco de reservas e deverá chegar longe na Copa do Mundo África do Sul 2010.


Nigéria 2x2 Coreia do Sul

O empate teve sabor diferente para as duas equipes. Os asiáticos conseguiram se classificar a próxima fase, já os africanos voltam para casa. Até pela necessidade de uma vitória as super águias que se colocaram para o ataque primeiramente.O treinador Lars Lagerback colocou a equipe em um 4-4-2 ortodoxo, muito ofensivo. A seleção coreana jogava no 4-2-3-1, mas focava na parte defensiva.

O primeiro gol saiu rapidamente. Com onze minutos de partida, Odiah cruzou bola rasteira para a área e Uche antecipou Cha Du Ri, e assim conseguiu empurrar a bola para o gol. Com o tento das super águias, os asiáticos foram obrigado a sair mais para o jogo, a partida ficou interessante.

Os coreanos passaram a deixar o contra-ataque para o veloz time nigeriano, que acertou a trave do arqueiro Sung Ryong. Mas quem marcou foi a Coreia. Com Jung Soo completando, de canela, cruzamento após cruzamento em uma falta.
Yakubu perdeu um gol incrível - Ag. Reuters

Com três minutos de segunda etapa, Chung Young cobrou uma falta e matou Enyeama. O gol eliminava qualquer chance de classificação aos nigerianos. Por isso as super águias partiram para cima e assim começaram a perder gols atrás de gols. O mais incrível foi perdido por Yakubu, que tinha o gol livre a sua frente e tocou com a perna direita e conseguiu o feito de perder o gol de dentro da pequena área.

O camisa oito se recuperou, ao bater a penalidade cometida por Nam Il em Obasi. Porém o empate não classificou os nigerianos, que no final ficou com o sentimento de que poderia ter passado de fase, era só ter acertado o pé.

Agora a Coreia pega o Uruguai nas oitavas, mas os sul-americanos tem um ligeiro favoritismo.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário