sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 16

Parafraseando os Playoffs da NBA, agora é vencer ou voltar para casa. As oitavas de final da Copa do Mundo de 2010 começaram. Hoje se enfrentaram Uruguai e Coreia do Sul e também Estados Unidos e Gana. Jogos recheados de emoção, pois afinal, quem perde volta ao seu país equanto os outros seguem na briga pelo posto de melhor seleção do planeta.

Uruguai 2x1 Coreia do Sul

Pelo o que desenhava de confronto antes de acontecer, a vitória foi a lógica, mas não foi por isso que o jogo não teve ingredientes que o deixaram bastante interessante. A celeste olimpíca veio escala no 4-3-1-2, com Forlán atuando como enganche. Do outro lado a Coreia do Sul atuava no 4-2-3-1.

O trio ofensivo que chegou badalado à Copa do Mundo, depois da nova composição tática encaixou. Foi através de uma jogada que envolveu Cavani, Forlán e Suárez. O artilheiro da Eredivisie 09/10 com 35 gols anotou o primeiro tento na partida. A jogada começou com Cavani, que virou bola para Forlán. O camisa dez cruzou rasteiro na área, o goleiro Sung Ryong falhou e sobrou para o número nove empurrar para as redes.

Porém o gol teve um efeito negativo aos Charrúas, simplesmente deixaram de jogar e nem tinha uma estratégia de contra-ataque armada. Com isso os tigres asiáticos cresceram na partida, passaram perto do empate já na primeira etapa.

Porém foi no segundo tempo que surgiu o empate sul-coreano. E veio depois de uma bola parada, que já virou caracteristíca dos times asiáticos nessa Copa, para se ter ideia da eficiência da turma do oriente nas bolas paradas, é só ver que mais de 50% dos três que direta ou indiretamente partiram de tiros livres foram anotados por seleções asiáticas.

Lugano fez falta em Park Jin-Sung na intermediária esquerda do ataque sul-coreano. Sung Yueng bateu a infração com a perna direita. Victorino afastou mal e a redonda ficou na altura correta para Chung Yong cabecear para as redes.

Com a igualdade no placar a camisa entrou em campo. A seleção uruguai voltou a dominar as ações da partida e não demorou muito para conseguir mais um gol, o tento da vitória.
Luis Suárez, após ir mal na primeira partida o atacante se encontrou na Copa do Mundo - Ag. Reuters

Forlán bateu escanteio na ponta direita com a perna direita. A bola passou pela área e Lodeiro empurrou a pelota para Luis Suárez. O atacante cortou Jung Woo e Yong Hyung, bateu colocado, a bola bateu na trave entrou no gol. Um golaço. Um gol que valeu vaga.

No final os sul-coreanos ainda tentaram algo, mas sem organização, não chegaram muito bem ao gol de Muslera. A expectativa é que tenhamos a celeste olimpíca novamente nas semis, algo que não ocorre desde 1970, onde enfrentou o Brasil nessa fase, fato que pode ser repetido mais uma vez.

Porém antes de alcançar novamente a vaga entre as quatro melhores seleções da Copa, terá de passar pela organizada seleção de Gana.

Estados Unidos 1x2 Gana

O blogueiro acreditava na técnica dos americanos, mas quem venceu foi a força, a organização tática e a disposição dos ganeses. Os Estados Unidos vinha armado por Bob Bradley no 4-4-2 ortodoxo já Gana alterava entre o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1.

Mesmo com um esquema tático teoricamente mais defensivo foi o Brasil da África que abriu o placar. Em um lance que a bola parecia que seria facilmente controlada por Clark, o meia central errou. O erro do camisa 13 norte-americano foi fatal. K. Prince Boateng roubou a bola, avançou, cortou para a canhota e bateu cruzado, chance zero para o arqueiro Howard.

O treinador americano pareceu ter percebido seus erros na escalação do time e até o intervalo resolveu todos eles. Tirou Clark e colocou Edu, que já havia entrado bem na partida contra a Eslovênia. E também abriu mão de dois atacantes, sacou Findley, jogador que nada fez nessa Copa em seu lugar veio Feilhaber. Com isso Dempsey virou atacante.

Os norte-americanos melhoraram em campo, mas a imposição fisíca das Blacks Stars conseguia barrar o jogo americano. Além disso o Estados Unidos tinha um grande problema, Altidore. O atacante tido como jóia da equipe, não ia bem, chegou a perder algumas boas chances, caso ele estivesse um pouco melhor, a sorte americana poderia ser outra.

Mas mesmo com problemas os Yanks conseguiram empatar a partida. Logicamente a jogada teria que ter uma combinação entre Donovan e Dempsey. Donovan passou a bola para Dempsey que deu uma caneta em Mensah e ao entrar na área foi derrubado por Jonathan. O camisa dez yankee bateu a penalidade com a perna direita no canto esquerdo de Kingson, a bola ainda tocou na trave antes de entrar.
A. Gyan, com mais um gol ele se tornará o maior artilheiro africano em uma Copa do Mundo, deixando para trás o camaronês Roger Milla - Getty Images

Prorrogação e tome emoção para Kobe Bryant, Bill Clinton, Abedi Pelé, Marcel Desailly e outros famosos que assistiam a partida no Royal Bafokeng em Rustemburgo. O jogo foi resolvido logo aos dois minutos de tempo-extra. A. Ayew rasga uma bola na sua intermediária. Ao pingar no chão, a redonda engana Bocanegra e Demerit, ficando com A. Gyan. O atacante ganês mata ela no peito já colocando na frente, finge que vai chutar uma vez e ai sim arremata com a canhota por cima de Howard.

Os americanos tentaram até o fim, mas não venceram a organizada seleção ganesa. The Blacks Stars agora enfrentarão os uruguaios, e mais uma vez, para mim o favoritismo é dos adversários.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário