terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa do Mundo - Dia 18

No dia 18 da Copa do Mundo de 2010, mais um grande encontro já fica marcado para às quartas de final. Brasil x Holanda, que já se encontraram em mata-matas em mundiais em 1974, quando a segunda fase era divida por grupos e o jogo da eliminação foi a derrota por 2x0 contra a oranje. Em 1994 na mesma fase atual, e a vitória foi brasileira por 3x2. A última vez ocorreu na França, nas semifinais com mais um triunfo do Brasil, após o empate em 1x1 no tempo normal, o 4x2 garantiu a o time comandado por Zagallo na final contra a França. O final da história vocês já sabem.

Holanda 2x1 Eslováquia

A nova Holanda: Objetiva e fatal.

Mais uma vez a oranje não foi encantadora, mas mostrou-se vencedora. Bert van Marwijk escalou a seleção holandesa no 4-2-3-1 e pela primeira vez tem Robben entre os titulares. A Eslováquia de Vladimir Weiss também estava escalada no esquema moda o 4-2-3-1, porém eu via um erro na escalação eslovaca. O treinador optou por colocar Hamsik mais recuado e entrar com Jendrisek na meia de armação para substituir o volante Strba. Com essa opção o seu craque, não tinha a liberdade para jogar com faz no Napoli.

A orannje mais pragmática, mas com um senso de equipe fabuloso - FIFA.com

Assim o jogo começou bom, mas a dificuldade do lado eslovaco era claro. Seu mais badalado jogador e com mais criatividade, atuando fora de posição, não funcionva. A Holanda jogava inteligente e dava impressões de que poderia golear. O primeiro gol veio aos 17 minutos, mas não ocorreu na primeira chance.

Um contra-ataque muito inteligente. Vittek errou um passe no campo de ataque, Mathjisen de carrinho fez com que a bola chegasse aos pés de Sneijder. O camisa dez dominou e lançou na ponta direita do ataque holandês. Robben matou a redonda e conseguiu espaço no meio de Skrtel, Durica e Zabavnik para chutar com a canhota. Um chute rasteiro que morreu no canto esquerdo de Mucha.
Robben a expressão parecia de dor, mas era de alegria pela sua volta - FIFA.com

O tento que marcou a volta de Robben deu ainda mais tranquilidade ao time holandês. Com isso a Eslováquia tentava atacar, pois era difícil, a oranje se compactava muito bem não cedenddo espaços aos adversários.

O ritmo mais lento dos temidos laranjas somado ao bom desempenho defensivo de sua linha defensiva dava impressões que o jogo já estava decidido e que ficaria mesmo no 1x0. Porém a equipe eslovaca criou duas ótimas chances, ambas com Vittek, mas o atacante foi parado em ambas por Stekenlenburg.

Não fez e tomou o segundo em um descuido de Mucha. Skrtel cometeu falta em Huntelaar um pouco a frente da linha média.Van Bronckhorst bateu a infração rapidamente, jogando a bola na frente. Kuyt antecipou o goleiro Mucha de cabeça, colocou a bola no chão, ajeitou com a perna direita e fez o passe para a marca do pênalti. Onde apareceu Sneijder para, de primeira e com a perna direita mandar para o gol. A bola ainda passou por baixo das pernas de Durica antes de entrar.

Pela campanha da seleção eslovaca e pelo tanto que correram hoje um gol teria que vir. E houve tento de honra antes do apito final. Jakubko driblou Mathjisen e ia passando por Stekelenburg, mas foi derrubado pelo goleiro da oranje. Vittek cobrou a penalidade com a perna direita, a bola entrou no canto direito rasteiro da baliza holandesa, o goleiro holandês caiu para o lado esquerdo do gol. Foi o quarto e último do eslovaco no Mundial, ele se despede como artilheiro da Copa ao lado de Higuaín.

Como atencipei, a seleção holandesa deveria crescer com a volta de Robben, isso ocorreu. Porém ainda existe um jogador que está devendo na oranje: Van Persie. Caso o atacante dos Gunners entre bem frente ao Brasil as chances da Holanda aumentam e muito.

Brasil 3x0 Chile

O jogo do Brasil encaixa contra o Chile, os chilenos são fregueses, eles atacam muito e dão espaços. É, muita gente antecipou, La Roja, portanto fez o esperado, perdeu sem trazer grandes dificuldades ao Brasil.

A seleção verde e amarela entrou diferente. Sem Elano e Felipe Melo, o meio-campo transformou-sem em um losango. Portanto o esquema tático brasileiro era um 4-4-2 losango, mas Robinho tinha liberdade para flutuar entre ataque e meia de criação. “El Loco” Bielsa mostrou que o apelido se justifica, ele escalou a equipe no 3-3-1-3.

O treinador argentino da seleção chilena afirmou antes da partida que não mudaria seu estilo de jogo, que a melhor maneira de jogar contra o Brasil, errou. Como todos sabem, quando é atacado, o Brasil usa de sua melhor arma, os contra-ataques.

O Chile deu a impressão de que dessa vez a história seria diferente, mas ficou só na impressão. Dois gols em um espaço de três minutos e o jogo já estava decidido. O primeiro de Juan. Ramires enfiou bola para Maicon na ponta direita do ataque brasileiro, o lateral-direito cruzou, mas a redonda explodiu em Contreras indo para escanteio. Foi o camisa dois verde e amarelo que cobrou com a perna direita no meio da área. Lúcio prendeu a atenção e trocou empurrões com Fuentes, os dois cairam abrindo espaço para Juan cabecear para o gol.
Kaká e Fabuloso a combinação para o segundo tento - FIFA.com

E depois veio através do fabuloso atacante. Maicon afastou bola na defesa, Luís Fabiano ganhou de Carmona de cabeça já ligando a bola com Robinho na ponta esquerda. O camisa onze da seleção brasileira disparou e rolou para Kaká na entrada da área, aí apareceu o lado genial do camisa dez brasileiro. Ele deu o passe na frente para o Fabuloso de primeira e foi na medida. O número nove driblou o goleiro e empurrou para as redes com a perna direita.

Marcelo Bielsa até tentou arrumar seus erros, mexeu jogadores, alterou taticamente, porém não deu certo. A seleção canarinho matou a partida em mais uma jogada recheada de velocidade. Após “quebrada” de Júlio César, Carmona afastou, mas a bola ficou com Ramires. O jogador brasileiro foi avançando tirou dois marcadores e rolou para Robinho que vinha do seu lado. O camisa onze da seleção brasileira bateu com a chapa do pé direito e a redonda entrou no canto esquerdo do goleiro Bravo.

Com esse tento, Robinho igualou Pelé como maior artilheiro da história da seleção brasileira em jogos contra o Chile. Agora o atacante tem oitos gols contra La Roja. Posso dizer, que já esperava uma vitória fácil brasileira e agora venha a Holanda.

Sobre as quartas de final, o jogo do Brasil será duro. A defesa verde e amarela pode ser a chave desse confronto. A linha defensiva canarinha é muito superior a defesa holandesa, isso pode decidir a partida.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário