sábado, 19 de junho de 2010

Copa do Mundo – Dia 9

Hoje foi o Dia D... de ver o grupo E, pois o grupo D não foi tão interessante nesse dia 9 de Mundial. No grupo E, os laranjas se garantiram na próxima fase, enquanto o time camaronês foi o primeiro eliminado da Copa de 2010.

Também tivemos movimentações fora de campo. A crise na seleção francesa ficou insutentável e Anelka foi mandando para casa após discutir com Raymond Domenech e ter dito: “Vá tomar no..., sujo filho da p...”, depois o capitão Evra, que estava emocionado na coletiva onde o corte do atacante foi anunciado, afirmou, "O problema não é Anelka, é que há um traidor entre nós. Este traidor tem que ser eliminado do grupo porque só quer fazer mal à seleção francesa". E finalizou, "O Anelka ficou muito triste, assim como eu fiquei".

O site Trivela está acompanhando muito bem o caso, e no momento que postava esse texto, nos atualizaram mais uma vez. Portanto acessm Trivela, este é o link da última notícia, mas creio que mais novidades virão.

Holanda 1x0 Japão

O que era esperado da Holanda nessa primeira fase era o show, porém dois jogos já foram disputados e o futebol arte ainda não apareceu. Por outro lado, os resultados vem aparecendo, duas vitórias, três gols marcados e a “fraca defesa” segue sem ser vazada. Podemos dizer que ainda não foi testada, mas se portou bem contra a Dinamarca, que não é nenhum peso morto e se manteve sólida frente aos organizados japoneses.
Sneijder marcou o gol, e mais uma vez foi eleito o "Man of the match" pelos internautas da FIFA - FIFA.com

A disposição tática holandesa foi a mesma do primeiro jogo. Van Marwijk insistiu em escalar Van der Vaart pela ponta esquerda, mais uma vez o camisa 23 centralizaou as jogadas e embolou com Sneijder. O Japão jogou com 4 homens atrás, cinco meias e apenas um atacante (Honda). Okubo, atacante de origem, era o último homem da linha média, que com a bola avançava mais.

Os samurais azuis, não conseguiam assustar muito e nem sofriam com o ataque holandês. Na segunda etapa as coisas mudaram. As chances apareceram e aos sete minutos Van Persie rolou bola para Sneijder e o camisa dez da Holanda bateu com a perna direita de primeira. O goleiro Kawashima que caiu para o lado direito do gol, até tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o tento da oranje.

Os japoneses acordaram após o gol, passaram a dominar a partida, mas não penetravam na defesa holandesa. A queda do futebol holandês fez com que o Van Marwijk apostasse mais uma vez em Elia, porém o jovem jogador do Hamburgo não trouxe o resultado esperado. A outra mexida foi Afellay no lugar de Sneijder. O jogador do PSV perdeu duas chances que poderiam matar a partida.

Como a diferença estava em um gol só, Takeshi Okada colocou mais atacantes para buscar o empate, mas não conseguir transformar essa pressão em gols. Com mais uma vitória a Holanda se torna a primeira classificada às oitavas de final e a seleção camaronesa a primeira eliminada.

Gana 1x1 Austrália

O jogo não foi muito bom e chegou a ser classificado por alguns como o pior da Copa do Mundo. Acho um exagero, até porque, considero os jogos do Mundial muitos legais e ainda não consegui ficar entediado vendo às partidas.

Vamos ao jogo, o treinador holandês da seleção australiana, Pim Veerbeck promoveu mudanças na sua equipe. Colocou Holman, Bresciano e Kewell na equipe titular. Foi em uma jogada envolvendo dois desses atletas que saiu o primeiro tento da partida. Bresciano cobrou falta e no rebote Holman jogou para as redes, em uma falha de Kingson.

O time da terra dos cangurus se retraiu e deu campo para Gana atacar. Os africanos jogavam no 4-2-3-1, A. Gyan como único avançado. Não demorou muito para o Brasil da África conseguir o empate. 14 minutos após o gol australiano, a bola sobrou dentro da área para o zagueiro Jonathan, que chutou e iria marcar, mas Kewell, que jogava bem, impediu que ela entrasse utilizando-se do braço, pênalti e o dez da Austrália expulso. A. Gyan bateu e não deu chances para Schwarzer, marcando o seu segundo tento nessa Copa e o terceiro na história dos mundiais.

Jogando com um jogador a menos o time da Oceania ficava muito recuado e quando buscava o ataque não conseguia ficar com a bola por lá. Os ganeses mesmo com um homem a mais, com o controle da bola e até arriscando mais, assustaram pouco o goleiro Schwarzer.

Na segunda etapa a Austrália esteve muito próxima da virada, porém ela não ocorreu. Um número que mostra um pouco do que foi o jogo é esse: Chutes (no gol): Austrália 8 (5) e Gana 22 (6), os autralianos foram mais precisos e no final mereciam uma melhor sorte.

Para os africanos o resultado foi bom, pois passaram aperto no final, mas ao olharmos para a tabela de classificação esse empate por ser um passo para eliminação. Pois enfrentarão a seleção alemã e precisarão de pelo menos um empate com a Holanda para passar de fase, resultado que acho improvável. Falo do empate, pois tenho convicção de que a Sérvia passará pela Austrália.

Camarões 1x2 Dinamarca

O último jogo do dia e o melhor. Uma das partidas com melhor nível de futebol dessa Copa do Mundo. Camarões em um 4-3-3 que variava para o 4-4-2 losango e com Eto’o jogando de centroavante. No outro lado a Dinamarca vinha com o 4-2-3-1. Os camaroneses começaram pressionando, e Geremi que teoricamente era volante, muitas vezes aparecia como ponta direita.

Na primeira boa oportunidade que teve jogando como legitímo camisa nove, Eto’o mandou para dentro. Foi aos nove minutos, C. Poulsen falhou na saída de bola e Webó recebeu ela livre, rolou para dentro da área, onde estava o centroavante, que marcou o 1x0.

Os leões indomáveis seguiam no ataque, mas a Dinamarca também crescia na partida. Kjaer fez um lançamento maravilho para Rommedahl na ponta direita, o meia-externo dominou a bola e já rolou para a entrada da pequena área, onde Bendtner apareceu para empurrar para o gol de carrinho. Eto’o ainda colocou uma bola na trave. 1x1 no primeiro tempo e um jogo muito movimentado.

No segundo tempo os africanos mantiveram a força ofensiva, os dois lados arriscavam muito, porém a bola pouco ia ao gol. E quando atingia a baliza, tanto Sorensen como Souleymanou as defendiam. O gol da virada europeia ocorreu pela ponta direita, sempre ela, do ataque dinamarquês.
Bendtner e Rommedahl, dupla que foi muito bem no jogo de hoje - FIFA.com

Bendtner virou boa bola para Rommedahl nas costas de Assou Ekoto e de Makoun que fazia a “cobertura”. O 19 dinamarquês dominou e passou por Makoun como se não estivesse marcado. E Antes de chutar para o gol, ainda viu o posicionamento do goleiro e bateu colocado com a perna esquerda para virar a partida.

Depois a seleção camaronesa seguiu em cima, mereceu o empate, mas quem ficou mais próximo do gol foram os rivais do dia. Tomasson peredeu dois gols incríveis, que para a sua sorte não fizeram falta a Dinamarca.

Agora os dinamarqueses enfrentarão os japoneses precisando da vitória para alcançar a segunda fase da Copa.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário